[Curiosidade] Porquê os handmakers não investem em transistorizados?

Autor Mensagem
Cynic
Veterano
# mai/10


Eae galera, bom sei quem o mercado, a demanda está voltada para os consagrados valvulados...mas bem que poderia existir de repente solidstates baseados no JC-120 por exemplo, a gama de amps é bem menor, mas acho que seria um mercado aquecido também.

Pode ser que eu não conheça também, mas alguém sabe de handmaker de transistorizados?

FeaR-ME
Veterano
# mai/10
· votar


Eu já vi alguns transistors handmade, mas acho completamente desnecessário ;P

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Porque quem procura handmakers, normalmente não ta interessado em transistores, mesmo que seja o "todo poderoso" Roland Jazz Chorus. É um público que procura valvulados em sua maioria, para suprir os absurdos preços dos seus respectivos originais. Dos transistores, não tem tanto esse problema. Um JC-120 por exemplo, não tem um preço exorbitante como um HiWatt, ou Mesa Boogie ou Marshall Jubilee, por exemplo.

Cynic
Veterano
# mai/10
· votar


@janick

verdade, mesmo assim, o JC usado ainda vale uns R$ 3.000,00, o que ainda pesa pra nós brasileiros trabalhadores KKKK, mas não chega mesmo ao preço desses valvulados.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Cynic

Cara, acho que os fabricantes handmades fazem mais valvulados porque, primeiro, a procura é muito maior.
Segundo, porque eles gastariam um tempo relativamente igual pra fazer os 2 modelos de amps, e nos valvulados eles ganham mais dinheiro.

Logo, se vc fosse handmade, o que vc faria?

Quem procura um handmade está disposto a gastar por volta dos R$ 3.000,00 com o cabeçote + caixas.

Com esses R$ 3.000,00 em mãos, o que vc faria?
Compraria um valvulado ou um JC-120 usado?


Abraços!

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Compraria um valvulado ou um JC-120 usado?
Depende do que você precisa e do que você vai tocar. O BB King por exemplo, usa um transistor, que agora me fugiu o nome, e vários jazzistas usam o JC-120. Depende do que tu vai tocar né cara?

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


O circuito da maioria dos amplis valvulados clássicos (JCM800, Bassman) é bem simples, se comparado aos transistorizados.

Outra: tem muito ampli transistorizado barato, a concorrência é grande demais pra valer a pena fazer isso à mão.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Uns anos atrás, se falassem em clonar amps transistorisados, seria uma tarefa difícil pra alguns amps.
Mas hj em dia é muito fácil...



janick

Opa! Fala, cara! Blz?
Acho que aí vai do gosto, porque também tem milhares de jazzistas que usam valvulados também.

O BB King já usou durante mto tempo também o Twin Reverb.
E o que usou ultimamente, transistorisado, não é tão baratinho não, nem o JC-120.



DotCom

Falae, amigo.

Outra: tem muito ampli transistorizado barato, a concorrência é grande demais pra valer a pena fazer isso à mão.

Foi o que eu disse.




Abraços.

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Tem um cara que faz uns amplificadores com mosfets. É uma opção que não é tão popular no mercado, não custa os olhos da cara como um valvulado e dizem que tem um som próximo aos valvulados.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao

Cara.. tem uns amps TT que são bons... o Hiwatt G100 R (se não me engano), tem um puta som.

E tá menos de 2k.

Teve um camarada aqui no fórum que também gostou... até fez um tópico de review dele.

Esses MOS-FET ainda são considerados "alta tecnologia" para transistores?

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


É uma opção que não é tão popular no mercado, não custa os olhos da cara como um valvulado e dizem que tem um som próximo aos valvulados.

Não é popular porque FET é uma porcaria pra polarizar, e na boa... FET saturando não parece nada com válvula...

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom: FET saturando não parece nada com válvula...

É o que dizem as más línguas... eu também não acredito muito não.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


É o que dizem as más línguas... eu também não acredito muito não.
Muito más... hahaha

Certa vez eu montei um pré com uns JFET que eu tinha em casa, tinha lido esse mito de que eles parecem com válvula ao distorcerem... er... bem.... O pré funcionou a contento (impedância de entrada beem alta... não comeu os agudos do meu baixo passivo), ótimo buffer. Porém, ao aumentar o ganho pra ele distorcer... ô decepção! rsrsrs

ogner
Veterano
# mai/10 · Editado por: ogner
· votar


Não li o que postaram, mas acho que existe um buraco enorme de amps SS com qualidade na faixa de 500,00 a 1000,00 no mercado brasileiro.

Um amp simples mas de qualidade, com um BOM clean ( de verdade falantes de 12", reverb de mola, simples mas realmente bom, sem essas papagaiadas que impressionam e nao adiantam nada.

Canal de drive em amp de 15W com falante de 8" (???) vai ser ruim!! hehe.
Multi efeitos xexelentos embutidos...Tudo pra encher linguiça e impressionar.... Nada dessas papagaiadas!!

Um amp realmente bom de clean, bom falante de 12' e um reverb de mola...de 15w a 50w....pra ser usado com pedais....

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Um amp realmente bom de clean, bom falante de 12' e um reverb de mola...de 15w a 50w....pra ser usado com pedais....

Realmente, falta. Bem que a selenium podia fazer uma série desse tipo.

Rodrigo Ribeiro Branas
Veterano
# mai/10
· votar


Transistorizado é mais fácil fazer em escala maior, tipo usando robo de solda nas placas e tal. Valvulado não rola, é tudo ponto de solda.

Resumindo, os circuitos valvulados são mais simples na maioria dos casos.

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


ogner: Não li o que postaram, mas acho que existe um buraco enorme de amps SS com qualidade na faixa de 500,00 a 1000,00 no mercado brasileiro.

Um amp simples mas de qualidade, com um BOM clean ( de verdade falantes de 12", reverb de mola, simples mas realmente bom, sem essas papagaiadas que impressionam e nao adiantam nada.


Fato. Este tipo de amplificador só começa a ser cogitado com R$1500 no bolso: Fender Frontman 65R, Crate GT65, Laney LV100... O Hiwatt G50R parece chegar perto deste nicho, custando R$1000.

Deiab
Veterano
# mai/10
· votar


Eu sinceramente não sei o porque, mas garanto que se fizessem o clone do ampli que o Dimebag usava eu pagava, se fosse mais em conta.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

Pô, conversa com os caras dos handmades...

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


As válvulas são da década de 30.
Os transistores surgiram na decada de 60.
Mas, os Fets, que surgiram no final da década de 70 tem todas as vantagens das válvulas, ou seja, alta impedância, e caracteristicas lineares melhores, além de não ter o problema de ruido que os amps valvulados tem, devido aos filamentos!!

Mas, como as válvulas são caras e os amps valvulados precisam de transformadores de força e de saída, ambos caros, além dos capacitores de filtragem que também são raros e caros, então é melhor para o Hand Made fazer um valvulado pq assim ele lucra mais!!

E eu confesso que não sei pq o JCM800 é tão endeusado aqui no fórum, pq afinal, o circuito dele é bem básico e não tem nada demais!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Ramsay

Cara... não entendo muito de esquemas de amps... mas acho o Soldano melhor que o JCM

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Cara, o Mesa Boogie Dual Rectifier é baseado no Soldano, então, não tem nada a ver os amps da Marshall, incluíndo os JCM, cujo esquema é bem diferente!!
O fato é que o esquema do JCM800 é bem primário, e dizem que a Marshall, nunca mais conseguiu fazer um amp tão bom, mas eu tenho dúvidas sobre isso!!
Mas, acontece que aqui no FCCs o JCM800 é como um deus!! e quem ficar contra será chingado e expurgado!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Ramsay

Hehehe... cara, até concordo com vc, mas confesso que também sou um fã de carteirinha do JCM800.

Eu acho que os 2 têm timbres fodas demais. Na minha opinião o Soldano ganha apertado. JCM800 é muito clássico.

A dupla Gibson + Marshall me faz ter orgasmos múltiplos... hehehe

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

É cada um no seu nicho, ambos são bons, mas, são tão diferentes!!
Normamente se compara um Soldano com um Mesa Boogie, e um Marshall com um Orange, ou similar!!

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


E eu confesso que não sei pq o JCM800 é tão endeusado aqui no fórum, pq afinal, o circuito dele é bem básico e não tem nada demais!!

Um circuito que, apesar de simples, soa muito bem. Isso deve ser aplaudido, não?

Eu sinceramente não sei o porque, mas garanto que se fizessem o clone do ampli que o Dimebag usava eu pagava, se fosse mais em conta.
Se EU fosse montar esse ampli, cobraria mais em mão de obra do que cobraria pra montar um JCM ou um bassman...

Cynic
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao


Tá ai um Ampli que eu quero testar antes de fazer uma compra, os SS da Hiwatt, vi uma boa review aqui no fórum mesmo.

Guitar_L
Veterano
# mai/10 · Editado por: Guitar_L
· votar


Cynic
Tá ai um Ampli que eu quero testar antes de fazer uma compra, os SS da Hiwatt, vi uma boa review aqui no fórum mesmo.

Testa e garanto que você não se arrepende. Quanto toco com o meu G100 em shows, SEMPRE tem alguém que vem me dizer: "Caralho cara, quanto custou esse valvulado?" O som realmente é sensacional, principalmente o clean: quente e cheio.
Abraços

Cynic
Veterano
# mai/10
· votar


Guitar_Luppi

demoro, deve ser bonzão mesmo, uma pergunta, quanto deve ta custando o maxwatt de 50W? da pra encontrar tranquilo lá na Teodoro?

Guitar_L
Veterano
# mai/10
· votar


Cynic
Putz, to meio desatualizado quanto a preços cara, mas meu professor pegou um G100R por 1600 uns 2 meses atrás. Axo que por uns 1100, 1200 vc pega o G50.
Abraços

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Cynic
Na Made in Brazil estava R$1000.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Curiosidade] Porquê os handmakers não investem em transistorizados?