Enquete: Você se importa com a origem do som?

Autor Mensagem
Buddy_guitar
Veterano
# mar/10


Colegas foristas,
Gostaria que vcs respondessem a enquete. Segue abaixo uma história que justifica a enquete. Quem não tiver paciência para ler pode pular para a última parte (questionamento).

Sempre fui fã do Marshall JCM 900 (o 4100, aquele modelo que usa os diodos para elevar o ganho). Foi uma experiência surreal ligar este monstro numa 1960 com 4 V30 e tocar com o master no 10! Inclusive foi a primeira vez que usei um valvulado, mas isso já faz muitos anos...

A verdade é que NUNCA encontrei um amplificador que me agradasse tanto quanto esse JCM 900. Nenhum outro Marshall, Mesa Boogie, Peavey, Laney, etc.

Embora seja minha referência de timbre perfeito, este amp é odiado por muitos. Será por causa da sonoridade ou dos diodos? Já vi pessoas criticando pedais por causa dos CI's, mesmo que a sonoridade seja matadora.

Lembro que a GuitarPlayer publicou uma matéria na qual o JCM 900 era caracterizado como um amplificador híbrido. Os caras da Marshall ficaram fulos da vida e fizeram a GP publicar uma "nota" (se não me engano era uma página inteira) retificando a informação, pois segundo a Marshall, o conceito de amplificador híbrido da GP não estava correto. Fizeram isso, pois a maioria dos guitarristas preocupa-se com coisas que não entendem completamente.


Não é suficiente ter uma boa sonoridade? Será que esse lance de válvulas não anda meio mistificado? Será que nunca poderemos substituir nosso amado componente vintage ou "pré-histórico" (como preferirem chamar)? Você abriria mão de um valvulado por um simulador mais barato que soasse tão bem quanto um amplificador de verdade?

O que vocês acham?

Abraços

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar

Qual é a pergunta, amigão!? Essa:
Você abriria mão de um valvulado por um simulador mais barato que soasse tão bem quanto um amplificador de verdade?



?? É essa a enquete?!

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar
O díficil é fazer soar igual a um valvulado!
O que mais muda, não é a característica sonora! E sim a reação do amplificador a sua pegada! Uma reportagem da GuitarPlayer de Dezembro agora, tava discutindo Pedaleira X Pedal. Um guitarrista la muito famoso, mas não me lembro quem agora, disse:
"Quando uso digital, eu não palheto minha guitarra da mesma forma que palheto ela quando plugada em um valvulado"
Isso é fato! O valvulado têm uma resposta única! Mas se você é do tipo que vai tocando com tudo aberto, pouco vai se foder pra isso!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar
Cara, a questão da "origem", de fato pode ser debatida, porém entram aí vários componentes subjetivos, outros, nem tanto. Embora eu não seja guitarrista, tenho experiência suficiente para formar um juízo-de-valor sobre algumas coisas:
1) Eu nunca ouví um amp SS que soasse melhor que um valvulado.
2) Até agora, eu já toquei com muita gente que usa simuladores e pedaleiras ou racks sofisticados, e que soam MUITO bem; mas nunca como um Fender Twin Reverb, com aquele clean alto e cheio de harmônicos (quando usado sem distorção).
3) Já toquei com caras que tinham JCM 900 e 800; e, para mim, o 800 soou melhor.
4) Nada impede que se faça um som muito legal com um amp SS. Mas isso vai depender do músico e de sua concepção. Há uma relação quase unívoca entre a experiência e a capacidade de ouvir coisas distintas e "produzir" uma boa sonoridade.
Abç

Hansen
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar

Um simulador satisfaz 90% da sua necessidade. O problema são os 10% que faltam.

Pra ensaiar, tocar com fone de ouvido e no dia a dia, quando não é possível extrair o máximo do valvulado (considerando quem tenha um), um simulador é excelente.

Aliás, é muito mais economico ter um guitar rig do que dezenas de amps e pedalzinhos. É ótimo para cada um encontrar sua identidade sonora, ao invés de atirar no escuro até achar o timbre ideal, gastando grana pra caralho e ainda espalhando coisas negativas dos equipos que simplismente não curtiu.

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
1) Eu nunca ouví um amp SS que soasse melhor que um valvulado.

Eita Bertola, não sabe o que fala não fala!



[/Brincadeira/]

janick
Veterano
# mar/10
· votar


Sinceramente?

To tocando com o Amplitube 3, tanto em monitores de qualidade, quanto no Loop de um Half-Stack da Marshall em meus ensaios, e puta que pariu, estou muito mais satisfeito do que quando tinha meu Peavey Classic 30W. Se eu me importasse com a fonte do som? Tava fudido. Segundo os puristas. E engraçado é que SEMPRE que eu vou ensaiar me perguntam como que eu tirei aquele timbrão DO CARALHO de um Marshall VS100, e em seguida eu mostro o notebook e digo daonde vem, a maioria cai o queixo, e espero eu, acaba com o preconceito bobo.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar
Existem excelentes SS, hibridos e valvulados.Com excelentes músicos, até caixinha de música timbra bem.Existe um componente difícil, que as vezes vem estragado de fábrica, as vezes não dá reparo, outras é surdo, que se chama guitarrista.Na acepção plena da palavra, o elo mais fraco desta corrente é o humano.Certa feita fui Jurado em um concurso de bandas de Rock and Roll, aqui em Canoas -RS, no Studio Rock Bar.Tinha premiação para melhor guitarrista.Veio um cara com um JCM combo, uma pedaleira com uma coleção da Boss de fazer inveja uma Gibson Les Paul e detonou, todos gritavam já ganhou!Perdeu...Quem ganhou foi um fera que parecia filho do Hendrix, que plugou a guita num Staner G120, sem pedais, direto, uma Jennifer...e fez chover com sua técnica.Em suma, quem faz um ampli soar bem , uma guitarra ser excelente, um pedal matador, é aquela peça inteligente, que quando estuda, aprende, fica bom, sabe timbrar até taquara, tipo Hermeto Paschoal, faz som até em chaleira, chamado Músico (God save the True Musicians).Falei.

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs
Legal o exemplo! ;D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Quem ganhou foi um fera que parecia filho do Hendrix, que plugou a guita num Staner G120, sem pedais, direto, uma Jennifer...e fez chover com sua técnica.
Essa é a questão primordial.
Soul Wyx
Ah,ah,ah,ah.....
Abçs

Jim Marshall
Veterano
# mar/10
· votar


Você se importa com a origem do som?


Não...desde que soe bem o resto é resto.


Abraço,

See ya!

edalko
Veterano
# mar/10
· votar


Po... é só ler inúmeros relatos de guitarristas falando sobre famosos em situações inusitadas:

Tocar em equipos simples, sem toda aquela parafernália que geralmente eles (os famosos) estão acostumados e... SOAR COMO se estivessem usando-os!!!

Nao li nem uma, nem duas, nem dez vezes...
Acho que o importante é o jeito que o cara toca... e como dizem alguns, isso é 80% do timbre final.

Esses dias postaram um video do Satriani tocando com uma guita strato, parece que na casa de um fã. Po, o som era o do Satriani... e tava usando o equipo do fã!!!

Lógico que se vc usa uma guitarra com captadores humbucker de altissimo ganho, com um pedal ou pedaleira com ganho alto, a diferença de nuances entre os amps cai drasticamente.

Por isso, e pela experiência, aconselho a testarem amps e pedais com guitarras com captadores singles.
Por exemplo: comprei um Small Fry da barber que tem um pequeno switch que troca o tipo de sonoridade do pedal. Po, com minha DiCastellis, que tem um Super3 DMZ na ponte, não notava diferença entre as 3 posições da chave.
Quando pluguei na Fender strato... noooooooooooooossa! Aí sim...

Por fim, acho que só com o tempo a pessoa começa a distinguir timbres e apreciar melhor o som. Acho isso uma questão de vivência e maturidade. Hoje eu sei o som que quero e como quero. A uns poucos anos nem sabia o que queria, ou melhor, nem sabia como procurar o que queria...

E a questão do som de gosto pessoal não se limita a guita e amp. Tem os pedais. Mas também tem relação com o alto-falante, com os cabos... com a posição do amp...
Tudo influencia.

Muito embora alguns devam achar heresia, eu tenho um Mesa MK3 que adquiri sem o falante Electro-Voice original. Veio em seu lugar um Celestion Vintage 30. Mas sempre achei que o drive dele era meio bzzzzzzz.

Esses dias coloquei um dos meus Eminences V12... Que diferença!
O som ficou mais nítido e o drive muito mais agradável e redondo.
Gosto pessoal... essa diferença eu poderia buscar em pedais, captadores, etc... mas tava ali: no alto-falante!

Ramsay
Veterano
# mar/10
· votar


edalko

Discordo dos seus 2 últimos parágrafos!!

Aqui eu fiz ao contrário de você:
Tirei um Eminence V128, botei um Vintage 30 e o som ficou infinitamente melhor, nos médios e agudos!!
O Eminence só é melhor nos graves, no resto, perde longe!!

Mas, isso depende do gosto de cada um!!
O que é melhor pra você pode não ser pra mim e vice-versa!!

Buddy_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Eu acho que os simuladores funcionam muito bem, Na minha opinião melhores que os amplificadores híbridos, vide o exemplo do nosso amigo Soul Wyx rsrsrrss
Existe um tabu: se for valvulado é bom, caso contrário, é ruim.

O Mauricio Luiz Bertola escutou os JCM 800 e 900 e preferiu o primeiro. Ele fez o que todos deveriam fazer: ouvir, experimentar e depois tirar conclusões.
O problema é que tem gente que diz que o JCM 900 é ruim porque tem diodos pra empurar o pré. Não importa se ele é valvulado ou não, é ruim porque não segue o esquema tradicional dos valvulados.

A idéia do tópico é tentar descobrir (se é que existe) uma razão para esse purismo exacerbado.

tatus
Veterano
# mar/10 · Editado por: tatus
· votar


Cara, não gosto de criticar ninguém se ela não é construtiva, como não te conheço, tô arriscando:

Se tu gosta do JCM900 então pronto, se vc gosta de híbrido pronto também, valvulado, pronto!!!!!!!!!!! Que se f...dam os que não gostam.

Por acaso vc precisa que os outros aprovem seu gosto musical para efetiva-lo?

Vc acha certo uma pessoa se auto censurar pelo que os outros acham ou deixam de achar??

Da mesma forma que vc se apaixonou pelo JCM900 tem gente que se apaixonou pelo JCM800, eu me apaixonei por amplis valvulados classeA!!!!
É ineficiente,mas e daí!?!?!!!!
Tem simuladores, principalmente esses novos, de computador que são muito bons, se vc gosta desce a palheta e seja feliz. Tem pedais transistorizados excelentes também.
Vai muito do estilo que cada um toca, também as vezes é tanto efeito que a diferença entre um sistema e outro se torna pequena.
Tem mais, eu prefiro um SS bem timbrado do que um valvulado na mão dum cara desastrado, ou que não fuça no set para tirar o melhor que ele pode oferecer.
Na teoria o valvulado ganha.

Olha esse vídeo aqui:



Abraço!

Buddy_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


tatus
Se tu gosta do JCM900 então pronto, se vc gosta de híbrido pronto também, valvulado, pronto!!!!!!!!!!! Que se f...dam os que não gostam.
O que penso é +/- isso.
Mas a idéia não é fazer as pessoas concordarem comigo, até porque isso não vai acontecer. Na real eu gosto dessa diversidade de opiniões. Eu, por exemplo, não sou muito fã dos Dual Rectifier, pois acho que eles tem graves pouco definidos (som bufado). Muitos gostam dos Mesas justamente por causa dessa característica.
Citei o JCM900 por causa de uma discussão sem pé e cabeça que vi aqui no fórum, e não por que gosto dele. Minha opinião sobre esse amplificador já está formada, independentemente do que vão dizer.

Interessantíssimo o pedal desse cara. Realmente melhorou um som um bocado!

Abraço

jigo__
Veterano
# mar/10 · Editado por: jigo__
· votar


eu gosto de valvulado, pq é só plugar e tocar, num tem mta frescura, tem gente q curte pedaleiras e tiram otimos timbres, mas isso é de cada um...

cada um se adapta melhor a algo, viva a diversidade...

eu curto valvulado pois tem uma dinamica maravilhosa, e não consigui isso em outros "aparelhos", ja meu antigo professor, vende a casa, mas não vende a pod dele... eu fico feliz por ele e com todos, pq a origem do som pouco importa, soando bem ou mal o q importa é a pecinha q ta atras da guita, se ela vai ficar feliz e tranquila pra tocar a vontade, como se tivesse em casa e se divertir com isso, p/ mim isso é TD!!

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Buddy_guitar
Exatamente cara, ouvi, toquei com guitarristas que usavam os dois, e preferí o JCM800, mas o JCM900, nem de longe é um amp ruim....
Abç

Slave of hell
Veterano
# abr/10
· votar


qndo se fala Eu prefiro ou Eu gosto ou Eu acho melhor...este EU faz toda diferença,,pq na verdade é tudo relativo...

tirando as limitações financeiras e toda mitologia teórica ou não...

page usava uma guitarra "ruim" danelectro em músicas que ele ficava "só" no palco..ele sabe que a guitarra é "Ruim" mas usava pq achava boa e pronto

viva o poder da escolha...tive amps SS ruins e hj tenho um peavey valveking,,,comprei sem testar ..saí de um crate 15 p um valveking 2x12 com 100w..pra que testar p ver se me agarda?testei p ver se funcionava apenas,,,este era o valvulado mais barato nem havia escolhas,,só meteoros que eu não queria;;.;.mas se amanhã eu quiser um SS pq achei o som melhor,,,eu vou em frente sem ter nada a perder

Slave of hell
Veterano
# abr/10
· votar


tatus
verdade..tem uma molecada botando p fuder com simuladores 100% virtual ..cada som maneiro....eu n curto quero meu amp no meu quarto..quero ligar quero dar tapa se eu achar q ele ta ruim quero o LED vermelho dele me mirando iuehieuhe

tudo é gosto,se o cara é bem resolvido ele sabe escolher,,diferente de só ter grana p um Ciclotrom e saí dizendo q prefere ciclotrom do que um condor pra suprir sua frustração...sem ofender usuários destes amps...eu mesmo passei anos com um e me serviram mto bem,e hj ligo meu mp3 nele e ainda me serve ate p estudar guitarra em casa de praia ou oq der na telha

Van_Lorien
Veterano
# abr/10
· votar


Antes eu era mais conservador quanto a isso, pensava que eu só conseguiria ter um timbre bom quando eu pudesse ter um valvulado, vários pedais analógicos e o escambau. Agora, que entrei no mundo dos digitais, mudei a minha opinião, percebi que bem regulados, simuladores digitais podem render ótimos timbres onde, muitas vezes, fica difícil de diferenciar o original e a simulação.

Hoje em dia eu me importo muito mais com o que chega nos meus ouvidos do que de onde saiu.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


Slave of hell, esse é o ponto, a intimidade com o ampli, se sentir bem, para chegar nesse estágio tu já testou ele de tudo quanto é jeito.
Abç!

Hammer
Veterano
# abr/10
· votar


Botando lenha na fogueira... só para deixar minha opiniao...
Mais facil de entender é se pensarmos na analogia Vinil x MP3's (ou para nao ir tao longe cd x mp3) ..
é fato que cada vez mais o vinil e cds serao substituido pelo mp3 (entenda-se 128kb) (ate que se apareça outra tecnologia melhor) pela praticidade que é inigualavel...o mesmo acontecera com os valvulados..

porém é fato que já se criou um mito sobre os amps valvulados... principalmente no que pertine a toda carreira do que se chama rock n roll que vai da decada de 50"s até 90.. e persiste ainda hoje... e sempre persistirá.. pois quando alguem quer fazer um som o mais parecido com o que foi feito nesta epoca terá q usar um valvulado... principalmente no que diz respeito ao fator psicológico...
Fazendo outra metafora.. pode-se até usar uma les paul ou uma strato de marca diferente de gibson e fender... ( a guitarra pode ate ser melhor construida ) porém nenhuma vai ter o efeito psicologico ja conquistado por estas duas marcas...

Porque? Simples... creio que musica não é algo que se qualifica como uma simples forma matematica (ex: qto mais fiel a onda sonora melhor a musica) mas que depende de todo um fator cultural que foi criado ao longo de anos de acordo com a tecnologia aplicada em determinado momento...

Em tese... se la por volta dos anos 50 ja existisse os amplificadores transistorizados e todo o rock n roll fosse construido em torno da utilizacao desses amps acredito que ninguem hj iria reclamar do som desses amps em prol de um valvulado...


Em suma voce pode ate construir uma les paul ou strato que seja tecnicamente melhor e com um som diferente, porem jamais conseguira a carga psicologica e cultural ja construida em torno de uma gibson ou fender....

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Hammer

Mas pq será que musicos de outrora e atuais na maioria ESMAGADORA sempre optam por amps valvulados, seja o estilo que for, de Blues a Metal!??! Só optam por esses pq podem!?

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


principalmente no que diz respeito ao fator psicológico.
Será que esse fator também afeta os "pros"!?

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Buddy_guitar

Sinceramente, acho que a imensa maioria das pessoas que faz esse tipo de defesa/ataque a tudo o que não segue uma especificação X o faz mais seguindo dogmas e propagando mitos ("foi assim que eu aprendi") do que fazendo uma comparação objetiva e imparcial.

Fora esses, existem também uns 'ouvidos de ouro', os preciosistas, aqueles que ouvem nuances que ninguém mais consegue perceber, muito menos um público barulhento diante de uma banda completa em um lugar com acústica imperfeita. Algo como uma versão guitarrista do João Gilberto.

Pessoalmente, eu já brinquei com tudo quanto é tipo de coisa, de caixa multi-uso Frahn até Fender Twin, de Tonante Fender até Gibson ES-339. E cada vez me preocupo menos com os nomes e especificações e mais com o que sinto e ouço (e com fatores como praticidade e portabilidade). Não me sinto mal em admitir que em muitas ocasiões prefiro um Pignose (um ampzinho de 5w, 500g e falante de 5") a um valvuladinho simples, que desisti de um Fender Blues Junior para ficar com pedais simuladores ligados em um mini-PA com falante de 8", que optei por uma Fujigen (uma o que?) quando poderia ter pegado uma Gibson. Tudo dentro das minhas possibilidades, preferências e, principalmente, necessidades.

Eu considero que tenho equipamentos ótimos, e isso inclui até uns valvuladinhos e ao menos uma guitarra top. Não acho que posso defender o uso de coisas baratas ou vagabundas - jamais voltaria à Tonante - mas a historinha com o JCM900 (que não é nem barato e nem vagabundo) mostra que às vezes essa tara por especificações vai um pouco longe demais...

mjcmello
Veterano
# abr/10
· votar


Desculpem a franqueza, mais são poucos os que ficam "endeusando" os valvulados mas que sabem realmente diferenciar o som do valvulado de um ss.

Pra maioria é moda. É igual na época dos lps de vinil. Quando foi lançado o CD o pessoal ficou "nossa, a qualidade é infinitamente superior do som digital". Agora tem muita gente "endeusando" o vinil tb.

Pra mim a única vantagem das válvulas é que vc não precisa se preocupar com aquecimento.

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Buddy_guitar

E respondendo a enquete:

Não me importo nem um pouco de onde saia o som ou o equipo que o produz contanto que me agrade em todos os quesitos que tangem o ponto guitarristico!!

Marcosrcf
Veterano
# abr/10
· votar


Porra, ensaio a um bom tempo em um estúdio que tem um JCM2000, acho o som legal, sempre fico incomodado com os agudos, SEMPRE. (Dentre os amps que já toquei estão os JCM 800/900/2000, JTM30, Tremendões e etc...)


Essa semana, durante um show da minha banda, estava com meu Line 6, todo digital e consegui um timbre do jeito que eu queria, bem equilibrado e que não embolava, usando simplesmente uma simulação de Fender no amp e a distorção e demais efeitos da minha BOSS ME50.

Não soou como um Fender, mas soou do jeito que eu gosto, coisa que o valvuladão nunca fez 100%.
Então, só falo que tal coisa é legal ou não, depois que eu tocar e chega de ficar sonhando com valvulado, já alcancei o meu objetivo com outro amp completamente diferente.

nichendrix
Veterano
# abr/10
· votar


Buddy_guitar
O problema é que tem gente que diz que o JCM 900 é ruim porque tem diodos pra empurar o pré. Não importa se ele é valvulado ou não, é ruim porque não segue o esquema tradicional dos valvulados.

No fim o próprio JCM800, na linha de 2 canais, eram todos por clipping de diodo, boa parte dos valvulados até meados dos anos 90 era, até pq era uma das poucas maneiras de se fazer isso naquela época. Sem isso a única maneira de ter 2 canais era tirar o cabo da entrada de um e plugar na outra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enquete: Você se importa com a origem do som?