【FIXO】 Vídeos Sobre Valvulados Pré e Power - Explicativo -

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# fev/10


Acho que esses vídeos apesar de estarem em ingles estão bem didáticos e podem ajudar muito quem ainda não entende bem como funcionam as fases Pré e Power e as distorções geradas pelas distintas válvulas dessas maravilhas!!

Nesse ele demostra os drives gerados no Pré e no Power, explicando as diferenças.





Aqui ele fala pra dedéu, mas achei bem explicativo. E a importância do controle de volume na dinâmica geral.




Essa serie de vídeos explicativos sobre valvulados esta bacana e tem outros no canal de Anthony pra quem se interessar, bem como ótimas aulas voltadas pro SRV staile!! hehe

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Excelente, Óggy!

mvmarquezini
Veterano
# fev/10
· votar


Opâ. Vou ver em casa! aqui no trapo não rola!

Mas pelo que falou parece ser informação muito boa!!


Ogner estou com dificuldades de manter um timbre limpo no NASA no canal clean do mesmo em altos volumes!

Isso também acontece com o Woodstock?

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


mvmarquezini
Ogner estou com dificuldades de manter um timbre limpo no NASA no canal clean do mesmo em altos volumes!

Isso também acontece com o Woodstock?


Não cara. O projeto do Wood pelo que tenho notado é pra ter bastante headroom....Mas atente que o detalhe da saída dos captadores faz uma diferença bem grande heim, ate por esses vídeos da pra ter uma ideia de quão importante é a entrada do sinal....Só uso caps de saida baixa singles...Média de 5,5k, se não me engano qualquer Humb normal começa logo com 10, 11 k....

Nunca toquei com um Humbuker nos meus amps, hehehe...estranho isso....Apenas com lillkillers mini-duplo, com saida , se nao me engano 9k...a diferença é grande...

Felipe90
Veterano
# fev/10
· votar


mvmarquezini

Sera que nao sao as valvulas que sao ganhosas demais nao?

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
Ótimos vídeos! Poderiam criam um tópico com todos os vídeos da série e stickar!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao

Cara, sinceramente tenho minhas duvidas quanto a efetividade dos tópicos em Stick. A ideia é boa mas pra variar não sei se funcionam bem aqui...Varias duvidas seria respondidas se os meliantes dessem uma olhadela lá, mas prace que não o fazem, mas se alguem quiser montar o topico e sugerir o stick aos moderas, fiquem a vontade...

Deco_ufrj
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
o q eu achei mais legal eh q fica muito facil entender q valvula de power soh satura com VOLUME... entao aquela historia de: eu saturo o power com o master no maximo e o pré baixo ou eu aumento pré e abaixo o master estao erradas...

pra saturar power com volume baixo, soh usando um atenuador...

tatus
Veterano
# fev/10
· votar


Bem legal os gráficos do segundo vídeo, e o cara fala um inglês que eu entendo, com certeza ele não é texano, de qualquer maneira é legal saber a teoria do que sentimos na prática, abraço!

Bog
Veterano
# fev/10 · Editado por: Bog
· votar


ogner

Assisti aos 2 primeiros da série.

Acho interessante que ele toca em um ponto que eu defendo - e do qual algumas pessoas aqui no Fórum discordam - que é: por que razão amplificadores valvulados só mostram o seu grande diferencial quando o volume passa de um certo ponto.

Claro, há quem jure de pés juntos que, independente de qualquer explicação técnica, qualquer valvulado é muuuuuuito melhor que qualquer transistorado em toda e qualquer situação, mesmo que isso envolva deixar um Twin Reverb com o volume de um televisor de 14" (daqueles com falante mono embutido!) ou de caixinhas de PC de 1w RMS...

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Muito bom meeeeeeeeeeesmo!

ogner: Cara, sinceramente tenho minhas duvidas quanto a efetividade dos tópicos em Stick

Mal não vai fazer né? Então, "STICKED"!

Abs

ps. acho que vc deveria colocar a série toda, não?

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


ogner

Vi os 5 videozinhos. Ficaram legais. O 5o toca especificamente na tecla que eu gosto de bater: volume!

Eu na verdade acho que os fabricantes deviam apostar mais nesse público "guitarrista de quarto", e lançar valvulados acessíveis e REALMENTE low-power. 15w é o suficiente para derrubar as janelas. 5w é 1/3 da potência, mas ainda dá mais que 70% do volume. Um Fender Champ começa a distorcer pra valer quando já está no volume de uma pessoa berrando. Eu realmente queria ver um valvulado com menos de 1w. E que não me obrigasse a comprar um atenuador que muitas vezes custa o mesmo que o próprio amp, e nem custasse uma fortuna, como aqueles ZVex Nano!

Não entendo da construção de amps, mas existe alguma dificuldade física de se construir um amp de potência tão baixa que continuasse soando bem de verdade?

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Bog e os amplis de 1 mW... hauhauuahuau, foda esta realidade japa!

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao

Cara, acho que venderia como água! Sério mesmo.

Os fabricantes só recentemente começaram a investir pesado neste tipo de "músico de quarto", o cara que quer tocar em um volume equivalente a um aparelho de som, ou uma TV com o volume um pouco alto. Esse pessoal existe aos montes, é um público enorme, e não necessariamente precisa ficar com produtos de 3a linha com o rótulo de "practice amps". É gente disposta a gastar um pouco mais para ter produtos de 2a linha que podem ser usados no seu potencial máximo em casa.

A minha defesa dos digitais para tocar em casa inclusive vem muito da falta de oferta de bons amps pequenos, versáteis e low-power - acho que os únicos que eu conheço que chegam perto disso são o Vox AC4TV, que vem com atenuador embutido, mas não é lá tão versátil; e um tal de Z-Vez Nano, que tem som fantástico mas custa uma fortuna.

Pior que quando os fabricantes se tocarem disso, eu já não vou mais estar no Japão, hahahahaha

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Bog
Qualqier single-ended do mercado tem 5 ou 6 W. E o "ruim" é que eles cruncheiam cedo - pelo menos eu não curtiria um amplizinho destes por este motivo.

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


Nesse ele da uma visão básica geral sobre os valvulados e uma breve explicação da evolução da válvula para os transistor. E sua diferente atuação, apesarem de fazerem a mesma função, fazem diferente.



MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aí que tá.

Segungo entendi sobre os vídeos, o crunch das válvulas do pré não é "o melhor" (mas tem seu lugar), mas sim das do power. Pra obter isso no power, é preciso um volume considerável, o que mesmo num valvulado de 15w pode ser alto demais. Aí entra o atenuador no power. Com atenuador, a pressão sonora deve diminuir e com isso já não temos mais a sensação "mágica" dos valvulados em sua plenitude.

Se meu pensamento está correto, pra que ter um amp valvulado de mais de 15w ou 30w se mal podemos usar as válvulas do power em sua plenitude? Microfonar um amp de menor potência não seria o mais indicado, com faz o The Edge e o Noel do Oasis?

Pra tocar no quarto então, 15w é muito... 5w?

Abs

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao

Pelo menos o meu Champzinho só começa a crunchear quando já está no volume de uma pessoa berrando. Eu realmente acho que seria interessante ter amps com controles sofisticados - não esses com 1 ou 0 controles de eq! - que permitissem tirar o som de uma bela distorção com o volume de um violão! E com 1w. Ou menos. Ou pelo menos um atenuador embutido.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Sobre a extrutura e as partes básicas dos valvulados, pre, power tone stack. Legal que ele fala sobre os Knobs de controle de volume, Master, volume e ganho e o posicionamento básico deles no amp.



MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[modoCriseExistencialOn]

Sério, mesmo. Eu adoro o som do amp com meus pedaizinhos. Mesmo no clean. Tá baum...

Essa coisa de "ir até os extremos" com equipo é sensacional (eu adoro pesquisar e descobrir sonoridades), mas sinceramente, me vejo "perdendo" muito mais temo nisso do que tocando e aprimorando minha técnica. Será que estou dentro de em rodamoinho de timbres e válvulas, guitarras, pedaleiras enquanto outras coisas (talvez prioritárias) estão sendo deixadas de lado?

O cara dos vídeos toca pra caramba e eu aqui tentando buscar o som perfeito das válvulas ao invés de aprender com excelência) os benditos riffs que ele faz... :-(

[modoCriseExistencialOff]

Às veze me pego pensando nisso... e no Ebay... hehe

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Tudo depende do objetivo.

O meu é se divertir. E eu me divirto brincando com os equipamentos quase tanto quanto fazendo minhas musiquinhas com eles. Logo, passar 3 horas tocando blin-blons em diferentes amps é para mim equivalente a passas as mesmas 3 horas tocando e cantando. Deixo essa parte de melhorar sempre e ser responsável para a vida profissional.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Aqui uma aula de volume/valvulas e a coisa toda, o mojo dos valvulados. Se vc entender isso aqui vc vai começar a entender valvulados e até os mais indicados pra vc.



ogner
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Eu me vejo muito claramente posicionado e tranquilo quanto ao que quero quanto ao meu som e a guitarra (MILAGRE) [modoCriseExistencialOn]
Diferente doq quero da minha vida
[modoCriseExistencialOff]

Quero dizer, me vejo hoje claramente em 2 posicionamentos

1) Meu som "de verdade" eu pedais e amps
2) Meu som com simuladores Laptop.

O primeiro me sinto muito confortável em dizer que oq eu quero é amplificador 5 pedais e uma estrato e só....E ainda assim a procura pelo timbre ideal não é facil. Mas estou MUITO satisfeito com oq tenho conseguido....Aqui o amp valvulado é simplesmente o coração.

Ja o segundo é onde crio experimentações e o diabo todo. E tb tenho conseguido ÓTIMOS resultados, nada de som de plástico...Muito satisfatório tb....Principalmente pra gravações.

Mas oq me diverte mesmo é plugar a guitarra no valvulado com som alto!!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


ogner: Mas oq me diverte mesmo é plugar a guitarra no valvulado com som alto!!!!

Eu não posso por alto aqui no ap! Daí a "crise". hehe

Bog: Deixo essa parte de melhorar sempre e ser responsável para a vida profissional.

Vida profissional é prioridade máxima! Mas fiquei "viciado" em equipo depois que me separei da minha esposa. Sem em sexo penso mais... hehe

Então, meu objetivo em termos musicais está muito confuso, mas isso é papo pra outro tópico!

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Então, meu objetivo em termos musicais está muito confuso
Como assim??!!

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


Bog

Concordo contigo. As empresas de software já perceberam isso há muito tempo, pois os plugins de guitarra e baixo são uma alternativa excelente à impossibilidade de se colocar um amp em grande volume para gravar com microfone(coisa que qualquer morador de apartamento sofre).

Se os fabricantes de amps investissem nesse segmento, roubariam parte do público dos plugins, que os usa por uma necessidade, e dividiriam com as empresas de software o público que gosta dos plugins e continuaria a usá-los, mas que também gostaria de tocar e gravar o amp real usando microfone.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia: Com atenuador, a pressão sonora deve diminuir e com isso já não temos mais a sensação "mágica" dos valvulados em sua plenitude.

Pelo o que eu entendi do vídeo, o que dá a "graça" do som do valvulado é o fato da vávula do power estar fritando, independente de quanto volume isto vai produzir. O atenuador, pelo o que andei lendo nos últimos tempos, pega parte da energia que a válvula do power cuspiria para os falantes e dissipa em forma de calor, ou seja, a válvula do power continua saturada mesmo com o atenuador atuando.

Mas também concordo que o volume alto dá um upgrade na qualidade sonora. Tocar com um amplificador de 15 W no talo (sem atenuador mesmo) e um de 100 W também no talo deve ser diferente - a provar pelo sangue saindo das suas orelhas no segundo caso.

PS.: Bem melhor este seu jeito de "quotar". Vou copiar você.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Então, meu objetivo em termos musicais está muito confuso

Confuso no sentido de que não sei se, pra mim, é bom continuar a investir tanto tempo assim em equipos e buscar sonoridades. Isso, pra mim está sendo um vício. Poderia "gastar" esse tempo praticando mais. Em suma, mais prática, menos minúcias com equipo.

;-)

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Confuso no sentido de que não sei se, pra mim, é bom continuar a investir tanto tempo assim em equipos e buscar sonoridades. Isso, pra mim está sendo um vício. Poderia "gastar" esse tempo praticando mais. Em suma, mais prática, menos minúcias com equipo.

Essa é fácil, ate vc ja sabe a resposta!!!

ahuehuahuea.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Essa é fácil, ate vc ja sabe a resposta!!!

Então, a crise é essa! Eu não consigo praticar. Fico, lendo, lendo, lendo, vendo, vendo, vendo...

SOCOOOOOOOOORRO! hauuha

Bom, chega de desvirtuar seu belo tópico!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Vídeos Sobre Valvulados Pré e Power - Explicativo -