【FIXO】 Vídeos Sobre Valvulados Pré e Power - Explicativo -

Autor Mensagem
megadeth2612
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao
Pelo o que eu entendi do vídeo, o que dá a "graça" do som do valvulado é o fato da vávula do power estar fritando, independente de quanto volume isto vai produzir. O atenuador, pelo o que andei lendo nos últimos tempos, pega parte da energia que a válvula do power cuspiria para os falantes e dissipa em forma de calor, ou seja, a válvula do power continua saturada mesmo com o atenuador atuando.

Depende muito do volume sim, pois os falantes respondem de forma diferente de acordo com o volume injetado. Falante trabalhando com muita folga tende a soar mais duro, como por exemplo um falante de 150w em um amp de 20w. Alguns fabricantes usam falantes com mesma potência do amp, como os classicos da Vox. É a tal da "distorção do falante".. rsrs

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao
Pelo o que eu entendi do vídeo, o que dá a "graça" do som do valvulado é o fato da vávula do power estar fritando

Vou copiar a resposta do megadeth2612:
os falantes respondem de forma diferente de acordo com o volume injetado (2)

Ou seja, acho que o ideal seria ter falantes projetados especialmente para o amp de potência mais baixa.

Claro, além disso tem toda a parte do deslocamento de ar, de "sentir o som com o corpo", mas para isso não tem solução MESMO, já que são coisas diretamente influenciadas pelo volume em si.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Então, a crise é essa! Eu não consigo praticar. Fico, lendo, lendo, lendo, vendo, vendo, vendo...


Leia sobre teoria musical, dai a vontade de colocar em prática vai te obrigar a ir praticar e tocar e compor e tudo mais =D

Morva
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tenho um peavey valveking de 50W, e o q eu sempre falo é: os valvulados são BEM melhores em altos volumes, mais num significa q são ruins em volumes baixos, e isso eu aprendi tocando em valvulados nessas situações.

Mtas pessoas q tao lendo este topico sem ter tocado em valvulados vão pensar q eles num prestam pra toca em casa, e isso está completamente errado, pq na minha opinião msm qdo eu toco em casa com meu amp (no volume 1) o som q eu tiro dele é excelente, comparado com SS entaum nem se fala. Claro q qdo eu abro mais o volume dele nos ensaios ele melhora bastate, mais naum deixa de ser otimo tb em volumes melhores.

Enfim, eu quis postar isso aqui pra quem naum teve a oportunidade de tocar em valvulados terem uma noção de como funciona.. desculpem se falei merda HISOAHOS mais eu acho q eh isso ai.

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


Morva
num significa q são ruins em volumes baixos

Mas ninguém disse isso.

Eles não ficam ruins. Só não ficam tão melhores (há quem discorde).

vão pensar q eles num prestam pra toca em casa

Mas eles prestam. Só que se o objetivo do sujeito é só tocar em casa, ele não precisa de um mamute de 100w. Por isso minha defesa dos amps de baixa potência. Mesmo 15w ainda é bastante coisa (aproximadamente 55% do volume do de 100w).

comparado com SS

Claro, também depende da comparação que se faz. Precisa ser entre amps do mesmo nível. Não dá para pegar aquele Marshall MG com falante de 6" e comparar com um JCM800 ligado numa 2x12 e concluir que "valvulado" é melhor.

Agora, toque num Hot Rod Deluxe e num Jazz Chorus com o volume de um violão. Ou em um Fender Champ e em um Vox Valvetronix (que é digital e mazomeno valvulado). Nesses casos, fica difícil comparar. Com o volume muito baixo, meu Champzinho é quase indistinguível de um mini-amp Pignose!!!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Morva

Cara, veja os videos e tenha mais infos ainda sobre os valvulados...É legal dar sua opinião, mas embasada tecnicamente fica melhor ainda!!!

Não estou descordando doq vc esta falando até pq é sua opinião, mas tenho certeza que os videos vão somar...

Abço.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Bog
15w é o suficiente para derrubar as janelas

Aqui derrubou livros da estante, literalmente.

MauricioBahia

Então, a crise é essa! Eu não consigo praticar. Fico, lendo, lendo, lendo, vendo, vendo, vendo...

Já é algo! Além disso, isso é fase, daqui a pouco você se enfastia e começa a tocar e mandar todo o resto à Galícia.

Nossas paixões são sempre duais assim mesmo. É isso que as alimenta. (profundo)

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Galera gostaria que me ajudassem aqui nessas colocaçoes sobre os controles de "volume", é possível identifica-los assim??

Input = Valvulas pré ou do Power???
Volume = Valvulas pré ou do Power???
Master = Valvulas pré ou do Power???
Ganho = Valvulas pré ou do Power???

Dá né..!?

shoyoninja
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Não seria o inverso?

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


ogner

Uhmmmm, to meio confuso, confesso!!!

Tenho dois tipos de amp....Um single ended e o Woodstock.

O Acedo - Controles de Volume e Ganho - Uma 12AX7 e EL84
Woodstock - controle tb de Volume e ganho - 2 6BQ7 e 2 6EM5

O B. Jr. que é usado nos videos tem Volume e master...3 X 12AX7, 2 X EL84

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


shoyoninja: Não seria o inverso?

Isso. Ele diz que todo knob (ou knobs) que não tem escrito "Master", controla o (ou os) volume do pré amp.

Abs

[deletei meu post acima do seu]

megadeth2612
Veterano
# fev/10
· votar


Isso. Ele diz que todo knob (ou knobs) que não tem escrito "Master", controla o (ou os) volume do pré amp.

Claro! Só o Master tem o Power! piadinha sem graça rsrs


Claro, além disso tem toda a parte do deslocamento de ar, de "sentir o som com o corpo", mas para isso não tem solução MESMO, já que são coisas diretamente influenciadas pelo volume em si.

Bem lembrado. Junte isso tudo ao fato que dependendo do volume o ouvido humano enfatiza certas frequências e atenua outras também. =D

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Morva: Mtas pessoas q tao lendo este topico sem ter tocado em valvulados vão pensar q eles num prestam pra toca em casa,

Só se estas pessoas não estiverem entendendo o tópico...

Abs

_____________________________

Pra quem não entendeu, é simples: pra ter a distorção "desejável" de um valvulado, é preciso saturar as válvulas do "power" e para que isso ocorra o volume master do amp tem que estar no limite e esse limite pode ser alto pra caralllh@@@@.

Então, pra tocar num quarto (por eemplo) usando as distorção "desejada" da válvulas do power, pode ser impraticável, dependendo ao amp, pois ou vc vai ficar surdo, ou os vizinho não reclamar.

O único jeito de reduzir isso é usando um atenuador de potência, que atua após o power. Só que pelo que eu entendi, o timbre já muda um pouco devido a essa atenuação. (acredito que a pressão sonora também). Aí eu não sei como fica pq o cara dos vídeos ainda vai fazer um sobre atenuadores de potência.

Expliquei direitinho? Caso alguém encontre alguma falha na minha explicação, me avise que eu corrijo. ;-)

Abs

megadeth2612
Veterano
# fev/10
· votar


Na minha opnião só os amps que tiram timbre do power realmente precisam de saturação das valvulas de potência. Já um Soldano SLO, Peavey 5150, Mesa Dual etc não precisam de saturar o power, pois geralmente usam valvulas de potência com baixa distorção, o timbre deles vem em maior parte da pré-amplificação. Porém, somente com o volume aberto que o som alcançará aquela projeção sonora que quase arranca a sua cabeça fora. Ou seja, distorcendo o power ou não, o som de valvulados em volumes mais altos sempre será melhor do que em baixos volumes. =D

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Eu tenho utenuador de potencia no Woodstock 20w que no talo é bemmm alto....E o atenuador muda o timbre, claro por N motivos até a "movimentação" dos falantes influi...Mas, ainda assim, da p´ra sentir o drive das válvulas quentes sim...Ou seja, vale a pena...

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Timbrar é uma arte! hehe

;-)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/10
· votar


O único jeito de reduzir isso é usando um atenuador de potência

você esqueceu do "power scaling"





MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


ZakkWyldeEMG: você esqueceu do "power scaling"

Eu não esqueci. Eu nem sabia!!! Fui pelo que o cara falou no vídeo. De fato não me lembro se ele usou a palavra "único".

vlw pela dica!

Sub_Zero
Veterano
# mai/10
· votar


Fala ae rapaziada!
Eu tenho muita vontade de comprar um ampli no estilo Blues Jr. , mas, é volume demais pra tocar no quarto. Meu acedo 276 é mais que suficiente pra tocar no quarto, e dá pra conseguir ótimos timbres sem precisar incomodar todo mundo.
O que penso em fazer agora é finalizar o set de pedais e juntar uma grana pra pegar uma Fender.

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Sub_Zero
Meu acedo 276 é mais que suficiente pra tocar no quarto, e dá pra conseguir ótimos timbres sem precisar incomodar todo mundo.

Pode crer, velho!!! Melhor brinquedo que existe, hehehe!!! 5, 6, 8w é perfeito pra quarto....e Single ended tb é muito legal......mas mesmo assim, empurrando com um TS ou um Fuzzinho de GE ou SI ele pode incomodar um bocado, hehe...Mas nada igual a um PUsh Pull mesmo.....Gostei demais desse amp!!
Da uma olhada no crunchzinho..Eu gostei bastante...E da pra tirar umas "porradas" tb....

http://www.youtube.com/watch?v=lAJsbau3Nj8

Sub_Zero
Veterano
# mai/10
· votar


ogner
Fala ae cara! Caramba, gostei bastante do timbre e do improviso também. Lembro que quando você me perguntou sobre o Acedo 276 eu assisti uns vídeos seus e pensei "vai cair como uma luva pra ele" e estava certo. Mandou muito bem, timbre muito legal.

HAL9000
Veterano
# mai/10 · Editado por: HAL9000
· votar


Boa noite a todos.

Tenho uma duvida em relação ao volume master. Por acaso um amp que não tenha tal recurso seria equivalente a um que tenha e que esteja com ele no maximo?

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


HAL9000

Uhmm, não sei...Hehehe...Mas no caso da falta do Master o amp teria os controles Volume e ganho?? Não??

O amp tem apenas um Knob, o volume??

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


HAL9000
ogner

Pergunta fácil de responder: não sei! hehe

Quem se habilita?

;-)

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


HAL9000: Tenho uma duvida em relação ao volume master. Por acaso um amp que não tenha tal recurso seria equivalente a um que tenha e que esteja com ele no maximo?

Se você entende bem vídeos em inglês, assista aqueles vídeos do começo do tópico. Ontem a noite eu assisti e lebmro que ele comentou algo neste sentido. E pelo o que estou lembrado, um amplificador sem controle de master é um amplificador "no talo" por si só, tendo apenas o controle de ganho (ou seja, da quantidade de sinal que sai do pré e vai para o power).

kosmiktubes
Veterano
# mai/10
· votar


Não podemos falar "um amp" e generalizar pra todos porque tem incontáveis variações de circuito.

Infelizmente só o que dá pra dizer é que um amp sem master é um amp feito pra permitir o controle do volume em uma só posição. De repente o volume está depois do pré e é o master.... Talvez esteja na inversora lá na frente, talvez esteja na saída do equalizador.

Num JCM 800 o master é o volume de saída do equalizador, no Tiny Terror é o volume de saída da inversora(pot duplo). No Hot Rod Deluxe é um potenciometro de 100k linear, nos Mashall costuma ser 1 M logarítmico, enfim, um amp sem master é um amp sem master.

HAL9000
Veterano
# mai/10 · Editado por: HAL9000
· votar


Obrigado a todos que responderam...

ogner
zefonseca

Na verdade adiquiri recentemente um amp giannini thunder sound bass, que possui o circuito baseado no fender bassman, e apesar de ele estar funcionando, pretendo fazer umas melhorias nele, como troca de componentes desgastados e outras coisas, e gostaria de saber se seria viavel a instalação de controle de master nele, para ter mais controle sob o volume/saturação de pré.

ai vai o esquema dele, caso alguem com conhecimento queira analiza-lo.

http://www.eletro.net/giannini/fotos/c5a96fb4b6b500fa190172ec5c3f9319. jpg

abraços a todos

Blizzy
Veterano
# mai/10
· votar


um texto bacana que encontrei outro dia (ingles)

http://www.tgpwebzine.com/?page_id=808

final da pagina tem o link pra segunda parte

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


a definicao de "gain" deste texto acima esta errada assim como a generalizacao que ele faz dizendo que alguns controles sao apenas atenuadores e chama isto "estranho" para chamar a atencao. Os controles podem atenuadores ou nao, depende do circuito, nao da pra generalizar como ele fez. O texto dele e' que estranho e confuso. Nao acredite em tudo que le na internet.

kosmiktubes
Veterano
# mai/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


HAL9000

Na seguinte figura, vá desculpando o improviso, fiz pra você a modificação pra ter um volume master no Giannini TS.

http://i.imgur.com/wc3Y1.jpg

Basta inserir um potenciômetro de 1M Audio naquele ponto entre o resistor de 1 M e o resto da malha resistiva alí no catodo da inversora.

Um abraço.

EDITADO: A primeira imagem que incluí saiu toda errada, não que esta tenha saido mais certa, mas fiz no GIMP aqui na pressa, me avise se não ficou claro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Vídeos Sobre Valvulados Pré e Power - Explicativo -