Para Amp de 30W: Par de EL34 é demais?

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Del-Rei


    Fala, gente. Andei procurando, mas não encontrei.

    Encomendei um amp de 30W e no Power vão ser 2 válvulas EL34.

    2 Dúvidas:

    1)
    Esse par de válvulas pode chegar a uma potência de 50W.
    Será que no amp de 30W eu poderia não conseguir saturar a válvula como deveria pra extrair o timbre clássico dela?


    No caso do amp de 30W, não saturando a válvula no máximo que ela permite eu teria perda do timbre clássico/cracterístico dela... confere isso???

    Seria melhor um amp de 50W mesmo?
    Pedi o de 30W porque achei que o de 50W fosse muita coisa pra ensaios e tocar em casa.


    2)
    Com o amp de 30W eu poderia colocar uma caixa de 2x12" Celestion Vintage 30 ?
    Pelo que andei lendo, o falante tem que ter, normalmente, o dobro de potência do amp. Os celestion, segundo o site tem 60W cada. O problema é que serão 2x60W=120W !!!!

    A regra de "dobro de potencia do amp" é para CADA falante, ou pros 2 juntos?
    no meu caso seria muito mais que o dobro, se considerar os 2 falantes....
    Tem problema isso?
    O falante ficaria sem a qualidade total dele????

    Aguardo respostas... e ajuda!

    abraços.

    marv
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Del-Rei

    Com relacao a sua duvida #1 :
    Cara, independente do amp ser 30 ou 50W voce nao vai conseguir saturar as valvulas tocando em casa a nao ser que voce possua um local com isolamento acustico (e mesmo assim vai ficar surdo em pouco tempo!) ou uma IsoBox.

    Ensaio entao, so mesmo com um atenuador para voce saturar as valvulas.

    Eu experimentei um all tube de 5W (Marshall Class 5) em casa e com o volume no talo o som ficou muito, mas muito alto....

    Eu estou aguardando o Pedrone entregar meu SLO de 50W que encomendei ano passado e estou adquirindo um atenuador de potencia.

    Tem um topico aqui no FCC com um tutorial para construcao de um atenuador :
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/227240/

    Outra opcao e voce pedir para o Pedrone adicionar o atenuador no proprio amp.

    Lembrando-se sempre que o atuenuador altera um pouco o timbre.

    Duvida #2:
    Nao tenho conhecimento suficiente para informar se voce tera diferenca no som utilizando o amp de 30W com 2 auto-falantes de 60W.
    No meu caso (SLO 50W) vou utilizar uma caixa Marshall 1922 com 2xCelestion G12T75. Consultei o Pedrone antes de comprar a caixa e ele falou que casaria perfeirtamente com o amp.

    Sugiro voce bater um papo com ele sobre este assunto.

    []´s

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    marv

    Valeu pela ajuda, cara.

    Sobre o atenuador, estou pensando em diminuir a potência de 30W para 15W no cabeçote. Queria um amp que me atendesse não só em shows, mas em ensaios e em casa. Em shows posso microfonar.
    Atenuador altera o timbre... e não economiza nas vida útil das válvulas. Complica.


    Mas conversei com o Pedrone e ele me disse que o lance das válvulas não haveria problemas, até porque a saturação das válvulas do pré (12ax7) é que dão a característica do JCM, que é o que eu quero.
    E em relação a ser válvulas que suportem mais do que é exigido, ele disse q iria aumentar a vida útil, e não alteraria o timbre.


    Sobre os falantes, ele disse que sobrar potência não há problema algum, e ainda, se algum dia eu quiser um amp com pouco mais de potência, ainda posso aproveitá-las. Quanto ao timbre, ele disse que não altera.

    Valeu pela ajuda,marv!!

    Aos moderadores, se quiserem podem fechar o tópico, já estou satisfeito... ou deixem para mais pessoas postarem, se quiserem.

    Abraços a todos.

    marv
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Blz Del-Rei !

    Sendo 30 ou 15W pode ter certeza que voce tera um puta amp !!
    Ainda mais ligando em uma 2x12 V30.


    []´s
    Marv

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para Amp de 30W: Par de EL34 é demais?