Amp de 50w com EL34

    Autor Mensagem
    Lord Sigis
    Veterano
    # mai/09


    Em termos de timbre, se assemelha aos de 30w com EL84?

    Pergunto isso porque to indo atrás de um amp hand made de 50w, mas eu queria um timbre mais britanico, até porque tenho tocado bastante U2, mas não queria um de 30w baseado em EL84.
    Em suma quero algo de maior potencia que tenha um timbre mais britanico, estilo Vox. Percebi que os VOX AC50 eram com EL34.


    Abraços!

    wiskeria
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Sim, contanto que vc use um esquema estilo vox ou marshall na construção do amp.

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu tenho uma potência de 50w que nunca usei, foi feito pela tubeamps, com válvulas 12ax7 e EL-34 (esquema do JCM 800 50w), o serviço ficou bom, apesar de não ter testado, mas veio com garantia e tudo, na época iria ligar num valvestate de 65r (VS65) marshall e aproveitar o falante, tocando no canal limpo com a 12ax7 do VS e no distorção a potência Hand-Made, mas daí comprei um JCM e acabei ainda não montando o amp, mas quando ligar farei um post de como é o som

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Lord Sigis


    Cara o lance é só você usar um esquema de construção da VOX, mas não fica a mesma coisa que os AC-30 e AC-15 não, as EL34 sujam bem mais que as EL84, ou seja, vc não consegue um som tão limpo nas EL34 quanto o limpo dos Vox movidos a EL84, e mesmo o AC-50 não dá o mesmo som dos AC-30, mas dá pra conseguir algo próximo o suficiente pra ficar na mesma família.

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O problema é que as válvulas EL84 não tem muita potência (vulgarmente volume) para 50W, mas o som não é só válvulas, é regulagem dp amp, alto falante, guitarra, pegada etc...o que não quer dizer que não consiga uma sonoridade mais limpa com as EL34 que são mais potentes

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    roxy
    muita potência (vulgarmente volume) para 50W

    Cara, portência e volume não são as mesmas coisas, é só ver que um VOx AC-30 valvulado e com EL84 tem muito mais volume do que muito amp com o dobro da potência dele, se for comparar com amps transitorizados, ele dá o mesmo ou mais volume que um amp de 100 ou 120w transistorizado tranquilamente. Por conta da combinação pré, power e falantes de alta sessibilidade.

    o que não quer dizer que não consiga uma sonoridade mais limpa com as EL34 que são mais potentes

    Cara, eu sou o tipo de cara que em geral não me atenho a esses preconceitos, eu adoro o Clean do meu Marshall com EL34, mas gosto justamente porque com o colume mais alto eu consigo uma mordidinha de nada de drive quando toco mais forte, mas uma coisa é certa, as EL34 sujam muito fácil, ainda não conheci uma valvula de potência que distorça tão fácil quanto elas (a que chega perto é a 6V6), então, se o cara quer um som realmente limpo como o dos VOX de AC-15 e AC-30, ele não vai conseguir com EL34.

    Agora é possível fazer 50W com EL84, mas dá muito trabalho, porque teriam que ser umas 8 valvulas na potência, mas já vi alguns amps com essa configuração.

    Lord Sigis
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Os Vox AC30 e AC15 não tem esse som limpo todo que estão dizendo. Pelo contrário, não têm headroom tão amplo não. Saturam muito fácil também.
    Mas, como eu disse, que tocar é rock n' roll mesmo, distorção na veia.
    A minha dúvida não é se saturam, pois quero mais é que saturem mesmo.
    Sei que com as EL34 não terei tanto headroom, mas com 50w, microfonando em volumes mais baixos, creio que consigo alguma coisa limpa.

    Lord Sigis
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Gosto muito dos amps com EL84, mas queria mais potencia. O meu amp é um 2 x EL84 e só uso no máximo, sempre. E gosto demais, muito rock n' roll o timbre dele. Minha duvida é se amps com EL34 timbram semelhantemente aos com EL84.

    roxy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Sei disso, mas quis simplificar, semana passada mesmo estava de olho num Blues Junior 15W ou Meteoro V6 ou V8, pq para lugares pequenos como meu quarto quero usar toda "potência" das válvulas sem estourar meus ouvidos e o da vizinhança, sei que um valvulado com a mesma potência de um transistorizado "fala mais alto" não sei porque, usei os termos acima para não complicar muito, além do mais usar oito válvulas de saída (EL84) não é muito prático ou econômico já que duas EL34 dão conta, quanto a sonoridade só quis elucidar que o som final pode ser alterado de acordo com o guitarrista, se não não existiria botões de regulagens, mas num geral concordo com vc, só não sei se um transistirizado de 120W tem volume igual ou menor que um VOX AC-30

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Lord Sigis
    Os Vox AC30 e AC15 não tem esse som limpo todo que estão dizendo. Pelo contrário, não têm headroom tão amplo não. Saturam muito fácil também.

    O que é uma afirmação estranha, já que são amps que assim como os Fender são conhecidos pelo som limpo muito mais que pelo som distorcido. Também não é conhecido por ter uma distorção das mais "bonitas" não, já que é uma distorção bem cheia de agudos e em geral quem usa ele pra distorção, em geral, usa junto com um booster de médios justamente pra mudar um pouco essa característica do som dele, como o Brian May, o Keith Richards ou o The Edge, que molda o som com diversos equalizers.

    O outro guitarrista da minha banda tem um AC-30 e ele é tão resistente a distorção quanto meus Fender, e se comparado com meu Marshall JTM-60 então, nem se compara o Marshall distorce muito mais cedo que o Vox dele ou os meus Fender.

    Minha duvida é se amps com EL34 timbram semelhantemente aos com EL84.

    Rapaz, a priori não, enquanto as EL84 tem um som bem agudo, as EL34 tem um som mais voltado pros médios, o som clássico de Marshall, Orange ou Hiwatt, não o som classico de Vox.

    Pode ser que no projeto do amp seja possível atenuar e enfatizar algumas das características da valvula pra ficarem com uma sonoridade mais próximas uma das outras, mas não tenho muita certeza de até que ponto isso possa ser feito não.

    Agora se vc quer mesmo som britânico clássico com distorção, pega um amp baseado em um Marshall, Orange ou Hiwatt, aí vc vai realmente ter uma distorção de sonho.

    roxy
    além do mais usar oito válvulas de saída (EL84) não é muito prático ou econômico já que duas EL34 dão conta

    Cara isso é balel, o Laney Tony Iommi tem é 6 EL34 que consomem muito mais energia, requerem transformadores mais potentes, esquentam mais e tem quase o triplo do tamanho de uma EL84, e nunca vi ninguém reclamando que ele tem valvulas demais (são 6 de pré nos 3 canais e 6 de power).

    Agora é o tipo da coisa, vai uma grana boa pra trocar as valvulas de um bixo desses, e ele é um cabeçote um pocuo mais pesado que os outros, fora isso, nada de diferente do resto.

    lugaque
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Galera, tenho um JCM DSL 401 (4 12ax7 e 4 el84) e tô achando a intensidade muita baixa em comparação com outro amp q tenho (fender hot rod blonde), lembrando que os dois de 40 w. Ex: o "volume" do fender no 1,5 equivale a quase 5 no marshall de 0 a 10. O q pode ser (válvulas de potência, pré, etc) ? agradeço desde já e peço desculpa ao colega criador do tópico. Abraço.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    lugaque

    Cara, por experiência própria, eu posso dizer que são duas coisas, uma é algum erro de projeto no amp, meu JTM-60 veio com capacitores e trafo subdimencionados, outra são os falantes que em geral não são de alta sensibilidade na maioria dos Marshalls. Um técnico de amps de primeira, como o Pedrone, pode resolver isso sem muitas complicações.

    Outro fator é que não sei porque os Marshall demoram mais a pegar volume, tipo o meu só chega em um volume legal depois do 5, do 5 ao 10 o Marshall tem uma grande variação de volume, do 0 ao 5 ele não rende muito, há variação mas ele fica baixo, depois do 5 eles rendem bem mais. Os meus 3 Fender, do 6 ao 12, a variação de volume é bem menor, tipo logo de cara eles dão um volume bom, e a variação a partir daí é bem mais sutil.

    Se fossem carros é como se os Fender fossem um 4x4 que chegam ao torque máximo em baixas rotações (volume alto logo no inicio do pot de volume), enquanto o Marshall seria um sedã, onde o toque máximo vem em rotações mais altas (volume alto somente no final do pot de volume).

    Mas no geral, os Fender ainda conseguem pelo menos uns 10% a mais de volume que o Marshall. Tanto que quando eu uso em estéreo, eu meu JTM-60 junto com o Blues Deluxe, pq se eu botar com o Blues DeVille dá o maior problema pra deixar os dois com o mesmo volume, porque um vai estar invariavelmente com pot de volume lá em cima e o outro bem mais baixo, o que dá muito trabalho pra timbrar som limpo, porque os Marshalls cruncham bem rapidinho.

    jigo__
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    kra sempre vejo vc falando sobre ligação em stereo, como funciona esse lance??
    abç

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    jigo__

    Os dois ultimos pedais da minha cadeia tem saidas mono/stereo, assim escolho se eles funcionam em mono ou stereo, uma vai prum amp e outra vai pro outro, outra maneira é ligar um AB Box, e mandar o sinal pra 2 amps. Fora alguns efeitos em que isso tem alguma importância não muda muito o som não, só que sai em 2 amps ao invés de 1.

    jigo__
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    hmm não entendi, mais dexa eu compra outro amp ai eu te enxo o saco de novo!
    hauahauahua

    abç

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    jigo__

    Cara, tipo, qualquer pedal de Chorus, Delay, Flanges, Tremolo que sejam estereo ou qualquer pedaleira digital, vem com duas saidas de som uma Left e Right, se você usa só a left, ele usa o efeito em mono e dá saida só pra um amp, se vc usa as duas saidas e liga cada uma em um amp, vc usa em estéreo. No caso efeitos stereo tem algumas opções interessantes como o ping pong delay, onde o delay fica indo de uma caixa pra outra, ou stereo pan dos tremolos que ele aplica o corte de volume do efeito alternando entre uma caixa e outra, etc.

    Mas isso não é necessário, basta entender que a partir daquele pedal é possivel ligar o pedal em 2 amps e não só em um.

    Outra forma de fazer isso é ligar um A/B Box, onde vc divide o sinal em 2 e manda pra dois amps diferentes.

    lugaque
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix, muito obrigado cara ! quebrou um galhão ! abraço.

    jigo__
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    agora consegui entender!!

    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp de 50w com EL34