Caixa 2x12 - Mandar fazer ou fazer eu mesmo?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# out/09


Tudo bom pessoal?
Estou me desfazendo do meu Peavey Classic 30W - a grana ta curta, dai vou acabar de montar o home e pegar um outro amplificador - mas em compensação estou pensando em futuramente pegar uma caixa 2x12 + Crate Powerblock para usar ao vivo, junto da minha tonelabs.

Primeiro de tudo, é um bom investimento? [Contando que vai saia relativamente barato, em torno de 1500 reais eu imagino (o PB lá fora é um amplificador barato, 180 dolares) e a caixa não deve ser algo tão caro.]

Mas estou com uma dúvida - o que compensa mais?

Quero uma caixa basicamente com 2x12 Celestion G12T-75W 8ohm, com possibilidade de ligar 2x75W em Stereo ou 1x150W em mono, conforme o pequeno amp da crate:

Segue a foto: http://www.auctiva.com/hostedimages/showimage.aspx?gid=663058&ppid=112 2&image=304707343&images=304707254,304707308,304707343,304707387,30470 7428,304707466&formats=0,0,0,0,0,0&format=0

É possível fazer isso? Ele tem esse "minimum load" de 4ohm para cada falante em Stereo, e de 8 ohm caso seja mono. Dá certo com esses falantes?

Agora sobre preços; mando fazer num handmade ou compro o gabinete e os falantes e eu mesmo monto? Caso eu fosse fazer num handmaker, ou ele compraria os falantes e faria ele mesmo a caixa, ou eu compraria via ebay e lhe enviaria, mas não sei se isso é uma ideia segura. E para montar eu mesmo, bem... meu conhecimento de DIY é pouco, leia-se MXR D++

obrigado!

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Mandar fazer ou fazer eu mesmo?
Se você tiver o know-how e as ferramentas, manda brasa...

Quero uma caixa basicamente com 2x12 Celestion G12T-75W 8ohm, com possibilidade de ligar 2x75W em Stereo ou 1x150W em mono, conforme o pequeno amp da crate:
É possível fazer isso? Ele tem esse "minimum load" de 4ohm para cada falante em Stereo, e de 8 ohm caso seja mono. Dá certo com esses falantes?

Veja bem, se você vai usar esse ampli aí, defina se quer usar em stereo ou mono... O que acontece é que para usar ele em bridge (mono), você precisaria ligar os falantes em série. Para usar em stereo, eles precisam ter ligações independentes.

janick
Veterano
# out/09
· votar


DotCom
Hm, então não tem como chavear para funcionar de maneira A (mono) ou maneira B (Stereo)?

Então, gostaria de te fazer uma pergunta, como seria melhor eu fazer a ligação? Quais as vantagens de cada uma? Mono ou Stereo?

E ainda, continuo fazendo o resto das perguntas!

Mandar fazer ou fazer eu mesmo?
Se você tiver o know-how e as ferramentas, manda brasa...


Visto do meu conhecimento limitado? E sobre ferramentas, eu disconsidero o processo de fabricação do cab, já que existem marceneiros e outros que vendem estas peças. Ferramentas que vc fala é fio, solda, etc,... ?

janick
Veterano
# out/09
· votar


A ideia seria usar o Crate como um Power pequeno, já que usando as entradas RCA dele, ele funciona como se fosse um loop de efeitos.

GuitarUser
Veterano
# out/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


Cara, no seu lugar eu faria as caixas sem pensar...

Procure preços de caixas lá fora
Avatar, Mesa Boogie, Orange...

TODAS são mais baratas que qualquer handmade aqui, e de qualidade muito maior!


e digo mais, nem que você compre os falantes de fora e dê pro cara montar a caixa aqui, ainda vai ficar mais caro que as marcas lá fora.
O problema é que comprar de fora a caixa pronta ia dar muito imposto por causa do peso e tamanho...
esses caras são vida mansa e cobram caro porque aqui não tem clientela..

Abç.

GuitarUser
Veterano
# out/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


mais uma coisa.
por que o monoblock?
explica direito isso ai
:)
abç

janick
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
Na verdade seria pela praticidade! Eu odeio carregar equipo :S
Queria carregar apenas uma guitarra, o Cab 2x12 e uma pedaleira. Mas Cab + Pedaleira sem power não da né? Dai fode.

Hm... pois é cara! eu pensei em encomendar o falante de fora, 2 G12T-75W, mas e ai? Mesmo se eu comprasse o gabinete, eu não saberia instalar os falantes e fazer a parte elétrica, pelo menos por enquanto.

Devo conseguir uma certa grana até o fim do mês, na faixa de uns 3500, pois estou pondo à venda meu Classic 30W (2200) e a Tonelab LE (1300), o que já vai adiantar meu orçamento. Dai, parte disso vai pro home - M-Audio Fast Track Ultra + Fones e Mics, outra parte eu devo migrar pra X3 Live, e o resto seria para montar um cab desses e pegar um head pequeno. Meu timbre mesmo sempre veio de pedaleira, por isso vendi meu set analog e to me desfazendo do amp. Um bom Cab + Pedaleira pra mim já faz todo o trabalho!

Usar o Powerblock pra essa função, você acha que compensa? Tipo, de power mesmo, já que a pedaleira seria ligada no loop dele.

janick
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
É bem por causa disso! Um power de um tamanho BEM prático, já que o pre dele seria inutilizado pelo uso da pedaleira!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Cara, pra falar a verdade eles tão até num preço bom no Ebay esses G12T. Ta rodando entre 100 e 150 dolares cada um. Eu olhei ele porque vi que uma pá de guitarristas que eu gosto usa eles, e parecem ter a característica sonora que eu procuro.

lemingue
Veterano
# out/09
· votar


janick

Minha opinião:

Pega uma 2x12 pronta já...

Isso se acha mole mole no ML, fóruns do orkut e cia...

Esse falante nem é o melhor que há entre os celestions... é apenas um bom falante.

Com cerca de mil reais (ou menos) tu já acha uma prontinha, com eminence bom e tudo mais ou então, por um pouco mais, uma de marca com menos nome. Eu comprei recentemente um Laney GS212IE novinha por 1,2 mil. Falantes celestions 70/80, mais ou menos iguais a esses aí, chaveamento estéreo/mono e a única coisa que fiz foi instalar rodinhas.

Abs!

janick
Veterano
# out/09
· votar


lemingue
O negócio é que eu quero gastar menos que mil... bem, contanto que sejam bons falantes, podem ser diferentes também. Contanto que tenham a característica sonora similar à desse Celestion!

Porque eu olhei, 110 dolares cada um deles, seriam 2, 220, 400 reais aprox, uns 500 com frete. Dai já dava uns 500 reais, se passasse sem impostos. Senão, fudia geral. No ML, eu até olhei algumas, só que estão meio caras.

Hm, alias, achei uma por mil, com par de Eminence, 8 ohm, e 120W cada Speaker. Cairia como uma luva nesse micro amp né?

janick
Veterano
# out/09
· votar


E então, usar esse pequeno powerblock como meu power mais uma caixa dessas 2x12 com bons falantes, já vai ser o suficiente para usufruir bem de uma pedaleira, seja ela a minha Tonelab ou uma X3 Live?

Eu to procurando com isso uma solução economicamente viável e válida hahaha

GuitarUser
Veterano
# out/09
· votar


janick
Ah, vc tira seu som inteiro dos prés e simulações da pedaleira?
Hehe felizmente tem jeito bem mais fácil pra vc :D
Compre um bom monitor ativo, com resposta flat.
Dá uma procurada na selenium.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


janick
Hm, então não tem como chavear para funcionar de maneira A (mono) ou maneira B (Stereo)?
Melhor nem tentar.

Então, gostaria de te fazer uma pergunta, como seria melhor eu fazer a ligação? Quais as vantagens de cada uma? Mono ou Stereo?
Fica em mono mesmo. A maioria esmagadora dos amplificadores é assim. Além do que, com os falantes tão próximos, a sensação de estereofonia nem vai aparecer.

Visto do meu conhecimento limitado? E sobre ferramentas, eu disconsidero o processo de fabricação do cab, já que existem marceneiros e outros que vendem estas peças. Ferramentas que vc fala é fio, solda, etc,... ?
Ué, se você desconsidera a fabricação do cab, então o título do seu tópico ficou incoerente... Veja bem, você falou em FAZER VOCÊ MESMO uma caixa 2x12... Com isso eu entendi que você estava considerando entre mandar um marceneiro fazer, ou fazer em casa.
Se seu conhecimento é limitado, então você vai ficar com a primeira opção, sem direito a escolha...

Bom, pensa bem no que você vai fazer, pois já que você tem a opção de escolher todos os componentes do seu projeto, você pode fazer tanto algo bem legal, quanto gastar dinheiro a toa.

janick
Veterano
# out/09
· votar


DotCom
Ok!
Então deixa eu reformular para você - MONTAR uma caixa. Comprar peças separadas e eu mesmo montar. Mas então, compensa cara?

GuitarUser

Monitor ativo, como os de estúdio você diz cara?
Qual me recomenda?

Valeu!

janick
Veterano
# out/09
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104606956--monitor-ativo-krk-ro kit-5-rp5-g2-preco-do-par--_JM

Tipo isso você fala?
Eu tava procurando algo que tivesse falantes de 12" cara

GuitarUser
Veterano
# out/09
· votar


Dê uma sacada neste vídeo


janick
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
Hoje fiquei ainda mais confuso. Fui numa loja de um camarada meu aqui, ele me sugeriu ainda mais possibilidades:

Desde os Multi FX top como a X3, passando pelo Peavey ValveKing, e vários similares. Putz, mais uma vez confuso sobre migrar o set.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Depois de uma tarde pesquisando preços, cheguei a uma conclusão que me parece atrativa e viável:

Gostaria de vossas opiniões:

X3L e Fender Frontman 212R - Bem, sobre a X3L não é um assunto pra esse tópico, mas só pra ilustrar a ideia geral! Sobre o Frontman, pesquisei, e vi que ele tem 2 bons falantes de 12", potência de sobra, loop de efeitos, e parece ser um SS bem robusto, especialmente pelo seu preço la fora, 290 dolares.

Acham que vale apena para o meu uso?

janick
Veterano
# out/09
· votar


E pelos reviews, me animou o fato dele ser praticamente um tanque de guerra no quesito durabilidade - segundo proprietários que postaram no Harmony-Central.com/reviews

lemingue
Veterano
# out/09
· votar


janick

Qual o motivo da venda do peavey?

Se quer usar pedaleira, no seu lugar, eu simplesmente pegaria uma e colocaria no input do amp. Dá até pra usar no return direto, mas não sei se fica bom. O clean desse peavey é show de bola. Tu vai acabar trocando 6 por 4,5....

Eu acho que não estais indo no caminho certo...

Abs!

janick
Veterano
# out/09
· votar


lemingue
Cara, o clean dele é bacana agora, mas por motivos de vários testes, percebi que com pedaleira, manter um amp desse não é viável. Gastei uma grana pra trocar valvulas já, ele não é tão robusto como esses SS, e outra, 1x12. Eu que estou acostumado a tocar ou com 2x12 ou 4x12, chego em casa e é brochante tocar num 1x12. Tipo, ele tem uma praia sonora que não é a minha. Quem quer algo bem na linha Blues/AC/DC/60's/Hendrix/Cream, esse amplificador cai como uma luva, mas eu que tenho que ter uma flexibilidade de tons, vou de pedaleira + SS mesmo.

O motivo principal da troca, é além de querer migrar para um 2x12, é pegar o restante da grana para finalizar meu home aqui. A X3L vai ser produto da venda da minha Tonelab, já que tenho um camarada que pode me trazer uma, e pelas várias ferramentas de gravação e edição, imagino que essa pedaleira seja o que eu precise!

E ai cara, o que você acha, que mesmo depois desses argumentos não é uma escolha muito inteligente?

Acharia melhor eu só trocar a pedaleira mesmo?

janick
Veterano
# out/09
· votar


Foda que depois de ver uns videos da Line 6, eu comecei a mexer no meu Pod Farm aqui e comecei a sacar que realmente, a Line 6 nessa nova série dela ficou um passo à frente... e aproveitando essa queda do dolar né? Tem que ser rápido!

mvmarquezini
Veterano
# out/09
· votar


Vc acha que as simulações da POD é melhor que a ToneLab?

vc tem um amp valvulado muito bom, vom um bom volume e bom timbre. Porque vc não testa a POD no input to amp?

janick
Veterano
# out/09
· votar


mvmarquezini
Eu não curto usar pedaleira no Input do amp não. 2 preamps ocasionam mais perda de sinal, mais chiado, e menos fidelidade à simulação, pelo menos esses são os resultados que eu tenho, desde a minha época de GT-8.

Cara, nas simulações que eu quero sim.

Primeiro, a Tonelab não tem simulação de Mark II, nem de HiWatt DR-103, sem falar nas simulações de Bogner e Diezel, que nenhum outro Multi FX por ai tem ainda. Sem falar que a X3L tem entrada XLR para microfone, simulações de amps de baixo, como o famoso Ampeg SVT, e outra coisa bem importante, a Tonelab não tem pitch inteligente. Coisa que a X3L tem, como aquele pedal da Boss, o PS-5.

Enfim, realmente é uma pedaleira muito mais completa. E é o que eu preciso. Se minha praia fossem apenas algumas simulações de Marshall, Vox e Fender, e poucos efeitos, tudo bem, mas não é :P

É Hard Rock, Metal Core, Indie, Rock Alternativo, PopRock, Grunge, Heavy Metal, Trash Metal,... tem um pouco de tudo! E realmente uma pedaleira dessas é um passo ao proximo nível no meu caso.

lemingue
Veterano
# out/09
· votar


janick
2 preamps ocasionam mais perda de sinal ????????????????

Não tem perda de sinal nenhum nisso! Pelo contrário!

É só um power amp com 2 12ax7 de pré!

É como se tivesse um pedal valvulado depois da pedaleira, só que no clean, para equalizar o som no geral.

Eu tenho 4x12, e 2x12, sei o que tás falando, mas botar uma pedaleira num power sei lá do que e ligar numa 2x12 mais ou menos, não vai ser "O SOM", entende?

Se quer ir para 2x12, espera mais, e faz a coisa mais certa, parte pra um set híbrido, ou para um set de racks de vez. Pra mim isso tá mais pra G.A.S. do que necessidade...

Não é que sua idéia seja ruim, eu só não coaduno com ela. Se fosse pra vender o peavey e usar 2x12, eu partiria para um set de rack de vez.

Power valvulado é isso mesmo, a cada 3 ou 4 anos, dependendo do uso, se troca as válvulas. Mas ainda acho que vale a pena.

Abs!

Leblues
Veterano
# out/09
· votar


janick
porque não pega um combo valvulado 2x12? ou ate mesmo um head e caixa 4x12 tipo Bugera (são legais e não tão caros)... cara não vende o teu valvulado pra pegar pedaleira e SS não....vai por mim, tu vai se arrepender se fizer isso... se for pra passar o valvulado pra frente, então pega outro valvulado.. ao inves de se livrar do valvulado livre-se da pedaleira!

GuitarUser
Veterano
# out/09
· votar


Você viu o vídeo e não gostou?

É sem dúvida o MELHOR jeito de se usar uma pedaleira.

O Fender Frontman é um amp chinês, aqui ele é supertaxado pelo nominho fender. Procure amps similares (e digo similares mesmo, há vários amps IDÊNTICOS ao fender frontman que são feitos na mesma fábrica e levam nomes diferentes).

janick
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
Calma!
Quem disse que eu não gostei?

Desculpa se eu esqueci de comentar, mas eu adorei o timbre desse cara especialmente quando ele passou para as simulações de Marshall. Mas eu gostaria de saber ao vivo, como é a pressão sonora dessas caixas. Você já tocou?
Leblues
Cara, eu tenho pedaleira e uso pedaleira, a Tonelab. Não consigo usar all tube + pedais, meu negócio é pedaleira mesmo. A X3L eu devo comprar com a grana da venda da minha Tonelab. Sobre o Peavey Classic, se eu vender, eu olhei como possibilidade um Valveking também, que não ta lá muito caro trazer de fora, entende?e AAcha uma boa ideia?

lemingue

Entendo, talvez eu esteja sendo bem precipitado. Se eu pegar um Valveking 212, você acha que já é um salto melhor? Eu andei pesquisando a possibilidade de trazer um de fora!

janick
Veterano
# out/09
· votar


GuitarUser
E outra, pode me dizer algum bom modelo dessas caixas monitoras ativas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixa 2x12 - Mandar fazer ou fazer eu mesmo?