Amp 50w e caixa 50w

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
A potência do "overdriven tone" ser maior do que a do "clean tone" se resume ao fato do som distorcido se aproximar mais de uma onda quadrada, ao passo que o som limpo se aproxima mais de uma senóide.

http://en.wikipedia.org/wiki/Audio_power
Na seção "Power Calculations", mostra o cálculo da potência para uma senóide (clean tone), que é Vrms^2 / 2R (onde R é a impedância do falante).

Se a onda fosse uma onda quadrada, a formula viraria Vrms^2/R, o dobro da potência.
220/120 = 1,83 . Quase o dobro. Só quer dizer que no "overdriven tone" o sinal de saída é quase uma onda quadrada.

(mais referência aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Root_mean_square "RMS of common waveforms")

braddock
Veterano
# ago/09
· votar


aproveitando o tópico, eu tenho um head valvulado de 120W (4 6L6 de power e 3 12ax7 no pre). Ligo em 4omhs numa caixa 2x12 fechada com dois Celestion Vintage 30 de 60W cada.
Minha dúvida:
O quanto de volume eu posso colocar sem estragar os falantes?
Uma outra dúvida: usando todos os controles ao 12:00 significa que estou usando 60W de potencia? ou não é possível ter uma precisão?

Estou usando quase ao 12:00 todos os controles, inclui volume master, send/return do loop, volume dos canais e eq, apenas o bass que coloco mais alto que isso.

Antigamente eu até queria distorcer o falante e tal, mas não quero correr risco de estragar o falante.

obrigado

kosmiktubes
Veterano
# ago/09 · Editado por: kosmiktubes
· votar


O quanto de volume eu posso colocar sem estragar os falantes?

Qual o modelo de seu head de 120 W?

Se a impedância estiver correta e esse seu head tiver sido aferido corretamente pra 120 W RMS, no que depender nos 120 W RMS dos Celestion pode colocar no 10.

usando todos os controles ao 12:00 significa que estou usando 60W de potencia?

Depende do amp. Dando um chute sem compromisso, genérico, normalmente estará produzindo uns 12 a 14 Watts na metade do caminho.

Antigamente eu até queria distorcer o falante e tal, mas não quero correr risco de estragar o falante.

É por isso que usa um bom falante. Pode ter certeza que o Eric Clapton não tem medo de jogar no 10. Só tem que verificar seu head aí, é handmade? Quem aferiu esses 120 Watts? Essa impedância tá certa? No Celestion vc pode confiar nos 120 Watts.

Editado: havia respondido 6 a 7 watts, pensando num amp de 60 W.

braddock
Veterano
# ago/09
· votar


izzychili
Qual o modelo de seu head de 120 W?
Peavey JSX Head 120W , estou usando 4ohms de impedância ligado numa caixa 2x12 com 2 vintage 30 de 8ohms (geram 4 omhs).

Depende do amp. Dando um chute sem compromisso, genérico, normalmente estará produzindo uns 12 a 14 Watts na metade do caminho.
e com tudo no 10, produz a máxima potência? ou depende dos falantes?


É por isso que usa um bom falante. Pode ter certeza que o Eric Clapton não tem medo de jogar no 10. Só tem que verificar seu head aí, é handmade? Quem aferiu esses 120 Watts? Essa impedância tá certa? No Celestion vc pode confiar nos 120 Watts.
A impedância está correta sim, falante e head.

obrigado pelas respostas

abs

kosmiktubes
Veterano
# ago/09
· votar


Peavey JSX Head 120W , estou usando 4ohms de impedância ligado numa caixa 2x12 com 2 vintage 30 de 8ohms (geram 4 omhs).

Olha, salvo algo sobrenatural, pode jogar no 10. O vintage 30 aguenta um tranco e tanto. É sempre difícil dar conselhos, porque em qualquer situação pode dar algo errado, e a caixa não é minha no caso, não sei se o falante tem desgaste por tempo, etc. A principio essa caixa aguenta numa boa, sorrindo.

e com tudo no 10, produz a máxima potência? ou depende dos falantes?

Máxima potência elétrica sim se a impedância dos falantes estiver casada com a impedância do amp. Máxima potência sonora depende de um bom falante, das fases dos falantes estarem certas, da acustica, etc.

braddock
Veterano
# ago/09
· votar


izzychili,
valeu pela dica, fico mais tranquilo. Os falates etão praticamente novos, nunca usei em altos volumes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amp 50w e caixa 50w