Autor |
Mensagem |
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
nichendrix A potência do "overdriven tone" ser maior do que a do "clean tone" se resume ao fato do som distorcido se aproximar mais de uma onda quadrada, ao passo que o som limpo se aproxima mais de uma senóide.
http://en.wikipedia.org/wiki/Audio_power Na seção "Power Calculations", mostra o cálculo da potência para uma senóide (clean tone), que é Vrms^2 / 2R (onde R é a impedância do falante).
Se a onda fosse uma onda quadrada, a formula viraria Vrms^2/R, o dobro da potência. 220/120 = 1,83 . Quase o dobro. Só quer dizer que no "overdriven tone" o sinal de saída é quase uma onda quadrada.
(mais referência aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Root_mean_square "RMS of common waveforms")
|
braddock Veterano |
# ago/09
· votar
aproveitando o tópico, eu tenho um head valvulado de 120W (4 6L6 de power e 3 12ax7 no pre). Ligo em 4omhs numa caixa 2x12 fechada com dois Celestion Vintage 30 de 60W cada. Minha dúvida: O quanto de volume eu posso colocar sem estragar os falantes? Uma outra dúvida: usando todos os controles ao 12:00 significa que estou usando 60W de potencia? ou não é possível ter uma precisão?
Estou usando quase ao 12:00 todos os controles, inclui volume master, send/return do loop, volume dos canais e eq, apenas o bass que coloco mais alto que isso.
Antigamente eu até queria distorcer o falante e tal, mas não quero correr risco de estragar o falante.
obrigado
|
kosmiktubes Veterano |
# ago/09 · Editado por: kosmiktubes
· votar
O quanto de volume eu posso colocar sem estragar os falantes?
Qual o modelo de seu head de 120 W?
Se a impedância estiver correta e esse seu head tiver sido aferido corretamente pra 120 W RMS, no que depender nos 120 W RMS dos Celestion pode colocar no 10.
usando todos os controles ao 12:00 significa que estou usando 60W de potencia?
Depende do amp. Dando um chute sem compromisso, genérico, normalmente estará produzindo uns 12 a 14 Watts na metade do caminho.
Antigamente eu até queria distorcer o falante e tal, mas não quero correr risco de estragar o falante.
É por isso que usa um bom falante. Pode ter certeza que o Eric Clapton não tem medo de jogar no 10. Só tem que verificar seu head aí, é handmade? Quem aferiu esses 120 Watts? Essa impedância tá certa? No Celestion vc pode confiar nos 120 Watts.
Editado: havia respondido 6 a 7 watts, pensando num amp de 60 W.
|
braddock Veterano |
# ago/09
· votar
izzychili Qual o modelo de seu head de 120 W? Peavey JSX Head 120W , estou usando 4ohms de impedância ligado numa caixa 2x12 com 2 vintage 30 de 8ohms (geram 4 omhs).
Depende do amp. Dando um chute sem compromisso, genérico, normalmente estará produzindo uns 12 a 14 Watts na metade do caminho. e com tudo no 10, produz a máxima potência? ou depende dos falantes?
É por isso que usa um bom falante. Pode ter certeza que o Eric Clapton não tem medo de jogar no 10. Só tem que verificar seu head aí, é handmade? Quem aferiu esses 120 Watts? Essa impedância tá certa? No Celestion vc pode confiar nos 120 Watts. A impedância está correta sim, falante e head.
obrigado pelas respostas
abs
|
kosmiktubes Veterano |
# ago/09
· votar
Peavey JSX Head 120W , estou usando 4ohms de impedância ligado numa caixa 2x12 com 2 vintage 30 de 8ohms (geram 4 omhs).
Olha, salvo algo sobrenatural, pode jogar no 10. O vintage 30 aguenta um tranco e tanto. É sempre difícil dar conselhos, porque em qualquer situação pode dar algo errado, e a caixa não é minha no caso, não sei se o falante tem desgaste por tempo, etc. A principio essa caixa aguenta numa boa, sorrindo.
e com tudo no 10, produz a máxima potência? ou depende dos falantes?
Máxima potência elétrica sim se a impedância dos falantes estiver casada com a impedância do amp. Máxima potência sonora depende de um bom falante, das fases dos falantes estarem certas, da acustica, etc.
|
braddock Veterano |
# ago/09
· votar
izzychili, valeu pela dica, fico mais tranquilo. Os falates etão praticamente novos, nunca usei em altos volumes.
|