Amp nos EUA até 400 dolares

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira

Cara, acho que o povo confunde as aliquotas, 50% se tu traz pessoalmente, como bagagem.

Se tu compra fora e recebe aqui, como ebay, amazon e afins, a aliquota é 60% e dependendo do estado adiciona-se tb o ICMS.

Creio que isso que gere a confusão.

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


Van_Lorien
Seria 100% sobre o excedente ($100)...

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Tb acho que seja isso...
Mas é importante deixar claro quando estamos falando de viagem ao exterior.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira
Ah, claro! Agora entendi! Valeu pela explicação! Eu tô preocupado com isso porque vou aproveitar que em dezembro meu pai vai para os Estados Unidos e quero ver se pego uma guitarra nova e mais alguma coisa. E se declarar um valor inferior? Tipo, eu paguei US$300,00 e declaro US$150,00, o que pode acontecer?

nichendrix
Isso é verdade, até o wppereira explicar eu achava que pra ambos os casos era 60% do excedente.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Van_Lorien
E se declarar um valor inferior? Tipo, eu paguei US$300,00 e declaro US$150,00, o que pode acontecer?

Cara se tu for parado, e o cara achar que está tudo certo, blz, não acontece nada, se tiver acima de 500 tu paga normal de acordo com o que está na nota. Mas a receita tem um sistema de preços médios de importação de muitos produtos, então se ele conferir e ver que a diferença é muito grande, tu vai ter que te explicar e aqui que está o problema. Se o fiscal engolir tua explicação ele pode mesmo deixar passar batido porque aceitou tua tua descupa ou só corrigir o valor pro valor que tem no sistema da receita federal.

Mas dependendo do quanto esse valor excede, pode ser peocessado por sonagação fiscal, mas se não me engano só se pasasr o limite permitido de comprar acima da quota, que é de 3000 dolares para bagagem acompanhada e 10mil dolares pra desacompanhada ou algo do tipo, esse valores mudam toda hora, então não sei o valor exato em vigor.

Isso existe porque acima desses valores é considerado contrabando e não compras pessoais, e a pessoa pra fazer essas compras precisa preencher uma guia de importação.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Uhum, entendi. Se colocar uma pedaleira dentro da mala entre as roupas, as chances de ser pego ficam grandes?

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Van_Lorien

Cara isso é loteria, eu falo pelo meu caso, já passei com uma SG Special e uma Les Paul Custom de 3 caps ambas da Gibson (a SG era pra mim a Lespa prum amigo), e não fui parado (8 anos atrás era muito mais fácil que hoje), mas já fui parado por um Playstation 2.

Da mesma forma, já usei 2x nota com valor abaixo, e passei numa boa, teve um amigo meu que trouxe via UPS um CarvinLegacy declando só 150 dolares na nota, e chegando aqui não implicaram com o valor.

Então vai depender dos fiscais, é loteria pura, eu sempre recomendo vc sempre ter guardado metade do valor do imposto. Sempre que eu ia e comprava algo pra mim ou pra algum amigo eu recomendava ter metade do valor do imposto, guardado. Porque se fosse parado tinha boa parte já. Até pq não tem isso de parar e ter que pagar, como já disse antes tu recebe da receita um DARF com um prazo pra pagar, se não me engano o prazo máximo varia de 30 a 90 dias, se nesse priodo tu não pagar a receita fica com teu produto e ele vai a leilão.

Mas via de regra, tua mala só vai ser revistada se tu for parado.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Beleza! Acho que vai ficar meio tranquilo porque vão ser três pessoas (meu pai, a esposa dele e a filha dela), aí dá pra "dividir" as muambas.
Muito obrigado pelas informações!

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira

Heheh, eu não sei de quanto é a taxa. Só sei que é sobre o que passa dos 500 dólares. Nunca fui parado, nas 3 vezes que fui para o Brasil - e mesmo se tivesse sido, como moro no exterior, o limite não vale para mim. =)

tomatelol
Veterano
# ago/09 · Editado por: tomatelol
· votar


essa cotação de 50% é individual ou pode ser em grupo? digamos eu viaje com 5 pessoas, oque da o direito de 2500 dolares em eletronicos. se eu pegar um laptop de 800 dolares eu vou ter que pagar os 150 (50% de 300) que passaram?

edit: outra duvida, eu não posso levar na mao o amplificador. digamos o blue jr? alguem ja viu esse amp Blackheart BH15H http://www.guitarcenter.com/Blackheart-BH15H-Handsome-Devil-Series-15W -Tube-Amp-Head-483096-i1400399.gc?

Ja tirei essa ideia de despachar o amplificador. muito arriscado, pode quebrar facil, agora estou vendo pequenos heads que de pra levar na mao no avião. até agora vi 4.
Vox night train
Blackheart BH15H
Krank Rev Jr Pro 20W
Peavey Classic 30

EDER R SANCHES
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
Cara, se der pra carregar um Blues Jr como bagagem de mão eu juro que não vou me incomodar de passar 10 horas com ele do meu lado.... Vou até tirar foto da gente voando de volta, hauhauhau.

tomatelol
Veterano
# ago/09
· votar


EDER R SANCHES
seria o melhor pra mim também, nao quero gastar com caixa pro head. mas se não der. vai ser o jeito.. vou economizar do mesmo jeito.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
Adiciona na tua lista o Egnater Rebel 20w também.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
Ja tirei essa ideia de despachar o amplificador. muito arriscado, pode quebrar facil, agora estou vendo pequenos heads que de pra levar na mao no avião. até agora vi 4.


Cara, não sei pq vcs tem tanto medo, obvio que tem riscos, mas como vcs acham que os amps chegam nas lojas pra vcs comprar? a mesma caixa q a fabrica despacha eles pra loja, a loja entrega pra vocês na compra.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
a mesma caixa q a fabrica despacha eles pra loja, a loja entrega pra vocês na compra.

A diferença está no manuseio... Digo, a caixa não chega na loja depois de despencar de uma esteira que fica a 1,2m do chão, ser soterrada por 2 toneladas de malas, para no fim ser arremessada dentro do bagageiro de um avião.

Pode parecer exagero, mas a parte da esteira e do soterramento eu vi com meus próprios olhos. A parte do arremesso...



tomatelol

Cara, esse Night Train é foda demais. Soa bem próximo de um AC15. :) É o único desses aí que eu conheço.

EDER R SANCHES

Meu, o Blues Jr é muito grande para ser levado como bagagem de mão, a não ser que você compre outra passagem para ele! =/ As dimensões máximas são divulgadas nos sites das companhias aéreas. Normalmente, dá para passar um pouco das dimensões e peso indicados (costuma ser só de 5kg!), mas o Blues Junior já é um pouco demais... =(

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Meu, o Blues Jr é muito grande para ser levado como bagagem de mão, a não ser que você compre outra passagem para ele! =/ As dimensões máximas são divulgadas nos sites das companhias aéreas. Normalmente, dá para passar um pouco das dimensões e peso indicados (costuma ser só de 5kg!), mas o Blues Junior já é um pouco demais... =(

Acho que dá pra fazer que nem o USPS que tme limite de peso e tu tem que divir alguns amps então, tu bota o gabinete com os falantes numa caixa, e manda mebaixo e em cima leva o chiscis com as pertes eletronicas em uma outra chaixa como bagagem de mão.

tomatelol
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
é o night train tem 7.7 kg. o resto é um pouco mais pesado.. sera q eles veem exatamente o peso da bagagem de mão?

nichendrix
tá e se vier quebrado.. é uma chance pequena mas é uma chance. nao quero correr esse risco. por isso ja tirei a ideia de despachar. ou eu compro um head e levo na mao ou eu mando fazer um handmade aqui em curitiba, conheço só um cara, mas vai ficar mais caro e a revenda é bem dificil.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
sera q eles veem exatamente o peso da bagagem de mão?

Nunca pesaram a minha. Nas... mais de 20 vezes (!) que eu fiz check in! Não sendo nada enorme, eles normalmente não ligam. Um head como o Nigthtrain deve passar tranquilo. Aliás, normalmente a minha bagagem de mão fica muito acima dos tais 5 kg permitidos.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
tá e se vier quebrado.. é uma chance pequena mas é uma chance. nao quero correr esse risco. por isso ja tirei a ideia de despachar. ou eu compro um head e levo na mao ou eu mando fazer um handmade aqui em curitiba, conheço só um cara, mas vai ficar mais caro e a revenda é bem dificil.

Se vier quebrado a CIA Aerea é obrigada a te pagar o valor de volta, e como é o valor de mercado do item (valor de Brasil), no final da dor de cabeça tu ainda vai sair no lucro hehehehehehehe

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Se vier quebrado a CIA Aerea é obrigada a te pagar o valor de volta, e como é o valor de mercado do item (valor de Brasil)

Onde vc viu isso!?? Nem quando eles perdem a bagagem ele pagam valor de mercado...

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira

A lei obriga que seja, especialmente se tu tem como provar o valor da mercadoria. Agora existe uma enorme diferença entre o que a lei garante e a Cia Aerea diz pra ti, tu só tem o direito garantido mesmo se for brigar, como a maioria não vai atrás de saber os direitos, não vai atrás de cobrar, portanto eles pagam o que acham que devem.

Antigamente tinha uma cartilha com os direitos dos passageiros nos aeroportos, a cartilha era da ANAC, isso em idos dos anos 90, lá dizia que qualquer mercadoria ou bagagem danificada em transito é responsabilidade da companhia aérea e ela teria que resarcir o valor integral quando declarado ou o valor estimado dos bens quando não. Por isso se tu manda qualquer coisa por cia aerea eles te pedem ou a nota ou a segunda via da mesma, toda vez que tenho que mandar guitarra ou amp pra Sampa a TAM me enche os pacová pra tirar uma segunda via com o valor atualizado do instrumento, pq se quebrar em transito, é o valor declarado alí que ela vai me resarcir.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
wppereira
Só mais uma dúvida. Se houver taxação é quando se chega no aeroporto brasileiro ou na saída dos Estados Unidos (caso esteja voltando de lá)? E tem que ser paga na hora as taxas?

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Van_Lorien

A fiscalização é na chegada, e as taxas não são pagas na hora, como eu disse, a mercadoria fica retida na receita, e vc recebe um DARF, que tipo um boleto de pagamento de tributos, lá tem um prazo pra vc quitar o debito sem nenhuma implicação adicional, mas de qualquer forma vc tem um prazo máximo 90 dias pra xse resolver com a receita retirar a mercadoria, pois você tem o direito a pedir revisão de imposto se achar que está errado ou pode entrar com outras medidas administrativas cabíveis, mas todos os processos tem que ser resolvidos nesse prazo de 90 dias.

Mas ontem eu estava falando com uma professora minha que é fiscal da receita, ela tava falando que passa muita coisa em aeroporto, ela disse que na média, pra cada 1 que é pego mais de 60 passam com mercadoria acima da quota. Meu pai que trabalhou na receita até 1992, disse que está é bom, que antigamente passava muito mais... hehehehehe

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Ah tá, agora sim, tudo entendido! Muito obrigado pelas informações e pela paciência pra responder esse monte de perguntas.
:)

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
A lei obriga que seja, especialmente se tu tem como provar o valor da mercadoria.

Que lei é essa? Acho que é importante deixar isso claro pois interessa a todos no fórum.

Normalmente, as cia aéreas pagam algo perto de $20/kg em caso de extravio de malas...
E até onde sei, as empresas não se responsabilizam por eletronicos ou qualquer outro objeto frágil danificado, que não tenha sido declarado (e pago seguro adicional no momento do check-in) como artigo de alto valor.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


wppereira
Que lei é essa? Acho que é importante deixar isso claro pois interessa a todos no fórum.

Aí tem que procurar mesmo, eu só puxei da memoria um negocio que a ultima vez que li tem uns 10 anos, é possível até que tenha mudado, mas pelo menos até 2001 em caso de artigos que tu apresentasse a nota na hora do despacho/check-in, ela tinha q pagar o valor integral.

No caso das malas é bem simples, uma vez que tu tem que declarar tudo que tem lá ou pelo menos provar o valor, pra maioria não tem como provar o que tinha numa mala estraviada, ou tu anda com a nota fiscal de tudo que tu leva na mala?

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Bom...quanto a lei, dei uma procurada e não achei nada a esse respeito.

No caso das malas despachadas, mesmo que você tenha nota fiscal do produto com você e a mala for extraviada, se você não solicitou seguro adicional no momento do check-in (e pagar por isso), a cia aérea não se responsabilizará por nenhum dano a objetos de valor alto, frágeis ou eletrônicos.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


wppereira
tinha posto num edit, mas reposto aqui...

Mesmo que a lei não especifique que a Cia Aerea tem que pagar o valor de mercado integral, a pessoa pode conseguir esses valores na justiça, não sei se existe uma legislação especifica que exclua malas.

Mas qualquer transporte feito em território brasileiro está sujeito ao resarcimento dos valores em caso de perda, roubo, ou estravio dos itens transportados. Mesmo que você não pague o seguro, tu pode pedir o resarcimento dos valores via processo civil, mas no caso com o seguro vc já receberia no ato, não havendo a necessidade do processo. Agora é o tipo da coisa, se o valor da mercadoria é baixo ninguém vai brigar e abrir processo por isso, pq querendo ou não o processo tem seus custos, então se o valor não é significativo, é um gasto "a toa".

Até onde eu lembre, pra mala vale essa regra, a Cia Aérea pode até pagar os $20 por Kg transportado, mas se vc entrar com processo civil (especialmente se puder provar os valores envolvidos), ganha o valor integral sem grandes dificuldades. Mas obvio a lei pode ter mudado ao longo dos anos, e essa informação ser obsoleta.

Então é o tipo da coisa, eles podem até não se responsabilizar, mas os direitos constitucionais à propriedade privada e os processos por danos materiais estão aí pra isso.

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Então é o tipo da coisa, eles podem até não se responsabilizar, mas os direitos constitucionais à propriedade privada e os processos por danos materiais estão aí pra isso.

Com certeza! Se eu matar o papa eu tb posso alegar defesa ou insanidade... A lei julgará todos os casos!

O problema é provar que a mala que desapareceu continha o produto especificado ou que o produto quebrado já não estava quebrado antes de embarcar...São casos muito difíceis de se ganhar, e ainda por cima, como vc falou, o valor dos bens não cobre o gasto com o processo.

A única coisa que quero deixar claro é que "shit happens" e se alguém tiver o amp quebrado no avião DIFICILMENTE conseguirá o valor de volta. É bom deixar isso claro para as pessoas depois não começarem a despachar coisas no avião achando que qualquer problema será integralmente ressarcido pela cia aérea pq leram isso no fórum...

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


wppereira
O problema é provar que a mala que desapareceu continha o produto especificado ou que o produto quebrado já não estava quebrado antes de embarcar...São casos muito difíceis de se ganhar, e ainda por cima, como vc falou, o valor dos bens não cobre o gasto com o processo.

Cara, nem é tão dificil, uns anos atrás a TAM pagou pelos danos ao notebook da minha irmã, ela entrou na vara de pequenas causas e ganhou, pq despachou o computador que tinha comprado em São Paulo embaixo e no transporte ele foi danificado por descuido no manuseio.

Não é um processo dificil de ganhar e nem fácil também, cada caso vai ser um caso, a gente aqui em casa é mais safo nisso porque tinha a loja, então era uma pratica até comum acionar seguro ou quando o seguro não cobria e o valor da mercadoria valia a pena, entrar com processo. Agora como você disse, vai tudo depender do seu advogado.

A única coisa que quero deixar claro é que "shit happens" e se alguém tiver o amp quebrado no avião DIFICILMENTE conseguirá o valor de volta. É bom deixar isso claro para as pessoas depois não começarem a despachar coisas no avião achando que qualquer problema será integralmente ressarcido pela cia aérea pq leram isso no fórum...

O grande lance é que em momento algum eu disse que em qualquer problema será integralmente ressarcido, eu afirmei que se o valor for declarado, você será ressarcido, pagando ou não o seguro. Obvio com o seguro esse ressarcimento é imediato, sem seguro ao final de um processo civil onde a decisão final é incerta, mas as chances de ganhar ou perder via de regra são de 50%, dependendo do histórico da empresa e da pessoa, podem ser maiores ou menores.

Na época da loja, antes de eu entrar de sócio, a gente ganhou facil todas as vezes que entrou contra a Vaspex, porque ela tinha uma ficha corrida de processos por entrega de carga danificada. Naquela época a Tam Express tava começando, e o advogado certa vez disse que contra a Vaspex era facil ganhar, mas se fosse contra a Velog ou a Tam que tinham um bom historico, seria bem mais difícil.

Enfim vai da disposição de cada um pra briga, mas como já disse antes, declarando o valor, é muito menos complicado receber seja o valor de volta pelo seguro, seja por processo.

Isso é que nem bolsa pro exterior, muito pouca gente no Brasil consegue, mas em grande parte é porque muito pouca gente tenta fazer a aplicação, estatisticamente mais de 50% dos que tentam conseguem. O mesmo vale pra processo contra danos materiais, se você entra com o processo e é bem fundamentado, a maioria consegue, mas se não é bem fundamentado é sempre tiro n'àgua.

Mas me repetindo pela enesima vez pra deixar bem claro, o ideal é declarar e pagar o seguro, porque querendo ou não os direitos existem e podem ser reclamados, mas nosso sistema legal é muito complexo, e se vc não domina ou não conta com o auxilio de quem domina os meandros do mesmo, é melhor mesmo prevenir pagando o seguro do que arriscar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amp nos EUA até 400 dolares