Montando o primeiro valvulado - single end K88 e duas 12AX7 no pré.

Autor Mensagem
tatus
Veterano
# jun/09 · Editado por: tatus


Galera, com licença, sou recem chegado aqui no forum e esse é meu primeiro ampli, agradeço qualquer ajuda e sugestão, não tenho curso nem experiência, só pequenos reparos de solda e coisas assim.

Objetivo:
Montar um amplificador valvulado para tocar guitarra base, som clean (gosto de médios graves), no máximo um pop rock quanto a distorções. A guitarra tb esta sendo montada (sempre toquei violão). Para quem interessar se trata de um braço washburn, corpo strat gianinni (uma das primeiras imitações da fender), e se tudo der certo, um kit samarium cobalt noisless.
Como se trata do primeiro projeto não posso me dar ao luxo de sair fazendo alterações e procurei um projeto pronto com o máximo de informações possíveis.
Entre vários escolhi esse aqui na ax84, porque é um pouco mais potente que os outros singles ends que encontrei e as caracteristicas das válvulas me agradaram(será que vou ter os médios graves ou isso é do circuito?): (ancora: Current Materials)
<a href="http://ax84.com/sel.html" target="_blank" rel="nofollow">http://ax84.com/sel.html</a>

São: 2 x 12AX7 e 1 x K88.
Retificação com diodos.
+/- 10 Watts.

Pretendo assim que começar a montar, demorar 1 mês para finalizar, só falta o $$ cair.

Enquanto isso vou expor algumas idéias e dúvidas.

Tem várias cores entre capacitores e resistores e nessas peças não quero economizar, qual seria a melhor opção de material para cada?

No caso dos resistores que estão em branco no layout parecem ser de ceramica, mas vejo fotos de projetos que usam ceramica,metal film e carbon film tb, e achei outros materiais, vejam esse site, com uns NOS antigos [url=http://www.torresengineering.com/allreforyoam.html ]http://www.torresengineering.com/allreforyoam.html [/url]

Quanto aos capacitores parece que os marrons são de mica e os amarelos de polipropileno. veja esse site: http://www.tubedepot.com/fiandfopo.html
Quantos aos eletrolíticos qual é o ideal para audio, achei tantos.

Oque e fuzivel SLO-BLO?

Vou montar um pot para bias da K88 e no esquema explica direitinho, + as informações de veteranos que já encontrei aqui sobre as medições e calculo (valeu!!), acho que não terei muitos problemas;;;mas qual é o procedimento para as de pré, tenho que regular elas tb? d'onde começo?

Compensa trocar uma das 12AX7 por uma 12AT7? distorce menos ou isso é do esquema.
Qual das duas eu substituiria se for o caso ? parece que uma é "inversora", não sei qual.

Ainda estou estudando as possibilidades quanto aos trafos e já achei muitas indicações de bons técnicos que postam aqui, se alguem souber de alguem novo, bom e barateiro por favor...

Assim que começar a montar começo a postar fotos detalhasdas e quanto estou gastando para também contribuir com o forum.

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


tatus
É Licença
de um braço washburn, corpo strat gianinni (uma das primeiras imitações da fender), e se tudo der certo, um kit samarium cobalt noisless. Só o jôgo de captadores custa o preço de uma guitarra inteira. Compre algo mais condizente com a relação custo-benefício.
A designação correta da válvula é KT88, ou 6550. Com esta vávula a saída fica em torno de 20WRMS. Sugiro que vc pesquise o site www.handmades.com.br
Válvulas de pré não necessitam de regulagem de bias. A válvula 12AT7 tem menor ganho que a 12AX7, no que resultará em som mais limpo e menor volume final.
Quanto aos trafos, consulte este site:
http://valvestate.fateback.com/
Abç

tatus
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola

Valeu!!! sobre as bias do pré já era...
mas preciso trocar as duas valvulas ou posso deixar uma 12AX7 e uma 12AT7? o que vc aconselha, vai fazer diferença em um ou outro soquete?

Já vasculhei esses sites e continuo lendo, são ótimos, até já entrei em contato com alguns técnicos antes mas tive um imprevisto há alguns meses e estou retomando agora os estudos para esse projeto.

Sobre os caps da guitarra, achei por 130 dollares e pretendo receber como gift para não pagar imposto: caps , e guardo pra sempre né, a guita pode até ir mas eles não, rsrs.

Vc disse que será +/- 20 Watts, e no site AX84 diz que é +/- 10 Watts, o esquema deles não aproveita a potencia total da KT88?

Obrigado Bertola!

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


tatus
não tenho curso nem experiência, só pequenos reparos de solda e coisas assim.



Voce é maluco ou oque/? valvulados trabalham num tensao bem alta se vc tomar um choque vira churrasco...

cuidado ai isso nao é brincadeira

wiskeria
Veterano
# jun/09
· votar


Sem experiencia vc deveria montar um pedal primeiro para só depois mexer com valvulas e altas tensões...
Sim a configuração single end não resulta em muita potência, vc tera somente uns 10W mesmo com uma valvula mais potente.

kosmiktubes
Veterano
# jul/09 · Editado por: kosmiktubes
· votar


tatus, me parece um pouco ambicioso como primeiro projeto, mas mesmo assim parabéns pelo seu entusiasmo e por já ter pesquisado tanta coisa, está na frente de muitos iniciantes.

Vão aí algumas observaçoes pra tentar ajudar no seu projeto.

Válvula de Potência
Talvez devesse começar com a 6V6, tem um timbre bonito, exige menos bias(pode usar um resistor de catodo facilmente), é mais barata, usa menor tensão e os trafos serão bem menores. A KT88 é uma válvula um pouco mais trabalhosa, pense bem em iniciar com uma 6V6 ou até mesmo com um pedal, como sugeriram aí. Não será menor desafio, um pedal seria um bom projeto pra aprender.

E respondendo a sua pergunta: Não conheço bem o projeto do AX84, mas uma KT88 dissipando apenas 20W está sendo bem conservador, parece que não é um projeto pra KT88....

Fuzível
Fuzível slo-blo é exatamente o que a pronuncia em inglês sugere: slow blow, quando atinge a corrente de fusão, ele aguenta alguns segundos antes de abrir o circuito.

Caps
Capacitores: dá pra fazer um livro só sobre caps...é muita coisa pra resumir aqui... Se estiver realmente empolgado é bom ler bastante online, mas se quiser só resolver para este projeto olhe fotos de amps bons já montados e procure imitar o tipo usado. Preste bastante atenção no sistema de numeração, é a parte mais confusa pra iniciantes. (E observe a polaridade para caps eletroliticos. )

Válvulas de Pré na teoria: As 12AT7 e 12AU7 puxam cerca de 8.5 vezes a corrente de catodo(não de calefação) da 12AX7 e tem mais de 2 vezes a potência(2 a 2.75 Watts), elas são usadas onde você precisa de empurrar uma carga que puxa mais corrente como a grade das válvulas de potência(como inversoras) ou um tanque de reverb(como driver e retorno). Terá que ajusar o circuito de acordo se usá-las em vez de 12AX7...

Válvulas de Pré na prática: O mais comum é ver o pessoal trocar e testar tudo quanto que é 12**7 no lugar daquelas de fábrica....mas se interessar, pesquise mais sobre as diferenças dessa família de válvulas, verá que se a diferença fosse só o ganho o fabricante não precisaria investir em máquinas que custam uma fortuna, poderia só mandar um resistor diferente de brinde.

No mais, o projeto é bem puxado para um primeiro projeto, mas se você mantiver o entusiasmo com certeza deverá ter sucesso. Desde que não se machuque quaisquer erros só poderão custar novas peças.

Boa sorte!

Editado: erro de português lá no início.

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu pela preocupação veteranos, vou tomar MUITO cuidado, já li vários posts seus wiskeria, valeu! ( tb sobre a configuração)

Duvidas recentes:

Posso trocar o capacitor C6, 100uF/50V por um de 220uF/50V, é do pino 8 e 7 da KT88? tem haver com graves?

Há diferença entre as KT88 e as 6550, ou só depende da "grife"?

Se alguem puder olhar o projeto e me dizer se o trafo de saida e de força são suficientes eu agradeço , achei posts de pessoas que acharam estranho o de saida, até porque nas especificações da hammond o 125ESE é de 15W e 80mA, no caso de substituição o esquema diz para fazer com 90mA, porque???
Pode para mais e não para menos?
Poderia substituir pelo de "20W" "90mA" (125FSE)?

Valeu!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Izzychili, obrigado!!! vou deixar o projeto como esta, com as 12AX7, depois estudo mais e testo outras.

Eu preciso de um ampli pra logo brother e já que vou gastar, vou gastar com um ampli bom, não preciso de potência mas tb não quero um champ só.
Eu gostei muito do que li sobre a KT88, achei esse projeto bem completo (as vezes falta uma ou outra informação saca), o fator determinante para a escolha foi que esse proj. me deixou com menos dúvidas, tinha escolhido o HO com El84 e KT66 mas é muita valvula para minha cabeça de iniciante e mudei para esse.

Essa regulagem de bias eu vou fazer com um potenciometro mesmo, lá explica direitinho como colocar um resitor em paralelo...etc

Acho que é a isso que se refere quando diz (ou não):

..exige menos bias(pode usar um resistor de catodo facilmente), é mais barata, usa menor tensão e os trafos serão bem menores.

Para mim o trampo vai ser calcular os trafos, não faço idéia de alterações que terei que fazer no projeto, etc, por isso o primeiro projeto quero copiar.

putz...sobre os caps...

zilhões de tipos diferentes e opções.
Escolhi uns mallory, eletrolíticos e silver mica, fui pelos layouts e fotos do jeito que vc falou.
Os resistores de 1/2 W escolhi de comp carbon, os de 1 e 2 W metal film, e os de 5W aqueles branquinhos, retangulares que parecem sabão handmade, rs
Tá blz esses ou tá +/- ?

Valeu mesmo pelas dicas Izzychili,
abraço!

Obs: Agora vou pesquisar um pouco sobre resitor de catodo, rs

LaBreja
Veterano
# jul/09 · Editado por: LaBreja
· votar


sabão handmade .... aoiahoiahoiahaoi
classico hein!

cara, tomara q de certo seu projeto, vai ficar um amp massa.
;D

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu LaBreja, num parece? rsrs (miniatura)

Para quem quiser umas dicas para comprar componentes nos EUA, aqui vai: http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=1237

Trafos baratos lá fora só achei esses de saída (que possa compensar): http://www.edcorusa.com/(X(1)A(ZHsVgMUwygEkAAAAMzZlMzMyOWUtMDFhZS00NGE wLTgxYzItNWU4NGUyOTM4OWFkYn3uzSH6zasAapPyThnwFlhxXfo1))/Products/Brows eSeries.aspx?SeriesID=34
Frequencias 70Hz~18,000Hz.

Compensa também mandar enrrolar nos handmades nacionais, nunca vi ninguem reclamar de nenhum dos aconselhados aqui e são todos macacos velhos; para quem encontrar muita dificuladade em executar o projeto é o ideal já que eles ainda dão um feedback. Isso porque preciam saber qual é o projeto as vezes, inveitavelmente identificarão erros e detalhes e darão conselhos já que presam por um bom resultado final.

Quem estiver procurando tabela para conversão de uf pf...aqui vai: http://www.bbsvp.com.br/rau/tabela_de_conversao_capacitores.htm
Nota-se, para nós iniciantes, que encontra-se em sites gringos as vezes a medida em MFD, que é igual a UF simplesmente.
Tambem encontramos resitores nos projetos assim (exemplo); 100R que é igual a 100ohms, R de resistência, 1000R = 1K.
1000K = 1M

Capacitores de qualquer valor ligados em paralelo dobram o valor:

Ex: 2 x 50uf em paralelo = 100uf

Capacitores ligados em série dividem o valor.
Ex: 2 x 100uf em série = 50uf

Mais informações sobre esses, aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/84969/

Noções básicas: http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Licensa/Fisica-3.swf

Vejam tb o tópico n°1 da seção amplificadores desse forum.

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Duvida remanecente:

Se alguem puder olhar o projeto e me dizer se o trafo de saida e de força são suficientes eu agradeço , achei posts de pessoas que acharam estranho o de saida, até porque nas especificações da hammond o 125ESE é de 15W e 80mA, no caso de substituição o esquema diz para fazer com 90mA, porque???
Pode para mais e não para menos?
Poderia substituir pelo de "20W" "90mA" (125FSE)?


Valeu!

wiskeria
Veterano
# jul/09
· votar


Se eu fosse vc ouviria o que te falaram anteriormente sobre 6v6, trafos para kt88 tem que ser parrudos, isso significa que são mais dificeis de fabricar, mais caros, trabalham com mais energia...
Logo, se vc não montou nem um pedal ainda pelo menos faça o amp com uma valvula que possa te dar um choque sem te fritar por inteiro.

tatus
Veterano
# jul/09 · Editado por: tatus
· votar


Wiskeria valu cara mas...

Eu não conseguiria fazer outro projeto porque em todos eu fiquei com dúvidas, esse é completo e do geito que esta eu do conta. Alem de não ser mais nem menos do que eu preciso. Faz o download lá e me fala dos trafos pô! o arquivo é http://ax84.com/sel/AX84_SEL_080729.pdf

Se quer falar de segurança reforce então os procedimentos a serem seguidos como descarga dos capacitores com resistor e garras, uso de sandalia e mão no bolso, rsrs ,,ligar ele só se tiver alguma bobina para receber o sinal de audio, ( EU VOU CONSTRUIR ESSE AMPLI DE QUALQUER JEITO!!!! )...tb não sei qual a voltagem que pode me fritar inteiro então fico na mesma assim entende ?

Se eu não conseguir tirar minhas dúvidas aqui vou fazer do jeito que tá lá, até os valores dos componentes eu estou respeitando religiosamente.
Sobre o trafo de força: esse trafo é menor que muitos que retificam a valvula.

Pretendo usar o de saida da EDCOR - 20 dollares : http://www.edcorusa.com/(X(1)A(ZHsVgMUwygEkAAAAMzZlMzMyOWUtMDFhZS00NGE wLTgxYzItNWU4NGUyOTM4OWFkYn3uzSH6zasAapPyThnwFlhxXfo1))/Products/ShowP roduct.aspx?ID=554

Duvida remanecente:

Se alguem puder olhar o projeto ( http://ax84.com/sel/AX84_SEL_080729.pdf )e me dizer se o trafo de saida e de força são suficientes eu agradeço , achei posts de pessoas que acharam estranho o de saida, até porque nas especificações da hammond o 125ESE (indicado como ideal para o projeto) é de 15W e 80mA, no caso de substituição por outra marca o esquema (do mesmo projeto) diz para fazer com 90mA, porque???
Na valvestate é de 70 mA.
Pode para mais e não para menos?
Poderia substituir pelo de "20W" "90mA" (125FSE)?
Alguem para ajudar?
Obrigado!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu!!!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Massa!!!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Quem puder ajudar...

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


não tenho curso nem experiência, só pequenos reparos de solda e coisas assim.

( EU VOU CONSTRUIR ESSE AMPLI DE QUALQUER JEITO!!!! )...tb não sei qual a voltagem que pode me fritar inteiro então fico na mesma assim entende ?

Se eu não conseguir tirar minhas dúvidas aqui vou fazer do jeito que tá lá, até os valores dos componentes eu estou respeitando religiosamente.

Compra um kit na Tctech de um pedal mais elaborado e pratica antes cara. Praticar é muito importante para qualidade final do seu amp. Solda bem feita é FUNDAMENTAL. Imagina vc colocando seu amp num lugar, ele vai sofrer abalados. Precisa ser bem contruído.

Fazer "na marra" não me parece uma idéia sensata.

Boa sorte.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


tatus
Faça!! Vai lá campeão!!

O que são 8 pessoas com conhecimento em eletrônica dizendo pra não fazer?
É tudo um bando de desocupados com inveja! Manda brasa!

(foi mal caras, cansei de ser o lado bonzinho, quero é chutar o pau da barraca, ver o circo pegar fogo! \,,/)

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Faça!! Vai lá campeão!!

O que são 8 pessoas com conhecimento em eletrônica dizendo pra não fazer?
É tudo um bando de desocupados com inveja! Manda brasa!

(foi mal caras, cansei de ser o lado bonzinho, quero é chutar o pau da barraca, ver o circo pegar fogo! \,,/)


Valeu DotCom,,,é isso aí, eu não preciso de pedal nenhum, o meu equalizer da boss já roubaram faz tempo e sei que um desses é muito mais difícil de fazer do que o ax84 SE, então...

"Qual a diferença do hammond 125ESE de 80mA (aconselhado no projeto) para um eventual trafo substituto de 90mA (tb aconselhado no projeto)? tem mais graves o substituto?" poderia colocar o de 70 mA da valvestate e ter o mesmo resultado??? (âmbos 275-0-275V)
Posso usar o de 20W para depois fazer um upgrade?

Vou caprichar nas soldas prometo, tô até vendo um ferro melhor para comprar e um multimetro digital.

Eu por enquanto só tenho que agradecer, mesmo indicando pedais os veteranos estão aos poucos tirando minhas dúvidas, tal como o Bertola, Wiskeria, Izzychili, e os incentivadores, Você e o Labreja, obrigado a todos!
Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


tatus

Vou caprichar nas soldas prometo, tô até vendo um ferro melhor para comprar e um multimetro digital.

Não esquece do sugador de solda, lupa, esponja vegetal,...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahh... Um canal, excelente, pra você se "divertir": http://www.youtube.com/user/TubeDepotTV

Uns vídeos do canal:







Good luck.

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


Kra!!! que doido issu aew!!! kkkkkkkkkkkkk!!!!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu Mauricio Bahia, assim vai ficar facin!!! muito massa os videos do depotube...o cara é fera, parece que nasceu fazendo isso!
Estou com dificuldades de achar essa placa, passei agora por 5 lojas especializadas e ninguem fazia idéia...a persistencia tem que ser grande!
Valeu!!!

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


olha aew um video que mostra um Marshall Major por dentro...dá pra ve as KT88 e tudo dele por dentro...talvez ajude na escolha de capacitores, resistores e etc.....200watts kkkkkkkkkkkkkkkkkk krai...Jimy Page e Black Mor...usava no talo tudo!!!! fica surdo fácil!

http://www.youtube.com/watch?v=JgiJEamLchY

Abraço...

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Obigado Javalee!!!...qualquer ajuda é bem vinda e vc é sempre.
Quem sabe nessa vida de novato agente se supera!
Hoje comprei acrílico para fazer a placa, agora só falta achar esses terminaizinhos para soldar os componentes, e quanto a esses últimos estou pensando seriamente em deixar os top top de lado, exceto as genalex,rsrs para experimentar mods, ai quando tiver o ampli do jeito que eu quero, vou começar a comprar os amphom da vida,,,(20 dollares um capacitor!!) vou comprar um por mês, rsrsrs.
Massa o vídeo, abraço!

tatus
Veterano
# jul/09 · Editado por: tatus
· votar


Onde achar esses pinos de metal? como se chamam...

http://img212.imageshack.us/img212/8146/placaplaca.png

Essa placa asul pode ser de acrílico????

valeu!

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

Manda brasa aew no projeto...vai fikar animalz esse ampli!!! c fikar bão, vai ter que fazer um pra mim na faixa!!! hehehehehe!!! brincadeira!!! tá metido de Genalex ein!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
nóóóóóó ainda coloko elas no meu depois de um tempo! caso eu não gostar do som das EH....que são meia boka pra krai!!!!

Valew, abraço!

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

qdo vc fizer, me avisa qto vc gastou e onde vc comprou as peças, to pra montar esse ampli faz horas...

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee, se ficar bom vem para rio preto que com as peças compradas da para fazer num fim de semana um para vc.( nem fiz o meu ainda mas,,,rs)
Sobre as valvulas ainda estou pesquisando, realmente não sei ainda muito, mas é que as genalex estão tentadoras, pelo que li se destacam mais pela durabilidade em relação às EH, teu ampli vai ficar SHOW, não tem essa de meia boca naum!!!! É que sou um pouco vaidoso, rsrs

Diino, procure nos sites tubedepot, torres, edcor, bluecolor, valvestate,,, acho que vou começar a fazer antes do esperado e vou detalhar bem o projeto para a galera com fotos, listas, vídeos, para contribuir com os que estão me apoiando e os que ainda serão picados pela abelhinha dos valvulados, rsrs,,,, já tenho lista de preços mas espera chegarem as peças para somar as taxas e ai posto, se quiser saber já dos preços é só falar, só falta pesquisar preço dos trafos de força e detalhes de acabamento, e o falante ainda não decidi qual comprar pq não manjo dos específicos para guitarra, até sei as caracteristicas que eles devem ter mas o melhor custo benefício ainda não sei.
Abraço!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Ai galera, resolvi seguir o conselho (parcialmente) dos veteranos: Limpei uns 200 resistores que tinha aqui, tirados de equipamentos antigos, classifiquei e comprei os capacitores mais baratos vendidos nas lojas de minha cidade. Vou montar o ampli e ver como sai, praticar as soldas etc... achei uns retalhos de fibra de vidro por 1 real cada e atualizei as ferramentas, tenho suporte de fuzivel aqui, leds, etc,, vou montar a plaquinha, adaptando layout e meu cunhado vai tentar trazer umas valvulas do paraguay em duas semanas, falei para ele comprar as mais baratas dos modelos que preciso.
Vou usar dois falantes antigos de 8 polegadas para testar, assim que ficar pronto e tiver funcionando começo a montar o mesmo com boas peças e valvulas melhores.
Assim que a placa ficar pronta eu ponho fotos, abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando o primeiro valvulado - single end K88 e duas 12AX7 no pré.