Comparação entre válvulas de pré - 12AX7 (JJ e Ruby) - Áudio

    Autor Mensagem
    pOkiz
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: pOkiz


    Fala galerinha, tudo beleza?

    Então, fiz um negócio aqui que achei interessante compartilhar com vocês, apesar de ser algo simples dá pra notar a diferença de som que as válvulas proporcionam no voicing do amplificador.

    É o seguinte, troquei as válvulas do meu amp e quis sentir a diferença no áudio, então posicionei meus microfones, equalizei o amp, regulei o gain e o master e mãos a obra. Então o amplificador está com a msm configuração, a posição dos microfones identicas... a unica diferença mesmo foi a troca das válvulas. No caso saiu duas RUBY 12AX7AC5 HG (Made in China) e entrou duas JJ ECC83S (Made in Russia).

    Os equips:

    Amp: Randall RD5 Head.
    Falante: Alien Ace
    Microfones: Arcano 57 (R), AKG Perception 420 (L)
    Guitarra: Jackson Dinky com captação passiva.

    Não foi usado pedal algum, somente GUITARRA > AMP

    Não há edição de áudio nas tracks.

    O primeiro take é das válvulas JJ e o segundo da RUBY.

    O que eu senti na mudança:

    JJ: Um som mais dark, maior peso, maior definição, saturação mais cremosa (ou seja, menos granulação), um pouco mais de ganho.

    Ruby: Som mais aberto, maior granulação, menos ganho, menos definição, um "fizz" irritante as vezes e é uma válvula mais "dura".

    Enfim, essas são minhas impressões, comentem o que acharam.

    PS: Eu sou um pseudo-produtor, não sou um guitarrista, o intuito disso é mostrar a diferença entre válvulas, então não me crucifiquem na execução ok? hahaha

    https://soundcloud.com/pokiz/pre-tubes-shootout-jj-ecc83s

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Nos teste que eu fiz sempre achei a JJ mais "profissional" que qualquer outra valvula, ela é uma valvula ótima com baixo ruido ECC83S.

    Na maioria das chinesas tem uma fritação que parece vinil velho com chiado de gravador de rolo.

    timbre ai é outra historia, eu acho as antigas das decadas passadas mais "cremosas" e as novas com um som mais "cru".

    Antigamente até os materias era outros isso e pelas leis da fisica conforme os tipos de materiais vão resultar em diferentes frequencias, nada de absurdo mas isso ja muda a percepção sonora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação entre válvulas de pré - 12AX7 (JJ e Ruby) - Áudio