fender hot rod deluxe ou giannini true reverber?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


procurador

TU quer ficar é surdo mesmo... hehehehehhehehe

Se tu acha que o JCM faz barulho, se prepare pra ver esse Bassman, ele tem um volume animal prum amp de 45W.

wiskeria
Veterano
# mai/09
· votar


este true reverber do anuncio foi cortado, originalmente ele é combo e tá a tempos anunciado sem vender. Tenta fazer uma oferta neste aqui originalzão e falantes de alnico: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94522108-gianinni-true-reverb-1 967-raridade-aceito-troca-amp-baixo-_JM
eu não pagaria 1.400 neste true cabeçote, valvulas usadas, só foi revisado... Prefiro esperar que volta e meia aparece um tremendão bonito beirando os 900 reais, dai vc usa com duas 6l6.

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


procurador

cara sou dono de um T3 e de um TrueReverber 2 que por sinal é meu ampli principal. O T3 esta em casa por falta de falante e preguiça de carregar um caixa pesada, mas estou fazendo uma caixa com 2x12 pro bicho.

O som deles são tão bons qnto o de um Twin ( ou outro clean fender), porém qndo eu comprei eles nos idos dos anos 90 por exemplo eu peguei 400,00 no meu true reverber, hj tá 2000 um no estado de conservação que o meu esta. Hoje em dia até eu apaixonado por gianninis vintage fico meio assim com esses preços, acaba compensando mais vc pegar um da linha hotrod da fender. Não será a mesma coisa, claro, mas vejo uns amplis por aí com preços abusivos.

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


wiskeria
Pois é mas como só preciso de 50W, o Tremandão por ser maior, etc, acaba virando um disperdício, além de menos portável. Estou fechando o true por 1.150,00 aproximadamente e está com as valv. em bom estado. Falei com o técnico que fez a revisão inclusive. Um tremendão (com duas valv. no power) sai por 1.400,00, se revisado e de boa procedência!!! Acho que o valor tá justo... não???

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
Entendo. Mas é a lei do Mercado. rsrsr. Por 1.150,00, um true, bem revisado e conservado, não tá no preço???

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


procurador

Se vc quizer um ampli de "baixa potência" com som de twin acho ainda o TrueReverber melhor que o Tremendão, troque a calha do reverber e coloque uma Accutronics e terá o twin sound

O true reverber fica o bicho com o volume acima do 4,5; seu ouvidos vão adorar a porrada e acima do 6 empurrado por um tube screamer ou outro drive ( uso um drdrive) vc tera um drive vintage bem encorpado.

Só que os 40/50W do bicho falam demais...é muita potencia.

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
pois é. srs tem que tomar cuidado como vol. mesmo. mas eu uso pouco com vol. mais expressivo.

Victorblues
Veterano
# mai/09
· votar


procurador
R$ 1150,00 tá ótimo!!!

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


wiskeria
Será que foi cortado mesmo??? Não parece. Mas veja o valor do amp. do anuncio (2.200,00).

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador

O lance do Bassman é que ele é absurdo com o volume no 2, e vai até 12, e é dificil de crunshar antes de 9-10 e quando o faz é jumpeado.

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
O que eu acho mais legal no bassman é o som clean dele, bastante limpo e brilhante (portanto antes de crunchar...)

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


procurador
Então está no paraiso

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


Victorblues
este que eu estou fechando já está com Accotronics novo rsrs (o tecnico que o revisou que me falou inclusive). Se Deus quiser, vai ser um amplaço pra mim!!! Tenho que arriscar e comprar a distância, infelizmente. Mas estou tratando bem os detalhes e o vendedor é bem responsável (qualificado) e o técnico que fez o serviço é respeitadíssimo em SP. Por isso resolvi arriscar!!

wiskeria
Veterano
# mai/09 · Editado por: wiskeria
· votar


procurador
sim tenho certeza que foi cortado pois não existe cabeçote true reverber, só combo. o preço não ta ruim, mas um giannini cortado desvaloriza, e combo é bem mais prático. Então vc que sabe...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94744985-amplificador-giannini- t-ii-valvuladotipo-fender-reliquia-_JM

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

e quando o faz é jumpeado

o que é um crunch jumpeado? - tipo o quê, não são as válvulas que saturam?......não entendo nada dessas expressões "técnicovalvulatórias"....hehehehehe

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Na verdade era pra dizer, só dá pra conseguir um Crunsh quando o amp é jumpeado... hehehehehehhe

Cara, alguns amps antigos como o Bassman e o JTM-45 ou SLP, tinham 2 canais e 2 entradas por canal, vc pode pegar esses dois canais e ligar eles um alimentando o outro, por exemplo, ligando a entrada 2 do canal normal do Bassman na entrada 1 do canal Bright dele e com a guitarra ligada na entrada 2 do canal Bright, isso faz com que o cana 1 atue como um Booster pro canal 2, assim dá pra conseguir distorção mais forte e mais facilmente.

Não sei explicar como a coisa funciona, mas é como se os canais se retroalimentassem, criando a sobrecarga de sinal necessária pra gerar distorção no pré e no power.

Mas enfim eu posso estar errado quanto aos detalhes técnicos, sei que ao menos no Bassman e na Reedição do JTM-45 dá pra vc fazer isso e tirar muito mais distorção, o porque eu não sei direito.

Como diria Chicó...

Não sei, só sei que foi assim... hehehehehehehe

EDIT:
Aqui tem um video com um teste do Bassman que dá pra ver a diferença. Apesar de esse cara não saber timbrar o amp de jeito nenhum... hehehehehehe



rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

humm...entendi o conceito..

na sua coleção de amplis (se não me engano vc tem vários, né?), vc tem um "exemplar" do bassman?
esse ampli é muito fodástico, pena que não tenha reverb....a fender deveria lançar um bassman super reverb hehehehehe....alguem disse que o vibro king é um bassman com reverb...o problema é que o vibro king é 15 mil dinheiros brasileiros e o bassman menos da metade disso..que reverberizinho caro esse do vibroking, hein?...hehehehehe...brincadeira, sei que o vibro king é um ampli customshop, hand-wired e sei mais lá o que.....heheheehe

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf
Cara eu não chamaria tert 4 amps de coleção, hehehehehe, talvez pros padrões da gente até seja, mas sei lá, as coisas foram acontecendo, são 4 amps como resultado de um processo de 15 anos, não acho que seja muito, mesmo pros padrões da gente, onde eles são bem mais caros do que deviam.

E eu não tenho um Bassman, mas tem um ex-professor meu que eu sempre toco com ele que tem um, então eu termino usando bastante o Bassman. Eu comprei o Blues Deville justamente por ser um upgrade do Bassman, ele é como um Bassman mechido, com 2 canais selecionáveis foi footswitch )normal e drive) e reverb de molas , também tem a chave bright que faz as vezes do canal Bright do Bassman, ele tem a vantagem de ter volume master, mas de resto é todo baseado no Bassman. Não soa exatamente igual ao original, mas perto o suficiente pra conter minha gás de juntar 7 conto pra gastar em um.

Agor o lance do Vibro-King nem é o fato de ele ser handwired, porque até onde eu sei os Bassman também são, o lance (fora o roubo da importadora e das lojas), é que ele ainda é Made in USA, até onde me consta a maioria das reedições hoje é made in mexico ou made in china. Dizem que por isso a qualidade deu uma baixada, não sei se é verdade, mas seria isso que justificaria o Vibro-King custar pouco mais de 4000 dolares lá nos USA, e o Twin everb e o Bassman pouco mais de 2000.

procurador
Veterano
# mai/09
· votar


rsf
Tembém vejo este porém no bassman - falta de reverb. mas será que discretamente não dá pra botar um reverb accotronics na trazeira e interior dele com um potenciometro atrás também??? isso não ficaria muito caro, parece.

procurador
Veterano
# mai/09 · Editado por: procurador
· votar


rsf
Ah, em se tratando de bassman, será que estas reedições mexicanas dão o som dos mais antigos usas??? Há quem diga que os novos twin reverb não dão o som daquelos modenos usas, sobretudo dos mais antigos (black face!?!?), que tÊm aquela cara vintage prateada. Aliás, sem demagogia, testei um jcm 800 dos antigos (dec. de oitenta) ao lado de um reedição igualzinho, na mesma caixa na Krocodillepop e o antigo (que tava uns 15% mais caro que o NOVO) deu um som diferente!!! e a diferença parecia que ia além do estado e marca das valvulas (ambos estavam fechados e não deu pra conferir isso). E o meu jcm é dos antigos (1983, todo original em valv. zeras JJ. NO power preferi usar as svetlanas). Por isso tenho receio de trocá-lo num bassman dos novos (mexicano, cujo timbre temo ficar mais distante dos mais clássicos). Não sei se falei, mas tem um amigo interessado em fazer a troca comigo e o bassman dele tá na caixa praticamente. Eu já toquei duas vezes no bassman, mas ambos eram mexicano novo (não testei os mais antigos, sobretudo aqueles heads que se vê no youtube...

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


procurador

Rapaz, sinceramente um reverb nele não faz muita falta não, qualquer coisa pega um reverb valvulado da guyatone no e-bay ou um Electro-Harmonix Holy Grail, Holier Grail ou Holy Grail Plus que tu vai ter um reverb até mais interessante.

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador

Rapaz a ultima vez que a Fender fez Head do Bassman foi no final dos anos 60, inicio dos 70, e hoje, se for as blonde estão entre os bem valorizados, já as blackface são bem baratas, que nem os Vox AC-30 fabricados até 64-65, os com falantes cinza.

O lance de vc comparar amps antigos e novos é uma faca de dois gumes. Os antigos tinham muita variação, tanto de componentes quanto de qualidade, muitas vezes até de circuito. Isso faz cada amp meio que único, já que até a distância entre os componentes num circuito ponto a ponto exerce alguma influência no campo eletro-magnético que vai gerar o som. Não tem como comparar um amp feito há 30/40 anos com os atuais justamente por isso, nem controle de qualidade eles tinham, então muitas vezes o que é defeito vira qualidade.

No caso das reedições de hoje, a variação é muito menor, tudo segue um padrão mais mecanizado, os componentes como os capacitores e as valvulas são feitos com mais precisão e menos variabilidade no seu funcionamento. Antes vc tinha Bassmans com capacitores de fornecedores diversos, nenhum trabalhando de forma realmente eficiente, hoje os capacitores estão mais eficientes, mais padronizados, as marcas tendem a comprar de um mesmo fornecedor sempre, isso tudo ajuda eles a manter um padrão de qualidade.

Isso termina por matar essa variabilidade que faz um amp único. Mas também garante que vc possa sempre esperar aquilo do amp. Quanto à variação dos amps atualmente, tipo entre as Reedições americanas dos anos 90 e as mexicanas atuais, eu já testei ambas, e não vi uma diferença perceptivel que possa ser atribuida especificamente ao amp.

Mesmo no Blues Deluxe, que eu conheço muito bem, não vi diferença grande entre os mexico e os americanos. Dizem que a diferença maior é na durabilidade, e não no som.

EDIT: antes que eu me esqueça, existem diferenças entre os Bassman Head e combo, e entre o head tweed e blonde tolex e os blackface.

jigo__
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
na tua opnião o blues deluxe é o fender mais versatil q tem??

eu to perguntando isso pq num gostei mto do hot rod deluxe (40w) achei o som dele meio diferente dos otros amp's da fender e ja ouvi vc falando da falta de versatilidade do bassman...

eu nunca testei um blues deluxe, mais ouvi dizer q é o amp q o david gilmour tem usado, não sei se procede, mais enfim, p/ quem ta afim de um som fender vale a pena testar o blues deluxe??? o drive dele é legal???
abç

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


jigo__

Cara, o Hot Rod Deluxe é é um pouco diferente da maioria dos Fender, a proposta dele é dar um som um pouco mais moderno, mas sem perder a característica natural dos Fender (som limpo, brilhante e bem definido), por isso ele tem um segundo estágio de drive, o More Drive que é bem mais pesado. Não acho ele tão diferente do resto não, mas eu não gosto do drive dele porque mesmo no estágio 1 de ganho, tem mais ganho do que eu em geral gosto, mas no geral é um amp bem legal e versátil.

No caso o Blues Deluxe é uma variação do '57 Deluxe, e a base para o HRD, no caso o Blues Deluxe só tem 2 canais e 1 estágio de drive, que tem menos ganho que nos HRD, é um amp bem legal, tem aquele drive clássico de Fender com volume no talo, mas com a vantagem de acionar isso por foot, também tem reverb que pode ser desligado no foot.

É um amp bem legal e confiável, tanto que Keith Richards usou ele um tempo, até o Clapton já apareceu com um Blues Deluxe e um Blues Deville, apesar de dar preferência pros '57 Twin ou o Vibro-King. Eu não sei nada do set atual do Gilmour, mas não me impressionaria se ele usasse um desses, pq o pequeno tem um som bem legal. Como eu costumo dizer, pluga uma strato ou tele nele e vc tem o som dos Rolling Stones automaticamente... ehehehehehe

Agora se ele é o mais versátil, eu não saberia dizer, não testei todos os Fender, mas em geral toda vez que preciso do som de Fender eu uso ele (também por preguiça de carregar o Deville), gosto muito de ligar ele em estéreo com meu Marshall, mas enfim, minhas costas estão estrupiadas de novo, então só tenho carregado 1 amp e como o outro guitar usa Fender, em geral eu levo o Marshall pra me diferenciar. Mas não deixa de ser um puta amp, com volume de sobra, fácil de carregar por ser 1x12 e tem som de Love Strong dosRolling Stones (especialmente com a chave bright ligada), o que mais eu poderia querer de um amp da Fender?

Quanto ao Bassman, eu não acho que ele tenha pouca vestatilidade, ele é conhecido justamente por se adaptar bem a praticamente qualquer estilo. O lance é que ele tem um som muito específico, não tem muitos controles e nem muitas possibilidades de ajustes pra vc trabalhar, então ou é aquele som ou não é, isso faz com que ele seja fácil de timbrar pra virtualmente qualquer estilo, ao mesmo tempo que também é um limitador e tanto já que tu não tem como mudar nenhum config durante a musica se não for rodando os pots, não é como um Blues Deluxe ou um HRD que tu aperta o Foot e já pode ter outro som.

Outra é que ele tem um volume absurdo, e distorção só com o volume no talo, e mesmo usando pedais pra ajudar a distorcer, ele é bem resistente ao drive, ele é pesado pra caralho (mesmo comparando com o Blues Deville que tb é 4x10, o Bassman é mais pesado), grande pra caralho... enfim, só dá pra ter um se tu tiver um roadie e um carro grande, pq no bagageiro do Palio só cabe ele e mais nada e isso tirando a tampa do bagageiro, pq sem ela nem ele cabe... então como o Deville me dá boa parte do que eu quero dele e algumas coisas a mais, e custa muito menos, pra mim saiu uma relação custo benefício melhor.

Mas um dia eu vou ter um Bassman, e achar a timbregem perfeita, aí faço que nem o Buddy Guy, jogo café no bixo pra poder o açucar derreter e "colar" os knobs do bixo no ajuste ideal... hehehehehehhe

EDIT: Enfim ele (e o Blues Deville) tem som de Fender em todos os aspectos. As vezes as pessoas acham ele estranho pq ao contrário dos outros Fender que tem uma personalidade própria automaticamente, eles são meio que frankensteins, o circuito de um amp (Bassman ou Deluxe), com add-ons associados a outros amps da marca, como reverb e a chave bright (em geral Bright é o canal 2 dos Fender antigos), eles também tem algumas modernidades como loop de efeitos e foot, enfim, comparado com um Twin ou um Bassman ou um Deluxe Reverb e outros clássicos da marca, demora um tempo até vc sacar a personalidade deles, e ver que eles tb tem uma personalidade própria.

Comparando com os HRD os Blues Deluxe tem um som mais aberto e expansivo, mais característico dos Fender Vintage.

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador
Há quem diga que os novos twin reverb não dão o som daquelos modenos usas, sobretudo dos mais antigos (black face!?!?)

O lance é que além dos componentes de hoije não serem como os antigos, por serem mais precisos, no caso do Twin Reverb ainda tem um outro fator, que são os falantes, os Twin vinham com falantes JBL, dizem que só dá pra conseguir aquele som com esses falantes, que se vc trocar muda tanto o som que parece outro amp e perdem um bocado da mágica. Apesar dos falantes Jensen que vem neles tentarem copiar os JBL, alguns dizem que não são 100% felizes nesse quesito.

sobretudo aqueles heads que se vê no youtube...

Head od Bassman é uma marmota só de comprar, eles fizeram uns 4 ou 5 circuitos diferentes nos heads, alguns Classe A outros Classe A/B, mas se não me engano, só os primeiros, os heads Tweed que tem o mesmo circuito 5F6A usado nos combos do Bassman. Os outros usam outros circuitos, inclusive, alguns dos Black-Face tem o circuito mais semelhante aos Super-Reverb do que aos Bassman originais.

jigo__
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
kra eu penso em um head tipo esse bassman, mais não tenho $$ p/ tanto, sera q um hand made clone do bassman ou até msm do blues deluxe ficaria bom???

abç

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


jigo__

Cara, não sei, nunca tive um hand made, nunca toquei em um hand made, então fica bem difícil saber, apesar de já ter visto vários videos dos hand mades do pedrone e todos terem me deixado com aquela vontade de comprar um.

Agora um Head Bassman Black Face vintage, não est´´a tão caro não, ontem eu dei uma olhada no e-bay, encontrei alguns na casa dos 600 dolares, o mais caro que vi das black face foi uma que é o head e o gabinete 2x12 original que estava uns 1500 dolares, um head por esse preço sai pelo preço de um hand made aqui, agora é o tipo da coisa, alguns são o circuito AB, outro o A, outros o AA, eu não saco muito dos Bassman black face pra dizer a diferença sonora entre um e outro, a unica coisa que eu sei é que fora o head tweed e a blonde tolex, que tem o mesmo circuito 5F6A do combo, que é o bassman clássico, as outras tem circuitos diferentes, tanto que ela duas são muito mais caras que as black face.

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix
procurador

minhas opiniões:
quanto ao reverb no bassmann: se tivesse, eu teria um..hehehehe

quanto a linha mexicana da fender: acho que a única diferença é o controle de qualidade...no meu HRD, acho que os mexicanos estavam no horário da "siesta" quando ele passou pelo controle de qualidade..hehehehehe...veio com alguns defeitos, de contatos à ligação do reverber...mas nada que o grande Carlos Adolfphs aqui do forum não pudesse resolver..agora está bala...coloquei um alto-falante de alnico, modelo 12A150, da webber, que é um handmaker americano e que produz alto-falantes com as caracteristicas dos jensen da década de 70 ( http://www.tedweber.com/ dêem uma olhada, vale a pena) ...som vintage a não querer mais...para quem tem disponibilidade financeira, vale a pena..o alto-falante é poderoso...troquei tambem as válvulas por jj tesla...com uma configuração mais "amena"..resolvendo aquele "probleminha" apontado pelo nichendrix....agora o canal drive está muito mais macio e administrável..ficou um ampli muito bom...com um timbre ótimo no clean e macio no drive...versatilidade com qualidade timbrística...tenho pedais top (ts808 TBP, modificado pelo Keeley; barber burn unit..etc)...quase não preciso usá-los, pq o ampli faz tudo sozinho..hehehehe..
consegui o timbre que sempre procurei...e por incrivel que pareça só com guita e ampli..o resto virou perfumaria...heheheehehe

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


rsf

Se procurar no ebay, existem kits de modificação com capacitores, resistores e algumas outras modificações que podem ser feita no HRD e no BLues Deluxe para deixar o som deles ainda mais próximo dos Vintage, e sem precisar trocar os falantes. Ontem quase comprei um Kit pra cada um dos meus amps, pq estão bem em conta, na casa dos 45 dolares cada, e nem paga imposto, mas ainda tenho que ver com o técnico ou com o Pedrone, se essas modificações realmente compensam.

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

hummm..vou fazer uma pesquisa lá...aqui em POA o meu ampli tem "médico particular"...que é o Carlos Adolphs...o cara é gênio em amplis e aviões...acho que agora ele está na China ensinando os chineses a montarem um avião produzido aqui no Brasil..
vou fazer uma pesquisa sobre esses kits e falar com o Dr. Carlos sobre essas alterações.hehehehe...se valerem a pena, por que não? tudo em nome da perfeição timbristica..hehehehehheee
eu gosto de fazer essas "experiencias" com o meu HRD...aliás, já fiz várias, algumas deram certo, outras nem tanto...
valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fender hot rod deluxe ou giannini true reverber?