O que a série Mark da Mesa Boogie tem de especial?

Autor Mensagem
EDER R SANCHES
Veterano
# abr/09


Blza, pessoal?

Alguém aí poderia me dizer o que a série Mark da Mesa Boogie tem de tão especial? Além daquele equalizador que todos sabemos.
Faço essa pergunta porque a gente sempre discute timbre e características dos mesmos amplis, seja JCM 800, Plexi, Basman, Twin, Soldano, alguns outros modelos da Mesa e etc. Mas nunca ví um tópico discutindo as características de um Mark. E hoje no meu intervalo (tava estudando pra provas da facul) me peguei pensando "o que será que aquelas amps Mesa Boogie têm de tão especial?", porque os bichinhos são muito caros e difíceis de se encontrar no Brasil.
Fica aqui o convite, quem quizer comentar será muito bem vindo.

Valeu.

Abraço.

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


o que será que aquelas amps Mesa Boogie têm de tão especial?
EDER R SANCHES
Valvulas...

Marcosrcf
Veterano
# abr/09 · Editado por: Marcosrcf
· votar


"o que será que aquelas amps Mesa Boogie têm de tão especial?"

Acho que a dificuldade de poder brincar com um desses, hoje em dia vários estúdios tem um JCM800, na minha cabeça ficou o sonho de ter um Mesa... (eu disse TER e não tocar)

Acho que é o mesmo tipo de "magia" da Fender e Gibson, consumismo puro! LoL

Edit: desde q comecei tocar sempre vejo alguns guitarristas que eu admiro usando MesaBoogie

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/09 · Editado por: EDER R SANCHES
· votar


Liro_Points
Um meteoro também pode ter válvulas, e aí?

Marcosrcf
Mas o que move toda essa magia atrás desse amp? É isso o que eu digo, entende? Você sabe o que uma strato faz ou o que uma Les Paul pode fazer, mas eu não tenho a mínima idéia das características desse amp.
Agora, vou concordar com vc, que dá uma vontade inconsciente de ter esse brinquedinho, isso dá mesmo.

Valeu.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


EDER R SANCHES
A meu ver, é a versatilidade incrível desse ampli.

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom
Por que? Pode comentar mais a respeito? Como são os canais dele? E aquele equalizador como funciona?

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


EDER R SANCHES
A diferença real eu não vou saber responder, nunca toquei num MesaBoogie (Apesar de ser um sonho de consumo, LoL)

Caso tudo dê certo na terça feira eu prometo que respondo em umas 2 semanas!
Será um prazer poder responder sua pergunta!
haeoiuHAEOIuhaeoAIEUHoaeiuhAEOIUhaeoiaEUHOAeiuhEA

Erotomania.
Veterano
# abr/09
· votar


Fender se destaca no Clean, do mesmo modo de Boogie se destaca no Crunch/Hi Gain

vision
Veterano
# abr/09
· votar


Acredito que seja a alta versatilidade mesmo.. e a clareza do som.. consegue-se tudo o que se quer

não digo só pelo equalizador dele.. olhando o esquema elétrico do amp, dá pra notar que a cada configuração que você faz, ele chaveia muitos componentes e várias coisas do amplificador, quantos canais ele tem mesmo?

claro.. ainda tem o consumismo.. mas pelo excesso de controles desse amp acredito que dê a "magia" dele, pois agrada todo mundo

B.Frusciante
Veterano
# abr/09
· votar



Fender se destaca no Clean, do mesmo modo de Boogie se destaca no Crunch/Hi Gain


huahuauah

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points
Um meteoro também pode ter válvulas, e aí?

EDER R SANCHES
Hehe tava zuando cara...Sei que o amp é foda porque já ouvi ao vivo num show, mas não conheço ele realmente! Abç

Mbastoss
Veterano
# abr/09
· votar


B.Frusciante

huahuauah [2]

Erotomania.
Veterano
# abr/09
· votar


Qual a graça ? auheuoe

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


Eu acho que grande parte da magia dos amps da Mesa se dá pelo misterio em volta deles...
São amps totalmente feitos a mão, dificeis de achar, caros (o que impede 99% dos musicos de chegar perto de um) e usados por varios artistas de peso. Isso cria uma curiosidade imensa nos guitarristas fãs de Metallica, Dream Theater e outras bandas Boogistas.
Sonoramente falando, acho que a distorção e um Mesa põe no bolso qq marshall etc... é uma distorção limpa (se é que isso existe rs), sem aquela sujera toda, e tem um peso monstruoso.
Enfim são obras de arte valvuladas.
Pra mim isso é o que difere os Mesas de qq outra marca "industrializada".
Como o topico é sobre a serie Mark em si, vou postar um video do Y2B que um maluco ta tocando Master of Puppets num Mark IV halfstack. Olhem esse timbre! simplesmente uma das melhores distorções que ja ouvi.



(a guitarra dele é igual a minha hehe só que o amp eu desencanei pq nunca vou nem olhar pra um...)

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.
eu desencanei pq nunca vou nem olhar pra um...
Num fala isso cara.....






Se eu ganhar na Megasena deixo vc olhar o meu(s) amp(s)!

Slash_1989
Veterano
# abr/09
· votar


Marcosrcf
ninguem ganha nessa bosta! os q ganham morrem antes de comprar um boogie!

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


Marcosrcf

Aeeeeeeeee!!! pelo menos olhar né? rrsrs

Slash_1989

O que da mais raiva é que os figuras que ganham essa merda, em 1 ano ja gastaram tudo com cachaça, cigarro, forró e puta... ¬¬

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Slash_1989
Por via das dúvidas vou deixar um encomendado! (quem derá!)
hOAEIUaeoiuheaOIeauhEAOIUeha


O som é sensacional!um dia ainda terei um! com ou sem megasena!

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.

De fato o som é maravilhoso, mas que Mesa tem dist de primeira a gente sabe, mas e quanto ao clean desse amp? Será que é apreciável? Rola fazer um blues legal num amp desses (e/ou outro mesa que se preste para tal)?

Abraço, valeu o video, muito bom.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


EDER R SANCHES
Só de olhar no site você já vê as diferenças...
http://www.mesaboogie.com/Product_Info/Out_of%20_Production/Mark_IV/ma rk_iv.html
-------------------
Listando...

3 canais (normalmente os amplis tem 2...)

O canal solo tem uma eq totalmente independente

Equalizador gráfico "footswitchable" (liga/desliga pelo foot)

Loop de efeitos "footswitchable"

O footswitch dele tem 6 botões, pra poder controlar todas essas funções.

---------------
Porém, o som dos Mesa é mais famoso pela série Rectifier, que é usado por muitas bandas de New metal, além de Dream Theater, Metallica (alguns albuns), Korn...

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


EDER R SANCHES
De fato o som é maravilhoso, mas que Mesa tem dist de primeira a gente sabe, mas e quanto ao clean desse amp? Será que é apreciável? Rola fazer um blues legal num amp desses (e/ou outro mesa que se preste para tal)?

Abraço, valeu o video, muito bom.


Cara eu particularmente gosto do clean deles. As valvulas de power da maioria dos Mesas são 6L6 ou similares... então o clean é geralmente bem cristalino. Pra mim é só colocar um chorus de leve e fica perfeito.

Agora se for falar de crunch, tem a serie Lone Star e a Stilleto que são não são amps tr00s como o Rectifier e o Mark e sim amps mais classicos e tal... otimos pra um blues...
Acho que o Andy Timmons usa esses amps...
Da uma olhada naquele video que ta na pagina principal do site deles... é uma musica do Andy com um timbre crunchado bem bomnito na minha opinião.

Que bom que tu gostou do video! foi esse video que me fez comprar a guitarra... mas infelizmente ela ta plugada num Meteoro Atomic Drive ¬¬

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Rapaz, agora quem quer um Mesa/Boogie com tudo que um Mesa tem pra oferecer, deveria testar os antigos Blue Angel, o amp é perfeito, é Class A, pra tocar Blues e Rock and Roll Classico é o que há, e até o Keith Richards chegou a usar eles pras gravações do disco Voodoo Lounge, ele é bem simples, tem só 15W mas muitos um dos melhores amp da Mesa/Boogie junto com o Mark I e o Dual Rectifier Trem-o-Verb.

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/09
· votar


upzinho

yuriguitar11
Membro Novato
# jun/21
· votar


Cara, eu tenho um mark v e uma das coisas mais impressionantes que vejo nesse amplificador é a forma como você consegue uma distorção BRUTAL apenas ligando a guitarra no amp e nada mais. Eu achava que era propaganda do tio Petrucci quando dizia que as gravações de distorção são feitas com a guitarra, o amp e nada mais. Cara, é verdade. É algo que nunca vi na vida porque em outros amps, ou o som distorcido é vergonhoso ou você precisa de alguns pedais pra empurrar, equalizadores externos pra lapidar o som e etc. Esse mark v é absurdo. E nesse mesmo canal de distorção brutal, você consegue fazer leads extremamente liquidos e com um sustain que nao consigo descrever e isso tudo sem mexer em nada. Ou seja, no power chord parece um motor de caminhao e nas high notes é um cantado tipo de um violino.

Você tem 3 canais independentes. Em cada canal você tem 6 configurações de equalização independentes (treble, mid, bass, presence, master e gain). Em cada canal você também tem 3 sub-efeitos (ou seja, 9 amps diferentes à disposição para escolher). Lembrando que o master é um volume de pré amplificador de cada canal, ou seja, você consegue saturar as válvulas de pré pra deixar o som mais gordo e mais quente ou mais macio e aveludado independente do volume principal. É um recurso absolutamente maravilhoso porque você pode ter um som de distorção muito pesado sem o volume estar alto (coisa que outros amps à valvula nao fazem. O volume de power de alguns amps é o mesmo do pré, aí pro som ficar legal tem que ficar muito alto, isso nao acontece no mark v). Em cada canal você também tem um outro recurso onde você escolhe o modo normal ou os modos bold para clean, mark 1 thick para o canal 2 de crunch e bright para o canal 3 de distorção. (eles dão mais brilho e engordam o som se ativados)

Não o suficiente, você tem atenuadores de potência independente por canal (10W / 45W / 90W) perfeito pra quem precisa usar o amp em apartamento ou algo do tipo. Você tem um equalizador grafico que pode ligar ou desligar pelo footswitch e também existe um recurso onde você pode mesclar entre o som "default" de fabrica (quando o equalizador gráfico está desligado) e o som com o equalizador gráfico ligado. Tentando resumir, é o meio termo entre o "som de fábrica" e a configuração que você fez no eq grafico.

Por fim, você tem um reverb de mola maravilhoso com controle de intensidade independente por canal, você tem um volume para solo que é configurável e acionado também por footswitch. Tem um loop de efeitos que não perde sinal. Esse loop se encontra depois do pré e antes do power, portanto, você tira o sinal do amp ja modulado. Eu uso para chorus e delay e fica espetacular. O clean com um chorus leve, reverb pra dar espaço e um delay sutil, é a coisa mais linda que ja ouvi. Você também tem o BIAS que ja vem regulado de fábrica e não precisa mexer caso use sempre válvulas Mesa/Boogie alem de oferecer a possibilidade de usar valvulas 6L6 ou EL34 apenas trocando as valvulas e mudando uma chave de possição (evita gastar dinheiro com técnico pra fazer a troca e regular o BIAS). Muitas pessoas também não mencionam mas esse amp tem um recurso SLAVE para tirar o som do amp e mandar o som para P.A. ou mesas de som. Muitos usam o loop de efeitos para fazer isso em outros amplificadores mas no mark 5 esse recurso existe e é independente do FX LOOP e com controle de volume separado. O amp também conta com uma saída para afinador e um atenuador de potência chamado VARIAC onde o amp trabalha com voltagem reduzida. O som permanece praticamente o mesmo e para fins de preservação do amp é um recurso fantástico pois por trabalhar com menos tensão, esquenta menos e preserva os componentes internos quando você não precisa de tanta força (como em pequenos ensaios ou pra tocar em casa).

Com essa INFINIDADE possibilidades e recursos, eu pergunto: HOJE (2021) um bom mark v, bem preservado eletronicamente e esteticamente custa por volta de R$20.0000 no mercado. Com esse mesmo valor, você consegue algum outro amp pra bater de frente em complexidade, versatilidade e qualidade sonora? a resposta é NÃO. Se for ver, o mark é um amp muito barato por tudo que oferece. Estou absolutamente satisfeito com esse amp, não vendo por nada nesse mundo e recomendo à qualquer guitarrista, de qualquer estilo.

lamas92
Membro Novato
# jun/21
· votar


yuriguitar11

Por isso vi Ozielzinho comemorando que conseguiu comprar o seu, em ótimo estado e com bom (?) preço.

Djrafahh
Membro Novato
# jun/21
· votar


yuriguitar11
Andei vendo muita coisa sobre o Mark V, achei bem completo mesmo, vale cada centavo. Tenho pretensão de comprar a versão de 35w, é satisfatorio para meu uso caseiro. E se for usar fora ele tem direct box e simulação de gabinete pra usar em linha.

yuriguitar11
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: yuriguitar11
· votar


lamas92

Eu sou suspeito pra falar, ter esse amp sempre foi um sonho antigo. Se for olhar apenas o preço, é realmente caro e infelizmente isso é um dos motivos que dificultam o acesso mas se você for comparar, tem muito amp aí que não faz 10% do que um MARK V faz mas custam o mesmo ou ate mais.

yuriguitar11
Membro Novato
# jun/21
· votar


Djrafahh

Vale sim, recomendo demais. O 35W é um amp excelente também. Pela internet o pessoal fala muito bem dele. Empurra qualquer cenário. Confesso que também tenho vontade de ter um devido a facilidade em transportar para ensaios e shows sem pesar demais pra carregar e sem ocupar tanto espaço

Djrafahh
Membro Novato
# jun/21
· votar


yuriguitar11
Andei vendo muita coisa sobre o Mark V, achei bem completo mesmo, vale cada centavo. Tenho pretensão de comprar a versão de 35w, é satisfatorio para meu uso caseiro. E se for usar fora ele tem direct box e simulação de gabinete pra usar em linha.yuriguitar11


Fiquei muito interessado no 35 por essas facilidades mesmo. Vamos programar o orçamento pra não ter problemas com a patroa. Kkkkkkk

Ramsay
Veterano
# jun/21
· votar


O Mark V é um excelente amplificador mas, segundo usuários de diversos fóruns tanto nacionais quanto gringos o Mark V não tem o mesmo "punch" e pegada de um Dual Rectifier.
O porque eu não sei, mas, o fato é que existem muitos usuários insatisfeitos no Reddit que se perguntam se o Mark V vale a pena ou não:
https://www.reddit.com/r/Guitar/comments/3dgjlf/mesa_boogie_mark_v_wor th_it/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que a série Mark da Mesa Boogie tem de especial?