Boost em Amplificador Valvulado

    Autor Mensagem
    vitor_rock
    Veterano
    # abr/09


    Ae galera, sou relativamente novo no forum, mas toco guitarra a algum tempo. Não entendo quase nada de eletronica nem de amps, mas estou proximo a comprar meu primeiro amp valv (pela tubeamps) e preciso saber uma coisa sobre o comportamento de boosters em amps assim. Em pedais de distorção, ao usar um booster antes dele, eu só tenho um aumento de ganho, e pouco aumento de volume, agora usando depois, eu tenho um destaque ótimo de volume (melhor para solos) e sem aumento de ganho (a não ser q seja outro pedal de drive)

    Se eu usar um pedal TS ou semelhantes ou um booster limpo comum desses q tem no mercado, no input de um Amp valvulado, no canal Sujo, eu consigo um bom destaque de volume/ganho pra solos, ou ele só aumento o ganho assim como em pedais de drive?

    pierrex
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    consegue sim man. eu tenho um booster (exclusivamente booster) empurrando as válvulas do meu amp e quando o ele está ligado com o único knob no mínimo, há apenas um equilíbio nas frequências. mas a medida que vou abrindo ele, vem o boost no volume e consequentemente mais saturação. em geral regulo abrindo de 30 a 40%, adicionando volume sem alterar tanto a saturação (só o necessário pra dar aquele brilho!!). se eu abrir o booster 100% satura muito mesmo, quase high gain rsrs. aí acho que depende do amp, mas em valvulados quanto mais volume mais saturação tb (mesmo na canal limpo). bom de um booster exclusivamente booster é que não muda o timbre original.

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: B.Frusciante
    · votar


    bom de um booster exclusivamente booster é que não muda o timbre original.


    O que não é bom para todos os casos, já que as vezes o timbre original quando saturado simplesmente com o booster limpo não fica muito bom, pode ficar com o pico de alguma frequência, ou falta de frequência médio-agudas(mais normal).. Por isso existem os Bass e Treeble Boosters.

    Também tem o caso de ficar com o timbre muito 'pontudo'(excesso de dinâmica, se vc der um toquezinho mais forte na guitarra o amp grita muito.. geralmente ocorre quando satura muito o PRÉ do amplificador sem chegar ao ponto de compressão natural das válvulas de power), e a solução disso é usar um pedal de Drive(por exemplo o tube screamer), Boost sujo(BB Preamp), Fuzz(fuzz face, etc) e até um Compressor mesmo... Isso ocorre principalmente nos amplificadores com headroom maior ou muita potência, quando não ocorre a compressão das valvulas do power gera isso..
    Bons exemplos são o Bassman e o Plexi, um com alto headroom e outro com muita potência.

    vitor_rock
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    mesmo se o amp já estiver com a distorção?

    se for, ótimo! pq minha ideia era usar um TS-9 clone como booster na hora de solar !!

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vitor_rock

    sim mesmo em amplis já com distorção....só que qndo já esta com distorção o booster pode aumentar alguma frequência em especial que vc ñ gosta, ou embolar mas basta regular. É perfeito para usar nos solos.

    abs

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vitor_rock
    Se seu ampli já estiver fortemente distorcido, ele vai dar mais ganho e mudar a sonoridade (caso use um OD/EQ como booster).

    Se você só estiver com um crunch no ampli e boostar, você vai ter um aumento no ganho, e também um certo aumento no volume.

    Javalee
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olha lá depois esse Alien Booster da www.mgmusic.net
    Muuuuuuito bom esse pedal aew, chega até num FUZZ no final!!!

    vitor_rock
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    sim mesmo em amplis já com distorção....só que qndo já esta com distorção o booster pode aumentar alguma frequência em especial que vc ñ gosta, ou embolar mas basta regular. É perfeito para usar nos solos.

    abs


    ÓTIMO ! Valeu pela ajuda ae

    almy
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    "bom de um booster exclusivamente booster é que não muda o timbre original."

    Um muito bom que tive oportunidade de usar e se encaixa nessa categoria é o Zakk wylde overdrive da MXR

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    almy
    o wylde overdrive muda o timbre...

    Mc Fly
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Aproveitando o tópico, se eu aplicar um booster em um canal clean, tipo em cima de um Twin Reverb, eu consigo distorcer o som para bases e solos ou é só aumento de volume?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mc Fly
    Pra saturar o pré ali é difícil viu... Vc fica surdo antes.

    El_Deco
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pessoal, pra não criar um novo tópico sobre a mesma coisa:

    Comprei um Meteoro Classic V8. Estou achando o amplificador muito bacana, tem muito timbre e potência.

    Andei lendo um monte sobre boost e me interessei em usar a técnica pra duas finalidades:

    1) Tirar um som melhor com volume baixo
    2) Dar um drive mais sujo do que o equipamento é capaz

    Tenho uma Zoom G7, e estou querendo usar ela como boost (forçando só o volume de saída ao invés de usar os drives da própria pedaleira) pra aproveitar o drive valvulado.

    Sendo que o V8 não tem loop de efeito, a questão é: fazer isso é uma boa prática? Digo... me dá a impressão que aumentar o volume do sinal de entrada poderia causar danos ao amplificador.

    Muito obrigado!

    Lord Sigis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O boost apenas aumenta a saturação das válvulas do pré-amplificador mas não da potência. Você obterá maior distorção de pré então.
    Compra um pedal de clean boost. Acho que vc pode faer isso com sua pedaleira também.

    El_Deco
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Lord Sigis,

    Agradeço a resposta. No entanto, minha pergunta não era exatamente essa. Eu compreendo que o drive resultante será das válvulas do pré.

    Mas me preocupa se, ao fazer o boost (dá sim pra fazer com a pedaleira), eu corro o risco de danificar o meu amp, reduzir a vida útil das válvulas do pré, etc etc.

    Minha pergunta se baseia no fato de que o V8 tem apenas um input, e que, imagino, ele se destina a um sinal "com volume de guitarra", e não necessariamente "com volume de boost".

    Muito obrigado!

    jigo__
    Veterano
    # out/09
    · votar


    El_Deco
    kra num tem dessa de volume de boost, para de se preocupar atoa!!

    abçs

    Lord Sigis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Isso nao tem nada a ver.
    Pode fazer sim.
    Inclusive, você pode até, se quiser, ligar vários boosters em série.

    Zeraus
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Lord Sigis
    O boost apenas aumenta a saturação das válvulas do pré-amplificador mas não da potência. Você obterá maior distorção de pré então.
    El_Deco
    Eu compreendo que o drive resultante será das válvulas do pré.

    Eu tenho sinceras dúvidas se o drive será somente de pré....

    Deixando o master volume no limiar entre clean e crunch (ex: volume no 5), ao adicionar boost de volume o drive resultante não seria de saturação de power também não?

    Lord Sigis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Zeraus
    Não. :)

    Zeraus
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Lord Sigis
    Então... como atingir saturação de power? Master no 10?

    SevenTool07
    Veterano
    # out/09
    · votar


    vitor_rock

    tu vai pegar qual amp?? to pensando em pegar um tubeamps também hehe.

    Pessoal, também estou com essa dúvida. Estou pensando em pegar um clone jcm800 da tubeamps, mas estou com medo de não ter distorção suficiente com ele. Não quero ter que ficar tocando muito alto para poder tirar um som muito saturado dele. Com meu Merdeoro atomic drive mais o zakk wylde overdrive mais captadores ativos já consigo uma distorção até considerável com um volume baixo. Consigo o mesmo em um jcm800??

    lemingue
    Veterano
    # out/09
    · votar


    El_Deco

    Boost no input de amp valvulado não estraga as válvulas.

    SevenTool07

    JCM800 sozinho não tem a distorção que deu fama a ele. Ele precisa de um pedal para aumentar o sinal de entrada e saturar as válvulas de pré. Distorção de pré se consegue em qualquer volume, inclusive com o JCM800 (usando boost).

    El_Deco
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Agradeço as respostas de todos!

    Lord Sigis
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Zeraus
    Sim. Volumes altos. Dependendo das válvulas de potencia pode saturar mais tardiamente ou mais precocemente.
    Já pensou em encomendar um single-ended?

    jigo__
    Veterano
    # out/09
    · votar


    SevenTool07
    kra pode pegar o clone do JCM tranquilo q o od q vc tem ajuda bastante...eu pegaria um clone do plexi por ser mais versatil q o JCM mais isso é de gosto e de estilo!!!

    abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boost em Amplificador Valvulado