Problemas com boost em Drive de Valvulado

    Autor Mensagem
    Fabio_mrtns
    Veterano
    # fev/12


    Bom dia pessoal do FCC !

    Tenho o Blackstar HT-20 e tenho o pedal Landscape Organic Drive & Booster.

    O problema é o seguinte:

    Quando eu uso o booster no canal limpo ele aumenta o volume de acordo com o que eu coloco no pedal, funciona perfeito como sempre usei.

    Agora quando eu ligo o outro canal do ampli de drive e aciono o meu pedal de booster, o volume não altera mesmo com o volume do pedal no máximo, se eu volto pro canal clean com o booster dá aquela diferença nos volumes.

    Quando eu não tinha o valvulado usava o pedal de booster após as distorções para aumentar o volume das mesmas, no valvulado como farei isso ? colocando o booster no loop de efeitos ? alguém tem uma luz ae ?

    Valeu !

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Fabio_mrtns
    Cara, tava explicando isso num outro tópico agora. Boost ANTES da distorção , dá boost de GANHO. DEPOIS da distorção, boost de VOLUME. Boost não é necessariamente aumento de volume.Boost significa aumento, seja de ganho ou de volume.

    Fabio_mrtns
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Led Zé

    É eu acabei de ver lá no outro tópico, então terei que deixar o pedal do loop para dar volume ? ou deixo ele com o drive e volume no máximo só para dar aquele pouquinho a mais no solo ?

    Engraçado que antes com transistorizado eu tinha que dar um boost bem alto para os solos aparecerem mais altos que o resto da banda e no ultimo ensaio sem boost o pessoal disse que escutou os solos com o meu valvulado, o drive dele funciona tipo como um compressor tbm eu acho.

    Mas como eu estava acostumado a aumentar o volume, sinto falta de alguma coisa, não sei se é noia minha kkkkkkkkk

    victor.gomes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Fabio_mrtns

    O que acontece é o seguinte...
    quando vc está usando o canal drive do amp, vc já está saturando as válvulas com o ganho que vc setou no pré, então quando vc usa seu pedal de boost, não há muito mais o que as válvulas lhe entregarem em volume...

    Faça o seguinte teste, diminua o ganho no pré do seu amp e veja como o boost vai se comportar. Com certeza vc perceberá mudanças mais siginificativas de volume e ganho...

    Raciocinando da mesma forma vc entende por quê o boost é tão mais perceptível no canal limpo.

    O que vc consegue fazer, mas não é o ideal com este pedal, é liga-lo no loop. Porém, o ideal seria fazer isso com um pedal apenas de boost, e não um overdrive. Desta dorma, depois de o sinal ja "processado" pelo pré ele aumentaria o sinal, jogando mais volume para o power. Ligando esse seu pedal no loop é provável que não fique muito bom, devido a ele distorcer mais uma vez o som, depois do pré... mas não custa tentar!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Fabio_mrtns
    Para que vc possa sentir o efeito de boost no canal drive, tem que baixar bastante o gain dele.Isso porque o drive é feito com diodos em contraposição.Com isso, a partir de certo nível de voltagem de sinal, a amplitude(volume) fica constante e se vc aumentar o sinal de entrada, apenas vai sujar mais o som, mas não elevá-lo, pois os diodos não deixam.É característica de alguns circuitos de drive, depende como é construido.Pode tentar o boost no loop de efeitos, pra ver se dá diferente ou regular o gain no canal drive.Como o circuito de clean não tem os diodos, nada impede o aumento de volume com o booster, pois não há limitação do nível do sinal, daí a diferença.Como em drive vc satura(dá ganho até distorcer), não tem mais o que dar com o boost.Geralmente se regula com master volume no máximo e gain de drive reduzido, aí entra com o booster.Abcs.

    Fabio_mrtns
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu pela dica entendi o que vc explicou perfeitamente, o problema é quando estou tocando um Metallica por exemplo e já deixo o ganho no talo para ficar pesado ai o boost não faz nada mesmo.


    victor.gomes

    Vou tentar liga-lo no loop e ver como fica, o meu pedal da Landscape tem um opção muito lega que é o Blend, aonde vc escolhe entre clean (sinal limpo da guita) ou drive (timbre do pedal), com isso ele é ou só um booster de volume ou um overdrive, acho que posso joga-lo no loop somente como booster !

    Fabio_mrtns
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ae pessoal, liguei o pedal no loop e funcionou perfeitamente como boost de volume, mesmo deixando somente como volume ele dá uma saturada a mais na valvulas e acaba distorcendo um pouco o canal limpo por causa do aumento de volume mesmo !

    Agora sim deu para destacar bem nos solos, ontem toquei no ensaio com a banda e usei o boost e ficou ótimo.

    Só uma dúvida é normal começar a crunchar no canal limpo com o master no máximo e o volume do canal em 13h ? Tipo o volume do canal deve estar em 60% ou posso usar de outra maneira ? Eu vou testar dps colocando o ISF para o timbre da Fender para ver se melhora o clean nessa configuração. Mas achei que tah saturando bem fácil.

    Alguém tem alguma dica ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Fabio_mrtns
    Com master no máximo, qualquer ampli satura depois de posição 10 hrs.Abcs.

    Fabio_mrtns
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs

    Então devo diminuir o master e aumentar o volume dos canais para ter um clean mais limpo ou vai dar praticamente na mesma ? tipo master e os 2 canais em 15h ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Fabio_mrtns
    Isso varia de ampli para ampli e conforme o tipo de captador que sua guitarra tem.Comece deixando o master no máximo e os gain em zero, aumentando os mesmos até dar a primeira crunchada.Depois faça o mesmo com o master em 15h e estabeleça em que ponto vai ocorrer o inicio de saturação.Como norma de regulagem, nunca se usa todos os coltroles no máximo, sempre tem que deixar um pouco de sobra caso vc queira enfatizar uma passagem musical.É valido também para o botão de volume da guitarra.Observe um video do Clapton ou do Buddy Guy e veja como eles utilizam a técnica do botão de volume da guitarra, uma das mais importantes na execução com guitarras e que poucos ensinam, pois é considerada como "pulo do gato".Abcs.

    Fabio_mrtns
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Valew cara ! Vou testar essas configurações no fim de semana, em casa não dá pois moro em ap, no fim de semana vou pro sítio ai sim dá para saturar as valvulas ! Vou ver esse lance do volume da guita, não tenho o costume de usar mas vou observar isso melhor.

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É valido também para o botão de volume da guitarra.Observe um video do Clapton ou do Buddy Guy e veja como eles utilizam a técnica do botão de volume da guitarra, uma das mais importantes na execução com guitarras e que poucos ensinam, pois é considerada como "pulo do gato".Abcs.


    Bom dia Carlos.

    Sobre isso q vc comentou logo acima, gostaria de tirar uma dúvida. Eu costumo utilizar o botão de volume em músicas que tem uma caída nas bases, por que nos solos uso um pedal de booster mesmo e pra mim está bom. Enfim, o que não entendo é o seguinte: Por que, quando vc diminui o volume no botão da guitarra, o som perde um pouco da distorção e do sustainer e não apenas do volume? Isso é normal ou minha guitarra tem algum problema? Os captadores dela são Noiseless

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cesinha Realeza
    Isso é normal cara, e até desejável!
    Ao diminuir a "carga" de saída de sua guitarra (no pot de volume), vc "excita menos" o pré, resultando no "efeito" que vc observa.
    Claro que o grande carlos adolphs pode explicar isso bem melhor do ponto-de-vista técnico.
    Abç

    Cesinha Realeza
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hummm! Entendi. hehe

    Valeu Bertola! Muito obrigado!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com boost em Drive de Valvulado