Preamp valvulado JCM800, mais ganho.

Autor Mensagem
Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


tatus


Vamos recapitular:
- Você substituiu 2k7 do primeiro estágio por 820R e colocou um capacitor de alto valor em paralelo com ele?
- Repetiu isso em V1a?

Não fiz essa modificação mas não entendi quando vc diz "primeiro estágio" e no item abaixo V1a... Ambos não são o primeiro estágio? Mas de qqueer forma vou fazer essa modificação sim.


- Trocou 100K por 47K em V2b(pino 8)?

Sim.

- Colocou ao menos um capacitor de 1mF em paralelo com o resistor de catodo do 3° estágio(V2a - pino 3)?

Não. Também irei fazer essa.

Se não fez, faça tudo de uma vez só.

Ok!

Eu estou achando estranho o ganho não subir o suficiente, a não ser que você seja death ao extremo!!! rsrsrsrs

Como estão as tensões nas placas desses triodos?


Sobre as tensões eu vou medir aqui e posto hoje ainda.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


Filipe Reis

Se você transformar o último estágio de seguidor de catodo pra um estágio de ganho normal, o ganho vai subir de tal forma que o ruído vai ficar infernal, além do que os capacitores do circuito de tonalidade teriam que ser recalculados, senão o som fica extremamente estridente e com poucos graves.

tatus
Veterano
# jul/10
· votar


Filipe,

Cada triodo é um estágio e não cada válvula.
Se usar a entrada "high" o primeiro estágio é V1b.
Se usar a entrada "low" estará pulando/ignorando V1b e jogará o sinal direto em V1a.

Será que vc não estava usando a entrada errada e por isso o ganho não satisfaz?

Se você quer alto ganho tem que usar sempre a entrada "high".
Então o sinal entra em "V1b",
passa para "V1a",
vai para "V2a",
passa pelo seguidor de catodo(V2b),
vai para o "tone" e fim.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay

Se você transformar o último estágio de seguidor de catodo pra um estágio de ganho normal, o ganho vai subir de tal forma que o ruído vai ficar infernal, além do que os capacitores do circuito de tonalidade teriam que ser recalculados, senão o som fica extremamente estridente e com poucos graves.

Ok. Parece que com as modificações propostas cheguei ao que eu queria. Digo que parece porque n tive como testar direito ainda.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


tatus
Cada triodo é um estágio e não cada válvula.
Se usar a entrada "high" o primeiro estágio é V1b.
Se usar a entrada "low" estará pulando/ignorando V1b e jogará o sinal direto em V1a.

Será que vc não estava usando a entrada errada e por isso o ganho não satisfaz?

Se você quer alto ganho tem que usar sempre a entrada "high".
Então o sinal entra em "V1b",
passa para "V1a",
vai para "V2a",
passa pelo seguidor de catodo(V2b),
vai para o "tone" e fim.


Não. Estou certo de que estou usando a entrada high, tanto que como disse no post disse que acho que consegui chegar aonde preciso com a ajuda de suas sugestões de mofificações.

Agora vem outra pergunta... como já era de se esperar o pré está indomável quando quero usar um pouco mais do controle de agudos. apita que nem uma p$%# louca haha! Acho que seja oscilação e ai tem jeito de domar?


Em tempo. Seguem as tensõesde cada válvula:

V1 pino 1 103v
pino 6 141v

V2 pino 1 62v
pino 6 240v

Algo me diz que tem coisa errada por esse meio ai...

tatus
Veterano
# jul/10 · Editado por: tatus
· votar


Então tira o 47K e volta o de 100k no catodo do seguidor de catodo, sugeri essa mudança como último recurso, achei que você já tinha abraçado todas as outras sugestões e que as tensões estavam baixas, pelo visto não, essa modificação da um "drive" no pré mesmo. Quando destrocar vai ficar massa.
Conta pra gente se deu tudo certo depois.


As tensões estão muito baixas, como vc mediu isso? Com sinal, sem sinal? Com potência, sem potência?
Na V2 vc mede o pino 8 e o pino 1.
É bom dar uma verificada também no B+ antes dos resistores de placa.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


tatus

Então tira o 47K e volta o de 100k no catodo do seguidor de catodo, sugeri essa mudança como último recurso, achei que você já tinha abraçado todas as outras sugestões e que as tensões estavam baixas, pelo visto não, essa modificação da um "drive" no pré mesmo. Quando destrocar vai ficar massa.
Conta pra gente se deu tudo certo depois.


As tensões estão muito baixas, como vc mediu isso? Com sinal, sem sinal? Com potência, sem potência?



Na V2 vc mede o pino 8 e o pino 1.
É bom dar uma verificada também no B+ antes dos resistores de placa.


Tirei o resistor de 47 k e particularmente achei que "piorou" dá pra ficar com esse resistor no lugar do de 100k?

Ih cara!! Medi isso com sinal sim e ligado na entrada de outro amplificador de guitarra. Seguem as medidas das tensões:

v2 pino1 91v
pino8 100v

e no +B 250 v cravados

Obs.: as medidas de v2 foram feitas sem o resistor de 47k e sim com o original de 100k.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


tatus

Não entendí porque medir a tensão entre os pinos 8 e 1 da V2.
Além do que o +B no esquema do JCM800 em V2 é de 348V, enquanto que no do
Filipe Reis é de 250V.

Essa voltagem de alimentação bem menor realmente leva a uma perda enorme na amplificação, concorda??

Filipe Reis

Então, pelo jeito o kit de pré do JCM800 que vc comprou é sub-alimentado e não fornece a voltagem DC necessária para o que vc queria!!

Filipe Reis
Veterano
# jul/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Ramsay
Não entendí porque medir a tensão entre os pinos 8 e 1 da V2.
Além do que o +B no esquema do JCM800 em V2 é de 348V, enquanto que no do
Filipe Reis é de 250V.

Essa voltagem de alimentação bem menor realmente leva a uma perda enorme na amplificação, concorda??

Filipe Reis

Então, pelo jeito o kit de pré do JCM800 que vc comprou é sub-alimentado e não fornece a voltagem DC necessária para o que vc queria!!



Caras me desculpem... escrevi besteira ali na medição do +B ele está com aquela tensão depois do resistor de 20k x 1w a tensão que chega é de 345v. malz ai.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


Filipe Reis

Mas, afinal, você conseguiu o ganho que queria com as modificações??
Como você mudou o resistor de catodo de V2b de 100K para 47K, o ganho permanece unitário, mas a impedância cai para a metade e então, você deveria trocar os capacitores dos controles de graves, médios e agudos, para o dobro do valor atual, isso pra manter as caracteristicas originais do som de um JCM800, entende??

Filipe Reis
Veterano
# jul/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Ramsay
Mas, afinal, você conseguiu o ganho que queria com as modificações??
Como você mudou o resistor de catodo de V2b de 100K para 47K, o ganho permanece unitário, mas a impedância cai para a metade e então, você deveria trocar os capacitores dos controles de graves, médios e agudos, para o dobro do valor atual, isso pra manter as caracteristicas originais do som de um JCM800, entende??


Não! Cheguei perto mas ainda falta... infelizmente já percebi que com duas válvulas de pré não vai rolar muito mais do que eu já consegui aqui. Estive olhando esquemas de outros prés Hi gain de verdade e eles usam no mínimo 3 válvulas no pré mas, resolvi apelar e pus um BOSS SD1 antes do pré... e ai sim! Até passou do tanto de ganho que eu preciso, to achando que vou ter que apelar pra um boosterzinho safado mesmo sabe....

Aqui vou postar um vídeo pra vc's terem um parâmetro do quanto de ganho estou querendo obter com esse pré:

http://www.youtube.com/watch?v=Ouf-vwqrxTI&feature=related

E só um exemplo até porque esse pedal é transistorizado, mas dá pra sacar mais ou menos...

tatus
Veterano
# jul/10
· votar


Ramsay,

Eu falei para ele medir o pino 8 somente para ser mais uma referência já que medir a placa do seguidor é a mesma coisa que medir o +B naquele ponto, nada demais.

Filipe,

Você quer uma baita distorção mesmo!!!!

O resistor de 47K no lugar do de 100K só da uma leve comprimida no som mesmo acho que por isso te agradou.

Usa pedal mesmo uai, deixa o pré moderado no ganho para ele não ficar "indomável" quando precisar de um clean legal.
Para o que vc quer precisaria de mais uma válvula mesmo, teria liberdade até para baixar o valor dos capacitores nos catodos para moldar o som a seu gosto (comprimir mais a faixa de resposta), quanto maior seus valores mais grave terá.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


tatus
Filipe,

Você quer uma baita distorção mesmo!!!!

O resistor de 47K no lugar do de 100K só da uma leve comprimida no som mesmo acho que por isso te agradou.

Usa pedal mesmo uai, deixa o pré moderado no ganho para ele não ficar "indomável" quando precisar de um clean legal.
Para o que vc quer precisaria de mais uma válvula mesmo, teria liberdade até para baixar o valor dos capacitores nos catodos para moldar o som a seu gosto (comprimir mais a faixa de resposta), quanto maior seus valores mais grave terá.


Sim é uma coisa de cavalo mesmo! haha com duas válvulas já vi que não vai rolar mais do que um AC/DC mais nervoso.

Mas deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos vc's que que se dispuseram a perder uns minutos tentando me ajudar, Obrigado.

tatus
Veterano
# jul/10 · Editado por: tatus
· votar


E ai Filipe, achei esse recurso para aumentar mais o ganho do seu pré se ainda esta tentando usar duas válvulas.
Esquema

A página é essa(na última parte do texto):
Página

Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


Valeu! vou tentar com certeza

E aquele capacitor bypass ali no resistor de 820R é pra ser usado ou não?

tatus
Veterano
# jul/10
· votar


Filipe

Considere nessa foto os dois estágios. Esse esquema não ira aumentar o ganho do seguidor de catodo mas sim do triodo que o precede(V1).

Tradução:
"Vai aumentar o ganho do estágio anterior de modo que se torna quase igual ao mu da válvula".

(no caso de uma 12ax7 = próximo de 100)!

Tradução:

"Se você não usar um capacitor de bypass de cátodo, o ganho continua muito elevado,

(cerca de 85 a 90 com uma ECC83).
Ainda acima do normal para este estágio diga-se de passagem.

Deixando o catodo sem o capacitor de bypass vai ter menos distorção e compressão, oferecendo melhor crunch, estalo".


Sacou?

No seu caso seria legal colocar o capacitor de bypass, experimente valores diferentes para achar o timbre que vc quer.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


Fiz a modificação sugerida e aumentou o ganho (um puquinho) e a compressão mas continua n tendo o ganho que necessito.

Ontem tava dando uma olhada no pedal da 56inc o tubestation... e o tipo de timbre e ganho e timbre que necessito é exatamente aquilo ali, e não tem jeito usa 3 válvulas. Acho que sinceramente n tem pra onde correr.

ouçam:

http://www.56inc.com.br/tubestationRECTO-riff1.mp3
http://www.56inc.com.br/tubestationRECTO-riff2.mp3

tatus
Veterano
# jul/10
· votar


Filipe, vamos por partes, vc mudou a fonte de alimentação para acertar as tensões de placa nos triodos?

Se não seria legal resolver isso primeiro, vc pode usar fonte dobradora de tensão (igual as dos Duovox) para aproveitar seu trafo ou fazer o mesmo com dois trafinhos comerciais de 110/220 por 6.3V.

Eu consegui ganhos bem altos com duas valvulas em três estágios simples e um seguidor de catodo (duas 12ax7). Segui o esquema do "lead SE com Kt88" do site AX84.

Do mais, repare nos esquema dos Mesa, eles usam capacitor de bypass de 1mF, ou seja, se tiver muito ganho é bom que seja numa gama menor de frequência(mais compressão), sem tanto destaque nos graves para não embolar as notas. De que adianta usar capacitores de bypass de valores altos só para ter mais ganho e usar 2 válvulas, para não alcançar o timbre que vc quer.

Vc já pensou em fazer um pré nesse estilo dos mesa, com um drive legal e usar um pedal SS?
Não fez experiências com 3 válvulas ainda?

Ramsay
Veterano
# jul/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Filipe Reis

Não me leve a mal, mas parece que você montou gato por lebre.

O produto do site que você sugere no link abaixo:
http://www.56inc.com.br

É o de o pré de um amp valvulado High-gain que não tem nada a ver com o pré de JCM800 que você montou, mas sim com o de um Mesa Boogie que é um amp valvulado high-gain.

Então, meu amigo, no seu caso não tem jeito, você pode melhorar aqui e alí mas, nunca vai ter o som de um High-gain tipo Soldano ou Mesa Boogie!!

Daí que você pra obter esse som, só tem 3 opções:
1) Comprar um Mesa Boogie novo ou usado, este último na faixa de R$5000,00.
2) Colocar um pedal, tipo o Dr Boogie na entrada do seu amp pra dar esse som que vc quer.
3) A terceira, é comprar esse pedal da 56inc quando estiver disponível, porque atualmente eles não estão aceitando encomenda!!

Filipe Reis
Veterano
# ago/10
· votar


tatus

Realmente n fiz experiência com 3 válvulas e acho que é isso que tá faltando no meu pré/pedal mais uma válvula. Estou pensando em abandonar esse e partir pra esse pré do Rectifier.

Ramsay

Não me leve a mal, mas parece que você montou gato por lebre.


Definiu oque eu queria dizer! Não quero gastar 5000 dinheiros ou comprar pedal pronto quero realmente montar um! Eletrônica é meu hobby quando n estou trabalhando.

tatus
Veterano
# ago/10
· votar


Mas e o B+, ta em quanto?

Filipe Reis
Veterano
# ago/10
· votar


Por volta de 300 vdc

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Ramsay
O produto do site que você sugere no link abaixo:
http://www.56inc.com.br


3) A terceira, é comprar esse pedal da 56inc quando estiver disponível, porque atualmente eles não estão aceitando encomenda!!


Comprei o Tubestation essa semana, o João Luiz enviou para mim ontem. Ele está aceitando encomendas dos dois modelos (Recto e 5150). Confiram no site.

tatus
Veterano
# ago/10
· votar


Filipe,

manda bala no Rectifier então, e posta aqui os resultados da aventura.
Você vai precisar de mais de 400V.
Abraço e boa sorte!

Filipe Reis
Veterano
# ago/10
· votar


Ok! Irei começar essa nova aventura no final de semana e criarei outro tópico pra isso. Fiquem ligados !

tatus

Vou precisar de mais de 400v? Credo! Será que essas 12ax7 de produção atual aguentam tudo isso? To com umas Sovtek wb/wa aqui.

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


Realmente n fiz experiência com 3 válvulas e acho que é isso que tá faltando no meu pré/pedal mais uma válvula. Estou pensando em abandonar esse e partir pra esse pré do Rectifier.


Filipe, não tem como tirar mais ganho desse pré do que fazendo as poucas alterações que cheguei a te sugerir aí um tempo atrás. Se o assunto é ganho, uma 12AX7 resolve.

É claro que tudo é válido em nome da experimentação, pode mandar brasa aí, eu só tenho tentado compartilhar experiências, mas já te aviso que acrescentar mais uma válvula não vai te ajudar.

Os Rectifier não tem mais válvulas pra aumentar o ganho, tem mais válvulas pra modelar o timbre sem perder o ganho. É bem diferente.

Veja bem: um triodo, de uma 12AX7, tem um ganho máximo de 100 vezes.

Com um resistor de catodo de 1k5, resistor de placa de 100k, e cerca de 250V de +B. Essa configuração é classica e dá em torno de 60 vezes de ganho.

Para os dois triodos: 60 x 60 = 3600 vezes.

Se ligar apenas UMA 12AX7 em cascata, dá 3600 vezes. Com a entrada básica de uma Strato Americana com single coil, uns 75 mV RMS num acorde aberto, daria 270 Volts RMS na saída de apenas UMA 12AX7... Se você relembrar que uma 12AX7 trabalha com -1.5 V de grade, vai ver que 270 V AC é meio desproposital.

Tá vendo que não faz sentido falar em "mais ganho" ainda? Uma 12AX7 é capaz de todo o ganho que qualquer amp precisa, inclusive saturar pra parecer pedra no liquidificador ou death metal, que é a mesma coisa.

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


Filipe Reis

Vou precisar de mais de 400v? Credo! Será que essas 12ax7 de produção atual aguentam tudo isso? To com umas Sovtek wb/wa aqui.

O Tubestation opera, segundo o João Luiz, em até 410 volts em 3 válvulas 12ax7 Sovtek. Então acho que aguenta sem problemas.

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


Vou precisar de mais de 400v? Credo! Será que essas 12ax7 de produção atual aguentam tudo isso? To com umas Sovtek wb/wa aqui.

Deve ter alguma confusão aí. Mais que 300 V em qualquer 12A*7 já é pra lá de arriscado.

kosmiktubes
Veterano
# ago/10
· votar


O Tubestation opera, segundo o João Luiz, em até 410 volts em 3 válvulas 12ax7 Sovtek.

makumbator, deve ter alguma confusão aí. Deve ser 310 volts ou menos, 210 sendo o mais provável.

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


zefonseca

Aí já não sei, pois definitivamente essa não é minha área, mas ele me falou isso(e a informação consta no site dele).

EDIT: retificando, ele informou que há tensão de até 410 volts nos capacitores do pré, e não que as válvulas operem em tal tensão. Não sei se são coisas diferentes(imagino que seja o caso).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preamp valvulado JCM800, mais ganho.