Voltagem Amplificador! Ajuda!

    Autor Mensagem
    joaopaulomna
    Veterano
    # ago/08


    Eu comprei um Marshall MG250DFX, ainda está para chegar, e comprei um transformador pensado que o amplificador era 110v. Aqui a voltagem é 220. Mas achei as especificações do amp na internet e lá diz que o amp tem 230v (?!). Ligando o amplificador no transformador estragaria, pois o amp estaria recebendo 110v. Mas posso ligá-lo direto na tomada (230v > 220v)
    Valeu pela ajuda!

    joaopaulomna
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    up =]

    bahhhh
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ligar em voltagem menor NUNCA vai estragar, estraga se ele for 110 e ligar no 220, agora se for 220 e ligar no 110 não estraga (mas tb não liga xD).

    [ ]´s

    Badoe
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ligar em voltagem menor NUNCA vai estragar

    ? não sei não, já ví casos de estragar o equipamento no longo prazo. É melhor não arriscar!!!

    augustoccm
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Se a especificação for 230v vc pode ligar sem medo em 220v.
    Mas olhe a especificação diretamente no equipamento, não no manual, as vezes vem diferente.

    joaopaulomna
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    augustoccm
    eu esperar o ampli vir pra olhar no manual da pridemusic... mas acho q a versão europa (230v) deve ser a mesma q vem pro brasill... tem alguns amps que eles exportam pros eua em 110v...
    mas então se ele for 230v eu posso ligar em 220? porq se for 110 daí eu uso o transformador... o único contra do transformador é que acabo perdendo o aterramento...

    DotCom
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ? não sei não, já ví casos de estragar o equipamento no longo prazo. É melhor não arriscar!!!

    ligar em 110 não danifica. mas também não liga.

    -------------------
    joaopaulomna
    verifique essa informação no manual, e também no equipamento.
    nele deve estar bem indicado se o aparelho é 110 ou 220.

    só em ultimo caso, se não houver informação alguma, faça o seguinte: Ligue o aparelho em 110. se ele não funcionar, ele é 220.

    joaopaulomna
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bom... o amplificador chegou...(é 120v) e liguei no transformador ... que desclupem o erro... li novamente e é 120>220v... está td funcionando certo.
    o único problema é que o autotransformador que eu tenho não tem 3º pino... e estou ligando o amp sem aterramento usando um "t". Dá pra notar alguns problemas de ruído, que com o outro amp não existiam (eu usava um estabilizador de pc, com tomada de três pinos).
    Tem alguma maneira de eu conseguir aterrar o amp usando esse transformador ... ou vou ter que comprar um novo tripolar?

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    que transformador é esse? tem foto ou modelo?

    Luciano SJ
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ressucitando.

    Gente, liguei meu voc nightrain na tomada - ele é 110 v - de 220 v.

    O bicho fez um barulho danado.

    Quando liguei certo, usando transofrmador, o bicho parou de funcionar?

    Que peça(s) do amp podem ter sido danificadas?

    Será que sai caro para consertar?

    Grato.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Luciano SJ
    Primeiro informe se o fusível queimou e se vc já trocou e experimentou novamente.Depois informe se sentiu algum cheiro estranho(que não seja o seu após o susto, kkkk), ou /e algum tipo de fumaça.Se não houve fumaça, mas o fusivel continua queimando,provávelmente vc terá que trocar os retificadores e os dois primeiros capacitores eletrolíticos da fonte.Se houve fumaça, o trafo de força pode ter sofrido sobreaquecimento e então vc terá que rebobiná-lo.O preço dependerá mais do profissional contratado, pela mão de obra, que com certeza será mais cara que os componentes em sí.No primeiro caso, vc gastará em torno de R$ 50,00 em material.No segundo caso, vc terá o gasto do material do primeiro caso, acrescido da rebobinagem, em torno de R$ 100,00.Tudo isso, mais a mão de obra.Abcs.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Eu comprei um Peavey Bandit que é 110v. Mas a minha rede aqui é 220v.

    Então eu comprei um transformador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773998074-auto-transformador-fi olux-premium-500va-tripolar-2pterra-_JM

    Só que agora eu fui ver e esse transformador muda de 220v para 127v e não 110v.
    Sem contar que se for tocar fora de casa, em vários lugares a rede é 127...

    Tem algum problema ligar equipamento 110 em rede 127?

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Tem... 17Volts a mais no amp... Sugiro que tente vender o trafo 1:1 e pegue um variac.

    Ramsay
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Morgaroth
    Pode ficar tranquilo.
    O Peavey Bandit (eu tenho um) suporta tranquilamente a voltagem de 127V e eu o uso assim há muitos anos, sem nenhum problema.
    Agora se o amp fosse valvulado, aí sim a coisa ia ficar complicada.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ramsay

    Tinha dois na banda, um queimou... Já vi destes 110 e 127 sugiro que observe isso.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah

    O que é esse variac?

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    O problema é que eu nem consigo pesquisar na internet pra achar um transformador pra 110v pq como todo mundo faz essa confusão de 110=127 os que dizem ser 110 na internet na verdade são 127

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah
    Seria esse o variac?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721089687-regulador-de-tenso-va riac-127v220v-2kva-_JM

    Ele entra 220 ou 127 e eu regulo pra sair 110? Isso?

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Morgaroth

    O mesmo que um estabilizador, porém chaveia-se manualmente, e geralmente em saltos menores (1 em 1 volt), acompanhando in/out por um multímetro embutido... Sem as interferências dos acionamentos de relés.

    Além de atuar como um trafo isolador, claro. Existem os mais complexos que usam chaveamento linear por dimmer, mas não saberia dizer como funciona.

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah
    Sabe algum modelo bom custo x beneficio pra recomendar?

    Eu achei um estabilizador branco velho de PC, ele tem um seletor de voltagem de entrada e na saída ta escrito 115v ~. É de 300 va. Será que funcionaria bem?

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Esses estabilizadores devem funcionar bem, pq a saída é 115v e não 127v

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681976263-estabilizador-proteto r-eletrnico-500va-bivolt-220v-110v-_JM

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Morgaroth

    Eu não recomendo marcas/produtos. Mas sugiro que evite estabilizadores, é menos pior ligar com sobre tensão então, devido aos chaveamentos não serem aquela coca toda... Velho então...

    Claro, se tiver um em mãos algo a custo zero, dá para usar...

    Infelizmente, estás propenso a gastar uns 150 pila em diante. Sei que é caro, e sei que isso te fez achar os 17V um problema bem menor.
    Tu não seria o primeiro e o último que por isso olha pra trás. Eu sou um desses.

    Uso um estabilizador para 220->110, que aqui em casa dá 229->113.
    Não fiz a troca porque raramente a energia oscila, e o Vox Pathfinder pede 120V, logo estou subalimentando ele... Mesmo estando dentro da variação de 10% que normalmente se tolera, para áudio isso causa alguns efeitos...

    - Bias desregulado: podendo gerar distorção assimétrica em classe A, ou distorção por crossover.- Menos headroom e volume de saída (a menos que tenha fonte chaveada, o que no meu caso é plausível)

    Nada destrutivo pro circuito, mas sonoramente influi.

    - Mais corrente drenada

    Esse é mais complicadinho, pode danificar, e até queimar coisas...

    Em valvulados temos problemas maiores: a tensão sobre o filamento varia. Isso causa diversos problemas além dos citados, podendo levar a queima das válvulas, tanto se oscilando pra mais ou para menos...
    Novamente, é mais seguro usar um estabilizador, e correr o risco de um possível problema, do que bater de frente com um problema certo...

    No meu caso é um amp que dissipa 10W, ainda que ele seja muito ineficiente, e consuma 30W, não é uma diferença muito relevante.

    O teu amp tem 100W se não me engano, aí as coisas mudam um pouco... E deve drenar uns 160W, coisa de uns 250VA... Consulte o consumo antes de ir as compras.

    NOTA normalmente pode-se estimar mais ou menos a potência de um amp pela impedância do AF (ou dos) e o fusível. Aplicando a lei de ohm P = I² * Z
    Em transistorizado, sem efeitos digitais é tiro certo, valvulados NEM SEMPRE é via de regra...

    Os VARIAC antigos (se acha alguns da década de 40 as vezes) merecem revisão, reforma (troca de capacitores, mas são menos propensos a problemas que os estabilizadores, aka variacs automáticos. Todavia tendem a custar reformados mais caro que os novos, pelo apelo " vintage "...

    Para te ajudar a identificar visualmente o que é um VARIAC, seguem três modelos, americanos, antigos...

    Basicamente repare que um VARIAC tem 3 coisas

    Multímetro medindo a saída
    Botão giratório de controle
    Fusível/disjuntor

    http://2.bp.blogspot.com/-02fNvZJ7a14/TWMQr3pN3tI/AAAAAAAAAEA/WWhXIcLL heI/s1600/CIMG4239.JPG

    Morgaroth
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Chegou o Bandit, e atrás dele diz que é 120VAC.

    Ou Seja, não é 110V nem 127V.

    Então acho que é tranquilo ligá-lo em 127V né? Pq aí a diferença é só de 7V e não de 17V como no caso se ele fosse 110V.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Eu precisaria saber a tensão que tem de haver na saída para te responder... Problemas não vai dar, mas o funcionamento fora do projetado é imprevisível.

    WagnerVermeio
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Gente, minha primeira vez no fórum, então se estou em tópico errado, desculpem....
    Eu comprei um meteoro demolidor fwb 80, quando eu ligo ele no 110(chave em 110) ele funciona normal, se eu ligo no 220(chave em 220) ele liga mais não sai som, tinha apenas um fusivel nele, eu comprei outro seguindo a especificação, e continua não saindo som, o que pode ser?

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    WagnerVermeio

    Várias coisas... Eu levaria ele pro concerto para evitar problemas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voltagem Amplificador! Ajuda!