compen$a trocar um jazz chorus 120 e mais uma enorme grana por um fender twin reverb

Autor Mensagem
procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
bela descrição. eu já toquei com a série hot rod e embora seja legal, não achei que tenha o mesmo som que o twin. este parece mais vintage eu diria um pouco mais definido, claro e aberto o som. testei também o hot rod deluxe blues, mas também achei o som dele meio digamos, fechado em vista do som do twin... contudo, reconheço que o twin é muito caro e muito potente. realemnte não dá pra tocar com ele em volumes mais fortes não. nem com deville... rsrsrs. por isso já pensei seriamente em um handmade twin com 40 ou 50W...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


procurador
hot rod deluxe blues

Você fala o Blues Deluxe? O lance do Blues Deluxe é que ele é um amp de baixa potência, é uma modernização do '59 Deluxe (Tweed Deluxe), que também tem o som mais fechado e distorce muito mais facilmente que os Fender de maior potência. Caracteristica que ele consegue manter com perfeição, já que os irmãos vintage ficaram famosos por distorcer fácil e por isso viraram os preferidos de bandas como os Rolling Stones.

nem com deville... rsrsrs. por isso já pensei seriamente em um handmade twin com 40 ou 50W...

Cara, não sei não, tipo um dos motivos de o Twin ser tão limpo é justamente o fato de ele ter potência sobrando, isso faz com que ele não distorça, ou outro é usar falantes os JBL que também tem uma definição maior que o normal pra falantes de guitarra.

Cara, o Blues DeVille são bem interessantes, um ele tem um som próximo do Bassman (que é o amp que ele tenta reproduzir), que pra mim é mais legal que o do Twin, mas supre uma das coisas que eu sinto mais falta num '59 Bassman, que é o Reverb sw 3 molas da Fender que é o que dá o som maravilhoso do Twin, então ele tem um som que pra mim, me agrada muito por ser uma união de dois amps que eu acho bem legais.

Aqui cabe uma dica, se vc puder por as mãos em um DeVille dos mais antigos, da decada de 90, quando eles ainda eram feitos nos USA, vc vai ficar ultra satisfeito, eu acho que o som dos atuais, que são feitos na Asia, deixa a desejar aos americanos.

Outra coisa que você deve prestar atenção tocando tanto com o Blues Deluxe, mas principalmente com o Blues DeVille, é que o controle de graves dele é muito mais responsivo que os demais controles do EQ, então se vc quiser aquele som mais brilhante, vc tem que deixar o controle de graves bem baixo mesmo, se quiser ele mais grave (ótimo pra Jazz), pode arroxar nos graves, já que o DeVille é a cópia do Bassman que como todo mundo sabe é um amp para contra-baixo, e portanto com graves dando no meio da canela.

Porém o fato de ele ter Volume Master é uma mão na roda, porque você pode ter tanto som bem limpos como com overdrive em volumes que tanto com o Bassman quanto com o Twin não seria possível. Obviamente o DeVille não é um amp pra estudos, mesmo a volumes baixos o fato de ser um 4x10 faz com que ele tenha um volume acima da média dos outros combos com master volume.

Acho que realmente só trocaria meu DeVille por um Vibro King, porque eu acho o som do Reverb a Valvula da Fender simplesmente Perfeito, é o som do reverb de I Saw Her Standing There dos Beatles, e um som que me apaixona desde a infância.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
era o blues deluxe mesmo... aquele com acabamento "caramelo"

bem o deville, é um ampli muito bom mesmo, mas eu ainda prefiro o som do twin - acho ele mais brilhante um pouco e com um ar mais vintage. o brilho talvez venha da potencia maior mesmo...

contudo, acho que o som do deville e do deluxe também , sendo este com menos potência, parece mais com o twin que com o bassman!!! este tem um som mais seco e o twin, mais doce, digamos, sendo que os hot rod, se aproximam mais do twin, nas impressões que tive. aliás, acho os fenders todos parecidos (até o meu fenderzinho lembra o som clássico dos fenders,. pois já pluguei ele lado a lado do twin e o som dele lembra bem, guardadas as proporções, é claro), já o bassman - por ser ampli de baixo... acho que tem um som singular...

Ah, este vibro king que citou parece ser ampli mais caro da fender. TEnho um amigo que tem um twin ainda americano, porém reedição, que disse que ainda vai pegar um dos antigos, pois disse ele que tem o som mais clássico ainda e o mesmo me falou que tem um desejo, um sonho de comprar este vibro king, que segundo ele tá custando mais de quinze paus. rsrs

Ah, sobre o AC 30, que perguntou... ja fiz uma troca dele com uma gutarra. achava o som bem interessante. tem uma idéia britânica, tipo marshall, mas com uma característica própria é claro. o meu era chines e soava bem clean, com uma super projeção em vista dos fenders, que têm o som mais doce. o vox tem uma série de regulagens, com master, canal um e dois que se misturam inclusive, se desejado. é bem legal mesmo. mas a minha pegada não casava tanto com ele... mas é um ampli bem legal sim.

pretendo pegar um fender oportunamente, mesmo que hand made (há a possibilidade de fazer um head dois em um - bassman e twin, como já disse, o que ficaria completo, em princípio), mas preciso vender uns equipos para tanto.

penso seriamente em pegar um deluxe, pra usar em casa, que já daria conta do recado - potência usável em casa. haja vista que meu jcm 800 2205 (que já é de 50W e por isso foi um achado...), não posso usar a contento em casa e em igreja, onde toco semanalmente. por outro lado ele soa vintage pra caramba (fiz o teste na loja dele ao lado do jcm 2000 e este ficou parecendo um transistor perto do som de pura valvula que tem o jcm 800), mas não dá pra usar, no contexto em que estou inserido. apesar que de vez em quando, do uma tolada no volume dele mesmo em casa pra ouvir uma vez na vida o som dele. rsrsrs

já o HRD seria uma boa pois tem 40W, vol. master que ajuda bem a regular o ampli, conf. o momento, mas ele não timbre com o som cristalino e ao mesmo tempo vintage que o twin (muito disso se dê a questão da potencia também...rsrs)

valeu brother!

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador
era o blues deluxe mesmo... aquele com acabamento "caramelo"
Caramelo é uma definição exótica, já que eles tem o acabamento feito em pano, Tweed é um pano que usa pra fazer terno, mas é amarelinho mesmo.

sendo este com menos potência, parece mais com o twin que com o bassman!!! este tem um som mais seco e o twin, mais doce, digamos

Isso é por causa do Reverb, o Bassman com reverb dá de 10 a 0 no Twin, alías esse é o grande trunfo do Vibro King, unir 3 dos produtos mais lendários da Fender em um só.

E realmente o som dos Fender são bem próximos, especialmente o clean, a distorção que difere mais. O lance do DeVille ter muito grave é uma das coisas mais legais dele, pq se vc botar o grave no 0, ele é como um Twin ou um Deluxe Reverb, se subir o grave pra qualquer lugar acima de 12h então vc começa a entrar num mundo totalmente novo, altamente interessante pra um jazz mais tradicional ou um blues mais pancada.

Ah, este vibro king que citou parece ser ampli mais caro da fender. TEnho um amigo que tem um twin ainda americano, porém reedição, que disse que ainda vai pegar um dos antigos, pois disse ele que tem o som mais clássico ainda e o mesmo me falou que tem um desejo, um sonho de comprar este vibro king, que segundo ele tá custando mais de quinze paus. rsrs

Cara eu nem sonho em saber o preço dele no Brasil, nos USA ele custa quase o dobro de um Twin Reverb, agora o lance é que ele tem 3 amps em 1. Ele é basicamente um Bassman, modificado pra dar um pouco mais de brilho sem perder muito dos graves e ter um vibrato valvulado como o usado no Twin, ele tem um estágio de ganho que dá uma distorção um pouco mais forte que o habitual dos Fender, comparam sempre um Bassman no talo com um pedal de booster, bem no estilo Buddy Guy, ele também vem com o mesmo circuito da unidade de reverb valvulado da Fender, tendo portanto um reverb muito mias rico e lindo que o habitual do tanque de 3 molas da Fender. E é um 3x10, caro pra cacete, mas vale cada centavo.

penso seriamente em pegar um deluxe, pra usar em casa, que já daria conta do recado - potência usável em casa. haja vista que meu jcm 800 2205 (que já é de 50W e por isso foi um achado...), não posso usar a contento em casa e em igreja, onde toco semanalmente. por outro lado ele soa vintage pra caramba (fiz o teste na loja dele ao lado do jcm 2000 e este ficou parecendo um transistor perto do som de pura valvula que tem o jcm 800), mas não dá pra usar, no contexto em que estou inserido. apesar que de vez em quando, do uma tolada no volume dele mesmo em casa pra ouvir uma vez na vida o som dele. rsrsrs

Cara um Deluxe não fica muito atrás em volume não, agora os JCM-800 são show, um dia vou ter um combo 2x12 de 50W deles, porque acho mais legais que os de 10. Mas no seu caso ao menos os Fender com volume master vc consegue um bom rendimento com volume mais baixo, o que por sí já é uma maravilha, porque eles falam alto.

Agora uma pergunta...

Você sempre compara o Blues Deluxe e o Blues DeVille com os Hot Rod Deluxe e Hot Rod DeVille, eu queria saber porque, pois quando testo e comparo os meus Blues com os Hot Rod, eu acho que são amps totalmente diferentes, o som dos Blues é rico, cheio, quente, limpido e suave, tem tudo na medida certa, aquele som de Fender de verdade e os Hot Rod são smepre agudos demais, tem o som mais rispido, meio gritado demais, meio sujo.

Enfim sempre vejo meus Blues como amps gentis e sempre convidativos pra uma tocada, quando toco de Hot Rod sempre penso que se amp tivesse humor, eles estão sempre de mal humor.

procurador
Veterano
# mar/09 · Editado por: procurador
· votar


nichendrix
Eu toquei no blues deluxe (no blues deville ainda não e ainda não o conheço). e toquei só uma vez (é o que tem acabamento em pano, que citou...), mas achei o som do hot rod deluxe, mas clean, mais cristalino, mais brilhante, ou seja mais na onda do twin reverb, achei. embora não tenha feito o teste de ambos lado a lado (mas sim em dias e ocasiões diferentes, porém com fenders stratos usa...)

Ah, quanto ao som do HRD este fica bem atrás do jcm 800, mesmo o meu que tem 50W ao invés de 100W. Isso por causa, da projeção do jcm, dos falantes que timbram na linha ^britânica - celestion, ou mesmo eminences, desta linha mais britanica. Aliás, já testei o fender com falante celestion e o som ficou bem mais projetado, forte e com mais volume, notadamente, porém, perde-se com isso, a característica do som bluseiro do fender e outras características mais que lhes são peculiares. mas o som do fender co falantes próprios para jcm, achei fica bem interessante!!!
Ah, aproveitando o ensejo, você já tocou no Fender Twin Red Knob
(knobs vermelho)??? Dizem que é melhor que o twin reverb convencional... será???

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


red knob não é melhor que o convencional, porém é mais versátil/moderno...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


procurador
Ah, quanto ao som do HRD este fica bem atrás do jcm 80

Estranho, porque os Deluxe falam mais alto que meus JTM de 60W e falam tão alto quanto a maioria dos Marshalls na casa dos 50W que já toquei, inclusive o JCM-2000 TSL 60.

Ah, aproveitando o ensejo, você já tocou no Fender Twin Red Knob
(knobs vermelho)??? Dizem que é melhor que o twin reverb convencional... será???


Cara nunca toquei em um desses, red knob só toquei no Deluxe 112 Red Knob que é SS e é bem legalzinho.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


wiskeria
valeu!

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

o jtm dá mais ou menos o som (inclusive o timbre) do jcm 600 (que tem 60W) não é??? toquei nele uma vez na Danamp em sampa. de qualquer forma, acho que ele dá mais som que os hot rod deluxe sim. já o deville, dá, em termos práticos, a potência dos jcms de 50W. Aliás, por ser mais vintage (amplis mais antigos notei que têm o som mais ardido, rasgado, aberto, protejado) o jcm 800 meu 2205, que tem 50W dá mais volume que o jcm 600 e que o jcm 2000 TSL que eu tinha (que era o de 60W, ou 50W se não me engano, agora deu branco. rsrsrs), mas o jcm 800, mesmo tendo 50W dá mais volume que o jcm 600, este que é de 60W...

Valeu.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


procurador
o jtm dá mais ou menos o som (inclusive o timbre) do jcm 600 (que tem 60W) não é???

Cara, é não, os JTM da decada de 90 tem mais ou menos o som dos Marshall da decada de 60 e 70 como o JTM-45 e o SLP, ao menos é isso que o circuito tenta fazer, e acho até que chega bem perto, ao menos se tu comprar com a diferença de preço das reedições. A série vem com alguns problemas de fábrica por causa de componentes de qualidade duvidosa.

toquei nele uma vez na Danamp em sampa. de qualquer forma, acho que ele dá mais som que os hot rod deluxe sim.

Cara, eu tenho o Blues Deluxe e 2 JTM-60 e nenhum dos dois fala mais alto que o Blues Deluxe, a diferença é pouca, quando os JTM estão no 10 no volume do canal e master, o Deluxe está no 9 ou 10, mas o 10 do Deluxe é equivalente ao 8 do Marshall pq a numeração dele vai até 12. No canal drive fica 10 pros Marshall e 11 pro Deluxe.

Dizem que se trocar o trafo subdimensionado aí o JTM fala mais alto, se é verdade ou não, só vou saber quando mandar os meus pro Pedrone ver isso.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


procurador

O Roland é o tipo de ampli pra levar pra estrada, porque além de ser resitente (sem o vidro mágico) o timbre é maravilhoso. E ter um valvulado de alta potência em casa é um desperdício mesmo... Enfim, boa dúvida heim...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
E ter um valvulado de alta potência em casa é um desperdício mesmo...

Não quando se tem o trabalho de fazer uma sala de ensaios com a acustica boa só pra usar eles with some sympathy, and some taste... hehehehehehehehehehehehe

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


nichendrix

Pra tocar sozinho é um desperdício, mas num ensaio é outro papo. Num barzinho - sem correria e perto de casa - também.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


procurador
jcm 800 meu 2205, que tem 50W

Sabia que esse é o amp que o Clapton tem usado pra solos??? Mas ele usa o Head em um Half Stack, mas acho que o stack dele é 3x10, pq é muito pequeno pra ser 4x12, já que não dá nem na cintura dele.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
você deve estar falando com mais propriedade provavelmente (sobre o volume dos amplis citados), porque eu só testei o HRD em loja, em volumes mais brandos, bem como o JTM... Já os amplis que tive e tenho e o twin reverb pude abusar do volume e ver mais claramente a potência deles!!!

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
é verdade.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Clapton usando marshall?? não sabia não.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador

Clapton usou Marshall praticamente vida toda cara, até 69 ele só usava Marshall e a partir de 69 ele começou a usar Marshall e Fender, só durante um breve periodo dos anos 80 e inicio dos anos 90 que ele usou Soldano e Fender, mas depois voltou a combinação Marshall e Fender, usando sempre um Head JCM-800 de 50W e um Fender Vibro-King ou '57 Tweed Twin, ambos modificados, e em virtude do tinitus (ele está praticamente surdo), ele tem usado gabinetes cada vez menores. Ele também usa os dois amps ligados em um A/B Box, pois em geral o Fender está lá pros sons cleans e Crunchs mais leves e o Marshall para os solos e crunch mais pedados.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
você tocou com ele ou é amigo pessoal dele? rsrsrsrs eu, particularmente só tenho lembranças dele com amplis fender (percebo pelo timbre e por alguns vídeos), mas não acompanho a carreira dele... valeu.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


procurador
Na verdade isso é só lendo o que é publicado em revista e vendo os shows, todo show dele desde sempre tem um cabeçote Marshall no meio, somente no período em que ele usou Soldano é que os Marshalls sumiram.

Os sets de amplificadores de show dele eram anos 60 era um Cabeçote JTM-45, nos 70 os Super Lead Plexy, quase sempre junto com um Fender Super Reverb ou Twin Reverb. Nos anos 80 ele usou o JCM-800 ou Soldano Super Lead Overdrive com os mesmos Super Reverb e Twin Reverb, nos 90 começou com Soldano e '57 Twin Amp, passou por JCM-800 e '57 Twin Amo e dinalmente parou no set atual, que é um cabeçote JCM-800 ligado ou em gabinetes 2x12 (por sinal esse 12x12 não segue o padrã o da Marshall que é gabinetes retangulares, e sim o da Fender que é Gabinetes 2x12 quadrados pois os falantes são dispostos na diagonal e não lado a lado, mas não dá pra ver a marca desse gabinete) e um Fender Vibro-King ligado em um gabinete de extensão 2x12 da Fender.

E é possível ver que ele usa o Vibro King Crunchado pras distorções leves, deixando ele com o som limpo baixando o botão de volume da guitarra e o Marshal no canal drive para distorções de um pouco mais fortes até os leads.

procurador
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
taí o cara! valeu!

Mc Fly
Veterano
# abr/09
· votar


Não sei te dizer sobre quais falantes vem nesses fenders


O meu é um Twin Reverb 65 comprado recentemente e veio com 2 falantes Jensen italianos.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Mc Fly
Os Twin atuais vem com Jensen, mas se não me engano são cópias dos JBL que vinham nos twins antigos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a compen$a trocar um jazz chorus 120 e mais uma enorme grana por um fender twin reverb