Amplis Valvulados - Dúvida sobre Ganho em Baixos Volumes

Autor Mensagem
Dfalmeid
Veterano
# mar/08


Fala galera !

Tenho uma dúvida relativamente simples: vou mudar para um apartamento, e queria trocar meu ampli transistorizado de 100W por um valvulado da Tube Amps, de mais ou menos 18W.

Mas.....como é AP....não poderei tocar em volumes muito altos. A distorção perde muito ganho quando tocamos com o volume lá embaixo? Em caso afirmativo, existe alguma alternativa (alguma vez li algo sobre uma chave seletora, me desculpe se estiver falando besteira...).

Alguém poderia me ajudar com esta dúvida cruel ??

Valeu

Abraços !!!!!

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


E ae galera, ninguém???

emaniox
Veterano
# mar/08
· votar


Eu tenho um amplificador valvulado de 5W que eu fiz. A distorção que eu uso vem principalmente do preamplificador. Tem um "master volume", que controla o nivel do preamplificador que entra na parte de potencia. Assim, eu consigo o maximo de distorção do preamplificador. Infelizmente, mesmo com 5W, nao da pra ter distorção da valvula de potencia, porque é absurdamente alto (bem mais alto que uma tv no talo).

Depende do tipo de distorção que vc quer, basicamente. Se vc gosta de distorção das valvulas de potencia, entao é melhor ter um amplificador com a menor potencia possível, ou falantes pouco eficientes (com baixo valor de decibeis por watt).

Tem alternativas como atenuadores, que vao entre o amplificador e os falantes, que diminui o volume que chega no falante (tipo THD hotplate). Tem tambem alguns amplificadores que tem uma chave que altera a valvula de potencia de pentodo pra triodo, mas parece que isso altera o timbre. Meu amplificador n tem disso.

Flw.

emaniox
Veterano
# mar/08
· votar


Só pra constar, eu moro em apartamento tambem, mas minha vizinha é surda e disse que nunca escutou eu tocar guitarra...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid
Cara, o emaniox já disse tudo o que havia de ser dito, apenos quero completar que 18WRMS, ainda mais se tiver um falante de 12pol. é coisa pra caramba! Principalmente se vc "abrir" o gás do amp. Como vc vai comprá-lo da Tube Amps, eu recomendo que vc mande os caras instalarem uma chave de 1/2 potência.
Abçs

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


emaniox
Mauricio Luiz Bertola

Pessoal, muito obrigado pelo esclarecimento !!! Posso conversar com o pessoal da Tube Amps, tô louco pra trocar de amp, mas terá que ser com essa chave de 1/2 potência mesmo.

Valeu pela ajuda !!!! Se alguém tive algo a complementar (apesar das respostas terem sido muito esclarecedoras), postem, por favor !!

Abraços

megadeth2612
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Existe também uma tecnologia que alguns amps têm chamada Power Scaling que faz com que você tire um som legal mesmo em volumes baixos. Veja só esse video aqui.

Mas em um amp "normal", tocar em volume baixo perde bastante médio e compressão. Fica um som meio chapado e abafado, na minha opinião. Ai você tenta socar mais ganho, médios, graves, o que melhora. Mas quando você tocar com essa mesma regulagem em volumes mais altos, vai ficar uma porcaria.. rs Você pode fazer duas regulagens, uma para tocar bem baixinho e outra para tocar com banda. Eu tenho um Pedrone SLO MOD3 100w há 1 ano, logo eu tenho um pouquinho de experiencia para falar sobre. O legal dos valvulados é que eles respondem muito bem a qualquer detalhe, seja uma pegada diferente, um detalhezinho de configuração de pedal booster.. todo dia eu descubro algo interessante no amp =)

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


megadeth2612
m um amp "normal", tocar em volume baixo perde bastante médio e compressão

E dinâmica também! Pô, é tão legal ver o amp respondendo de um jeito diferente dependendo do volume da guitarra e da palhetada. Mas isso fica bem mais evidente quando eu vou abrindo o volume.

megadeth2612
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Exato! o/

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Agora, a minha opinião polêmica: eu acho que não vale a pena comprar um valvulado para tocar baixinho. Pelo menos, não um valvulado com mais de 5w. Fica ruim? Não. Mas boa parte das vantagens do valvulado simplesmente se perdem. Para tocar em casa, em volumes baixos, eu acho que as melhores opções são alguns amps com modelagem digital - como os Valvetronix da Vox. Não que o som seja melhor. É que o custo-benefício costuma ser maior. E sinceramente, as diferenças para um valvulado acabam sendo mínimas. O grande diferencial do valvulado aparece quando o volume é jogado para cima.

Por isso, eu sempre digo que se a idéia é tocar baixinho em casa, vale mais a pena um amp com modelagem digital. Valvulado, só se for BEM pequeno.

Claro, isso é se o amp for para tocar baixinho e pronto. Se for para uso em várias situações INCLUINDO tocar baixinho, vale a pena.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Cara, concordo inteiramente com sua opinião.
Abç

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Amps valvulados têm características diferentes uns dos outros. Pro teu caso, te digo que existem amps que só aparece ganho de distorção com o volume no talo, é a "distorção clássica", por exemplo, um JCM800. Agora, existem amps valvulados que têm mais estágios de pré-amplificação e conseguem alto ganho mesmo em volumes menores, por exemplo, os marshalls, laneys e mesas atuais. Alguns desses têm CIs no preamp, mas isso é outra história...

O que eu quero te dizer é que, se tu mandar fazer com certas especificações, mesmo em volumes baixos, seu valvulado vai dar pau em qualquer SS e Cia. Há varias maneiras de deixar um valvulado mais mansinho. Algumas já foram citadas acima.

monty
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Agora, a minha opinião polêmica: eu acho que não vale a pena comprar um valvulado para tocar baixinho. Pelo menos, não um valvulado com mais de 5w. Fica ruim? Não. Mas boa parte das vantagens do valvulado simplesmente se perdem. Para tocar em casa, em volumes baixos, eu acho que as melhores opções são alguns amps com modelagem digital - como os Valvetronix da Vox. Não que o som seja melhor. É que o custo-benefício costuma ser maior. E sinceramente, as diferenças para um valvulado acabam sendo mínimas. O grande diferencial do valvulado aparece quando o volume é jogado para cima.

Por isso, eu sempre digo que se a idéia é tocar baixinho em casa, vale mais a pena um amp com modelagem digital. Valvulado, só se for BEM pequeno.

Claro, isso é se o amp for para tocar baixinho e pronto. Se for para uso em várias situações INCLUINDO tocar baixinho, vale a pena.


Não tem nada de polêmico nisso, é uma opinião pra lá de sensata e inteligente. Eu mesmo tenho um Hi-Octane feito pelo Pedrone, 5 watts de puro timbre Marshall, som maravilhoso, não troco por nada. Mas é só pra tocar em casa mesmo, embora dá pra ensaiar com a banda tb, desde que se coloque o drive lá em cima. O volume pra apto dá e sobra, mas versatilidade não é com ele não.

Abs

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


megadeth2612
Bog
Mauricio Luiz Bertola
lemingue

Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos, e pelo vídeo tbm !! Analisando o que ouvi de vocês, com bom senso, o ideal seria:

- comprar um valvulado de 5W (preferencialmente)
- comprar um com potência um pouco maior e solicitar a instalação de um atenuador, como chave de 1/2 potência
- comprar um amp com modelagem digital (naum é minha opção predileta...).

Só mais algumas perguntas.......OK, não vou conseguir saturar o power, correto? E se eu der um "empurrãozinho no drive, com por exemplo, um V-Twin?? Ajuda?

Mais uma coisa: Vocês saberiam indicar um amp 5W hand made bem legal, com fabricante e modelo, por favor?! (o Pedrone parece que tem um, conforme vcs disseram...). Desculpem o abuso pessoal.

Muito obrigado pela ajuda !

Abçs

DotCom
Veterano
# mar/08
· votar


Power só satura se usar potência, e isso quer dizer volume (a menos que use um atenuador).
Boostar o ampli vai dar distorção de pré.

Mas veja, isso também não é tão ruim... Tem ampli all-tube que a maior parte da distorção é do pré.

megadeth2612
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Cara, muito do timbre vem do estimulo nos falantes também. Mesmo que você consiga saturar o power em volumes baixos (com atenuador), não vai sair AQUELE som dos falantes.

- comprar um valvulado de 5W (preferencialmente)
Ai você vai precisar de um outro com potencia maior para ensaiar ou fazer uma apresentação, além de que com volumes altos você não vai conseguir timbrar limpido, vai ficar aquela pequena sujeirinha por causa da valvula de power saturada..se você tá com grana sobrando..

- comprar um com potência um pouco maior e solicitar a instalação de um atenuador, como chave de 1/2 potência
O atenuador não é a melhor coisa do mundo, ele muda o timbre do amp quando ligado, sendo que, até hoje com os meus 100w não senti necessidade de atenuar o sinal.

- comprar um amp com modelagem digital (naum é minha opção predileta...).
É mais versatil e soa legal, principalmente os Vox Valvetronix.. Mas se você quer um valvulado mesmo então compra um valvulado e esquece os digitais...

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


DotCom

Que bom, então pode mesmo ser uma alternativa. Te perguntei isso porque tenho um Doctor Drive, e tbm preciso avaliar se ele continuará sendo necessário.

megadeth2612

Tem toda razão nas suas observações.......vc conhece o Laney LC-15R? Tem 15W, 3 válvulas no pré, 2 no pós, loop de efeitos, reverb e saída para caixas externas.

Me pareceu bem interessante, e o preço é até acessível (R$1500,00). Os reviews do pessoal do fórum foram bem positivos.........

Valeu !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid
Se vc for do RJ, dê uma olhada nos produtos do electrontubes, ele frequenta o fórum e é barateiro e muito criativo (seus amps são tudo, menos tradicionais), ademais, eu o conheço pessoalmente e posso avalizar sua honestidade.
Abç

1up
Veterano
# mar/08
· votar


Caramba, me interessei nesse laney 15R, eu moro em apartamento, e ele tem 5 tubos, realmente muito promissor!

lemingue
Veterano
# mar/08 · Editado por: lemingue
· votar


Dfalmeid

- comprar um valvulado de 5W (preferencialmente)
Se você for ficar só no apto tudo bem, mas para qualquer outra situação você precisará de outro amp.

- comprar um com potência um pouco maior e solicitar a instalação de um atenuador, como chave de 1/2 potência
Acho tudo isso desnecessário, chaves, atenuadores, power scaling e etc, encarecem o set além de melarem o timbre.
Se vai ter só um amp, pegue um que te satisfaça em todas as situações, 5W só dá para tocar junto com o seu aparelho de som/sequencer em casa né... Acho que um de 30-50W são suficientes pra quase todas as situações.
Um amp com loop de efeitos em série fica bem fácil de controlar, mesmo um de 100W. Basta regular o FX level do amp (do tipo "return" e não do tipo "mix"), ou, o volume do rack/pedaleira liberando pouco sinal do pré. Seu pré fica com o mesmo timbre só que com um sinal bem baixo, o resto compensa no power. Uso um no meu ap e toco numa boa.

- comprar um amp com modelagem digital (naum é minha opção predileta...).
Não é valvulado, então, "não tem" nada a ver com o tópico. Toque num bom valvulado e num bom SS. Depois me diz qual achou melhor... EU, não quero mais SS.

Só mais algumas perguntas.......OK, não vou conseguir saturar o power, correto? E se eu der um "empurrãozinho no drive, com por exemplo, um V-Twin?? Ajuda?
Ele aumenta o sinal da guitarra fazendo o pré distorcer mais cedo. Esquece esse V-Twin. Aliás, te aconselho a comprar ou mandar fazer um amp que não precise de booster. Acho que fica melhor e seu set fica mais simples e mais barato.
OBS: O V-Twin é um preamp/pedal bom, mas, muito caro e dispensável se tiver um amp completo (pre + power).

Mais uma coisa: Vocês saberiam indicar um amp 5W hand made bem legal, com fabricante e modelo, por favor?! (o Pedrone parece que tem um, conforme vcs disseram...). Desculpem o abuso pessoal.
Tem um monte de tópicos sobre handmades...

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Para mim é um pouco difícil, estou aqui em Campinas, mas agradeço muito a sugestão !!!

1up

Eu acabei testando esse ampli ontem, em uma loja aqui de Campinas. Nunca tinha tocado em um "all tube" antes....e preciso te dizer, que ele é pequenino mas fala MUITO alto. Não consegui tocar no talo. Fiquei impressionado com a transparência do som, e com toda a dinâmica oferecida. Como o ampli responde à sua pegada e ao volume da guitarra. Simplesmente impressionante! Caros amigos, temo muito que esse caminho ao "mundo dos valvulados" não tenha mais volta, e que eu queira explorar cada vez mais !!!

A volumes baixos, o som preservou boa parte de suas características a volumes mais altos (salvo as perdas já esperadas). Acho que pode me atender........o único item que o tornaria ainda melhor, seriam 2 canais, mas isso seria querer demais de um amplificador de 15W!!

Tô na pilha pra comprar, talvez eu faça isso na loucura, antes mesmo de vender o meu Meteoro.

lemingue

Se você for ficar só no apto tudo bem, mas para qualquer outra situação você precisará de outro amp.
Tem razão! O legal desse Laney pequeno, é que tem saída para gabinetes.....isso pode facilitar minha vida (embora exija um gasto adicional posterior).

Um amp com loop de efeitos em série fica bem fácil de controlar, mesmo um de 100W. Basta regular o FX level do amp (do tipo "return" e não do tipo "mix"), ou, o volume do rack/pedaleira liberando pouco sinal do pré. Seu pré fica com o mesmo timbre só que com um sinal bem baixo, o resto compensa no power. Uso um no meu ap e toco numa boa.

Ótima dica !!!! Vou tentar isso, talvez seja uma solução muito boa pra mim.

Ele aumenta o sinal da guitarra fazendo o pré distorcer mais cedo. Esquece esse V-Twin. Aliás, te aconselho a comprar ou mandar fazer um amp que não precise de booster. Acho que fica melhor e seu set fica mais simples e mais barato.

É que eu já tenho um Dr. Drive, da Meteoro, que apresenta uma certa similaridade com o V-Twin. Vou mantê-lo até comprar o amp, e se eu sentir que não preciso mais dele, posso me desfazer! Vou tentar usá-lo no loop, como preamp, e ver se consigo algum tipo de benefício.

Pessoal, seus comentários só estão me enriquecendo!! Mas não nego que estou LOUCO para ir na loja e buscar o Laney, parcelando em 12x (ai, que medo!).

Abraços !! E bom final de semana.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Dfalmeid

Outra solução, além dos amps de baixa potência, é a aquisição do amplificador separado dos falantes, por exemplo, faça um cabeçote de 15 W e uma caixa separada.

Então você pode abafar a caixa para reduzir o volume, colocá-la num armário para atenuar o volume e até mesmo microfoná-la para gravações caseiras.

Existem produtos no mercado internacional para esta finalidade. Claro que é um passo posterior e + caro.

Um combo não pode ficar dentro de um ambiente fechado em razão da refrigeração. O falante pode, sem problemas

Assim você pode usar o pré amp e o power amp em níveis adequados.

lemingue

Um amp com loop de efeitos em série fica bem fácil de controlar, mesmo um de 100W. Basta regular o FX level do amp (do tipo "return" e não do tipo "mix"), ou, o volume do rack/pedaleira liberando pouco sinal do pré. Seu pré fica com o mesmo timbre só que com um sinal bem baixo, o resto compensa no power. Uso um no meu ap e toco numa boa.

Esta solução, ainda que reduza o volume total, vai provocar perdas significativas no timbre, pois o verdadeiro timbre de guitarra valvulada é aquele obtido com uma significativa saturação/compressão do power amp.

Para não falar no prejuízo da relação sinal ruído.

Olha que nem todo amp tem FX Loop.

EM MINHA OPINIÃO, a saturação do pré não é a única desejada.

Fosse assim os amplificadores híbridos seriam um grande sucesso timbrístico. O que não ocorre.

O mesmo pode ser dito dos pedais valvulados, que também não fornecem o verdadeiro som dos amps valvulados.

Mais, os amps valvulados, quando utilizados abaixo de certos níveis de sinal, deixam muito a desejar, para não dizer que se equivalem a qualquer transistorizado. Isso também afeta a seção de power amp.

O lamentável é que não consigamos solucionar o maior problema:

A falta de um local para tocar em volumes generosos, pois o instrumento também é beneficamente influenciado pelos volumes mais altos, gerando feedback, fazendo a guitarra cantar.

emaniox
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid
Eu tambem estou em Campinas. Se quiser eu te faço um amp de 5W....

lemingue
Veterano
# mar/08 · Editado por: lemingue
· votar


Zero Zen
Todos diziam a mesma coisa pra mim até eu testar e escutar. Fica bom. Mesmo sem nada no loop, mas o dedo tem que ser mais sensível nos potenciômetros. Não tô falando como um recém apaixonado ou filhinho de papai que para começar a tocar guitarra ganha uma Gibson top e um um JCM 2000 do papai e Cia. Para ter o que eu tenho hj, que ainda não é um equipo top dos tops, levou uns 15 anos... Já tive, e ainda tenho, algumas "porcarias"...

Uso um VH100R e um TC Electronic G-major. Já usei uma RP-12 no loop e também funcionou. Vai ver que é só com esses que fica bom.

Pode até ter perda de timbre e etc como tu falou, mas vendi um VS-100R, e aposentei um monte de pedais. No sinal de guitarra só tem um wah (cry baby), um ISP Decimator, o Laney e o G-Major (rack só efeitos) no loop. Drive que nem o desse amp não dá pra comparar a SS e latinhas. Na real, sei que existe a possibilidade de não pegar muita distorção de power ou até nenhuma, mas pra dizer que fica ruim com volume baixo, que SS é melhor e etc aí não dá né. Ainda não coloquei ele no talo, não passou do 3, e, acho que aumentando mais o volume meu sorriso só tende a aumentar. O meu é de 100W, e, um outro com a mesma construção, de 30W por exemplo, não deve responder de maneira muito diferente.

Eu acho que se for querer um amp para qualquer situação, controlando o volume, mesmo com perda de sinal, melhor usar um volume no FX loop (que pode ser até embutido no amp, como no meu caso) do que comprar atenuadores, e equipamentos extras, chaves e etc que no final o resultado é o mesmo ou até pior, pagando muito mais por isso.

Muito do som cocô dos SS se dá por causa da passagem do sinal por um meio sólido, que é mais fiel e deixa "passar tudo" (harmônicos bons e ruins), e isso independe de volume, e, se aumentar muito vem a clipagem rachada e não a compressão/distorção de um valvulado. Acho que som de um valvulado, mesmo que usando apenas distorção de pré, é melhor que um SS justamente por isso, ele já "filtra" o som desde o começo.

Claro que gostaria de poder colocar o mesmo volume que toco em show na minha em casa (ou melhor, no meu ap), aliás, esse lance de volume é sempre uma briga entre os outros integrantes da banda e os mesários. Mas, pra alguém que for realmente se apresentar, sempre vou dizer que pelo menos 30W valvulado é o mínimo para quase nunca se incomodar. Em casa se vira, isola um quarto, põe o amp no armário, compra esses atenuadores baratinhos (na faixa de R$ 1.300,00 um importado), ou, toca baixo e com uma qualidade inferior, mas muito melhor que um SS, simulador, pedais e etc.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


lemingue

Evidentemente estamos conversando e analizando as possibilidades em um plano ideal. Qualquer experiência é válida.

Por certo a redução na entrada do power amp pode apresentar resultados satisfatórios, assim como outras propostas apresentadas, atenuadores, amplificadores menores, etc.

Além do "amp no talo", todo o resto é quebra galho, melhores ou piores, até por se perder o que eu apontava na manifestação anterior - o feedback.

Por certo a qualidade da T.C. Eletronics ajuda a manter uma boa relação sinal/ruído.

Na real, sei que existe a possibilidade de não pegar muita distorção de power ou até nenhuma, mas pra dizer que fica ruim com volume baixo, que SS é melhor e etc aí não dá né. Ainda não coloquei ele no talo, não passou do 3, e, acho que aumentando mais o volume meu sorriso só tende a aumentar

Gostei da frase, muito boa definição do sorriso guitarrístico !

Afirmo, entretanto, que o adjetivo "ruim" é seu, pois eu disse apenas que certas regulagens muito baixas em volume deixam a desejar e acabam por se equivaler a um transistorizado.

Aqui um reparo, pois tenho opinião diversa sobre o desempenho de alguns amplificadores Solid State e mesmo de alguns simuladores, que acho bastante razoáveis.

Entendo até que nossa discordância resida no fato de você ter uma opinião pior sobre os transistorizados do que a minha. Assim uma comparação ou equivalência de um valvulado com um SS é mais "ofensiva" a você que a mim.

Em suma, você tem praticamente aversão ao transistor. heheheh

Não é minha posição. Assim como há valvulados com timbre mais ou menos, também há os transistorizados. Outros são bem aceitáveis, principalmente quando não recorremos a regulagens high gain.

Peaveys Transtube e Marshalls Valvestate entre os bons exemplos.

Certas latinhas, como você falou, me agradam muito e fazem o serviço muito bem feito, especialmente quando associados a um amplificador de boa qualidade, "Tube ou SS". Principalmente quando queremos dois timbres bem distintos, um limpo cristalino a moda Fender e um cruncheado ou distorcido.

Me lembro ainda hoje de ter assistido atrás do palco o show da Nina Hagen nos 80's e o guitarrista utilizava dois pedais:

Um OVERDRIVE BOSS OD-1
Um CHORUS BOSS CE-2

O amp eu não lembro, mas o timbre era muuuuuuito bom ! Mesmo que fosse um valvulado, fica evidente o acréscimo conferido pelas latinhas.

Quanto a solução que propus, da caixa separada, acho ela muito interessante, pois permite a você fazer gravações caseiras com o falante no armário fechado. Um combo não poderia ficar muito tempo trancado antes de aquecer demasiado.

O problema maior parece ser encontrar um falante bom a um preço igualmente bom.

Acredito até que os alto falantes sejam o calcanhar de Aquiles dos amps solid state, pois um valvulado sempre é muito mais caro que um SS, logo se faz acompanhar de um bom falante.

Já os transistorizados vem com cada coisa ! hehehehe

A frase a seguir, retirada do teu post, define nossa convergência e nossa divergência:

Em casa se vira, isola um quarto, põe o amp no armário, compra esses atenuadores baratinhos (na faixa de R$ 1.300,00 um importado), ou, toca baixo e com uma qualidade inferior, mas muito melhor que um SS, simulador, pedais e etc.


Nos concordamos que um valvulado sabotado em seu volume fica com qualidade inferior, porém, você prefere-os, ainda assim, aos amps SS, simuladores e pedais.

Na minha opinião, um valvulado em volume baixo não se diferencia de bons transistorizados e um bom pedal.

Saudações.

lemingue
Veterano
# mar/08 · Editado por: lemingue
· votar


Zero Zen
Certas latinhas, como você falou, me agradam muito e fazem o serviço muito bem feito, especialmente quando associados a um amplificador de boa qualidade, "Tube ou SS"
Não é que ficaram ruins os drives de latinhas. Ficaram melhor no valvulado que no híbrido. Mas ainda assim não ficaram melhores que o drive do amp. Se quiser um monte de drives diferentes tudo bem, mas se quiser só um, não precisa usar separado.

Na minha opinião, um valvulado em volume baixo não se diferencia de bons transistorizados e um bom pedal.
Botei lado a lado o Marshall VS-100 e o Laney. Adivinha... vendi o marshall...

Em suma, você tem praticamente aversão ao transistor. heheheh
Já tive três amps transistor: crate, fender e o marshall. Todos "tops" híbrido/transistor... acho que eles têm seu espaço no mercado, com certeza, e, não tenho aversão, só não os quero mais. Talvez precise de um no futuro, não vou morrer por isso. Até indico alguns aqui no fórum, dependendo do que o cara quer.

Só me meti nessa eterna discussão de SS x tube por que apareceu isso no tópico.

Só me resta uma grande dúvida nisso tudo: ONDE ESTÁ O Dfalmeid? Afinal ele é o maior interssado no tópico. Hehehe...

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


lemingue

Só me meti nessa eterna discussão de SS x tube por que apareceu isso no tópico.

Acho bobagem uma discussão feroz SS X TUBE, pois os dois tem lá as suas vantagens.

Dá prá usar os dois sem problemas, sem remorsos e sem incompatibilidades. Aqui em casa eles convivem pacificamente, lado a lado, literalmente. rsrsrs

Estou até namorando um Fender Champ para ver se eu empato o jogo. Por enquanto os Transistorizados estão ganhando de 2 X 1 dos Valvulados.

O grande problema é que a vantagem do valvulado só aparece em volumes mais altos. Difíceis de usar em casa ou apartamento. Isso se voce pretende manter uma relação pacífica com os vizinhos. rsrsrrsrsr

Só me resta uma grande dúvida nisso tudo: ONDE ESTÁ O Dfalmeid? Afinal ele é o maior interssado no tópico. Hehehe...

A essa altura ele está mais confuso do que nunca !

Em Tempo:

O CRATE te incomodou muito? Li que eles são tipo CCE, Conserta Conserta e Estraga ! hehehe

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen
Na minha opinião, um valvulado em volume baixo não se diferencia de bons transistorizados e um bom pedal.

Eu penso bem por aí... É mais ou menos como usar uma BMW para andar num engarrafamento, hehehehe.

Fender Champ

Eu tenho um Champion 600 desses novos. É bem legal para tocar em casa. Mesmo tendo só 5w, eu não consigo passar muito do volume 6 ou 7 (vai até 12, o Spinal Tap que se cuide). E não tem jeito, com o volume abaixo da metade nem parece o mesmo amp.

lemingue

Você realmente é bem avesso a amps transistorados. Isso eu já sabia. Mas sério, você já experimentou um desses Vox Valvetronix dos quais eu falo? Eu acho surpeendente a qualidade deles EM BAIXO VOLUME. Já vi muita gente julgando sem ouvir, ou então tomando como base a idéia de que tudo o que tiver a palavra "digital" no meio vai soar como uma Zoom 505 ligada numa caixa de propósito geral Frahn.

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Eu penso bem por aí... É mais ou menos como usar uma BMW para andar num engarrafamento, hehehehe.

Um transistorizado de 50 W com o pré no 5 ou 6 e o power no 1 ou 2 já é uma m...... Um valvulado nestas condições é pior. Pelo menos é assim com o que eu uso. Soa mortinho nestas condições.
A resposta de freqüências fica muito estranha, com um brilho artificial e sem médios.

Fender Champ

Ainda não consegui testar um, prá ver se combina com o meu gosto. Mas é muito promissor, em tese.

Como é o drive dele? E no talo ? Melhor com humbucker ou single?

É abelhudo ? Que guitarra você usa com ele?

Saudações.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Quanto ao Fender Champ: vou falar porque não é totalmente off-topic, já que o autor do tópico poderia considerá-lo como uma opção (e descartar ao ler o que eu tenho a dizer, heheh).

O amp não tem muito impacto nos gravões, até porque o falante é pequenininho. Não é também tão cristalino quanto outros amps da Fender, puxando um pouco para os médio-graves, além dos agudos esperados. Com o volume muito baixo, soa meio "melado" e plano. Aumentando o volume, o som fica macio na medida certa e com uma dinâmica divertida. O overdrive dele é bem moderado, e mesmo no talo, fica bem longe de algo que se possa chamar de distorção. E ainda assim, é o típico overdrive de Fender, sem peso, e que muita gente detesta. Pior é que não consegui fazer ele soar bem com pedaizinhos de distorção. No máximo um overdrive. As distorções que eu testei, e mesmo os overdrives um pouco mais pesados, soaram bem abelhudos e esquisitos.

Ou seja, é um amp bem legal para tocar MPB, jazz, funk, Dire Straits, ou outras coisas limpinhas. Se o overdrive de Fender dele não incomodar, dá para tocar algo mais na linha de Beatles ou rock dos anos 50. Para hard rock, metal ou afins, eu jamais recomendaria.

Ah, eu estou atualmente com uma Variax, mas a intenção é usar ele com uma Strato que eu eventualmente vou comprar. Já testei ele também com uma Les Paul e com uma Fender Strato. Com a LP, ficou muito grave, mas deve servir para casos específicos. Com a Strato, ficou muito mais bacana, o amp praticamente pede para você tocar algo com muito swing.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplis Valvulados - Dúvida sobre Ganho em Baixos Volumes