Amplis Valvulados - Dúvida sobre Ganho em Baixos Volumes

Autor Mensagem
Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


lemingue

Só me resta uma grande dúvida nisso tudo: ONDE ESTÁ O Dfalmeid? Afinal ele é o maior interssado no tópico. Hehehe...

Mil desculpas pessoal, eu fiquei fora o final de semana, e não tive oportunidade de visitar o forum....mas aqui estou!! E realmente, como o Zero Zen falou, estou um pouco confuso.

Percebo que as opiniões são uma pouco distintas quando se trata de valvulados "em apartamentos", quando comparados ao transistorisados ou SS, mas todas com bastante fundamento e argumentos. Bom, em um modo geral, todos os contribuintes do tópico parecem realmente preferir os valvulados quando podem ser explorados a altos volumes, mas quando necessitamos dos mesmos em baixos volumes, as opiniões diferem um pouco.

Infelizmente, não tenho muito conhecimento neste assunto (mas com todas estas contribuições, passei a entender um pouco mais), nem tampouco experiência experimentando amplis, sejam eles transistor ou valvulados (muito menos). Para terem uma idéia, como informei em um dos meus posts nestes tópicos, experimentei na última sexta o pequeno Laney LC-15R......fiquei abismado, o bicho é um "monstro" mesmo tocando em volumes um pouco mais baixos. Falantes Celestion 10", um arregaço. Ainda assim, soava mil vezes melhor que o meu humilde Meteoro (que é uma pura chiadeira). E como uso racks de efeito, ele possui loop, o que seria ótimo para mim. Único problema: só um canal. Mas tudo bem, eu acho.

Eu tenho a oportunidade de comprar esse amp, ou de fazer uma encomenda de um handmade.....mas, no momento, estou bem inclinado a pegar o "Laneyzinho", que me pareceu muito bom. Poderei pagar com mais facilidade, e não precisarei esperar alguns meses para que fique pronto. Mesmo que eu perca boa parte do potencial dele, ao tocar no volume 2.

O que vocês acham?

Talvez eu até pudesse considerar tbm o Champion 600, conforme descrito pelo Bog, e levando em consideração suas opiniões, e como toco muito hard rock, pode não ser uma boa. E vai ser difícil encontrar um exemplar em Campinas para testar.

Bom pessoal, mais uma vez, desculpem pelo meu "sumiço". Continuem o debate e me ajudem a bater o martelo (ou não), na compra!!

Abraços, e boa semana a todos!!!

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid
Percebo que as opiniões são uma pouco distintas

Hehehe, ótimo, agora você percebeu algo importante: não há consenso em certos assuntos. A preferência por este ou aquele amp é uma questão subjetiva, não tem resposta certa. Nestas horas, não tem jeito, o negócio é confiar mesmo no seu próprio ouvido, descobrir o que VOCÊ prefere.

lemingue
Veterano
# mar/08 · Editado por: lemingue
· votar


Bog

Você realmente é bem avesso a amps transistorados. Isso eu já sabia. Mas sério, você já experimentou um desses Vox Valvetronix dos quais eu falo?
Não sou não. Mas o tópico é sobre "Dúvida sobre Ganho em Baixos Volumes". Apenas coloquei minha opinião. Na principal dúvida do Dfalmeid, que é: Tenho uma dúvida relativamente simples: vou mudar para um apartamento, e queria trocar meu ampli transistorizado de 100W por um valvulado da Tube Amps, de mais ou menos 18W, digo pra ele que é possível, e, ainda mais, pode até ser um de 30 ou até 50W, que vai fazer tudo o que o SS dele fazia, e, quando for tocar por aí, vai fazer melhor.
Não escutei os Valvetronix, por isso, não posso meter o pitaco nesse tipo de amp. Já escutei aqueles Line 6, são legais, tem uns que até se parecem (aparência) com os VOX. O som era bom, mas o cara também tinha um puta pedal board.

Dfalmeid

O LC-15R é um ótimo amp, mas tem suas desvantagens. Se fosse você, pegava handmade ou então pegava um LC-30II, que vai ser um "pra toda vida".

Você usa rack de efeitos. Qual? Bem, tem um LC-15 (sem reverb) que é mais barato. Vai usar drive do rack? (não sei qual é o rack que tu tens...). Um canal já será suficente então. Agora, o que não dá pra fugir é do alto falante de 10". Um de 12" seria melhor. Você disse que ia comprar um gabinete no futuro. Se der pra esperar, compra um amp com um de 12" em vez disso. Mas funciona legal colocar um gabinete no LC-15. Só que o preço pra isso é quase igual ou mais caro que comprar um LC-30II (se for fazer um gabinete bom né).

Para todos

Puxa pessoal, ele tem um SS de 100W, volume baixo e "de qualidade" ele já tem! Ele quer um valvulado e, além disso, saber ser vai poder tocar no apartamento!

Eu tenho um Laney VH100R ligado numa TT412A e consigo tocar em apartamento, também com volume baixo, e bom! Para isso, falei como fiz, agora, por que esse medo de um de 18 ou 30W?!

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


lemingue
ele tem um SS de 100W, volume baixo e "de qualidade" ele já tem!

Err... é mesmo! :P

Ele quer um valvulado e, além disso, saber ser vai poder tocar no apartamento!

Sim, eu mesmo disse que se o negócio é tocar em várias situações INCLUINDO em casa, vale a pena o valvulado. Só acho que não vale se for para tocar SOMENTE em casa.

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Sim, eu mesmo disse que se o negócio é tocar em várias situações INCLUINDO em casa, vale a pena o valvulado. Só acho que não vale se for para tocar SOMENTE em casa.
É isso aí. Também acho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid
Cara, a Acedo áudio tem um amp valvulado de baixa potência que talvez se encaixe no que vc deseja.
Abç

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Fender Champ

Já testei ele também com uma Les Paul e com uma Fender Strato. Com a LP, ficou muito grave, mas deve servir para casos específicos. Com a Strato, ficou muito mais bacana, o amp praticamente pede para você tocar algo com muito swing.

Minha intenção é utiliza-lo com stratos, com single coil, para obter sons característicos desta combinação Fender+Fender.

Aquele drive brilhante e pouco distorcido, mas com boa compressão. Vou ver se encontro um para testar e ver se funciona como planejado.

Valeu !

Dfalmeid
Veterano
# mar/08 · Editado por: Dfalmeid
· votar


lemingue

Você usa rack de efeitos. Qual? Bem, tem um LC-15 (sem reverb) que é mais barato. Vai usar drive do rack? (não sei qual é o rack que tu tens...). Um canal já será suficente então.

Eu tenho um Digitech Valve FX, de onde utilizo todos os efeitos analógicos e digitais (reverb, delay, chorus, harmonizer, etc.). Não uso o drive dele porque não me agrada muito. Junto com ele, tenho um BBE Sonic Maximizer, que é uma unidade que gosto muito. Em linha, uso um compressor da Boss e um Dr. Drive, como pedal. Minha idéia aqui, seria "plugar" tudo isso no loop de efeitos, inclusive o Dr. Drive, assim teria, como vc mesmo disse, dois canais, 1 clean e 1 overdrive (controlados por esse preamp). Poderia inclusive, controlar o ganho da preamplificação no Dr. Drive (falei besteira?).

Quanto ao LC-15, ele realmente é mais barato, mas não tem o loop, o que pra mim pode ser uma "mão na roda". Caso contrário, teria que encostar minhas unidade de rack tbm....

O LC-15R é um ótimo amp, mas tem suas desvantagens. Se fosse você, pegava handmade ou então pegava um LC-30II, que vai ser um "pra toda vida".
No caso LC-30, a diferença de preço vai sair um pouco salgada demais, pelo menos no momento. E como estou mudando logo (e também estou com muita gana de trocar de amp), queria fazer negócio ainda esse mês, se possível.


Bog

Sim, eu mesmo disse que se o negócio é tocar em várias situações INCLUINDO em casa, vale a pena o valvulado. Só acho que não vale se for para tocar SOMENTE em casa.

Eu estou sem banda no momento, mas minha intenção é voltar à ativa o mais breve possível. Assim, acho que um bom valvulado vai me ajudar muito !!



Mauricio Luiz Bertola

Ouvi os samples na internet (no site do fabricante), e gostei bastante. Valeu pela dica, vou entrar em contato com eles para saber mais sobre os modelos disponíveis e a tabela de preços.


Todos

Uma pergunta (mais uma). Lendo alguns tópicos do fórum, aprendi que em um amp valvulado, temos knobs de "gain" e "volume", certo? Pelo que li, o primeiro é responsável pela saturação das válvulas de pré-ampificação, e o segundo, de pós-amplificação.

Assim, caso eu opte em colocar o Dr.Drive como preamp, eu conseguiria talvez saturar o estágio de pré (pelo knob de gain do pedal), mantê-lo com baixa saída de volume, e aumentar o volume do amp, resultando em maior ganho de pós-amplificação?

Ficou confuso? Por exemplo, No Dr.:

Gain: 9
Volume: 1

No ampli:

Gain:1
Volume:5

Com isso, eu teria um bom drive, e um volume mais baixo?
Podem me xingar se a pergunta for sem pé nem cabeça, OK?

Obrigado
Abraços

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Dfalmeid

O Laney LC 15R é, por certo, um bom ampli, uma mescla de fender e marshall, puxando mais para este último, haja vista a distorção que alcança.

O fato de utilizar um speaker de 10 polegadas não o desmerece, pois diversos amplificadores fazem esta opção, inclusive modelos bem caros da Fender, que vem equipados com 4X10 ao invés de 2X12. Isto vai privilegiar os médios em detrimento dos graves.

Alguns Marshall JTM 60, para guitarra, vinham com alto falantes de 15 '.

Mais uma vez, opção pessoal.

A grande dificuldade dos Laneys é o fato de serem geralmente fabricados para a Tensão 110 V, enquanto no Brasil nossa Tensão nominal é 110 V e a real é 127 V, valor que é ultrapassado com facilidade e freqüência. Basta você conferir com um multímetro na sua tomada, em diversos horários.

Por certo reduz a vida útil das vávulas. Visite o site do Pedrone.

lemingue

O LC-15R é um ótimo amp, mas tem suas desvantagens. Se fosse você, pegava handmade ou então pegava um LC-30II, que vai ser um "pra toda vida".

Independente da potência, um LC 15 também é prá toda vida.

Os Handmade também são, mas pelo fato de ser muito difícil vendê-los sem grande prejuízo.

Para isso, falei como fiz, agora, por que esse medo de um de 18 ou 30W?!

Medo nenhum, apenas acho que um valvulado de menor potência é mais útil do que um de maior potência. Dependendo do local onde você rotineiramente toca.

Você acaba utilizando ele num volume/timbre que te proporciona muito mais satisfação, pois o timbre será muito melhor.

Além disso, por ser maior e mais pesado, você opta por deixar o amplificador mais potente em casa e usa os amps do estúdio onde você ensaia. Pois é mais prático.

Até mais.

megadeth2612
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Conforme uma vez o Pedrone me explicou, não adianta você usar booster ou "aumentar o gain e deixar o master baixo" ou "deixar o gain baixo e o master no talo", as valvulas de power só serão excitadas com o volume alto! Não adianta, você pode fazer umas gambiarras de booster e etc que podem melhorar o som, mas excitar a valvulas de power só com volume mesmo. Só quando você sentir aquele pancadão no peito é que terás certeza que elas estão lá "queimando" hahahha Abração.

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


megadeth2612

Entendi, isso não vai resolver nada........eu tinha um pouco de esperança !!! hahaha
Mas muito obrigado por me explicar. O lance é volume mesmo.

Esse tópico tá me rendendo muuuuuiiiittoooo !!

Obrigado a todos

Abraços !

mazellan
Veterano
# mar/08
· votar


a opção ideal creio q seria..
um amplificador valvuladão fodastico para shows e ensaios e lugares q c possa tocar alto...

e um vox valvetronix ou outro com modelagem digital para c estudar e tocar de boa...

confere???

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen

Desculpe, acabei pulando seu post !!!!! Ótimo saber que este modelo da Laney é bem cotado, especialmente entre a galera que realmente entende e conhece do assunto. Quanto à tensão, não sabia de tamanha sensibilidade das válvulas, mas acho que posso aceitar uma manutenção mais frequente.......seria um preço a se pagar!

Para ensaio, mais uma vez, posso realmente utilizar ou as caixas do estúdio, ou o próprio amp, caso seja de boa qualidade. Ainda assim, li alguns posts de pessoas dizendo que esse Laney aguenta ensaios, em casos de bateristas "civilizados". Não custaria nada tentar !!

mazellan

Esta opção já foi cogitada entre o pessoal que passou pelo tópico. Sem dúvida, é uma possibilidade, mas como tenho limitação de recursos ($$$), queria pular direto para um valvulado, mesmo sabendo das limitações que posso ter ao tocar no meu apartamento. Resumindo, eu estou louco por um valvulado, mesmo que eu perca desempenho dele no dia a dia.

Também descartei algumas outras possibilidades, como por exemplo, instalação de chaves de meia potência (que poderão interferir no timbre forncedo pelo amp).

De qualquer forma, muitas vantagens e desvantagens quanto às opções já foram apresentadas, e estou decidido a comprar um valvulado de cerca de 15W. Até pensei em um de 6W, mas talvez não seja tão vantajoso para mim. Os de 30W em diante podem ser excessivamente caros para mim...

O importante é que tudo que tenho lido está me dando muita confiança a fechar o negócio de "cabeça fria", e com certeza absoluta.....valeu pessoal !!!

Abraços!

Zero Zen
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Para ensaio, mais uma vez, posso realmente utilizar ou as caixas do estúdio, ou o próprio amp, caso seja de boa qualidade. Ainda assim, li alguns posts de pessoas dizendo que esse Laney aguenta ensaios, em casos de bateristas "civilizados". Não custaria nada tentar !!

Você entendeu mal:

Acho o LC 15R bem fácil de carregar. Sem dúvida é uma de suas vantagens, além do bom volume.

Acho que os amplificadores maiores, principalmente aqueles a válvula é que são mais pesados. Aí voce acaba ficando com preguiça de carregá-los e então eles ficam em casa a maior parte do tempo, onde não podem ser utilizados plenamente.

Não que eu seja contrário a possuir uns gigantes dentro de casa, pois possuo de 15 W, de 50 W e um de 65 W.

Melhor do que ninguém sei que não posso usá-los como gostaria.

Infelizmente, possuí-los também é um prazer para mim.heheheheh

E você não vai cometer a insanidade de deixar seu amp, pelo qual pagou uma bela quantia em qualquer estúdio, não é ?

Para qualquer idiota detoná-lo.

Portabilidade é uma grande vantagem. Principalmente quando você é quem vai carregar o amp.

Saudações.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Dfalmeid

Quanto à tensão, não sabia de tamanha sensibilidade das válvulas, mas acho que posso aceitar uma manutenção mais frequente.......seria um preço a se pagar!


Correção:

As válvulas não são muuuuuito sensíveis. Na verdade, até aguentam sobrecarga.

Esta sobrecarga é que faz a felicidade de muitos guitarristas, mas sem dúvida, a corrente inadequada não é benéfica para o amp.

A tensão exagerada abrevia a vida útil dos componentes, só isso.

lemingue
Veterano
# mar/08 · Editado por: lemingue
· votar


Dfalmeid
Não uso o drive dele porque não me agrada muito
Talvez num valvulado ele te surpreenda.

Em linha, uso um compressor da Boss e um Dr. Drive, como pedal
Durante muito tempo usei o CS-3 da Boss. Depois que comprei um valvulado só usava ele para equalizar o volume do captador do braço em modo split (simula som de single), e, depois que comprei um G-Major, que controla os canais do amp ao mesmo tempo que troca efeitos/programas, aposentei o CS-3 e passei a usar o compressor do rack.
O Dr. Drive tem dois usos no teu caso: como pedal e como preamp. Honestamente, só testando pra ver onde fica melhor.

Poderia inclusive, controlar o ganho da preamplificação no Dr. Drive (falei besteira?)
Das duas maneiras isso vai ocorrer (loop e input).

queria fazer negócio ainda esse mês, se possível
Cuidado com a G.A.S. Faça as coisas com calma e sem pressa. A ansiedade afeta a capacidade de discernimento, resultado: aquele famoso "troca troca". Quanto tempo você planeja ficar com o novo equipamento? Será que um mês ou outro a mais não compensa a espera?

Zero Zen
Independente da potência, um LC 15 também é prá toda vida.
Olha, eu coloquei entre aspas por que acho que não existe nada pra vida toda. Mas que a possibilidade de ter que, em breve, trocar ou fazer um upgrade, como o próprio Dfalmeid falou (comprar gabinete e tal), é muito menor.

Medo nenhum, apenas acho que um valvulado de menor potência é mais útil do que um de maior potência. Dependendo do local onde você rotineiramente toca.
Isso quem sabe é o Dfalmeid. Pra quem vai tocar por aí, balada e etc, ainda acho mais jogo um de 30. Se ele for ficar só em casa um de 15 tá mais que bom.

monty
Veterano
# mar/08
· votar


mazellan
a opção ideal creio q seria..
um amplificador valvuladão fodastico para shows e ensaios e lugares q c possa tocar alto...

e um vox valvetronix ou outro com modelagem digital para c estudar e tocar de boa...

confere???


Confere muitíssimo! É uma das boas opções num mundo ideal.


Dfalmeid

estou decidido a comprar um valvulado de cerca de 15W

O Laney LC 15 é um amplizinho muito bom, tem um timbre bem legal, toquei bastante com um. O problema que achei é que falta graves, acho que o falante de 10" não ajuda muito, afinal ele não é nenhum Bassman 4x10, hehehe.

Eu iria de Acedo, como sugeriu o Bertola - o modelo 296, de 30 watts, se não me engano, é muito bom e tem bom preço. Meu professor tem um e não troca por nada.

Pedrone e outros handmakers fazem amps de primeira tb (eu mesmo tenho um Pedrone, que descrevi num post nesse tópico, lá atrás) mas são mais caros e às vezes têm muita espera.

Boa sorte.

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


lemingue

Talvez num valvulado ele te surpreenda.

Seria ótimo, porque eu poderia simplificar meu set, eliminando o Dr. Drive. Ainda faria uma grana nele, vendendo. Talvez eu leve o Valve FX na loja e experimente o bicho no Laney, plugado no loop.

depois que comprei um G-Major, que controla os canais do amp ao mesmo tempo que troca efeitos/programas, aposentei o CS-3 e passei a usar o compressor do rack.

Realmente, o G-Major é uma bela unidade de rack.......ainda terei um.

Cuidado com a G.A.S. Faça as coisas com calma e sem pressa. A ansiedade afeta a capacidade de discernimento, resultado: aquele famoso "troca troca".

Eu estava indo muito bem controlando a minha G.A.S., minha única aquisição nos últimos 8-10 meses foi um cabo da Planet Waves ! De repente, ela surgiu.......e misturado com a necessidade, vc já viu !

Isso quem sabe é o Dfalmeid. Pra quem vai tocar por aí, balada e etc, ainda acho mais jogo um de 30. Se ele for ficar só em casa um de 15 tá mais que bom.

Por enquanto é só ficar em casa mesmo, mas quando precisar de potência maior, posso comprar um gabinete, talvez até lá consiga angariar alguma grana extra.



monty

Eu iria de Acedo, como sugeriu o Bertola - o modelo 296, de 30 watts, se não me engano, é muito bom e tem bom preço. Meu professor tem um e não troca por nada.

Estou para ligar para lá, para ter uma idéia mais clara do que ele pode oferecer, qual o preço, e qual o prazo para entrega. Parece que o Pedrone, por exemplo, trabalha com meses e meses de prazo, dependendo da procura, que quase sempre é grande.

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Se for usar o Digitech como pré acho que o CS-3 pode ficar de lado. Como FX apenas, no loop, o compressor do rack pode ou não ficar legal, isso depende de regulagens e etc.

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


Oi pessoal !!
Depois de muito analisar e pensar, considerando a ajuda de todos vcs aqui do fórum (muito obrigado!), acabei comprando o Laney LC-15R ontem a noite. Só consegui brincar com ele por uma ou duas horas, por isso não posso falar com muita propriedade.

A princípio, é um excelente amplificador, fala MUITO alto, e fornece um timbre com pouco grave (que eu particularmente gosto) e muito cristalino.

Preciso trabalhar um pouco mais na regulagem do som distorcido, bem como testar os meus periféricos, para sentir como posso trabalhar o timbre.

Mas de uma maneira geral, tô super contente, acho que fiz uma ótima compra !!

Só queria agradecer a todos que visitaram o tópico e deram sua contribuição !!!

Abraços

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Dfalmeid

Preciso trabalhar um pouco mais na regulagem do som distorcido, bem como testar os meus periféricos, para sentir como posso trabalhar o timbre.
Depois fala pra nós o que funcionou. Boa compra, agora é só ralar! Falous.

Zero Zen
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Dfalmeid

Boa sorte e faça bom proveito do "brinquedinho" novo ! rsrsrsr

Dfalmeid
Veterano
# mar/08
· votar


lemingue
Zero Zen

Valeu galera !!!!! Daqui a um ou dois dias volto no tópico, pra contar como estou abusando do "menininho".......rsrs
[ ]s

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Zero Zen
O CRATE te incomodou muito? Li que eles são tipo CCE, Conserta Conserta e Estraga ! hehehe
Ele tinha um drive e um clean muito magrinho... tentava ser um fender mas não conseguia. Também era era muito carregado nos agudos. Mas, ele nunca deu problema. O problema dele era o som mesmo... hehehe...

lemingue
Veterano
# abr/08
· votar


Dfalmeid
Valeu galera !!!!! Daqui a um ou dois dias volto no tópico, pra contar como estou abusando do "menininho".......rsrs
E ai? Ficou legal o rack + amp?

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


lemingue
Zero Zen
Dfalmeid
monty
mazellan
Mauricio Luiz Bertola
Bog

belo tópico, gurizada...tópicos assim é que deveriam rechear esse forum....

Dfalmeid
sorte e bons prazeres com teu novo equipo...

Dfalmeid
Veterano
# abr/08
· votar


rsf

Legal, fico muito feliz em colaborar com o fórum!!

Agora, eu estou devendo há algum tempo minha primeira impressão com o meu Laney. Realmente, é um amplificador muuuito bom, mas com o drive não muito forte, na minha opinião. Estou usando o meu Merdeoro Dr. Drive como pedal, porque não consegui um timbre muito legal usando-o como pré-ampli, no loop de efeitos.

A grande vantagem, é que utilizando ele como pedal, tenho 3 canais, o que torna o amplificador ainda mais versátil. Deixo o ganho do Dr. Drive em torno de 6, o Gain do Laney em 4, e o volume (como ainda não mudei para o apartamento), no 5. Som animal !!!

Reparei mais uma coisa: se deixo o Gain baixo e aumento bastante o Volume (tipo, 8 ou 9), tenho um timbre bem gordo, bonito, muito diferente do que já tinha experimentado. Agora, se faço o contrário, consigo um timbre mais ardido, com mais crunch......muito interessante !! Parece que consigo níveis diferentes de saturação no pré e no powe.

No loop eu liguei meu Digitech Valve FX para efeitos e meu BBE Maximizer. A equalização foi um processo muito difícil, eu ainda estou trabalhando nisso, assim como os demais efeitos.

Agora, estou um problema: quando uso o canal Solo do Dr. Drive, tenho tido MUITO chiado. Estou pensando em levar para a assistência, não sei se é o caso de trocar as válvulas, ou se pode ser algum problema no circuito (talvez, nesse canal, não seja só ganho de válvula...). Alguém poderia me sugerir algo?

Tentei gravar alguma coisa legal para compartilhar, mas o chiado está atrapalhando muito !!!

Valeu pessoal !
Abraços

lemingue
Veterano
# abr/08 · Editado por: lemingue
· votar


Dfalmeid

Realmente, é um amplificador muuuito bom, mas com o drive não muito forte, na minha opinião
É, esse amp não tem muito ganho mesmo, não há nada de errado com o seu amp, como falei antes, com um LC30 acho que você não sentiria esse problema (a não ser que goste de mesa/boogie, new metal e etc). O jeito é usar um booster (que é o que vc está fazendo).

"se deixo o Gain baixo e aumento bastante o Volume (tipo, 8 ou 9), tenho um timbre bem gordo", é a distorção de power, ou seja, saturando as válvulas de potência, e "se faço o contrário, consigo um timbre mais ardido, essa é distorção de pré.

No loop eu liguei meu Digitech Valve FX para efeitos e meu BBE Maximizer. A equalização foi um processo muito difícil, eu ainda estou trabalhando nisso, assim como os demais efeitos.
Não sei direito qual a função desse BBE, mas, se quer tornar as coisas mais simples, ligue só o Digitech.

Se tiver usando o pré do laney e os efeitos no loop, se for possível "desligar", o equalizador, outros efeitos indesejáveis, simuladores e demais "firulas", deixando apenas os efeitos que não alteram as frequências, faça isso. Desligue equalizador, compressores, distorções, wahs, filtros, e etc. Se o digitech for com algorítimo fixo, e não puder desligar o equalizador, tenta assim: o objetivo é tentar imitar o som do seu laney como se estivesse sem o FX no loop, assim você terá uma EQ próxima do flat no FX. Deixe todos os controles de eq do laney em 12 horas (flat); faz o mesmo no FX, ganhos no zero (vai ficar um lixo, mas nem liga); as frequências que interessam para guitarra geralmente estão entre 80-200 (graves), 800-1600 (médios); 5000 pra cima agudos. Se seu FX tiver mais frequências deixe elas zeradas por enquanto. Depois regule uma de cada vez, até ficar bom (frequência, ganho e curvatura), depois que conseguir "imitar", o resto fica mais fácil.

Dá uma olhada:

http://www.recordingeq.com/Subscribe/tip/tascam.htm (é para gravação, mas dá pra ter uma boa idéia)

http://www.guitarists.net/lessons/view.php?id=152

http://recordingwebsite.com/articles/eqprimer.php

http://www.theprojectstudiohandbook.com/articles6.htm (esse site tem muitos links, se estiver numa fase zem... é coisa paca...)

Agora, estou um problema: quando uso o canal Solo do Dr. Drive, tenho tido MUITO chiado. Estou pensando em levar para a assistência, não sei se é o caso de trocar as válvulas, ou se pode ser algum problema no circuito (talvez, nesse canal, não seja só ganho de válvula...). Alguém poderia me sugerir algo?
Provavelmente é muito ganho, tem que ver que tipo de ruído que dá. Experimenta usar esse canal, mas diminuir o ganho aos poucos. Se esse chiado diminuir, ou desaparecer com ganhos mais baixos, não existe nenhum problema com seus equipos, inclusive é isso que eu acho. Amplificador REALMENTE valvulado, all tube, sem CIs e etc, com muito ganho de distroção dá hiss sim (hiss, ou ruído branco, parece ser o que você está tendo). Uns dão mais, outros menos. Tem algumas coisas que reduzem ou eliminam esse problema:
- tocar com um ganho mais baixo (do booster ou do amp);
- regular o noise gate do seu FX (vai cortar o hiss nas pausas);
- desligar a distorção quando não tocar;
- se acostumar com o hiss (dependo do volume do hiss e o do som, nem se nota); ou então....
- comprar um redutor de ruídos, se for um bom, resolve 100%.

Sobre o redutor de ruído, se você pretende ficar nos valvulados, usando ganho no 10, acho uma boa. Meu Laney VH100R, que tem fama de barulhento, ficou mansinho com um pedal redutor em linha e o noise gate do rack no loop. Sem isso, não podia passar o ganho do drive 2 do 5 que já tinha um hiss incoveniente. Hoje posso deixar tudo no 10 e, se eu não estiver tocando, nem parece que o amp tá ligado. Ah, o noise gate é até dispensável...

Conselho: se for comprar um redutor, não compre porcaria (diga-se behringer). Me enchi tanto o saco desse aí que comprei um Decimator. É caro, mas vale a pena. Fácil de usar, não muda o timbre, não acrescenta ruído, não fode com o sinal, alías, nem parece que tá usando ele (no bom sentido). Tem outras marcas que parecem ser boas, lembro da hush, e o ns2 da boss (não tão bom), isso falando em pedais, pois existem rack$ só pra isso.

Falous!

Dfalmeid
Veterano
# abr/08
· votar


lemingue

Uau, quanta informação!!

É, esse amp não tem muito ganho mesmo, não há nada de errado com o seu amp, como falei antes, com um LC30 acho que você não sentiria esse problema (a não ser que goste de mesa/boogie, new metal e etc). O jeito é usar um booster (que é o que vc está fazendo).

Tem razão, mas com o booster, tenho um som muito legal, me agradou mesmo!

as frequências que interessam para guitarra geralmente estão entre 80-200 (graves), 800-1600 (médios); 5000 pra cima agudos

Essa informação é fundamental Procurei por isso na net e não achei, valeu! Os links também são muito bons, pena que não posso ligar a guitarra agora mesmo para trabalhar a equalização.....não é um processo fácil, e é crucial para conseguir o timbre desejado. Confesso que tenho dificuldades.

Quanto ao meu grande problema de ruído, li algo no site da TubeAmps falando justamente sobre hiss e hum. Muitos desconhecem a existência do ruído branco.......no meu caso, sem dúvida, ele diminui ao reduzir o ganho no Dr. Drive. Inclusive, se eu utilizar o canal blues (que é mais leve), não enfrento nenhum problema. Para resolver o problema, estou deixando ligado o noise gate do Digitech, mas para conseguir eliminar o ruído de uma maneira satisfatória, tenho problemas ao baixar o volume da guitarra, ou ao executar ligados. Às vezes o som some, se não palhetar com força. Com isso, eu perco dinâmica, não sei o que é pior.

Não sei direito qual a função desse BBE, mas, se quer tornar as coisas mais simples, ligue só o Digitech

Esse BBE é muito legal. Não sou muito técnico, mas até onde sei, ele "recupera e realinha" frequências processadas por multi-efeitos, deixando o som mais claro e "limpo". É realmente muito bom, mantenho-o ligado sempre, sem exceção. Chama Sonic Maximizer.

ficou mansinho com um pedal redutor em linha e o noise gate do rack no loop. Sem isso, não podia passar o ganho do drive 2 do 5 que já tinha um hiss incoveniente. Hoje posso deixar tudo no 10 e, se eu não estiver tocando, nem parece que o amp tá ligado. Ah, o noise gate é até dispensável...

Interessante........poderia então comprar um pedal redutor para usar em linha. Acho que uma unidade de tack para isso seria muito "custoso". O pedal da BOSS me parece uma boa opção. Você acha que eu conseguiria manter a dinâmica e preservar o sinal, ligando ele entre o Dr. Drive e o Laney? Se tiver outras marcas e modelos dos quais vc se recorde, de preferência não tão caros (ainda tem chão pra pagar o Laney), me diga! Além do decimator e hush, é claro....

Muito obrigado pela usual ajuda, a galera do fórum de amplificadores é fenomenal, atenciosos e extremamente técnicos. Quem sabe o de guitarra não chega lá.....rs.

Abração.

lemingue
Veterano
# abr/08 · Editado por: lemingue
· votar


Dfalmeid
Se tiver outras marcas e modelos dos quais vc se recorde, de preferência não tão caros (ainda tem chão pra pagar o Laney), me diga! Além do decimator e hush, é claro....
Falando em pedais, o melhor é o Decimator mesmo. Lembro do hush, de um da Sansamp, um da MXR e o da Boss. Honestamente, só te recomendo o primeiro. O hush talvez, o NS-2 não é tão "limpo" quanto esses. Ele é caro também, uns 300 eu acho (ISP é uns 500). Só pra ter noção:

http://br.youtube.com/watch?v=AL89pRGv0Zw&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=ZkB4csSmoRU&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=VRcQV6j3-zU&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=Ng8Q2JhkdSg&feature=related

Nem vou falar do behringer... tenho um aqui, um amigo quiz comprar de mim e eu não vendi. O cara é muito amigo sabe, isso não se faz...

O pedal da BOSS me parece uma boa opção. Você acha que eu conseguiria manter a dinâmica e preservar o sinal, ligando ele entre o Dr. Drive e o Laney?
Boa, mas não a melhor. Ele foi feito para ligar de outra maneira. Ele tem loop e etc, mas funciona em linha também. Ele come um pouco o timbre e o sinal. Tendo eles em uma loja é mole mole ver se te agrada. Testa num amp mediano, primeiro sem ele, depois, com o pedal na linha, com ganho no máximo, usando clean, e por útlimo com ele desligado. Veja se dá diferença, mas com paciência, para quem nunca usou um, de início, um pedal ruim pode enganar.

Falous...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplis Valvulados - Dúvida sobre Ganho em Baixos Volumes