Aterramento amp. (dúvida)

    Autor Mensagem
    mudrei
    Veterano
    # jan/11


    tenho um amplificadorzinho razoável, o problema é q ele nao tem aterramento, logo pensei boto uma ponta de prova na parte metalica de fora e na terra e blz, o problema é q não some o chiado e ainda por cima aumenta, alguem tem umas dicas pra diminuir o chiado, fica alternando ao longo do tempo.

    e aproveitando pra nao criar outro topico, preciso de uns links sobre blindagem de strato, desmontei e vi q nao tem nada pra proteger, mas, se possivel, umas coisas mais caseiras, pq dinheiro aki é problema (a falta dele, hehe)

    vlw, sou iniciantes nesse negocio de tocar guitarra, mas a parte eletrica fica facil, faço tecnico em eletronica, já tenho uma base no assunto :D

    obrigado e feliz ano novo, atrasado :D

    tatus
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Você poder pegar folhas de alumínio de capacitor velho e blindar a guitarra, fica muito bom.
    Eu não entendi esse lance de colocar "na" terra o fio. Tem que ter pelo menos uns 40cm de barra fincado na terra.

    pedroes
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mudrei

    olha oque eu fiz aqui em casa, eu liguei um fio ao cabo que pluga a guitarra no amplificador (na parte de metal do cabo q fica no amplificador) e a outra ponta do fio eu coloquei prendi no papel aluminio, quanto maior for a superficie de contato do aluminio com o piso, menor será o chiado.

    Mad Dock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara não é assim que funciona não, vc precisa de grande quantidade de metal para funcionar como aterramento e também um meio onde ele possa se livrar do "excesso de elétrons" que ele pegar....
    Para se fazer o serviço correto vc terá que enterrar geralmente barras de cobre, fazendo-se um contorno de sal grosso ao longo de onde a barra vai ficar...ligar um fio nessa barra e isso será o seu terra...qualquer descarga indesejável será eliminada por esse dispositivo...esse fio seria o terceiro plug que vem nas tomadas...

    alfacorrea
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Essa parada de sal grosso eu nuca ouvi falar, mas o procedimento da barra de cobre já.

    Veja bem... Não é o seu amplificador que não tem aterramento. É a rede elétrica da sua casa que não tem.

    Veja também que determinados equipamentos são "estragadores" naturais do som da guitarra. Televisão antiga, Estabilizador comum, lâmpadas frias e fluorescentes, tomada do amp no mesmo disjuntor de eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas, etc).

    Mad Dock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    A o sal quando em contato com umidade vai formar solução salina, condutora que é quem vai atuar no no processo de aterramento. Sem sal vai ficar um aterramento bem deficiente!!

    mudrei
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vamo lá

    tatus
    quando disse na terra, foi conectar uma ponta de um fio na carcaça do amp. e outra no terceiro buraco da tomada (terra), casa foi reformada, tem tomada com aterramento por toda a casa :D

    pedroes
    entendi, vou fazer e ver se some o chiado, vlw pela dica

    Mad Dock
    como eu expliquei acima para o tatus, ja tenho terra, mal por nao ter explicado direito, eram 5 e pouco da manha, mas tava anciosos :D

    alfacorrea
    como mito acima, a tomada tem aterramento, o amp q nao tem, entendeu



    então, coloquei aluminio em todo o escudo da guita e da cavidade, minha duvida é se eu devo ligar o aluminio com algum cabo? pra aterrar a interferencia captada pelo aluminio, se sim aonde

    vlw galera :D

    DotCom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mudrei
    reveste as cavidades da guitarra com papel alumínio e liga no terra da guitarra (ponte ou corpo dos pots ou corpo do jack)

    tatus
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mudrei, antes de fechar a guita faça um teste com o multímetro e teste a resistência entre pontos distantes do aterramento, por exemplo, coloca um provador la perto do captador do braço da guitarra e outro perto do plug de entrada, testa também nas costas dela, onde fica o tremolo (se tiver).
    Coloque alumínio também na tampa da guita sempre sobrando para quando fechar a guita o alumínio da tampa entrar em contato com o alumínio da guita. Cuidado para não tocar em mais nada.
    Se o teste de resistência não for satisfatório pegue um pedaço de fio desencapado e solde de uma forma que percorra e entre em contato com todos os pedaços de alumínio que tem na guitarra, assim o contato se espalha de uma forma homogênea na guitarra evitando qualquer falha no aterramento.
    Eu digo isso porque as vezes usa-se cola ou fitas, que evitam o contato de um pedaço de alumínio com o outro, é por onde o chiado aparece.

    Mad Dock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Show de bola heim!!!mudrei casa com tomada de três pinos aterrado!!! na minha vou ter que investir para fazer um negócio descente para montar o home-studio...
    Eu vi blindagem na cavidade das guitas, mas não me lembro dela ser aterrada....sei que só o fato de ser metal já funciona como barreira de interferência...vou dar uma pesquizada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aterramento amp. (dúvida)