Para que serve o Cabeçote?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/17
· votar

Itamarwjr

Cara, "xoxo" é um termo muito subjetivo, e também é um amigo meu. rs
Na prática fica diferente, o circuito reage de formas diferentes.
Ligar uma carga menor que a nominada como máxima não é boa ideia, mesmo! Na melhor hipótese queima o fusível, na pior não sabemos o que pode acontecer, depende de cada amp.

ENTRETANTO, alguns malucos, fazem isso. Caras pobres tipo EVH... Algumas vezes junto de outros mods, geralmente pra diminuir tensão de placa, e blá blá blá... Visando obter mais drive, mais compressão...
Eu mesmo estou só por comprar um soquete, e seguir a ideia da Sylvia Massy (produtora americana) de ligar uma lâmpada incandescente em série com o AF, para aumentar a compressão. Se a lâmpada queimar, pode dar ruim, e queimar o amp de tabela, pois ficou sem carga na saída... Simples assim.
Mas veja bem, eu sou um técnico: se o amp queimar eu mesmo concerto! Quando tu ainda está com dúvidas básicas. Se eu digo "não faça isso em casa", mesmo eu fazendo, não é pra me gabar, mas para entender que quem tem orçamento limitado não deveria se dar esse luxo... E claro, conhecimento não é crime!

SergioTrindade
Quanto maior a frequência, maior será a "resistência".

Quando a bobina sai da sua posição inicial, essa ideia vai pelo ralo hehehehe

Para a bobina de um alto falante, normalmente se adota a medição da impedância nominal para uma frequência de 1kz (mil hertz).

Não. Pode ser um método alternativo, mas não vai chegar nem perto do resultado esperado. É obtido da média entre Re e Rmax (R na Fs) ao que entendi, mas isso é calculado com uma fórmula bem complexa.

O Rod Elliott e o Ted Webber são os mais práticos e criaram umas calculadoras legais - não ensina nada, mas dá pra chegar lá sem ser um engenheiro - caso queira tentar.

http://sound.whsites.net/tsp.htm
http://www.tedweber.com/webervst/spkrcalc/para.htm

Mas já aviso: não é uma coisa simples. Tentei um método tabajara, e a precisão variou em 40% nas repetitivas medições, ou seja, não serviu pra quase nada... Nem na média entre os valores eu consegui um resultado próximo ao informado pelo fabricante - antes que diga que o fabricante mentiu, é um AF conhecido e que engenheiros de um grupo testaram já exaustivamente, ou seja, o erro era meu.
Quero montar um laboratório, só que... Isso custa dinheiro! Dinheiro que hoje eu tenho outras prioridades pra gastar. Então espero que fique para um futuro, e não muito distante... rsrs

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar

undefinedIsmah
Te intendi, mas no caso de "favelados" como o EVH, como você disse, existe a necessidade de fazer mods, adaptações e outros para isso. inclusive o esquema da lâmpada.

Mas vlw por todas as explicações!

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar

Necessidade eles não tem, porque todos os timbres são usuais, cada um em seu contexto. Esses caras tem é grana pra bancar... rsrs
Mas como disse, não é algo impossível para uma pessoa comum, assim como nós... E é o " segredo " de identidade no timbre, e blá blá blá que tanto se preza em guitarra...

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar

Ismah
kkkk ss, pod cre!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Para que serve o Cabeçote?