Para que serve o Cabeçote?

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


makumbator

bingo!

ponto..

Proggg
Veterano
# dez/09
· votar


foi mal ressucitar o topico, li ele todo mas ainda estou com uma dúvida:

como saber se o falante eh apropriado/resistente para um cabeçote?

eh q eu queria um dia ter um cabeçote e num ensaio em estudio plugar num amp e tals................ mas vai q eu estrago o amp de lah por causa da potencia do cabeçote?

e não dah pra plugar no input não neh? soh se o amp tiver loop certo?

obrigado ae!

Proggg
Veterano
# dez/09
· votar


up

wiskeria
Veterano
# dez/09
· votar


cabeçote não se pluga em amp, somente em CAIXA DE SOM!
Existem auto falantes específicos para guitarra importados como eminence, celestion, etc... No Brasil não tem marcas boas de falantes para guitarra, os que prestam e são baratos são os antigos novik da linha instrumentos musicais, só vai achar usados ou recondicionados.
Veja bem, cabeçote é onde fica o amplificador, onde vc regula o som... eles são plugados em uma caixa de som que pode ser da mesma marca do cabeçote ou compatível.
Se vc não sabe disso ainda não chegou a hora de vc ter um cabeçote, compre um combo, que possui o amplificador e auto falante em um unico bloco de madeira.

tiratron_1982
Veterano
# dez/09
· votar


Proggg,

Vc está confundindo AMPLIFICADOR com CAIXA DE SOM. Saiba três coisas básicas (desenhozinho para facilitar):

- CABEÇOTE ( [] ) - é um amplificador sem auto falantes.

- CAIXA DE SOM ( O ) - somente os auto falantes numa caixa (s/ amplificador)

- COMBO ( [O] ) - mistura de cabeçote com a caixa de som (os dois num só)

eVg
Veterano
# dez/09
· votar


Po mal ai ressucitar o topico, mas ja que eu vi que tinha uma pergunta do genero tb queria fazer uma ...
Da pra se escutra um valvulado de 15w com o som limpo , limpo msm sem o rasgado da valvula de saida , num studio ou num peq show ou a bateria engole ele???
Vlw ae...

tiratron_1982
Veterano
# dez/09
· votar


Caro eVg,

a meu ver, 15w é pouco para isso e será engolido mesmo. Diria que no mínimo uns 50w ou que jogue o som do ampzinho de 15w num PA.

[]'s

Jcra
Veterano
# mar/10
· votar


Eu Consigo usar apenas o cabeçote?

MatheusFarage
Veterano
# mar/10
· votar


a potencia dos alto falantes tem q ser maior q do cabeçote

davi sb
Veterano
# mar/10 · Editado por: davi sb
· votar


Jcra[b][/b]
Eu Consigo usar apenas o cabeçote?[i][/i]
Não porque o cabeçote não possui alto falantes e sem os mesmos não haverá som.

teclado_mania
Veterano
# mar/10
· votar



a potencia dos alto falantes tem q ser maior q do cabeçote


Se quizer colocar o cabeçote no ultimo volume e continuar com o som definido...

Se um cabeçote tem 100w se quizer um som seguro toda a caixa tem que ter 150w que é recomendavel, e no ohms do cabeçote...

Eu Consigo usar apenas o cabeçote?

Não o cabeçote pode aparentar ter caixa(parte preta), mas ele é apenas um amplificador, e as vezes tem uns efeitos, equaliza o som e tem saida line(saida não amplificada) e saida amplificada(essa sim vai pra caixa)

Jcra
Veterano
# mar/10
· votar


Dá pra usar o cabeçote sem os falantes?

Jcra
Veterano
# mar/10
· votar


Malz,nao li em cima /\

Del-Rei
Veterano
# mar/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Um cabeçote de 15W da pra ensaiar e fazer shows pequenos sim... principalmente se vc tiver falantes 2x12"... microfonadas então... ficam uma belezura... não deixa a desejar mesmo.

Em ensaios eu uso um Marshall MG 15W e mesmo quando o batera espanca nos pratos o amp consegue sobressair.

E pra shows, com meu amp, só se for um show pequeno mesmo (100 pessoas), porque o amp tem apenas 1 falante de 8"... e mesmo assim, neste caso, tem que microfonar.

Abraços.

EDIT: ok... tópico antigo.. caí!

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Re-Re-Re-Ressuscitado o tópico: to querendo aprender mais sobre como funciona os esquemas de cabeço te e caixa, vi uns pedrone de 15w e tal, achei o som legal, e queria saber como são as relações cabeçote-caixa, acredito q como todo amp x auto, temos q casar as impedâncias correto? Ai pergunto se eu for ligar 2 caixas num cabeçote, qual o calculo de impedância?

E a grande dúvida, qual a relação de potência? Cabeçote, como falado de 15w é pra que faixa de potência total? Potencia das caixas?

Se for possível me dar uma resposta completa sobre o casamento de potencia da caixa com o cabeçote eu agradeço, menos coisas pra perguntar depois kkkkkkk

ah outra coisa, vi um cabeçote com caixas da borne, será que presta? é ridiculamente barato em relação a outros, se duvidar é transistorizado...


Bem, obrigado!

JJJ
Veterano
# mai/17 · Editado por: JJJ
· votar


Itamarwjr

Se o cabeçote for projetado pra 8 ohms, por exemplo, o gabinete a ser colocado nele deverá ter 8 ohms, preferencialmente. Até onde eu sei, pode ter mais (16 ohms, por exemplo), mas nunca menos, senão força a parada (se eu estiver errado, podem me corrigir!).

Agora, se for colocar dois gabinetes, tem que combinar, de modo a resultar em 8 ohms ou mais.

Por exemplo, dois gabinetes de 4 ohms, em série, resulta em 8 ohms. Atenção: se colocar em paralelo, vai reduzir a resistência, em vez de aumentar.

Quanto à potência, suponho que o gabinete deva suportar mais do que a potência nominal do ampli, pra ter uma folga. Mas é melhor alguém mais antenado com cabeçotes falar sobre isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Além do que o JJJ colocou, acrescento que a(s) caixa deverá ter uma potência superior à que o cabeçote "entrega".
Com um cabeçote valvulado de 15WRMS e uma caixa 1X12, 2X10 ou 2X12 você poderá tocar "ao vivo" tranquilamente.
Os amplificadores Borne são bons.
Abç

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


JJJ
Sim, na verdade não é ideal colocar com 16 ohms pq assim perde eficiência, o ideal é casar para cima (Amp<Auto).

Mauricio Luiz Bertola
Ta mas, pra mim entender: Essas caixas q tu exemplificou vão gerar quantos W? Os mesmos 15 do Cabeçote?

HortaRates
Membro
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Cara, a potência da caixa é a potência que ela suporta receber do amplificador sem queimar. Então pra um amplificador que tem 15W RMS, você precisa de um caixa de no mínimo 15W. Mas isso em teoria. Na prática é bom utilizar uma caixa com potência maior que a do cabeçote, pra que possa haver uma folga.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


HortaRates
É que eu queria números pra entender. por exemplo o cabeçote de 15w ligado em uma caixa, sei lá, de 100W. Vou ter 100wRMS de som? Acho que não né?

Ramsay
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Não, com um cabeçote de 15W ligado numa caixa de 100W vc só vai ter os 15W de som fornecidos pelo cabeçote e nada mais que isso.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Ramsay
Ah, isso que queria saber! Obrigado a todos pela paciência!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Use o bom senso cara. Ligar um cabeçote que fornece 15WRMS numa caixa que suporta 100WRMS é perda de eficiência.
O ideal para um cabeçote dessa potência (que já é coisa à beça!), é uma caixa que suporte até 30/50WRMS.
Se vc comprar um cabeçote dessa potência, uma caixa com 1 falantes desse aqui está de bom tamanho:
https://www.voghanspeakers.com/sexy-citrus

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Sim, na verdade não é ideal colocar com 16 ohms pq assim perde eficiência, o ideal é casar para cima (Amp<Auto).

Seu pensamento não está claro, mas se o circuito foi projetado para 16r, ele não perde eficiência, ele trabalha na sua melhor eficiência. Valvulados em geral tem vindo com opção de ligar cargas de 4, 8 e 16, mas tem quem venha sem essa opção - caso do meu Duovox de 1978 que só veio com opção de ligar em 4r.

o o cabeçote de 15w ligado em uma caixa, sei lá, de 100W. Vou ter 100wRMS de som?

Como dito, teria 15W do amplificador.
RMS de som, aka potência acústica, é meio complicado, teria 15WRMS elétricos, de som talvez 10% disso, mesmo com um AF excelente.

Se for possível me dar uma resposta completa sobre o casamento de potencia da caixa com o cabeçote eu agradeço, menos coisas pra perguntar depois

Essa resposta está várias e várias vezes no fórum. Sugiro que seja paciente, leia um grande número de tópicos, e dê tempo ao tempo para ir absorvendo com calma. Estamos falando de duas áreas da engenharia, assuntos não lá difíceis, mas são bem extensos, muitíssimas variáveis e por aí vai...

JJJ
Veterano
# mai/17 · Editado por: JJJ
· votar


Só colocando um dado aqui sobre falante com mais potência (ou maior) no mesmo cabeçote (ou ampli, de modo geral):

Embora, como foi falado, a "potência" do ampli continue sendo a mesma, não quer dizer que não possa melhorar... O resultado sonoro, com a troca de um falante (ou caixa ou gabinete, como queiram) por um maior ou com mais potência, pode sim resultar numa melhora perceptível no som, com mais definição, mais peso, mais grave, etc.

Isso pode ser facilmente testado. Exemplo: meu Laney Cub8 vem com um falante interno de 8". Ligando em outra caixa, de 10" (no caso, mesma impedância de 8 ohms), faz uma diferença claríssima aqui.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Só uma correção, a resistência elétrica da bobina (Re) é uma coisa. A impedância é outra. Não é correto se referir a um pela outra.

Já sobre as mudanças de AF, realmente não quer dizer que não possa melhorar, mas não quer dizer que vá melhorar. Vai mudar, melhor ou pior é uma questão de objetivos.

JJJ
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah

OK, mudei pra "impedância"...

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não Maurício! Eu utilizei um exemplo berrante para fazer entender a minha dúvida, não intenda ela mal. Obrigado!

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah
Impedância é ideal quando "casa", pelo que sei (posso ou devo estar errado), mas se o amp manda um sinal para 8ohms o circuito de falantes é ideal quando tem 8ohms, se tiver 16 funciona, mas fica "chocho", se tiver menos de 8 queima o amp.

Como disso, posso(devo) estar errado.

SergioTrindade
Veterano
# jun/17
· votar


Esses conceitos elementares têm que estar muito claro quando tratamos de equipamentos desse tipo.
Como a impedância é uma condição dinâmica de oposição à passagem de corrente, geralmente se adota um padrão de medida.
Se, grosseiramente, chamarmos a "oposição à passagem de corrente" (V÷I) pelo nome "resistência", teríamos que, nesse caso, a impedância seria uma "resitência" que varia com a frequência.
Quanto maior a frequência, maior será a "resistência".
Para a bobina de um alto falante, normalmente se adota a medição da impedância nominal para uma frequência de 1kz (mil hertz).
Para ter uma noção prática, é bom lembrar que 1kz é a frequência fundamental de uma nota bem aguda praticamente fora do spectro usual de uma guitarra.
Essa frequência cai, aproximadamente, na nota "si", na 19ª casa da primeira corda da guitarra.
Na outra ponta, a nota MI grave na sexta corda solta dá uma frequência de aproximadamente 82hz. A cada oitava, a frequência dobra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para que serve o Cabeçote?