Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


OPA!!! Dando um up nesse tópico que...apesar de meio antigo é MUITO BOM!!! ;D

Tenho umas duvidas aqui sobre o assunto...

- Como faço pra saber se a tensão da minha casa é de 110v ou é de 127v?! Quero dizer...como posso medir isso?! E...ainda...como posso medir a "variação da tensão no decorre de um dia"??!!! [como o Kelson e o Echo Delta disseram]
- Aqui onde eu moro [só pra constar...é um apartamento] não tem aterramento nas tomadas!!! Nesse caso...o que seria melhor usar pra evitar essa "oscilação" de energia??!!! Um filtro de linha mesmo?!
- E alguem tambem podia me explicar um pouco melhor como funciona o BIAS de um valvulado?! Fiquei interessado em saber...mas não consegui enteder direito o funcionamento!!!


Bom...é isso ai!!! Se algum dos mestres que estavam por aqui no tempo do topico ainda estiverem "na ativa"...por favor...compartilhem um pouco mais do seus gigantes conhecimentos!!! ;D




Abração!!! o/

DotCom
Veterano
# jun/10
· votar


- Como faço pra saber se a tensão da minha casa é de 110v ou é de 127v?! Quero dizer...como posso medir isso?! E...ainda...como posso medir a "variação da tensão no decorre de um dia"??!!! [como o Kelson e o Echo Delta disseram]

A tensão da sua casa é 127v. Isso é o padrão brasileiro.

- Aqui onde eu moro [só pra constar...é um apartamento] não tem aterramento nas tomadas!!! Nesse caso...o que seria melhor usar pra evitar essa "oscilação" de energia??!!! Um filtro de linha mesmo?!

Aterramento das tomadas não evita oscilação de energia. E nem a falta dele induz a oscilação na tensão.
A "sujeira" que vem da rede também não é muito problema, uma vez que o filtro da fonte do ampli não deixa esse ruído passar.

Sobre o BIAS eu vou deixar pro pessoal que mexe em valvulado dar uma explicação mais mastigada.

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


DotCom
A tensão da sua casa é 127v. Isso é o padrão brasileiro.
Ah...nem sabia que era padrão mesmo...pensei que alguns lugares pudessem ser 110v!!! ;)

Mas...de qualquer maneira...tem como eu medir a tensão exata de uma tomada?! Porque...como disseram ai...mesmo sendo 127v o padrão a tensão pode variar...e eu queria saber como posso "ver" essa variação!!!


Aterramento das tomadas não evita oscilação de energia. E nem a falta dele induz a oscilação na tensão.
A "sujeira" que vem da rede também não é muito problema, uma vez que o filtro da fonte do ampli não deixa esse ruído passar.

Nossaaa caraa...realmente VIAJEI LEGAL nessa minha pergunta!!! oO ...Foi a pressa!!! ^^ ...Mas valeu pela explicação...ajudou!!! ;D


Sobre o BIAS eu vou deixar pro pessoal que mexe em valvulado dar uma explicação mais mastigada.
Tá ótimo man...já ajudou bastante!!! =)



Abraço!!! o/

DotCom
Veterano
# jun/10
· votar


Mas...de qualquer maneira...tem como eu medir a tensão exata de uma tomada?! Porque...como disseram ai...mesmo sendo 127v o padrão a tensão pode variar...e eu queria saber como posso "ver" essa variação!!!

Ela vai flutuar sempre em volta desses 127... Não tem utilidade nenhuma em medir isso.
Mas se estiver curioso, mete o multímetro na tomada, na escala de 200V AC.

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


DotCom
A tensão da sua casa é 127v. Isso é o padrão brasileiro.

Mas é importante lembrar que várias cidades do Brasil operam em 220volts.

Floyd N Roses
Mas se estiver curioso, mete o multímetro na tomada, na escala de 200V AC. (2)

Aqui em casa(Juiz de Fora-MG), a rede varia entre 120 e 138 volts. Mas em raros momentos cai para 115. Tenho um PL-Plus da Furman, e ele mesmo indica o valor que recebe da rede em tempo real.

DotCom
Veterano
# jun/10 · Editado por: DotCom
· votar


Mas é importante lembrar que várias cidades do Brasil operam em 220volts.

Bom, ele queria saber se na casa dele tinha 127 ou 110v, né. Até porque se meter um equipo que trabalha em 127v em uma tomada 220, a fumacinha mágica logo aparece..

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


DotCom

Sim, sim, eu sei. É que algum desavisado pode ler o post e achar que todo o Brasil tem padrão 127 volts.

Até porque se meter um equipo que trabalha em 127v em uma tomada 220, a fumacinha mágica logo aparece..

Hsahsah...eu já fiz isso! Mas felizmente só queimou a fonte.

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


DotCom
Mas se estiver curioso, mete o multímetro na tomada, na escala de 200V AC
Ah...isso que eu queria saber!!! É que não tava certo se colocar o multimetro na tomada tinha risco de choque ou não!!! Mas já que você falo...vo medir aqui amanhã!!! ;D


makumbator
Mas é importante lembrar que várias cidades do Brasil operam em 220volts
É...aqui em casa mesmo tem as duas voltagens...tem tanto tomadas 110v (ou melhor...127v] como 220v!!! :)

Aqui em casa(Juiz de Fora-MG), a rede varia entre 120 e 138 volts. Mas em raros momentos cai para 115
É DISSO que eu to falando!!! Quero medir essa variação que você disse!!! =D

Tenho um PL-Plus da Furman, e ele mesmo indica o valor que recebe da rede em tempo real
Pow...ai sim!!! ;]

Mas eu não entendo beem como é que ele funciona...

...é como se fosse um "estabilizador" [a grosso modo]??!!! Se possivel...da uma explicadinha ai como que "o bicho ataca"!!! =P

Ah...e faz tempo que você comprou ele??!!! Foi lá fora ou aqui no Brasil mesmo?! Pagou quanto?!


[o interrogatório terminou...fica sucegado!!! ^^]




Abração man!!! o/

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Floyd N Roses

Fala, cara!!
Tinha as exatas mesmas dúvidas que vc!!

Só fico meio grilado de meter o multímetro na tomada e levar aquele chocão.... Putz... Hehehe.
Tenho muita vontade de medir a tensão, mas tmb tenho mto medo... Hehe.

Meu multímetro custou uns 20 e poucos reais.... acho que é muito meia boca..... Tentei medir um potenciômetro que comprei e a medida ficou oscilando entre 492 e 510 (o pot é de 500K).
O pot varia assim mesmo, ou é melhor jogar esse multímetro fora??

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# jun/10 · Editado por: makumbator
· votar


Floyd N Roses
É...aqui em casa mesmo tem as duas voltagens...tem tanto tomadas 110v (ou melhor...127v] como 220v!!! :)

Pois é, já morei em apartamento assim também, pois como eu vinha de cidades em 220 volts, a gente deixava algumas tomadas para os aparelhos que vieram da outra cidade.

Mas eu não entendo beem como é que ele funciona...

...é como se fosse um "estabilizador"


Não, ele é um protetor elétrico e filtro de linha. O meu não altera a média de tensão(mas me mostra o valor atual, para fins de monitoração do usuário). O que ele faz é impedir que um pulso rápido danifique os equipamentos(e atua de maneira diferentes do processo mecânico dos estabilizadores comuns). A proteção é feita por um sistema de varistores. Há também o filtro de linha integrado(e ainda tem 2 lâmpadas retráteis, para se visualizar o rack no escuro de um palco).

Outra vantagem, é quando a energia falha, ele tem um sistema que desliga a força por alguns segundos, e entra em uma espécie de reinicialização(evitando que o pico do restabelecimento da linha prejudique os componentes). Já vi ele fazer isso umas 2 ou 3 vezes, quando eu estava tocando e a energia falhou.

Os varistores podem ser trocados em caso de queima.

O meu é exatamente o de cima(com o mostrador):

http://www.furmansound.com/pdf/datasheets/PL-8_PL-PLUS_datasheet.pdf


Ele já saiu de linha, mas os novos seguem mais ou menos a mesma coisa(com alguns upgrades, como tomadas frontais, mostrador digital numérico, etc...). Comprei o meu aqui mesmo no Brasil(online numa promoção da Playtech). Não foi tãooo caro quanto eu mesmo achava que essas coisas custavam. Mas já tem alguns anos, por isso não lembro o valor.

A Furman tem unidades que além dessa proteção da minha unidade, regulam a tensão em um valor com variação mínima, tornando um sinal com excesso de variação em uma tensão mais homogênea. Mas esses são bem mais caros.

Del-Rei
Só fico meio grilado de meter o multímetro na tomada e levar aquele chocão.... Putz... Hehehe.
Tenho muita vontade de medir a tensão, mas tmb tenho mto medo... Hehe.


Hsahha! Basta seguir as recomendações, e assim vc não vai levar choque. Eu toco em casamento todo fim de semana e quando vou a uma igreja que não conheço(ou que tem muito tempo que não toco no lugar)levo o multímetro para testar a tomada e ter a certeza da tensão.

Já evitei de ligar em tomada de 220 volts(a igreja tinha as duas tensões) por 2 vezes! Em uma delas, a inscrição da voltagem estava trocada na tomada da parede(a que diziam ser 127 era na verdade 220, e vice versa).

DotCom
Veterano
# jun/10
· votar


Meu multímetro custou uns 20 e poucos reais.... acho que é muito meia boca..... Tentei medir um potenciômetro que comprei e a medida ficou oscilando entre 492 e 510 (o pot é de 500K).
O pot varia assim mesmo, ou é melhor jogar esse multímetro fora??


É assim mesmo. A medida pode ser alterada por vários fatores.
Se você encostar na parte metálica da ponta de prova, vai alterar a medição. E isso vai variar da força que você aperta, de você estar suado ou não...

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei
husahuSHUASHSAHaauhsaUAshu....é isso que me grila tbm...e seu meto o multimetro la na tomada e tomo um baita choque!!! xD

Mas já que o pessoal ta falando que pode...vo testá!!! [assim que eu conseguir achar o meu multimetro aqui!!! xP]


makumbator
Pois é, já morei em apartamento assim também, pois como eu vinha de cidades em 220 volts, a gente deixava algumas tomadas para os aparelhos que vieram da outra cidade.
HAHAHAA...EXATAMENTE igual aqui em casa!!! ^^


Não, ele é um protetor elétrico e filtro de linha. O meu não altera a média de tensão(mas me mostra o valor atual, para fins de monitoração do usuário). O que ele faz é impedir que um pulso rápido danifique os equipamentos(e atua de maneira diferentes do processo mecânico dos estabilizadores comuns). A proteção é feita por um sistema de varistores. Há também o filtro de linha integrado(e ainda tem 2 lâmpadas retráteis, para se visualizar o rack no escuro de um palco).

Outra vantagem, é quando a energia falha, ele tem um sistema que desliga a força por alguns segundos, e entra em uma espécie de reinicialização(evitando que o pico do restabelecimento da linha prejudique os componentes). Já vi ele fazer isso umas 2 ou 3 vezes, quando eu estava tocando e a energia falhou.

Os varistores podem ser trocados em caso de queima.

POW...muito legal MESMO esse Furman!!!! Quando meus equipos derem uma "aumentada" aqui vo ve se consigo pegar um desses também!!! :)))


Basta seguir as recomendações, e assim vc não vai levar choque
E quais seriam as "recomendações"?! o.ô ... :P


Eu toco em casamento todo fim de semana e quando vou a uma igreja que não conheço(ou que tem muito tempo que não toco no lugar)levo o multímetro para testar a tomada e ter a certeza da tensão
OW...eu também toco em casamento de fim de semana caraa!!! Vo começa a levá meu multimetro também...em vez de ficá perguntando pra trocentos nego que voltagem é a tomada!!! ^^


MAN...vlw por TUDO!!! Ta ajudando BASTANTE!!! ;D





o/

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator

Fala, cara!!

Basta seguir as recomendações, e assim vc não vai levar choque.

Hehehe... Pois é... E quais seriam estas recomendações? Meu multímetro é toscão, e as instruções são no verso da embalagem e não exlicam merd* nenhuma direito!!
Tem 2 fios e 3 buracos pra colocar... Tenho que ir nas tentativas e erro... O problema é que na tomada dá medo de ficar arriscando sem saber... Hehehe


DotCom
Hum... Bom saber! Já estava achando que tinha jogado dinheiro fora!!!
Valeu pela ajuda!!

Floyd N Roses
Hehehehe... Ok, depois posta ae o resultado... Mas se tu demorar mto pra dar sinal de vida vou achar que tu virou carvão... Hehehe.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Evil Hearted You
Veterano
# jun/10 · Editado por: Evil Hearted You
· votar


Estabilizador , modulo isolador ou No Break?

Nem li os posts anteriores, mas segue aí meu pitaco: nenhum. Nem pra valvulado, nem SS, digital, seja o que for... Pelo que já li essas porcarias mais atrapalham do que ajudam a proteger alguma coisa. Se quer proteção, conecte o amp a uma tomada bem aterrada, passando antes por um bom filtro de linha, de potência adequada. Não aqueles lixos de 20 contos da Clone, algum da Upsai, Clamper ou APC.

para 220v

para 120v

Um esquema legal de como melhorar o seu filtro gastando pouco:
http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=232831

Tô com preguiça de postar mais coisa. Mais informação... dêem uma pesquisada no google pelo user "faller", nos diversos fóruns que ele participa. Esse cara saca muito de assuntos ligados à elétrica.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Só uma dica... O meu multímetro não é tão tosco, mas no manual dele diz que para medir tensão como da tomada, medir no máximo por 10 segundos.
Recomendo, especialmente para racks, que se use estabilizador. Eu uso um da Monster, mas tem alguns muito bons da Furman.
Não sei ao certo a veracidade, mas já ouvi muitas "histórias" (mitos?) sobre queima de aparelhos e de flutuação de energia, além de papos sobre má qualidade de fornecimento elétrico no Brasil. Eu tenho um nobreak para o computador que tem uma conexão USB que mostra em tempo real a voltagem e a frequência no momento e traça um gráfico, sei lá se é muito preciso. Mas como oscila a voltagem, fiquei impressionado. Varia muito entre 125 e 129 V, neste momento que escrevo fica pulando entre 128 e 129 V. Isso depende do local, claro, estou na cidade de São Paulo.
Meu rack não ligo se não estiver no estabilizador e de preferencia numa tomada aterrada.

DotCom
Veterano
# jun/10
· votar


Só uma dica... O meu multímetro não é tão tosco, mas no manual dele diz que para medir tensão como da tomada, medir no máximo por 10 segundos.
Eu hein... O meu é minipa de 15 reais e eu deixo o tempo que quiser na tomada...

como oscila a voltagem, fiquei impressionado. Varia muito entre 125 e 129 V, neste momento que escrevo fica pulando entre 128 e 129 V.
Ué... não é uma oscilação nem de +- 5%... Isso é muito?

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


DotCom

Não sei, desconfio que é bastante para um dia normal. Acho que deve ser muito pior em dias de tempestades e quando realmente se nota a variação nas lâmpadas, o que não aconteceu hoje. Mas realmente não sei te responder se é muito ou nao. Eu não confio.

DotCom
Veterano
# jun/10
· votar


Não sei, desconfio que é bastante para um dia normal.
aaaahhh coitado...
Com essa oscilação aí, o estabilizador nem muda o tap... Quer dizer, se você acha que ele te "protege" de algo, pense de novo. Ele tá repassando essas "oscilações terríveis" pro seu equipo.

Veja na sua conta de energia. Lá fala quais os valores que a energia pode oscilar (115 - 135, ou algo do tipo).

Se não confia nessa oscilação, então nunca ligue seu equipamento. Nenhum equipamento de proteção faz absolutamente nada contra essa oscilação (que diga-se de passagem: É IRRISÓRIA).

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


MMI

É, cara... realmente é bem pouco.
Tem locais em determinados momentos que variam até 20%.

Bom, o lance é meter o multímetro na tomada mesmo, né?
Em 200V AC... correto?

Vou fazer isto hj, quando chegar em casa!!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# jun/10 · Editado por: MMI
· votar


DotCom

Bom, primeiro eu estou falando de um nobreak que mostra isso, então ele realmente não passa essas oscilações. O estabilizador pode deixar essas passarem, mas como disse, em dias de tempestades e escilações, a coisa é bem maior, com flutuações bastante grandes. Vale lembrar que no último apagão no Brasil dizem que foi um raio que caiu perto de Itaipú e a beleza de rede energética caiu quase toda no país. A flutuação que eu falei é de um dia normal, de sol, temperatura agradável, sem maiores problemas em termos de energia. Quando o dia é um dia complicado para o fornecimento de energia, a coisa fica bem pior.
Se são oscilações terríveis ou não, se você acha que tem um excelente fornecimento de energia, bom para você. Eu acho que é ruim, pelo menos na região de São Paulo onde moro. E como são 3 racks Mesa Boogie, mais um controlador MIDI Rocktron, mais um guitar-to-MIDI Axon, mais pré Presonus, mais compressor, mais equalizador, monitor de headphone e outras coisas mais, quase todos quase impossíveis de encontrar à venda no Brasil, não confio mesmo nem vou confiar na "excelente" energia nacional com "irrisória" flutuação que você se contenta. E ainda acho imprescindível um estabilizador, mesmo porque o preço dele sim, é irrisório.
Já tive alguns aparelhos queimados por oscilações, assim como parentes meus. De forma nenhuma digo para ser "coitado" (aliás, digo isso tudo de forma respeitosa, o que você não faz), por isso afirmo que as oscilações são grandes e penso sim que 5% num dia absolutamente normal é algo considerável, não que seja suficiente para queimar aparelhos e justificar um estabilizador, mas mostra a má qualidade do fornecimento. Especialmente num dia em que o fornecimento elétrico se torna crítico. Na quadra onde moro tem 2 transformadores na rua que vivem "estourando", isso já mostra o péssimo serviço. Se tudo isso você chama de "irrisório", desculpe, mas o "coitado" não sou eu.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei

Tem locais em determinados momentos que variam até 20%.

Você acha isso bem pouco mesmo???
Coloque seu multímetro na tomada, mas não passe o dia olhando para ele na tomada. Isso que eu quis dizer.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


MMI

Fala, cara!!!

Você acha isso bem pouco mesmo???

Claro que não!!!
Quem achar que é pouco, deve ser louco!!

Só quis dizer que na sua casa, variando de 125 a 129V, ISSO SIM É POUCO, por isso falei que em determinados locais variam até 20%, ou seja, isso sim é bastante coisa... Então, sua variação está completamente aceitável.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

wiskeria
Veterano
# jun/10
· votar


vcs são muito cagados com isso, todo aparelho é feito para suportar as variações de energia. Sou da mesma opinião que o carlos adolphs, se desse tanto problema neste assunto não existiriam os gianninis, palmers, etc rodando desde os anos 70 sem qualquer aparelho por fora...
Mas ump amp fabricado valvulado fabricado na china e mais popular deve ser mais sensivel nestes pontos mesmo. ou não...

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


MMI

Mas lembre-se que estabilizadores comuns, que funcionam a base de relés mecânicos, não são rápidos o suficientes para dar conta de um pulso momentâneo de energia. Quando o estabilizador repara a tensão, o pulso já passou e atingiu o aparelho(que pode ou não suportar). Por isso, muita gente considera inútil ter um estabilizador comum. Inclusive, para fontes chaveadas(como de computadores), eles além de inúteis são prejudiciais.

Aqui uma interessante discussão(no campo dos equipamentos de informática):

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=226130

DotCom
Veterano
# jul/10
· votar


Bom, primeiro eu estou falando de um nobreak que mostra isso, então ele realmente não passa essas oscilações.
Passa sim... Ele só entra no caso de ele não conseguir estabilizar a tensão, mas lfutuar entre 125 e 130 é uma flutuação totalmente aceitável. Não se engane.

Slave of hell
Veterano
# jul/10
· votar


Estabilizador , modulo isolador ou No Break?

liguei para Perdrone,sou de recife e aqui é 220

fui claro e objetivo na dúvida

Pedrone,meu amp precisa de 300w e precisa de 120V ,qual melhor maneira de eu ligar ele aqui na minha cidade..

resposta dele:

Compre um tranformador de 220 para 127 de 500watt

minha réplica:

no meu bairro não tem vendendo transformadores de 220 para 127,só tem para 110

resposta:

Ok pode usar



na loja aqui de recife,os caras disseram q 127,110,115 são padrões diferentes para designar coisas em 110,que são padrões usados em paises ou outros locais...mas fodam-se os vendedores...meu transformador é um trafo dakeles quadrados,custou 55 reais e com multímetro eu percebo que ele ou dá 110 exato,ou 109...e n fica oscilando muito,não ontem de noite com tempo ameaçando chuvas e tals


pra mim oq vale é oq pedrone disse,um trasnformador mesmo,uso terra de barra de cobre,enrolo o fio no pino direto do ampli,e um filtro de linha clone,abri este filtro e n tinha nada,um resistor e fusível,,,vai ficar este mesmo ate eu achar um que preste,se der uma merda na rede por ai,eu posso ter a sorte de queimar o fusível dele

Slave of hell
Veterano
# jul/10
· votar


aqui na minha casa a rede ate que é descente..diz ser 220 mas na tomada vem no max 216

testei dois estabilizadores safados de pc

os dois diziam liberar 115V..mas um dá 106 e o outro 122...nisso é que eu não confio,o trafo foi mais preciso que estas duas porcarias,além de que os amplis ja tem uns lances dentro dele para saber lidar com oscilações eu creio mt nisso.


axo importante tem um multímetro,isso todos q usam equips e pedais...

uma fonte zoom em seu verso dizia ser 9V mas ela liberava 14,2Vdc;;;;fiquei expantado com isso...além de ficar oscilando rapidamente..mas este é outro review

DotCom
Veterano
# jul/10
· votar


Slave of hell
Esse lance do transformador 220 - 110, é bem possível que ele seja 220 -> 127, mas fale 110 pra ser mais fácil do povo leigo entender. Mas pra confirmar isso, só medindo.

testei dois estabilizadores safados de pc

os dois diziam liberar 115V..mas um dá 106 e o outro 122...nisso é que eu não confio,o trafo foi mais preciso que estas duas porcarias,além de que os amplis ja tem uns lances dentro dele para saber lidar com oscilações eu creio mt nisso.


Os tais "lances dentro deles" são a etapa de alimentação... Ela cuida de dar uma limada nas oscilações de alta frequência. Sobre a terrível variação de 1V nas tomadas, ele não faz muito a respeito. Mas a tolerância de todos os componentes envolvidos é muito maior do que isso...

uma fonte zoom em seu verso dizia ser 9V mas ela liberava 14,2Vdc;;;;fiquei expantado com isso...além de ficar oscilando rapidamente..mas este é outro review

A fonte da zoom não é estabilizada... Ao plugar ela na pedaleira, essa tensão vai baixar pra algo próximo aos 9v. Vai ter ripple, o que é mal para pedais, mas pelo jeito a pedaleira da zoom consegue lidar bem com isso... Ah, mas se quiser ligar uma fonte estabilizada na pedaleira pode também, ela funciona tranquilamente.

Slave of hell
Veterano
# jul/10
· votar


DotCom

Esse lance do transformador 220 - 110, é bem possível que ele seja 220 -> 127, mas fale 110 pra ser mais fácil do povo leigo entender. Mas pra confirmar isso, só medindo.

eu medí com multímetro deu 110 exato ontem a noite,,ai mais tarde deu 109

qnt a fonte..eu n tenho mais o zoom,,achando q seria legal ligar isso em analógicos,,ai descobrí que não é



mas to com pedrone mesmo qnto ao lance do transformador,,um transformador mesmo de 220 p 110 + aterramento mesmo,,,depois vejo um filtro bom,pois este eu não estou achando.

Russetwolf
Veterano
# jul/10
· votar


DotCom

Normalmente estas pedaleiras tem estabilizadores internos 78xx da vida.
Verifiquem se os estabilizadores utilizados estão em comformidade com as novas normas do INMETRO.
Nova norma do INMETRO
Desde 1° de janeiro de 2008, todos os fabricantes de estabilizadores de tensão, com potência até 3kVA/3kW, com tensão até 250V, estão obrigados a comercializar equipamentos de acordo com a norma NBR 14373:2006, em atendimento à Portaria 262 do INMETRO. Com esta nova geração de estabilizadores de tensão, a indústria oferecerá maiores benefícios aos seus usuários.
A norma NBR 14373:2006 exige obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, como:
a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;
b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;
c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;
d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;
e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V, 120V e 127V e 40% em 220V;
f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;
g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.
Se não estiver não comprem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)