MOSFET

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# mai/11
· votar

MauricioBahia
Não teve como, o amp tava praticamente em estado "mint"(mto novo) e o kra pediu bagatela de R$1.200,00. Vc compraria ou não? Irresistível pra mim, rs....ainda mais agora que to ensaiando com uma banda que tem pretensões de tocar por aí.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar

Calime: Vc compraria ou não?

Compraria! ehhe

Abs

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar

MauricioBahia
Compraria! ehhe

Até eu compraria ehhehe, e quando ele acabasse eu recuperaria o investimento só tirando o cobre dos trafos prá vender até lá o quilo do cobre vai exorbitar, já que as minas de cobre no mundo estão escasseando.
Abçs

Calime
Veterano
# mai/11
· votar

Russetwolf
Até eu compraria ehhehe, e quando ele acabasse eu recuperaria o investimento só tirando o cobre dos trafos prá vender até lá o quilo do cobre vai exorbitar, já que as minas de cobre no mundo estão escasseando.

oHAUHOAhOUA..que viagem, rs...

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Informo a todos que a pá de cal foi lançada, a morte definitiva das válvulas foi decretada. Tomem ciência das noticias e bem vindos ao futuro! Abç a todos!

http://www.tecmundo.com.br/engenharia/58195-nasa-desenvolvendo-transis tor-10-potente-silicio.htm

Matec
Membro
# ago/15
· votar

Informo a todos que a pá de cal foi lançada, a morte definitiva das válvulas foi decretada. Tomem ciência das noticias e bem vindos ao futuro!

No mínimo vc não viu a data do artigo...

Não tem esse negócio de componente que vem substituir outro de uma hora pra outra. Você tem que criar um circuito onde o novo componente funcione e verificar que ele pode ser melhor que o anterior. Isso demora décadas.
Veja o que aconteceu com o transístor, com o circuito integrado ou com os processadores. Tem muitos amplis que são. bons, funcionam bem com novas tecnologias, mas não conheço nenhum de tenha feito uma "revolução no mercado".
Mesmo os circuitos com válvulas demoraram quase 30 anos para ficarem bons para se utilizar com instrumentos. Isso, antes da era dos transístores.

Abs

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

Me desculpe, mas há controvérsias!
As válvulas nos dias de hoje são componentes politicamente e tecnologicamente incorretos principalmente nas questões ambientais, haja visto a pouca eficiência, alto consumo, auto custo, sensível a impactos, variações de rede elétrica, manutenção cara, uso em excesso de cobre entre outros. A qualidade sonora é boa? Sim, mas também questionável, o resto é saudosismo, hoje temos amplificadores com respostas tão quentes quanto os valvulados com consumo ínfimo de energia, uma revolução para o mercado sim!
Com relação a chegada desta tecnologia ao mercado, não será demorada como as do passado, no máximo de 4 a 5 anos, há uma grande necessidade em aumentar as velocidades de processamentos sem ter que juntar vários processadores e isto vai revolucionar o mercado dos processadores e consequentemente outros na sequencia. Um grande abraço

Matec
Membro
# ago/15
· votar

O meu comentário anterior se referia ao suposto "enterro das válvulas"
Mas é claro que alguém se ofende, sempre que é pego falando bobagens.

Existe hoje uma preocupação em parecer politicamente correto e tecnologicamente verde, que até em discussões sobre válvulas, vem o cara querendo mostrar que é mais correto por ser "muderno".

Transístores poluem muito por serem seus compostos tóxicos e de difícil eliminação na natureza. As soldas continuam tendo 40% de chumbo em sua composição. Se você anda de carro, além do combustível que você queima, a quantidade de energia gasta para fabricá-lo (o carro) já superaria toda energia gasta pelos valvulados para instrumentos. O que você come, é cozido por GLP. E você, quando vai ao toalete, gera gás metano, altamente poluente.
E as válvulas que levam a culpa...

Quer revolucionar? Crie um transdutor que substitua o falante, e eleve a eficiência energética dele à 60%. Talvez você chame a atenção.

Só não venha com esse papo de vendedor pro meu lado. Não estou interessado.

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

O meu comentário anterior se referia ao suposto "enterro das válvulas"
Mas é claro que alguém se ofende, sempre que é pego falando bobagens.

Prezado Sr. Não sou eu quem diz a pseudo bobagem, e sim a NASA, só estou repassando!

Existe hoje uma preocupação em parecer politicamente correto e tecnologicamente verde, que até em discussões sobre válvulas, vem o cara querendo mostrar que é mais correto por ser "muderno".

Não é a preocupação e sim a necessidade para o futuro, não sou tão
moderno, tenho sua idade e não estacionei no passado!

Transístores poluem muito por serem seus compostos tóxicos e de difícil eliminação na natureza. As soldas continuam tendo 40% de chumbo em sua composição. Se você anda de carro, além do combustível que você queima, a quantidade de energia gasta para fabricá-lo (o carro) já superaria toda energia gasta pelos valvulados para instrumentos. O que você come, é cozido por GLP. E você, quando vai ao toalete, gera gás metano, altamente poluente.
E as válvulas que levam a culpa...

Se válvulas fossem produzidas nas proporções dos transistores, a poluição seria imensamente maior!

Quer revolucionar? Crie um transdutor que substitua o falante, e eleve a eficiência energética dele à 60%. Talvez você chame a atenção.

Existem varias formas de transdutores, inclusive para baixas frequências através de membranas movidas por steep motors, abaixo vou postar somente um link um sistema interessante, sendo este um dos sistemas pelo mundo afora. O problema é quem está preso ao passado não quer largar o osso para a chegada do novo, mas é uma questão de tempo! Imagine o mundo sem o uso dos combustíveis foceis! isto é possível com uma bombinha que separa o hidrogênio da água através de eletrolise e o carro passa a andar com água com bicarbonato de sódio e no escapamento sai água. Porque não produzem em massa? Simples, interesses pessoais e financeiros para manter o sistema!

http://dragaosemchama.com.br/2014/03/alto-falante-de-plasma/

???? Não lhe ofereci nada, apenas conhecimento!
Um grande abraço!

Matec
Membro
# ago/15
· votar

Todas as modernidades que vc citou existem à mais de 50 anos, no entanto, pelo que eu sei, todos os apoiadores dessas maravilhas revolucionárias falam muito e não têm feito nada.
Vc já ouviu um falante de plasma? Precisa de mais de 3000v e vários watts para produzir um chiadinho agudo. Eficiência energética menor que um falante normal. Se isso é revolução, deve parecer com outras coisas "revolucionárias" que surgiram por aí.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

O tempo dirá quem tem razão. Espero que a tecnologia evolua, melhore a qualidade, a questão ambiental, os preços, o consumo energético etc. Mas até que me prove o contrário, fico com você.

Exato. Já deu, né?

Abç

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

Então, não podemos dizer o mesmo das válvulas termo iônicas? Tesla e Edson tinham visões opostas e o sistema apoiava Quem? e quem estava com a razão? O ponto de vista depende dos interesses do sistema!
Abçs

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

DasAudio SF-30A: falante de 30", 15Wrms e usa um motor de pulso como "bobina".

Foto

Russetwolf
Matec
Vc já ouviu um falante de plasma? Precisa de mais de 3000v e vários watts para produzir um chiadinho agudo.

Eu consigo isso colocando bobinas de impedâncias absurdamente diferentes num trafo. Princípio da bobina de Nikola Tesla, e ele já fazia isso.

Não ouso afirmar que é de plasma (tenho meus motivos, sem comprovação), mas que é um arco elétrico, ou voltaico, como se chama em alguns lugars.

Som característica dela, é a freq dá "tomada", aqui onde moro, seriam 60Hz. O dito falante, nada mais é que a tensão com frequência variável, do sinal de áudio.

Matec
Membro
# ago/15
· votar

Ismah

DasAudio SF-30A: falante de 30", 15Wrms e usa um motor de pulso como "bobina".

O falante sf30a realmente é grande, porém o que mostra no anúncio é:
"15,000 W Peak Power" ,ou seja 15Kw. Não é, nem poderia ser muito eficiente. Fala alto, mas aplicando essa potência, o que não falaria?

A característica de um falante de plasma é alta tensão em alta frequência, modulada por áudio . No seu exemplo você criou uma bobina de alta tensão apenas com a frequência da rede. Só pode ouvir mesmo os pulsos AC

Abs

macaco veio
Veterano
# ago/15
· votar

Que morram todas as valvulas e que venham os novos Rushers. KKKKK
(desculpem mas nao deu pra segurar).

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

macaco veio

Que morram todas as valvulas e que venham os novos Rushers. KKKKK
(desculpem mas nao deu pra segurar).

Que venham novos tempos, pessoas melhores e que morra sim, a ignorância dos velhos preconceitos em aceitar o novo!
Um grande abraço

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

O que eu me referia é a eficiência deste servo drive por steep motor!

http://www.tribemagazine.com/board/producers-room/145550-massive-subwo ofer-repair-basstech-7-a.html
Abçs

SergioTrindade
Veterano
# ago/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar

Informo a todos que a pá de cal foi lançada, a morte definitiva dos amplificadores de guitarra foi decretada.

https://www.calimaro.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78e ab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/o/bob-esponja-guitarra-3-4-com-falante-sb eg34-amarela-principal.jpg

https://www.calimaro.com.br/media/catalog/product/cache/1/thumbnail/9d f78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/o/bob-esponja-guitarra-3-4-com-falant e-sbeg34-amarela-corpo.jpg

Eu continuarei com meus valvulados obsoletos, todavia.

Matec
Membro
# ago/15 · Editado por: Matec
· votar

Russetwolf ; Amigos do FCC

Estou chocado com o que acabo de descobrir. E também decepcionado comigo mesmo por não ter prestado a devida atenção na minha primeira leitura do artigo que iniciou esta longa e quase inútil discussão.

Depois de ler novamente essa notícia,
http://www.tecmundo.com.br/engenharia/58195-nasa-desenvolvendo-transis tor-10-potente-silicio.htm

Pude verificar:

1. O título está propositadamente errado,
Em vez de "NASA está desenvolvendo transistor 10 vezes mais potente que o de silício"

O correto deveria ser: "NASA está desenvolvendo transistor 10 vezes mais rápido que o de silício".

Pois é isso que o texto diz.

2.Outra coisa, a mais importante: Russetwolf, vc não entendeu muito do que está escrito ali.

O tema do texto, é que esse transístor "à vácuo" pode ser mais rápido do que o C-MOS, o que realmente retornaria o desenvolvimento de CPUs, que está estacionado à tempos, pela dificuldade em aumentar a velocidade de processamento.

Ou seja, o componente na mira dessa pesquisa é o C-MOS

Em momento nenhum houve a menção de que esse componente teria alguma relação com circuitos valvulados analógicos, (apenas informa que os primeiros processadores eletrônicos desenvolvidos na história, foram valvulados).

Também não foi dito que de alguma forma, viria à ser utilizado de modo à substituir qualquer circuito valvulado. Mesmo porque esse novo transístor dificilmente será produzido como componente singelo, e sim como integrante de Chips de processadores muito rápidos.

Então essa frase: Informo a todos que a pá de cal foi lançada, a morte definitiva das válvulas foi decretada. Tomem ciência das noticias e bem vindos ao futuro! é a opinião pessoal de quem escreveu, e só isso.

Lamento não ter lido com a devida atenção da primeira vez.
Mas também lamento que nosso colega, além de não prestar atenção ao texto, criou uma situação inexistente:

Prezado Sr. Não sou eu quem diz a pseudo bobagem, e sim a NASA, só estou repassando!

Mas tudo isso deve ter sido mera distração.

Por mim, está tudo explicado. E não pretendo continuar com o assunto.

É claro que o Russetwolf tem sua deixa para esclarecer esse assunto.

Abs

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

Matec

Há algumas distorções no texto da tecmundo, não é Cmos e sim Mosfet. Este transistor de canal de vácuo é basicamente um válvula termo iônica em estado solido. No espaço, os melhores comportamentos de circuitos são obtidos por válvulas, porém levar peso para o espaço é muito custoso. Isto motivou as pesquisas destes transistor de canal de vácuo, que podem ser utilizados tanto para estruturas nano tecnológicas na arquitetura interna de processadores quanto para circuitos de potência com altas velocidades de comutação, assim como aconteceu com os mosfets. Os Mosfets estão limitados ao que vemos hoje nas questões de velocidade dos processadores, sendo que eu também já havia dito em post anterior sobre a soma de processadores para se conseguir velocidades maiores e isto vem atrasando o desenvolvimento digital. Sim, o que está na mira é o desenvolvimento de uma válvula em estado solido, mais rápida que os mosfets atuais que podem ser considerados valvulas triodos em estado solido, o que vai acontecer e que teremos circuitos em estado solido, tão bons quanto as valvulas de potência com grande eficiência e baixíssimo consumo. Com isto não haverá mais a necessidade de uso dos bulbos de vidro que poderá ser substituído por circuitos mais eficientes. Abaixo outro link com leitura simplificada.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tran sistor-a-vacuo#.VcQc4vlViko
Abç

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Matec
Não é, nem poderia ser muito eficiente. Fala alto, mas aplicando essa potência, o que não falaria?

Cara estamos falando de sub-woofers, que integram um sistema de PA de alta tecnologia, com amplificação classe D e blá blá blá... Esse em específico é um protótipo, anunciado esse ano numa feira em Frankfurt.

Então, estamos sim, falando de algo sim com muita qualidade. Não estamos falando de fazer "som alto", isso vc vai pra rua, tem um monte de cara com porta-malas do carro aberto reproduzindo 200Hz e 5KHz sob nome som automotivo. Som alto qualquer um faz, por um PA no mercado não é simples. A LS Audio (braZileira) sofre pra isso.

Por exemplo o D-100 é um amp classe D, com 4 canais de 2 800W@4r e 3 700W@2r CADA canal. Cara, são 14 800W em uma peça quadrada de 50x50cm e 12Kg... Dá uma olhada no site...

http://www.dasaudio.com/en/cp/products/

A característica de um falante de plasma é alta tensão em alta frequência, modulada por áudio . No seu exemplo você criou uma bobina de alta tensão apenas com a frequência da rede. Só pode ouvir mesmo os pulsos AC

Não exatamente... Mas é por aí... A bobina funciona assim...

O falante de plasma é por arco voltaico

Esse arco voltaico eu conseguiria facilmente se colocasse um trafo trabalhar de forma inversa, 220V para 2MV

A tensão na saída é tão alta, que rompe a barreira isolante do ar, e voi la... Vc tem um arco elétrico... O lugar mais comum de se ver isso é um fogão, ou numa descarga elétrica, aka raio, e numa bola de plasma (bobina de tesla aprisionada numa bola de vidro, com gás a baixa pressão).

Tem um texto mais técnico aqui

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_29.asp

Russetwolf
Este transistor de canal de vácuo é basicamente um válvula termo iônica em estado solido.

Vácuo em estado sólido? o.O

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Matec
Não é, nem poderia ser muito eficiente. Fala alto, mas aplicando essa potência, o que não falaria?

Cara estamos falando de sub-woofers, que integram um sistema de PA de alta tecnologia, com amplificação classe D e blá blá blá... Esse em específico é um protótipo, anunciado esse ano numa feira em Frankfurt.

Então, estamos sim, falando de algo sim com muita qualidade. Não estamos falando de fazer "som alto", isso vc vai pra rua, tem um monte de cara com porta-malas do carro aberto reproduzindo 200Hz e 5KHz sob nome som automotivo. Som alto qualquer um faz, por um PA no mercado não é simples. A LS Audio (braZileira) sofre pra isso.

Por exemplo o D-100 é um amp classe D, com 4 canais de 2 800W@4r e 3 700W@2r CADA canal. Cara, são 14 800W em uma peça quadrada de 50x50cm e 12Kg... Dá uma olhada no site...

http://www.dasaudio.com/en/cp/products/

Não exatamente... Mas é por aí... A bobina funciona assim...

O falante de plasma é por arco voltaico

Esse arco voltaico eu conseguiria facilmente se colocasse um trafo trabalhar de forma inversa, 220V para 2MV. Mencionei 60Hz porque é a frequência da tomada, e onde eu ligaria (teoricamente) o trafo.

A tensão na saída é tão alta, que rompe a barreira isolante do ar, e voi la... Vc tem um arco elétrico... O lugar mais comum de se ver isso é um fogão, ou numa descarga elétrica, aka raio, e numa bola de plasma (bobina de tesla aprisionada numa bola de vidro, com gás a baixa pressão).

Tem um texto mais técnico aqui

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_29.asp

Russetwolf
Este transistor de canal de vácuo é basicamente um válvula termo iônica em estado solido.

Vácuo em estado sólido? o.O

SergioTrindade
Veterano
# ago/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar

Ismah
Ele quis dizer uma válvula eletrônica baseada no mesmo princípio de emissão de elétrons no vácuo com o fluxo controlado pela modulação de tensão de um terceiro eletrodo - e sem necessidade de aquecimento do cátodo tal qual ocorre com nos componentes SS. Também não há o inconveniente de ter que trabalhar em alta tensão para que haja uma linearidade razoável.
Daí a concluir que o amplificador tem um resultado melhor que a velha válvula termo iônica, há um longo caminho.
O transístor também faz o mesmo trabalho e não conseguiu sepultar as válvulas nos amplificadores de guitarra, apesar de ser mais simples e barato e ter melhor rendimento. Quem toca este instrumento está preocupado, sobretudo, com o resultado sonoro sob a perspectiva da percepção musical. Estão cantando e andando para o fato de ser o sinal conduzido por emissão no vácuo ou em um meio sólido de silício ou por forças sobrenaturais.
Esta discussão nunca leva a lugar algum, pois todos sabemos que as "imperfeições" no funcionamento do dispositivo de amplificação como um todo determinam uma boa parcela o timbre final, fazendo parte do instrumento - assim como faz a alma de madeira e o diafragma de um violino.
A fibra de carbono permite produzir materiais leves e homogêneos que seriam muito eficientes para ser usado nos tampos e alma do violino, mas nunca soaria com o verdadeiro violino de pinho.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

Não sei não, ein... Mas enfim, eu entendo. Apesar que os instrumentos de fibra de carbono enganam muito bem.

Ramsay
Veterano
# ago/15
· votar

O fato é que os amps feitos com Mosfet trabalham com alta impedância, assim como os amps valvulados, mas, essa é a única semelhança, porque o som é totalmente diferente, porque os amps com mosfet são lineares demais e não apresentam aquelas imperfeições características que geram distorções que são adoradas e que caracterizam um amp valvulado, simples assim...

Dito isso, o Mosfet é uma opção solid-state, mas, não uma revolução.

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

SergioTrindade
Ramsay

Os sons reproduzidos por válvulas ou Mosfets não representam a verdade musical do planeta. A característica dos timbres dos tube amps vem acompanhada do nascimento do Blues e do Rock e é este som imperfeito que caracterizou estes estilos musicais, pois a época só existiam este tipo de componente para amplificação. A subjetividade leva alguns músicos a escolher equipamentos não valvulados, caso de BB King entre outros, esta subjetividade pode trair os ouvidos dos mais experientes. A amplificação dos sons por Mosfets tem a capacidade de trazer um som que lembra os valvulados e tão quente quanto, a ponto de gerar dúvidas a quem esteja ouvindo, digo isto dos bons projetos, o resto é saudosismo. A questão é que o mercado foi inundado de porcarias de baixo custo para gerar lucro fácil aos fabricantes e isto prostituiu o mercado com equipamentos de péssima qualidade. A proposta de novas tecnologias trás grandes possibilidades de novos desenvolvimentos, qualidade a um custo baixo, acessível a todos e não somente a uma minoria endinheirada que pode comprar e manter o conserto e contas de luz de seu tube amp. A proposta dos Mosfets, apesar de não ser nova, é uma solução viável ao mercado, principalmente para os que estão começando e que podem adquirir excelentes produtos a preços acessíveis com boa resposta sonora sem devastar o planeta. A revolução não está em trazer sons mirabolantes comparáveis as maravilhosas válvulas, mas até próximo disso não é pretensão é também uma nova proposta ao antigo, com menor custo de produção, excelente qualidade sonora, menor, mais leve e eficiente, menor custo de venda associado ao baixíssimo consumo. Encontrei este artigo com boa didática do Mestre Newton C. Braga. Abç a todos!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diverso s/6503-fet-transistor-ou-valvula-qual-e-o-melhor-para-um-amplificador- art992

subgrave
Veterano
# ago/15
· votar

Só sei que no universo contrabaixistico os amps Classe D oferecem qualidade identica aos trambolhos transistorizados, são muito mais leves, quase não esquentam, e mais baratos, estão fazendo uma revolução no mercado.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar

subgrave

Talvez discorde por ser um guitarrista antes de baixista, mas... Tem diferença se vc for usar um som não clean... Tirar um som ao melhor estilo Lemmy, não é a mesma coisa num SVT4 que num Marshall full tube.

Russetwolf
Veterano
# ago/15
· votar

subgrave

Os amplificadores classe D só foram possíveis graças aos Mosfets!
Abçs

subgrave
Veterano
# ago/15
· votar

Ismah, não sei quem é Lemmy, mas eu estava falando de amps de contrabaixo, como você é guitarrista talvez esteja confundidos as coisas.

Rossetwolf, então mosfets são bem vindos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a MOSFET