MOSFET

Autor Mensagem
CHAKAL
Veterano
# out/03


A METEORO USA UM MOSFET NO POWER DO JAGUAR PARA IMITAR VALVULADO, OS MARSHALL AVT TAMBÉM TEM UMA TEC.Q IMITA POWER VALVULADO. O Q VCS ACHAM? EMROLAÇÃO OU NÃO??

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


up edit

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


SIM ENROLAÇÃO. [/caps lock]

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


emaniox

SIM ENROLAÇÃO. [/caps lock]

BASEADO EM QUE EXPERIÊNCIA?
ABÇ

Keefchards
Veterano
# mai/11
· votar


Eu nunca tive experiencias com amplis transtorizados com transistores Mosfet, porem pelo que assiti e li sobre, são transistores melhores que os comuns, portanto chegam mais perto da ''mágica valvulada" mas nao é a mesma coisa.
A única experiencia q tenho com algo parecido é com o meu Marshall Mg30DFX com o q chamam de FDD, que segundo o manual é para imitar o som da distorçao valvulada, mas isso na teoria, pq na prática a unica coisa q ele faz é dar uma quantidade quase imperceptível de ganho a mais.
E desligue o CAPS LOCK para escrever.
vlw

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


Keefchards

Eu nunca tive experiencias com amplis transtorizados com transistores Mosfet, porem pelo que assiti e li sobre, são transistores melhores que os comuns, portanto chegam mais perto da ''mágica valvulada" mas nao é a mesma coisa.

Até ai Ok, obrigado pela sinceridade.
abçs

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Simples.

Estágios de potência com MOSFETs nao necessitam ou possuem um transformador de saída.

Transformadores são dispositivos altamente não lineares. As impedâncias (nao só a refletida, como outras) variam de acordo com a frequência também. A inexistência de interação entre o transformador e o componete ativo (a válvula) faz com que o som resultante seja diferente. Esta difereça será mais perceptível em altos volumes.

Há obviamente vantegens em se usar mosfets. Nao é preciso de filamentos, menos espaço de circuito, etc..

Diferente nao quer dizer ruim. Bom ou ruim é gosto pessoal.

FLw.

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


O Jaguar da Meteoro é um amp com bom som, acima da media dos amps SS. Mas o complicado deles é a confiabilidade. No geral eu não confio na durabilidade e assistencia da Meteoro(e da maioria das marcas nacionais).

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


emaniox

Estágios de potência com MOSFETs nao necessitam ou possuem um transformador de saída.

Então, se eu colocar um trafo na saída do Power mosfet fica legal?
abç

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


Calime

O Jaguar da Meteoro é um amp com bom som, acima da media dos amps SS.

Vc testou e pode perceber isso. Vc tocou em volume alto?
abç

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


Russetwolf
Sim, o estudio onde ensaiava antigamento tinha um desses. Era um com 2x12", 200w e um chorus e reverb interno que eu não utilizava, apenas testei. O chorus só dava pra usar bem discretamente, pois não era legal. Já o reverb era bem aceitável.

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


Calime

Ele é mais agressivo que os SS comum em volume alto? Percebe-se auditivamente essa diferença?
Abç

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


Russetwolf
Não é questã o de ser mais agressivo. Ele tem um som mais redodondo e "quente", responde melhor as dinâmicas, tem uma leve compressão, saca?

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


Calime

Não é questã o de ser mais agressivo. Ele tem um som mais redodondo e "quente", responde melhor as dinâmicas, tem uma leve compressão, saca?

Saquei, obrigado, boa definição.
abç

Calime
Veterano
# mai/11 · Editado por: Calime
· votar


Russetwolf
De nada kra, disponha, abç.

emaniox
Veterano
# mai/11 · Editado por: emaniox
· votar


Então, se eu colocar um trafo na saída do Power mosfet fica legal?

Sei lá. Coloca aí e escute. Se vc gostar mais, fica legal.

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


emaniox

Sei lá. Coloca aí e escute. Se vc gostar mais, fica legal.

Ok, obrigado por sua opinião e sugestão técnica. Foi de alto nível.
Abc

carlos adolphs
Veterano
# mai/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Calime
emaniox
Russetwolf
Buenas!Lá vou eu meter o bedelho de novo...Coisas de fórum...
Permitam fazer umas considerações.O que torna um ampli valvulado ou SS, básicamento, repito, básicamente, melhor um que outro, é o projeto.Existem péssimos valvulados e ótimos SS.A tecnologia dos Power Mosfets vem dia a dia ganhando terreno.Mediante certos "macetes" eletrônicos pode-se suavizar quase em totalidade a saida de um SS bipolar ou Mosfet, a ponto de torná-lo tão agradável ao ouvido quanto um valvulado de boa qualidade.O Mosfet, devido a sua característica de funcionar com alta impedância de entrada e comando baseado em voltagem, associado à alta corrente e baixa resistência de comutação, reune o melhor de dois mundos.Alta impedância e controle por voltagem com alta corrente e potência na saida.Porém devido a alta velocidade de comutação, inevitávelmente vai gerar os picos harmônicos que racham o som.Isso é perfeitamente contornável utilizando-se filtros LC na saída.Práticamente cria-se o sag da válvula que suaviza esses picos.Tem limitações, mas chega bem próximo.Já escutei excelentes amplis digitais com Mosfet e posso dizer que realmente são muito bons.Uma banda em um show que sonorizei levou um Jaguar.Achei ótimo(claro que o guitarrista tinha um dom especial de ajustá-lo), quase não deu trabalho para o operador da mesa de PA.Usamos um AVT também em um show com um dos caras da Fresno, para o guitarrista da banda e o mesmo gostou.Novamente meus amigos, digo que essa polêmica toda de amplis tem o ponto comum e altamente responsável pelo desempenho.Aquela peça fundamental:o homem.Guitarrista bom tuna até rádio de pilha!Um abraço!

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


carlos adolphs

Muito obrigado por suas sabias e sensatas palavras mestre.
Quando li este tópico e vi que ninguém respondeu desde out de 2003, resolvi reeditá-lo para ver se os foristas já tinham tomado contato com esta tecnologia.

Um grande abraço.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs: Novamente meus amigos, digo que essa polêmica toda de amplis tem o ponto comum e altamente responsável pelo desempenho.Aquela peça fundamental:o homem.Guitarrista bom tuna até rádio de pilha!Um abraço!

[modoPolemicoON]

Só se for rádio valvulado!

[modoPolemicoOFF]

heheh

Abs

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Rapaz!Já consertei um daqueles da primeira foto!Tem dois Alto falantes de 6X9 e dois de 4X6, ovais, tinha um som muito bom!Abcs!

carlos adolphs
Veterano
# mai/11
· votar


Russetwolf
É isso aí, tem que reeditar mesmo, pois tecnologias consideradas novas, não são tanto assim,e podemos ver o desenvolvimento!Um forte abraço!

DINO EK
Veterano
# mai/11
· votar


Sei de uma coisa, esses mosfets fazem maravilhas...

Falo isso pq fiz o DR BOOGIE, que usa esses transistores. o J501, e ele tem um som mto fodah...

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia

[modoPolemicoON]

Polemica não, já deu no que tinha que dar :-)
O importante agora é mostrar que há uma nova geração de Mosfet (atualizada em relação ao amp citado) que pode ser uma nova opção de custo e alta qualidade acessível a todos.
Um grande abraço

Russetwolf
Veterano
# mai/11
· votar


DINO EK

Obrigado.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf: O importante agora é mostrar que há uma nova geração de Mosfet (atualizada em relação ao amp citado)

É, tudo na vida muda! Eu tô rezando pra que inventem algo que substitua as válvulas de uma vez por todas pq eu as acho algo tão arcaico! Um tubo de vidro, que esquenta pra caramba, consome energia pacas, tem que regular, desgasta, etc.

Em suma, válvulas lembram minha infância. A gente tinha umas TVs valvuladas e lembro em especial de uma preto e branco, pequena. Ficava olhando ela ligar, esperando o pontinho branco na tela abrir pra aparecer a imagem e na parte de trás, as válvulas começando a brilhar entre as aberturas pra ventilação. Depois ficava quente pacas. O plástico da parte de trás ficava todo desgastado por causa do calor. Fazia um barulhinho bem agudo. Às vezes a TV estalava! hehe Não sei como não explodiam de tão quente... Tudo era festa!

Abs

Calime
Veterano
# mai/11 · Editado por: Calime
· votar


MauricioBahia
De fato kra, vinha lutando bravamente contra elas, mas não resisti, estou em processo de compra de um head Carvin all tube 100 watts RMS. Mas peguei pq consegui mto barato. Tbm acho que de fato, elas são uma coisa arcaica. Engraçado que tudo evolui, menos o lance de um amp valvulado geralmente disponibilize os melhores son de guitarra(não é regra, mas é maioria).

Filipe Reis
Veterano
# mai/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Falo isso pq fiz o DR BOOGIE, que usa esses transistores. o J501, e ele tem um som mto fodah...


Você quiz dizer FET (field effect transistor) Mosfets são mais "parrudos" hehe. E o transistor é o J201

DINO EK
Veterano
# mai/11
· votar


Filipe Reis
Isso, nem lembrava mais, kkkkkkkkkk!

Mas eles são bem "pertos" um dos outros... não é? Da pra ter uma base...

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Calime: estou em processo de compra de um head Carvin all tube 100 watts RMS

Caramba! 100w... Dá pra derrubar uma parede! hehehe

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MOSFET