Mosfet????

    Autor Mensagem
    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03


    Alguem sabe me explicar direito sobre essa tecnologia aplicada a amplis de guitarra???

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    MOS-FET é o tipo mais novo de transistor já inventado.

    o primeiro dispositivo inventado capaz de amplificar foi a válvula triodo. Depois inventaram outras válvulas como as pentodo por exemplo.

    aí, mais tarde, inventaram os transistores. aí vieram os transistores bi-polares.
    depois vieram os J-FETs. não sei se veio mais alguma coisa... aí inventaram os MOS-FETs. não sei muito sobre ele, mas me parece que internamente eles tem um funcionamento que lembra a válvula (aquele lance de camo elétrico, fluxo de elétrons no espaço, etc)

    dica importante: não pega essa merda na mão pq ele estraga com eletricidade estática. tanto q nos circuitos, geralmente coloca-se um Zener para proteger o Mosfet

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    http://www.muzique.com/schem/mosfet.htm

    nesse link tem um boosterzinho feito com mos-fet. não é nenhum grande estágio de potencia, é só um booster, mas serve pra ilustrar um dos usos do mos-fet.

    meiomundo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Sabe que eu testei o Jaguar 100, que a Meteoro diz que usa Mosfet na potência, e achei a distorção muito boa, muito próxima de um valvulado.

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    meiomundo
    mas a distorção ali não vem do estágio de potencia, vem do estágio de pré-amp.

    para ter distorção do estágo de potencia, só com o amp tocando no tal.

    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Orra valeu ae mkazan agora entendi...

    entaum podemos considerar essa tecnologia a mais proxima da valvula???

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Yellowcard
    não, não podemos.
    contunua sendo um dispositivo de estádo sólido. com as características específicas dele.
    um estágio Mos-fet bem projetado, pode até ter som parecido com válvula. assim como um j-fet também, mas isso não quer dizer q seja um PERFEITO substituto. ja vi alguns casos em que a substituição fica boa, mas são casos específicos.

    válvula continua sendo válvula e mos-fet continua sendo mos-fet.

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    se tiverem paciência e manjarem de inglês, deem uma lida ae:
    http://www.geofex.com/Article_Folders/mosboost/mosboost.htm

    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Puts naum sei nada de ingles...

    mas tipo assim ..se eu naum tenho dinheiro e nem paciencia ateh digamos para comprar um valvulado e tomar os cuidados necessarios,

    qual a tecnologia q vc recomendaria mkazan???

    meiomundo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Yellowcard
    Um valvulado não exige tantos cuidados assim, mas é claro que ele é mais sensível que um transitorizado. Eu tomo sempre o cuidado de não movimentar o amp com as válvulas quentes.

    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    meiomundo

    E a troca de valvulas, qual a periodicidade???

    meiomundo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Yellowcard
    Isso depende muito da utilização, mas não é intensa. Para uso normal para ensaio e alguns shows, vários anos. Se for para tocar todos os dias, várias horas por dia, deve diminuir um pouco. Se houver muito transporte também reduz um pouco a vida útil das válvulas. Mas não tenho um dado exato para te dar.

    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    A ta...

    mas mesmo assim eh foda comprar valvulado...

    se for comprar valvulado teria q comprar um importado...
    pq acho q o unico nacional(cristalino) naum valha a pena...

    ou mandar fazer...
    eu mandei fazer meu ampli ...e ele eh mosfet... eu achei super otimo... sei lah daih tava perguntando pra entender melhor......

    pq o cara q fez pra mim me explicou mas eu naum consegui captar direito...

    ele faz tmb valvulados.... e a diferenca de preco era uns 700 reais...eh claro q o som do valvulado eh inigualavel...mas por hora estou muito satisfeito messssmo

    optei ateh pelo custo beneficio...

    meiomundo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Yellowcard
    A uns 6 meses comprei um Classic Deluxe V8 da Meteoro, que é todo valvulado, e estou muito satisfeito. Essa linha Meteoro tem um bom custo benefício. Boa sorte com teu novo amp.

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Yellowcard
    meiomundo
    os principais cuidados com o valvulado são: Não movê-lo qdo estiver ligado, ligar com o "Stand-By" acionado, deixar uns minutos no Stand-By antes de usar, deixar no Stand-By antes de desligar. Usar sempre para não ter problemas com os capacitores, não exagerar com a distorção de Power, e nunca trocar vc mesmo as válvulas do Power se vc não souber fazer BIAS.

    eu montei um pedalzinho de distorção baseado em Mos-fet. ficou bem legal.

    CaCo_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Na verdade a grande sacada do mosfet é vc poder polarizar a porta com tensao negativa ow positiva
    e tem outra tambem a associaçao de dois mosfets resulta em um c-mos ow seja
    vc ai q ta lendo seu computador utiliza c-mos
    ow seja vc ta usando um trasistor mosfet aehahae

    MKazan
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    CaCo_
    não precisa ir tão longe, o cara q perguntou não manja muito de eletrônica.

    CaCo_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    MKazan
    ha mais agora ja aprendeu um poquinho

    Yellowcard
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    vlw a boa intencao gente ...naum sei mesmo nadinha de eletronica...

    mas vlw mesmo assim .....

    soh queria mesmo saber oq vcs achavam assim e tal ...pra ver qual a visao da galera aih sobre essa tecnologia mos fet

    wooten
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    mosfet e um transistor de resposta muito rapida

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mosfet????