Ajuda para novatos, obrigado

    Autor Mensagem
    Alfa polar
    Veterano
    # ago/07


    Bom, sou totalmente novato no quesito amp, P.A, Mesas, Pedais +-..

    gostaria de esclarecer algumas duvidas minhas.. sei que são idiotas mas se puderem me dar uma força obrigado..

    pq as mesas em geral não possuem amplificação própria, e sim são chamadas de pré amps??

    o que é um ampli valvulado, digo, qual é a participação da válvula na parte elétrica composta no amplificador, qual é a alteração gerada por ela?

    e qual é a diferença entre uma vávula simulada e uma real.

    o que são OHMS... no que diferem de RMS

    o que é mesa boogie?

    pq os cabos são chamados p2 e p10, o que significa isso?

    qual é a definição de "perda de sinal"? o que isso quer dizer

    o que são entradas e saídas auxiliares?

    que tipo de saída é ball out?




    sei que são muitas, mas espero que a medida que irem lendo possam ir respondendo as que ainda não foram respondidas..

    valeu!

    Hammer
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    usa a busca que tu resolve 90% de suas dúvidas...

    Beam
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    também acho que com a busca você sana uns 153% das suas dúvidas.

    Alfa polar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu ja usei a busca e não sanei nenhuma das dúvidas acima...


    se possível por favor.. respostas!

    obrigado

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
    · votar


    Alfa polar

    Já me deparei com várias dúvidas a respeito de alguns termos, mas você tem que ir atras e pesquisar e sempre perguntar, e não se preocupe se são idiotas ou não.

    "pq as mesas em geral não possuem amplificação própria, e sim são chamadas de pré amps??"
    Existem mesas amplificadas, mas são quase raras. Se são chamadas de pré é porque vem antes, podem ser chamadas de mixer também. A tarefa de uma mesa é melhorar os sinais recebidos e passa-los para um P.A.

    "o que é um ampli valvulado, digo, qual é a participação da válvula na parte elétrica composta no amplificador, qual é a alteração gerada por ela?"
    Um Valvulado tem uma distorção mais empolgante que os Solid States, não sei mas parece que tem um gás dentro das válvulas que modifica a saturação do amp.

    "e qual é a diferença entre uma vávula simulada e uma real."
    Um simulador de válvula "simula" uma válvula, enquanto que uma "real" não simula, ela já é uma válvula!!!!! Mas acho que a simulação não é perfeita.

    "o que são OHMS... no que diferem de RMS"
    OHMS, se não estiver enganado é uma medida de impedância. E RMS, se não me engano é uma medida de potência sonora. Exemplo: Falante de 65W RMS e de 4Ohms (o símbolo acho que é tipo uma ferradura).

    "o que é mesa boogie?"
    Mesa é uma marca de amp., e Boogie acho que é um modelo dessa marca.

    "pq os cabos são chamados p2 e p10, o que significa isso?"
    P2 e P10 são os plugs que vão nas pontas dos cabos. P2 é o menor (tipo os do cabo do discman) e o P10 é o maior (tipo das guitarras)

    "qual é a definição de "perda de sinal"? o que isso quer dizer"
    Que o sinal que sai do seu instrumento, por exemplo, não chega 100% ao amp., ele pode enfraquecer ao passar por um pedal.

    "o que são entradas e saídas auxiliares?"
    Entrada aux.: Você pode conectar um discman, por exemplo.
    Saída aux.: Você pode colocar um gravador, por exemplo.


    "que tipo de saída é ball out?"
    Essa eu não sei nunca ouvi falar, espero pelos outros pra saber, mas vou pesquisar.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alfa polar

    "que tipo de saída é ball out?"
    Isso eu não achei na busca e nem na net, onde foi que você viu isso?
    Não seriam "ball-ends"??? Se for isso é aquelas bolinhas nos encordoamentos de aço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Alfa polar
    luiz_sjrp
    pq as mesas em geral não possuem amplificação própria, e sim são chamadas de pré amps??
    As mesas não possuem amplificação própria de potência, justamente para permitir seu uso com diversos tipos de Potências, que vc pode escolher à vontade, dependendo do uso que quer dar.As mesas utilizam amplificadores de sinal internos para elevar o valor de voltagem dos sinais até um valor que permita excitar uma potência, para que essa funcione à pleno.São pré porque vem antes da potência.
    o que é um ampli valvulado, digo, qual é a participação da válvula na parte elétrica composta no amplificador, qual é a alteração gerada por ela?
    As válvulas são dispositivos amplificadores usados no pré e potência dos amplis valvulados.Não introduzem nenhuma mudança, quando usadas para amplificar, apenas "colorem" o som devido ao grande número de harmonicos que deixam passar.Funcionam à vácuo(não tem nenhum gás), segundo o princípio de que todo o metal aquecido provoca um movimento intenso de elétrons da última camada do metal, criando uma "nuvem eletrônica".Quando colocamos o mesmo dentro de um bulbo com vácuo e com uma placa de metal polarizada com uma voltagem positiva, esta "atrai "os elétrons, provocando a circulação de uma corrente elétrica.Se no meio do caminho entre o catodo(metal aquecido) e a placa, colocarmos uma "grade" com voltagem levemente negativa, fazemos com que alguns eletrons não passem ou passem segundo um sinal, quando obtemos então controle sobre essa corrente.Como essa voltagem é pequena e a corrente controlada é grande, obtivemos assim, amplificação.

    e qual é a diferença entre uma válvula simulada e uma real
    Vc ainda não sabe a diferença entre simulação e realidade? Nunca namorou?Ehehehe!Simular é tentar por outros meios, reproduzir o som dos válvulados, mas como é feito por circuitos digitais, nunca chegarão lá.

    o que são OHMS... no que diferem de RMS
    Tudo.OHM é o nome da grandeza elétrica chamada resistência, que é o efeito encontrado nos metais de se opor à passagem da corrente elétrica.RMS é a sigla inglêsa de Root Mean Square, ou , Raiz média quadrada, que representa a média efetiva de potência, corrente ou voltagem que é fornecida por um aparelho.É usada para representar a potência Real de um dispositivo amplificador.

    o que é mesa boogie
    Uma marca americana de amplificadores.

    pq os cabos são chamados p2 e p10, o que significa isso?
    Não são os cabos e sim os plugs que são assim chamados.P significa plug ou conector macho e J significa jack ou conector fêmea.O número exprime a seção quadrada ( diâmetro) então P2 é um plug macho de seção circular quadrada de 2 mm², o P10 é de 10 mm².


    qual é a definição de "perda de sinal"? o que isso quer dizer
    Significa o quanto o seu sinal é enfraquecido ao passar por cabos, conectores, pedais, devido ao efeito de resistência e capacitância dos fios e dispositivos.


    o que são entradas e saídas auxiliares
    Entrada aux.: Você pode conectar um discman, por exemplo.
    Saída aux.: Você pode colocar um gravador, por exemplo.
    (2)

    que tipo de saída é ball out?
    Vc quer dizer Bal.Out, que vem do inglês" Balanced out" ou saída balanceada.É um tipo de conecção que se faz entre microfones e mesa ou mesa e amplificador ou ainda amplificador dos instrumentos para a mesa.É usada toda a vez que se queira baixa impedância(resistência) nas conecções e alta imunidade à ruidos externos, sua utilização é necessária quando queremos usar grandes comprimentos de cabos sem muitas perdas de sinal.Por construção, seus sinais não são conectados ao terra do cabo, que é usado apenas para blindar contra interferências, pois o sinal passa por dois condutores internos( não confunda com estéreo).[]'s

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    carlos adolphs

    "As mesas não possuem amplificação própria de potência"
    Cara eu já vi mesa amplificada, agora você me deixou com dúvida a respeito de serem amplificadas e ainda precisarem de potência.

    "Funcionam à vácuo(não tem nenhum gás)"
    Já havia lido, não sei se na GuitarPlayer ou na Cover, que havia existência de gás nas válvulas, mas desse assunto eu não entendo. Fico com a sua explicação.

    "OHM é o nome da grandeza elétrica chamada resistência"
    Eu tinha escrito resistência, mas editei e coloquei impedancia, agora estou em dúvida, mas vou pesquisar para melhor entender.

    "Vc quer dizer Bal.Out, que vem do inglês" Balanced out"
    Será que era isso??? Nem vou perguntar.
    Obrigado pela ajuda também.
    Abraço.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Outra coisa:
    A marca é "Mesa Boogie" ou simplesmente "Mesa"?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    luiz_sjrp
    A marca é Mesa Boogie.

    Existem mesas amplificadas sim e isso não tem à haver com a resposta em questão.Se vc quer um sistema de PA com vários amplis, terá de usar a mesa sem power.Se quiser um sistema tipo "fazer som em shopping"usará a mesa amplificada, para racionalizar o espaço e peso.

    Os únicos tipos de válvulas que usam gás internamente são as "Thyratrons"(usadas em radares ou circuitos de chaveamento), as "reguladoras"(para regular fontes de alta tensão), e as retificadoras de vapor de mercúrio(para retificar altas correntes com alta tensão).

    O OHM exprime resistência, quando em circuitos de corrente contínua e impedância quando em circuitos de corrente alternada.A impedância nada mais é do que a resistência à passagem da corrente alternada.
    Bal out é isso mesmo, porque "ball out" só existe em jogos de baseball ou se vc falar elétricamente, em circuitos servos de sistemas de navegação "Doppler", onde é computado o sinal de saídas dos "ball resolvers", chamadas de "ball out".Lógico que nenhuma das opções se aplica a amplis e guitarras.

    Nem sempre quem escreve em revistas do tipo Guitar Player ou Cover Guitar, é técnico de eletrônica ou coisa semelhante.Na maioria das vezes são excelentes guitarristas que "ouviram" de curiosos afirmativas sobre funcionamento disso ou aquilo e as colocam em artigos, que muitas vezes confundem quem quer realmente aprender.Cuidado.[]'s

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Nem sempre quem escreve em revistas do tipo Guitar Player ou Cover Guitar, é técnico de eletrônica ou coisa semelhante.Na maioria das vezes são excelentes guitarristas que "ouviram" de curiosos afirmativas sobre funcionamento disso ou aquilo e as colocam em artigos, que muitas vezes confundem quem quer realmente aprender.Cuidado.[]'s
    na minha opinião esse povo é muito sem vergonha!!!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    carlos adolphs

    Eu fiz uma pesquisa e achei algo sobre a Mesa, que depois passou a se chamar Mesa/Boogie.
    Mais uma vez.... Obrigado!
    Abraços.

    Zeraus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    luiz_sjrp
    vai na do adolphs que ele te consagra!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Zeraus

    "vai na do adolphs que ele te consagra!"

    Que é isto??????

    Zeraus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    luiz_sjrp

    é um dito que tem por aqui...

    "vem na minha que eu te consagro" a gente fala para os amigos pra querer dizer, tipo "pode confiar em mim que vai dar tudo certo pra vc".

    :)

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Zeraus

    Ah tá. (???????)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para novatos, obrigado