O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ

Autor Mensagem
Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Zeraus, mas pensa comigo... Se vc tem 3 equalizações, cada indo de -12 a +12dB, se vc colocar todas no talo é como se vc vai amplificar todas as frequências, isso não faria parecer que foi apenas aumentado o volume?

Zeraus
Veterano
# out/07
· votar


Boa pergunta...

Realmente, dá impressão que foi aumentado o volume. Fiz o teste aqui no TriAc (tem EQ ativa).

Mas... se for apenas aumento no volume, equivaleria a dizer que o controle de volume propriamente dito não passa de um equalizador que atua em todas as frequências.

Será que é isso?

zacaoamargo
Veterano
# out/07
· votar


O mais engraçado é que eu fui na Teodoro Sampaio um dia desses para ver alguns amps e, já sabendo desse tópico, o qual eu já havia lido antes, argumentei com os lojistas a respeito disso e nenhum sabia dessa informação. Eles (os vendedores, que não sabem de nada), se julgando os reis-da-cocada-preta, os "experientes", riam de mim com aquele sorriso irônico como se eu fosse "o otário", o desinformado.
Todo mundo pensa que "flat" é com os controles de equalização no meio. hauhauahuahuhauahuha
Eu também pensava.
Informação importante veiculada nesse tópico.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Acho que sim, Zeraus. Tem até aqueles "3 band EQ" que possui Grave, Agudo e Master Volume, ou então, "2 Band" com Tone e Master. Esse nome "Master" já dá a impressão de O controle de eq. , aquele que equaliza tudo! hehehehhe

Já vi em alguns circuitos 2 Volumes. Um antes do Tonestack e um naquele estilo clássico na ponta do circuito. Se vc aumenta o primeiro vc está aumentando o sinal de entrada que depois vai ser amplificado ou atenuado pela equalização. Se vc aumenta o segundo vc aumenta oq já foi equalizado. Fico pensando se dá alguma diferença. Se for tudo linear, tipo amplificar 200%, 20%, 30%, sei que não dá diferença... mas e se não for linear ? (oq eu acredito que não seja mesmo)

Doidera! |O.°|

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


Isso não sei, mas no manual do meu Behringer GMX212 não diz se é EQ ativa, passiva, se atenua ou se amplifica...alguém sabe????
E outra: no amp tem um controle chamado "PRESENCE" que pelo manual exerce um controle sobre os agudos, mas também não diz se é atenuando ou amplificando. Alguém sabe????

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


mandei um email pra behringer e eles me responderam que no 5 é a posição flat e os controles tanto atenuam como amplificam.

texto da behringer:
DIEGO: About the EQ controls on the front panel of this amp: how do I get a "flat" sound: positioning on the 5 level or 10 level?
The EQ of this amp cuts or boost the frequencies?


Dear Diego Santos,
Hi Diego and thank you for writing to BEHRINGER technical support!
5 is flat, turning the knob clockwise will boost, counterclockwise will cut.
We hope that we have been able to help you with this information.


Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Vc falou com um atendente de suporte técnico, e não com um projetista. :P

Zeraus
Veterano
# out/07
· votar


Eu não boto fé nessa resposta da behringer

hughet
Veterano
# out/07
· votar


Eu sempre fiz isso no meu amp...
Bass, Mid e Treble sempre no max.! xD
No meu também fica MUITO melhor!!!

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


Eu não boto fé nessa resposta da behringer


nem eu, vo continuar usando tudo no maximo

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Cara, acho que não tem mt a ver isso!

Se vc coloca tudo em 5, tanto faz se está no máximo ou em flat... Se estiver em flat no 5 vai sair normal, se em 5 ele estiver atenuado, vc compensa no volume! Se vc amplifica tudo, ou atenua tudo, vc compensa no volume! A Eq só serve para deixar uma frequência mais forte que a outra.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Ahnn... Só se a equalização não for simétrica. Por exemplo, o Médio vai +-12dB, o Agudo +-18dB e o Grave +-24dB. Daí se vc colocar no máximo e não estiver em flat vc estará deixando o som diferente do som que sai do instrumento. Mas se for tudo +-12dB acho que não dá nada!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Hááá'....

Descobri que um dos canais do meu ampli tem equalização ativa ...

Tenho um Peavey Head XXL ... ele tem três canais ... Um clean e dois sujos ... e lendo o manual não é que eu descobri que um dos canais é especial??? Ele tem equalização ativa ... muito legal ...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
pois é, geralmente isso vem escrito no manual, ou deveria...

outra coisa que eu achei engraçado sobre eq:
eu li o manua ldo meu ampli (um crate bx-15) pela primeira vez depois de uns 10 anos (eu nao entenderia nada na epoca que comprei).

ta em ingles, espanhol e frances. cada lingua ta com informações diferentes! não conflitantes, mas diferentes.
em ingles diz que o low aumenta ou diminui as baixas frequencias, e que em volumes altos pode ser necessario reduzir um pouco.
em espanhol diz que permite um alcance de + - 15 dB em 60 Hz, e assm por diante nos demais controles, que era o que eu procurava...
esquisito. mas pelo menos significa que a equalização é ativa, creio.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


kiki
ta em ingles, espanhol e frances. cada lingua ta com informações diferentes! não conflitantes, mas diferentes.
em ingles diz que o low aumenta ou diminui as baixas frequencias, e que em volumes altos pode ser necessario reduzir um pouco.
em espanhol diz que permite um alcance de + - 15 dB em 60 Hz, e assm por diante nos demais controles, que era o que eu procurava...
esquisito. mas pelo menos significa que a equalização é ativa, creio.

Esse +-15dB eles se referem ao low, mid e high ou faz algum link com o volume??? Pode ser que seja ativo mesmo ...

No manual do meu ampli é bem claro qdo fala que em um dos canais sujos a equalização ter as opções de +-15dB (... cut or boost +-15dB) ... e nos outros canais é equalização passiva ...

Manual: http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pdf/man/m_481356.pdf

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
Esse +-15dB eles se referem ao low, mid e high ou faz algum link com o volume??? Pode ser que seja ativo mesmo ...
cada tone tem uma frequencia e uma faixa de db. to ate imprimindo pra ver se aprendo a equalizar:

Crate bx-15
low Low mid High mid High
60Hz 630 Hz 2 kHz 10 kHz
15dB 18dB 19dB 27dB

pelo visto é isso mesmo. só achei esquisito que esses dados só estão em espanhol e frances, nao estao em ingles.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

Crate bx-15low Low mid High mid High60Hz 630 Hz 2 kHz 10 kHz15dB 18dB 19dB 27dB


Então sua esuqlização não é simétrica pois a cada frequencia o ganho em dB é diferente ...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
hum... nao entendi, o que significa isso?

eu achava que simetrico era por que cada faixa tinha + e -, com zero no centro =p

pelo que diz no manual, cada frequencia tem um range de db diferente, mas sempre mais ou menos.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Fernando de almeida
ah, mais uma coisa: acabei de ver seu topico sobre a clonagem do seu artigo...

aquele site de cifras, assim como outros, vive "roubando" coisas pela net... eu tenho algumas cifras no cifra club, e sempre encontro elas nesse ***********, e em outros. pelo menos vai com meu nome, por que eles copiam automaticamente.

mas como se ja nao bastasse, tentei abrir seu link, e acusou que o site tinha virus!
enfim, só pra constar... como seu topico ja tava fechado...

Zeraus
Veterano
# fev/08 · Editado por: Zeraus
· votar


Andei reavaliando a teoria do tópico.

Me dei conta de algo muito elementar. Temos que levar em conta o o caminho do sinal da guitarra dentro do amp.

Normalmente o sinal da guitarra passa primeiro pelo preamp ANTES de ir pros controles de equalização do amp.

O preamp vai colorir o som (especialmente preamps valvulados). O timbre original já foi alterado.

Nao creio que seja comum o sinal da guita ir pro EQ antes de passar pelo preamp do cubo.

Então, deixando o EQ do amp no talo vc vai ter o som mais fiel possível ao da guitarra ACRESCENTADO da coloração do amp.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


kiki
hum... nao entendi, o que significa isso?

eu achava que simetrico era por que cada faixa tinha + e -, com zero no centro =p

Isso quer dizer que do ponto zero até o ponto máximo cada fader de equalização (no seu caso Low, Low mid, High mid e High) tem ganhos diferentes ...
Qual é seu ampli??????????



Zeraus
Normalmente o sinal da guitarra passa primeiro pelo preamp ANTES de ir pros controles de equalização do amp.

O preamp vai colorir o som (especialmente preamps valvulados). O timbre original já foi alterado.

Tem razão ... é treta pois nunca vamos ouvir o timbre original de nossas guitas pois só de o sinal passar pelo cabo já perde timbre ... tudo influencia, mesmo que seja pouco ... por isso vc tb deve ter notado que em alguns lugares está escreto "em teoria", "em tese", ou seja, supondo uma situação ideal era para não alterar o timbre ...

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
é, é isso mesmo. cada faixa de frequencia tem uma altura de dB. ce sabe por que isso? tem a ver com o tanto que se ouve cada faixa, ou algo asism?

o ampli é um crate BX15, de baixo, 12 watts, falante 8", desses te tocar em casa mesmo.

DotCom
Veterano
# fev/08
· votar


Bom, se o pré ideal não alterasse o timbre, certamente os fabricantes alardeariam isso nas especificações de seus amplis, e os modelos mais tops iam soar todos muito parecidos.
Porém, não é o que acontece. Na verdade, ampli de guitarra foi feito pra modificar o som que entra.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


DotCom
Na verdade, ampli de guitarra foi feito pra modificar o som que entra.
na verdade, na verdade mesmo, ampli foi feito pra amplificar. mas distorce. assim como as valvulas tambem acabam distorcendo quando saturadas. o problema é que o povo gostou disso.

por que tambem, o captador magnetico nao da o som "original" da corda, por que se nao teria que soar mais proximo de um violao, que foi de onde veio a guitarra.

esse lance do "colorido" do ampli é a personalidade que ele tem, e isso é inevitavel...
e se todos soassem muito parecidos a coisa ia perder a graça.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


DotCom
Na verdade, ampli de guitarra foi feito pra modificar o som que entra.
Kara, próprio nome diz, 'amplificador' ... O pré deveria dar uma amplificada inicial e o power amplifica mais para ter a saída na potencia desejada ...
Mas sabemos que além de amplificar um Ampli equaliza, distorce, adiciona reverb, e tem trocentos outros recursos dependendo do ampli ....

Gardenal
Veterano
# mai/08
· votar


O q vcs acham de usar ele no loop de uma boss gt3?

ficará pratico? usarei da gt-3 só as modulações, deixando o timbre limpo, de drive e p solos por conta do triac.

valews?!?!??

gab_m
Veterano
# dez/09
· votar


Sensacional o topico, só vi hoje, mas tai algo que eu desconhecia, e acreditem, será muito util...

Agora a gas por um eq maneiro... =P

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ótimo tópico mesmo. Alto nível. Só fera!!!! :-)

É... Daí a gente concluiu que essa porra de equalização é importante pacas e a galera só pensa em pedais, pedais e pedais como se estes fossem a "salvação da lavoura"!. Bullshit!

Além do amp, ainda temos os pots da guitarras que dependendo dos pots ou mesmo de sua ligação interna foi feita pode altera e muito o timbre final.

Então, as vezes o carinha compra um pedal e e realmente soa diferente. Afinal, é outro pedal. Mas se o mesmo carinha tivesse investido um tempo timbrando, talvez chegasse numa sonoridade também diferente, só que sem gastar 1 centavo.

Muitas vezes, a ignorância do guitarrista é que estraga o timbre... hehe

Soul Wyx
Veterano
# dez/09
· votar


Porra!
Eu também uso o meu amplificador no 10. Acho o melhor timbre que já consegui(Usando o drive do mesmo), ou coloco 10T 1M 10B.
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ