O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


DotCom
O problema é que na maioria dos amplis, o pré "timbra" (modifica o som) da guitarra também, então ele não vai ter o mesmo som, mesmo modificando a equalização.
Bom, na realidade é isso mesmo que acontece, mas se a equalização estiver em FLAT, no caso dos ampli os controles de equalização no talo, em teoria é pra sair o som da guitarra natural ...

B.Frusciante
Veterano
# ago/07
· votar


Se amplificadores não precisassem de prés, como seriam os sons das guitarras?
Será que seriam como tocar a guitarra desplugada?
Bizarro

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


B.Frusciante<br />Se amplificadores não precisassem de prés, como seriam os sons das guitarras? <br />Seria o volume da guitarra original (em teoria). O power pegaria o sinal da guitarra e só aumentaria o volume.

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Quer saber o som "original" da guitarra? Pluga ela direto no pc e grava... Descontando uma pequena "carga" nos captadores gerados pela entrada de som do pc, vai ser um som muito pouco modificado. (a propósito, na maioria das vezes que fiz isso o som não ficou legal, tive que passar pelo Revalver pra melhorar)

Badoe
Veterano
# set/07
· votar


Eu tenho um head Warm... g420 gt e uma caixa Meteoro 4x12 (tô mal de equipamento!) Uso Uber Metal/EQ Boss/NS-2 Boss. Fiz o teste de knobs de pré do ampli no talo. Melhorou muito o meu som. É impressionante a diferença.

O brigado ao Pedrone e ao amigo que compartilhou a informação.

Hail Metal.

fgr
Veterano
# set/07
· votar


Acho q eh a primeira vez desde q me cadastrei q entro no forum de amps e já vi q devo ter perdido muita coisa!!!

Que tópico sensacional!!!!

Tenho 2 perguntas:

1º Uso um vamp e nele tem um EQ de 3 bandas como nos amps.. alguém sabe me dizer se essa EQ dele eh ativa e como eu deveria deixa-la p não alterar meu timbre uma vez q pretendo equalizar por um pedal de equalização??

2º Qual pedal de equalização vcs me sujerem?? Conheço o de 7 canais da Boss mas gostaria de conhecer outros tb...

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


fgr
Acho q eh a primeira vez desde q me cadastrei q entro no forum de amps e já vi q devo ter perdido muita coisa!!!
Com certeza .... Depois da uma lida nisso e comente lá>>> http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

1º Uso um vamp e nele tem um EQ de 3 bandas como nos amps.. alguém sabe me dizer se essa EQ dele eh ativa e como eu deveria deixa-la p não alterar meu timbre uma vez q pretendo equalizar por um pedal de equalização
Sim é ativo e para configurar sem alterar o timbre é só deixar tudo em flat (todos os controles na metade).

2º Qual pedal de equalização vcs me sujerem?? Conheço o de 7 canais da Boss mas gostaria de conhecer outros tb...
Além do GE-7 da Boss tem:
Behringer Beq-700, Boss PQ-4 (raro), DOD FX-40B, Maxon GE601, MXR 10 Band Equalizer, MXR KFK-1 Kerry King Ten Band Equalizer, Boss EQ-20 (esse é top).

fgr
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida
Caraca primeiro valeu pelas dicas aqui e segundo valeu por esse tópico sobre pedais cara.. q grande ajuda, deveria ter stick no forum de guitarra tb.

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Ei, me surgiu uma dúvida. Tenho um pequeno amp warm music e no manual consta sobre a equalização. Diz que em Bass ele tem ajuste de -18dB e +18dB, Treble +-12dB, High e Low Mid +-12dB.

Ou seja, pela especificação ele não atenua apenas, mas amplifica também, ou é papo furado?

luis alexandre
Veterano
# set/07
· votar


E se deixarmos todos os controles de EQ do amp no zero, o q aconteceria???

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Ele atenua tudo? o.O

Raphael cox
Veterano
# set/07
· votar


Pelo que diz ai ele só amplifica as Graves (bass) pois é + 18 db..
abraço

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Eu simplifiquei, é tudo -12dB +12dB, etc. ¬¬

pierrex
Veterano
# set/07
· votar


luis alexandre
E se deixarmos todos os controles de EQ do amp no zero, o q aconteceria???

no meu laney vc30 quando eu zero os 3 knobs de equalização não sai mais som nenhum. zera o volume mesmo.

acho que depende do amp.

FirebirdVII
Veterano
# set/07
· votar


pierrex
Nosso amp VC-30 atenua sim...


Gurizada, por que vocês acham que o Brian May não usa o pre do amp?
ele usa eq de outro parametro, o amp dele, Vox só tem volume mais nada hahaha, ah quem goste e quem não goste!

Thedekai
Veterano
# set/07
· votar


eu tenho um ge-7 uso ele ligado no loop do meu tf-200
melhora demais, um toque que vc da em um dos ''knobs'' dele ja muda MUITO o timbre
agora me explica uma coisa, como assim só ''atenua'' as frequencias?!
significa que o equalizador do amp não serve pra porcaria nenhuma?
abraço

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Serve, mas oq deveria acontecer na realidade é o som normal ser na metade do curso do Pot, daí pra cima ele amplifica o sinal, e pra baixo ele atenua. Oq acontece com alguns é que na metade ele já atenuou, e a posição que deixaria o som "normal" é 100% pra cima.

Ou seja, ele não amplifica determinada frequência, apenas atenua.

Zeraus
Veterano
# set/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Só lembrando que há amps que possuem equalização ativa, onde o flat é em 12 horas e a regulagem fará amplificar ou atenuar as frequências.

Mas sao a esmagadora minoria. Eu nem saberia citar um nome.

Izzy Dragon
Veterano
# set/07
· votar


Zeraus
Parabéns pelo tópico cara!
Vou sempre tocar com meu meteoro todo no talo (é eq passiva)
Abraço

Shakal
Veterano
# set/07
· votar


Zeraus, no manual do meu Warm Music ele diz, por exemplo no High Mid:
"A atuação do controle de médio alto respeita uma frequência entre 800Hz e 4KHz com mais 12dBs de ganho e menos 12dBs de atenuação."

Teoricamente este teria uma equalização ativa, certo? Como faço pra saber se na prática é isso mesmo?

Acho que eles não iriam colocar informação no manual que não fosse verdadeira correndo risco de serem processados...

Zeraus
Veterano
# out/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Shakal
Zeraus, no manual do meu Warm Music ele diz, por exemplo no High Mid:
"A atuação do controle de médio alto respeita uma frequência entre 800Hz e 4KHz com mais 12dBs de ganho e menos 12dBs de atenuação."
Teoricamente este teria uma equalização ativa, certo?
Como faço pra saber se na prática é isso mesmo?


A descriçao dá a entender que sim.

Mas sinceramente acho difícil ser realmente equalização ativa... é algo raro... e não sou eu que afirmo isso, estou repassando o ensinamento do pessoal de renome aqui no Forum... e eu confio neles.

Mas é apenas o do médio que o manual indica ser ativo?

Se for ativo somente o controle de médios, fica fácil descobrir na prática.

Coloque tudo em flat. toque, ouça e memorize o timbre.

Depois coloque todos no talo.

Se os médios ficarem absurdamente destacados dos graves e dos agudos, ele é ativo.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


São com todos isso, não só com o médio.

Zeraus
Veterano
# out/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Se equalizacao for ativa MESMO ...

Entao, pra aplicar a teoria desse topico, primeiramente deixe tudo em 12 horas, que seria o flat do seu amp. (ao invés de no talo, que seria o flat dos equalizadores passivos)

Voce tera entao dois meios, diferentes e complementares entre si, de equalizar o som. Usando a equalizacao "shelving" do amp e a equalizacao específica pra cada faixa, atraves do pedal.

A EQ do amp vai atuar em varias faixas ao mesmo tempo, dentro das graves medias e agudas (lembra que o seu medio por exemplo, atua desde 800 até 4k)

Daí tu lapida com o som com o EQ de pedal, que atua especificamente na faixa indicada em cada controle.

Voce tera mais opções de equalizacao do que alguem que tem amp de EQ passiva.

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


Bullshit.


E dai que você soltar todas as frequencias, se isso realmente estiver correto né, vai te dar uma equalização mais precisa?
Isso é questão pessoal, e vai do ouvido de cada um.

Zeraus
Veterano
# out/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Mickey Mouse IV
Isso é questão pessoal, e vai do ouvido de cada um.

Sim!

Eu gostei e passei a idéia adiante pra quem quiser testar e ver se acha bom.

Tem quem curtiu. Tem quem não curtiu.

Eu curti.

Smithóvski
Veterano
# out/07
· votar


Testei aqui em casa com meu WM e curti, na minha opinião o som ficou mais cheio. Boa dica.

Shakal
Veterano
# out/07
· votar


Mais cheio ele fica do mesmo jeito se for passiva ou ativa...

Zeraus
Veterano
# out/07
· votar


Shakal
Mais cheio ele fica do mesmo jeito se for passiva ou ativa...

Acho que nao, porque em EQ ativa ha pode haver amplificação em demasia das frequencias, tornando os om desagradável.
Ja em EQ passiva, colocar tudo no talo vai simplesmente deixar o som passar de forma mais natural

diego gr
Veterano
# out/07 · Editado por: diego gr
· votar


No manual do meu Behringer GMX212 não diz se é EQ ativa, passiva, se atenua ou se amplifica...alguém sabe????
E outra: no amp tem um controle chamado "PRESENCE" que pelo manual exerce um controle sobre os agudos, mas também não diz se é atenuando ou amplificando. Alguém sabe????

diego gr
Veterano
# out/07
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pedrone me abriu os olhos! Pra quem tem pedal EQ