Behringer GMX212 (review)

Autor Mensagem
laemcasa
Veterano
# jun/07


Olá a todos, comprei recentemente um ampli bem bacana e queria compartilhar minhas opiniões. Nesta faixa de preço e tamanho (R$1000-1500 e 2x12) existem VARIAS opções, e cada marca se dá melhor para uma ou outra aplicação, só testes e pesquisas podem responder qual a melhor solução para o q vc quer. Pra mim esse foi o ampli ideal, pois é estéreo e seus falantes são relativamente "neutros", sem nenhuma caracteristica timbrístca que infuencia no som final. Pretendo usar ligado numa Boss GT8, usando as simulação e efeitos em estéreo. Vamos aos detalhes:

Caracteristicas: isso qq um pode acessar no site da Behringer para maiores detalhes. Resumindo, um ampli de 2 "canais" com efeitos estéreo (2x60W) e com 2 falantes de 12 polegadas. O q percebe-se logo de cara é q ele não tem os clássicos 2 canais de amplis parecidos, tem "dois GDI analógicos embutidos".

Som: logo vc tem basicamente "2 configurações de GDI" e não "2 canais" propriamente ditos. O q eu posso dizer em complemento ao tão falado GDI, é q realmente o som espanta qq desavisado: clean estalado de Fender, distorção de marshall, achei muito bem projetado este ampli (isso levando em conta q se trata de um ampli de 1400 conto..). O timbre de Mesa "quase q chega lá" na minha opinião, soa mais como um Marshall mais invocadinho do q com aquela pressão característica dos Mesa. Pra deixar registrado, só achei o timbre clean MUITO baixo em relação ao timbre mais "sujo". POrém, dá pra equilibrar tudo usando os knobs de DRIVE e LEVEL em cada "canal". Tem MASTER e PRESENCE q funcionam nos 2 canais. Tem tb 99 presets com efeitos já regulados, com combinações fixas (ex. delay curto, reverb mola, delay curto + reverb, delay longo etc..). Já tive um v-amp2 pra comparação, e fui surpreendido pela qualidade dos efeitos: não são excelentes, mas quebram um PUTA galho se não tiver (quiser) mais nada pra usar. Dá pra usar os efeitos de boa, de boa msm (pelo menos delay, reverb...chorus, phaser e afins fazem o q se propõe a fazer, mas não se comparam aos da GT8...). Uma coisa legal é q vc pode deixar cada "canal" com a combinação/quantidade de efeitos q vc quer, ao mudar de canal automaticamente se muda o preset de efeito. Também tem entrada MIDI, só q ao usar vc "perde" esse lance de salvar o efeito por canal, mas em compensação tem acesso livre a todos os presets, podendo mudar entre eles da forma q vc quiser via controladora MIDI. Finalizando, uso ela só como power, e PUTAMERDA!!! Realmente, efeitos estéreo foram feitos pra ser usados como tal, chorus, phaser, panning, rotary, uni-vibe, mesmo os ping pong delay, é muito foda a ambiência q dá com 2 falantes, o lance realmente "vai e volta", e isso preenche o ambiente de uma forma q até arrepia \o/

Entradas e saidas: aqui é onde mora o diferencial na minha opinião. Este ampli é MUITO versátil, da pra fazer muita coisa com ele. Tem 1 input normal, entrada pra CD (2 RCA), AUX IN (P10 estéreo) além da entrada SLAVE IN (R e L). Tem TAPE OUT (2 RCA), PHONE (P10 estéreo) e 2 saidas pra falantes externos (L e R). Tem tb loop em série (SEND e RETURN).

Geral: acabamento muito bom ligações e fios bem organizados. Achei os knobs meio vagabundos, e a chavinha q muda as simulaçãos do GDI dão até medo, parecem ser extremamente frágeis. Paguei 1400 zero na caixa numa das lojas da "rede" Universe na Teodoro, parceladasso como deve ser :) Recomendo pra quem:

- tem pedaleira/simulador de ampli estéreo e quer usar isso;
- quem tem q tocar em baladas meio suspeitas e não quer levar a pedaleira/pedalboard pra tomar tiro/cervejada;
- quem quer praticidade e pouco peso pra se levar pra show/ensaio, principalmente para timbres "roqueiros com efeitos decentes" (embora o clean tb seja muito legal);

Enfim, com tantas opções atualmente, esta é mais uma a ser considerada. Espero q ajude a galera ae..abraços!

Beatlemaniac
Veterano
# jun/07
· votar


laemcasa
vc tah usando o pré dele ou usa o gt-8 como pré e usa o amp soh como a potencia estereo ?

laemcasa
Veterano
# jun/07
· votar


Beatlemaniac

Fala, blz? Então, tou usando só o power msm, qdo rola uma preguiça forte ligo direto no input mas prefiro usar com a GT8, não tem jeito, viciei na "black box" hehe. Ainda tô tentando achar uma configuração boa pra gravar uns samples, apesar de ter saídas TAPE OUT e PHONE eu não gostei (ou ainda não catei a manha) dos testes q fiz. Falow, abraço!

Beatlemaniac
Veterano
# jun/07
· votar


laemcasa
ah soh mto legal
eu toco em uma banda que faz cover que vai de loser manos, passando por beatles, pink floyd, jethro tull e vai ate skank, queen .... eh mta variação de efeitos e timbres
eu to pensando em abrir mão de um set de pedais e partir pra GT-8 e talvez um amp stereo pra usar soh a potencia como no seu caso
vlw pelas informações

ABATANGERINA
Veterano
# jun/07
· votar


laemcasa,

tenho um eqpto em casa (cabeçote, mesa e caixas passivas) que uso pra tudo: violão, guitarra, teclado e microfone. Mas to querendo tirar a guitarra desse meio, e por isso estava pensando em pegar esse GMX212. O negócio é que o simulador que mais uso é justamente o clean (com reverbs, delays, chorus), pois o estilo que toco normalmente não tem muita distorção. Minha dúvida é: esse amp no CLEAN encara de frente a altura do som de uma batera acústica? vc toca com uma banda usando esse amp?

posta aí por favor

laemcasa
Veterano
# jun/07
· votar


Beatlemaniac

Então, tu tá na mesma situação q eu, tb toco em bandas cover e toco todas essas bandas q vc citou, desde Loser até Iron, pasando por Creedence, Beatles e uns "holywood hits". Passar dum clean cristalino com chorus estereo pra uma distorção rasgada com delay e reverb, as vezes acionar um synth (tipo Tom Sawyer) tudo "na hora" é uma praticidade de q eu não abro mão. E acho tb q qq pedaleira/simulador no naipe da GT8 faz esse serviço muito bem feito, são pequenos detalhes q vão fazer a diferença na escolha...qq coisa tamos ae, abraço!

ABATANGERINA

Fala, blz??

Minha dúvida é: esse amp no CLEAN encara de frente a altura do som de uma batera acústica? vc toca com uma banda usando esse amp?

O clean dele encara tranquilamente um ensaio/show com volumes normais. Inclusive, se vc quiser "botar o batera no bolso" e encobrir a banda toda vc tb consegue sem maiores esforços. Não toquei com o meu ampli especificamente, mas no estudio tem um gmx210 (2 falantes de 10 polegadas, tb estéreo...), e esse segurou tranquilamente a onda. A simulação de TWEED no modo CLEAN é bem cristalino, mas vc tb consegue um bom timbre usando o BRIT CLEAN tb. Achei q o 212 é mais complicado de equalizar ( ampli sozinho), tem bastante grave e ele tem q ser timbrado "no talo" pra o som não embolar conforme vc aumenta o volume. Apesar de ser excelente pra estudo acredito q o 212 foi feito mesmo é pra quem quer sentir o "vento vindo dos falantes", pq em matéria de "volume" o 210 já guenta MUITO bem o tranco. Devo testar meu ampli esta semana em estúdio, se rolar eu faço o teste direitinho e te conto como q o bichinho se comportou. Qq coisa só perguntar q se eu puder ajudar será sempre um prazer! Abraço!

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


laemacasa,

pô cara, valeu mesmo. assim que vc der essa testada nele com outros instrumentos, fala aí pra gente como é que ficou, especialmente o CLEAN. Além disso, se puder, vê se a caixa faz zumbido ou dá microfonia em ambiente pequeno com outras caixas e ondas sonoras retornando.

Alan_Domingues
Veterano
# jul/07
· votar


laemcasa

Fala pexe, eu tenho um cabeçote Behringer GMX1200h, e uso com 4x12 e meu boar (GT-8+Cry Baby e Whammy IV) e digo, é espetacular o som.

Sobre os efeitos realmente, e ainda dou uma dica a mais, usar a GT-8 com ela e usar 2 simulações de amps. O resultado é muito bom mano. Fora inumera opções de liga-lo.

abraços, e concordo 100% com o review, assino embaixo.

Beatlemaniac
Veterano
# jul/07
· votar


Alan_Domingues
cara escutei alguns sons seus no acidplanet
gostei mto da execução e do timbre de "tender surrender"
parabens cara! o som ficou mto bom, me convenceu que a GT-8 tem um otimo timbre em linha

laemcasa
vlw ae manou

Na moral
Veterano
# jul/07
· votar


E ai galera tudo blz? bom tb tenho um cabecote GMX1200h, e assino em baixo esse reviw!!!! soh q eu tenho um duvida, esse amp eh stereo por natureza ou eu tenho q alterar alguma configuracao? flws teh mais....

Alan_Domingues
Veterano
# jul/07
· votar


Beatlemaniac

\m/

laemcasa
Veterano
# jul/07
· votar


Beatlemaniac

o som ficou mto bom, me convenceu que a GT-8 tem um otimo timbre em linha

Realmente os sons do Vern são FODA e beiram a perfeição técnica (sem puxação de saco, o cara pra mim é "hours concours" em matéria de guita no fcc). Só tô dizendo isso pra deixar claro q o diferencial no som dele é a "pecinha" atras da guita, a qualidade de som fica absurda pq o cara sabe exatamente o q e como tirar do instrumento, dae é "fácil" xD Mas a GT8 é animal neste sentido, vc "chama" e ela "vem", dinâmica e tals. Acredito tb q em linha o som da GT8 não fica tão bom qto em em ampli de verdade. Não q seja ruim em linha, é q fica FODA no talo \m/ abraço!

Alan_Domingues

Dae brother, pqp, muito irado teu set, o whammy é um sonho de consumo meu! 4x12 tb deve dar um peso felomenal, com 2x12 já tou achando os grave violentos....

e ainda dou uma dica a mais, usar a GT-8 com ela e usar 2 simulações de amps. O resultado é muito bom mano. Fora inumera opções de liga-lo.

Vou te falar, agora q tu disse q eu fui tentar fazer isso, fica realmente do caralho! Usava a mesma simulação so q com caixas/mic diferentes q tb fica legal, mas fui fazer o q vc falou e fiquei de cara, o "range" disponível de timbres é quase infinito (e olha q eu só testei timbres clean!!). Valeu,a abraço!

Na moral

Fala velho, na moral? Então, tenho a versão cubo e o Head deve ter as mesmas ligações. É estéreo por natureza sim, mas vc só "ouve" isso usando os efeitos digitais. Além disso, pode parecer óbvio mas vc so consiguirá tirar o som estéreo do head se ligar as saidas L e R em 2 caixas distintas (logicamente casando-se as impedâncias). Tem um cabinet 4x12 da Behringer q funciona tanto em mono como estéreo, vc q escolhe, mas neste caso depende de como é feita a ligação (1 ou 2 cabos vindos do head..). Abraço!

Beatlemaniac
Veterano
# jul/07
· votar


laemcasa
Só tô dizendo isso pra deixar claro q o diferencial no som dele é a "pecinha" atras da guita, a qualidade de som fica absurda pq o cara sabe exatamente o q e como tirar do instrumento
com certeza neh haeueahueeaeae, o guitarrista eh q faz a diferença
soh estou elogiando o som que ele gravou exatamente pq eu lia bastante aki no forum e no harmony central que a GT-8 tem um timbre ruim em linha e talz, ai eu pensei que naum era possivel uma pedaleira de quase 2 mil reais ter um som ruim ligando em linha, ainda mais se tratando da Boss. os sons do alan domingues soh vieram a confirmar o que eu pensei, nas mãos de um ótimo guitarrista essa pedaleira "deita" haeueaheauuea
abrass

Alan_Domingues
Veterano
# jul/07
· votar




nyurig3
Veterano
# jul/07
· votar


laemcasa
cara to em uma duvida cruel, se pego esse behringer ou o lv200 da laney...
eu quero um apmli que sature legal, quanto mais poder de distorçao melhor, ai estou na duvi do laney que e pre valvulado... mas esse behringer tem 2 falantes que e bem atrativo... o que vc sugere?

laemcasa
Veterano
# jul/07
· votar


Alan_Domingues

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Essa foi trú demais, estiloso demais esse cão! Abraço!


nyurig3
cara to em uma duvida cruel, se pego esse behringer ou o lv200 da laney...
eu quero um apmli que sature legal, quanto mais poder de distorçao melhor, ai estou na duvi do laney que e pre valvulado... mas esse behringer tem 2 falantes que e bem atrativo... o que vc sugere?


Fala, blz? Cara, pra ser sincero eu sugiro q vc teste os amplis com seu equipo, pra ver se ele vai te atender. Eu curto os Laney, mas minha pŕiorirade era realmente praticidade e potência (power) estéreo. Válvulas necessitam de uma paciência e cuidados q eu acho q não teria, sou meio apressado e não curto ter q ficar dependendo de equipo esfriar pra trasportar e tal. Achei o "meu som" com a GT8, então quanto menos influência do ampli no timbre final melhor pra mim. Acho q depende muito do q vc vai espetar no ampli, pedais, pedaleira, rack...toquei numa banda q o outro guyitar tinha 1 Laney desses, o timbre dele era bacana, mas não era lá muito prático pq ele tinha q ficar regulando o tempo todo, e não tinha efeito nenhum (ele msm curtia + o som crú da guita..). Talvez o Behringer leve vantagem, pois apesar de não ser pré-valvulado ele tem dirtorção analógica, 2 falantes de 12 (q fazem sim uma PUTA diferença) e efeitos de qualidade bem "usáveis". Qq coisa tamos ae,a braço!

Cow Bees
Veterano
# jul/07
· votar


Cara,

Que sorte esse tópico ter aparecido...
Tenho um valvulado hand made do Hr, mas é cópia do ADA Rocket, 25 watts, 1 valv no pré e 1 na saída...Só pra estudo e gravação mesmo!
Então, tava pensando em comprar um amp até 1500 reais, e só estava considerando Peavey ou Laney...até que vi esse Behringer...
Só que esse amp não existe nas lojas de Poa...!
Minha idéia é usar o timbre limpo e sujo dele, além dos efeitos, combinados com pedais analógicos, como tremolo, sd 1 boss, metal zone, cry baby...
Queria saber se o timbre limpo e a distorção é tão ou mais bacana que o de um laney ou peavey quaisquer.
Vc poderia gravar alguns samples do amp, com e sem uso de pedais/pedaleiras, com o som dos falantes do combo???
Isso seria maravilhoso, porque eu não conseguirei tocar/ouvir pessoalmente esse amp, e o preço - recursos me atraíram bastante.
Abraço,

Beto

nyurig3
Veterano
# jul/07
· votar


laemcasa
e efeitos de qualidade bem "usáveis". Qq coisa tamos ae,a braço!
como funcionam os efeitos dele? tem foot ou e programavel?

laemcasa
Veterano
# jul/07
· votar


Cow Bees

Fala cara, blz?? Vamos lá:

Minha idéia é usar o timbre limpo e sujo dele, além dos efeitos, combinados com pedais analógicos, como tremolo, sd 1 boss, metal zone, cry baby...

Olha, acho q esse amli em especial não ficaria lá muito bem com drives, pq se vc ligar no INPUT dele vai necessariamente passar pelo pré-GDI dele, e dae pode embolar. Acho o GDI dele um bom "pedal", mas em termos de simulação de ampli tem coisa BEM melhor. Uso só o power dele (ligo minha pedaleira no SLAVE IN dele), mas um dia cheguei a ligar no input e testei rapidamente as simulações de drive no canal limpo, ruim não ficou, mas tb não perdi muito tempo configurando.

Queria saber se o timbre limpo e a distorção é tão ou mais bacana que o de um laney ou peavey quaisquer.

Olha, não diria q é mais bacana q essas marcas q vc citou não, pq esse ampli não tem um timbre próprio. Ele é mais versátil q os outros, com certeza, mas se eu tivesse pedais analógicos ficaria com o Laney/Peavey pra ter um timbre mais pessoal, "quente" e tal. Mas tb não fica ruim, sabe como é, com paciência com certeza vc timbra ele com teu set e tira o som q vc quiser dele, o q eu acho diferencial neste ampli é ele ser estéreo e 2x12.

Vc poderia gravar alguns samples do amp, com e sem uso de pedais/pedaleiras, com o som dos falantes do combo???
Isso seria maravilhoso, porque eu não conseguirei tocar/ouvir pessoalmente esse amp, e o preço - recursos me atraíram bastante.


Tou devendo umas gravações já, estou tentando um jeito de tentar gravar o som direto do falannte com um mic, só q moro em apê e não rola de abrir 1/8 do volume dele sem tremer as estruturas heheh. 2x12 da um grave absurdo de bão :) Ainda não fui ensaiar com ele, qdo for pro estúdio faço uns samples com o volume abertão, se não der tento ver aqui em casa um jeito de gravar sem deixar a patroa maluca tb heheh. Abraço!

nyurig3

como funcionam os efeitos dele?

tem foot ou e programavel?

Os 2, tem foot de liga/desliga o efeito e os feitos são "meio" programáveis ()completamente via MIDI). Sugiro vc baixar o manual no site da Behringer, lá tem tudo explicadinho em detalhes..abraço!

Cow Bees
Veterano
# jul/07 · Editado por: Cow Bees
· votar


laemcasa,

Valeu pelas infos!
Esse amp não tem loop de efeitos (pro sinal entrar depois do pré de simulação...)
Abraço!

diego gr
Veterano
# set/07
· votar


Vale a pena R$1200 num Behringer GMX212 novinho igual a esse do review?

wprado
Veterano
# jan/08
· votar


laemcasa


Valeu ta bem explicadinho memso!!! vou procurar nas lojas aqui para fazer um teste!!!
abracao!!!

HYBRID PRS
Veterano
# jan/08
· votar


parece ser um puta ampli!!!

diego gr
Veterano
# jan/08
· votar


comprei um, tem um puta gravão

HYBRID PRS
Veterano
# jan/08 · Editado por: HYBRID PRS
· votar


vale a pena ter esse amplificador mesmo tendo vários pedais já??? ou é melhor pegar outro no mesmo preço com send/return???
ou tambem ter esse ampli, vender os pedais e usar só ele??? ele tem footswitch ou no meio da música vai ter que mudar simulação com a mão???

diego gr
Veterano
# jan/08
· votar


vale a pena ter esse amplificador mesmo tendo vários pedais já??? ou é melhor pegar outro no mesmo preço com send/return???
sim porque entre os transistor ele é um dos que tem mais recursos de fábrica, 2 falantes de 12", afinador, enfim....e ele tem loop de efeitos

ou tambem ter esse ampli, vender os pedais e usar só ele???
nesse caso acho que não seria uma boa, porque as distorções dele são as mesmas do GDI21. Quando passo o ganho de 40% já começa a chiadera, mas acho que isso deve-se ao fato de eu tocar guitarra há apenas dois meses e não ter mandado a maldita pra regular ainda (preguiça é foda!!!).

ele tem footswitch ou no meio da música vai ter que mudar simulação com a mão???
sim, ele tem footswitch, com troca de canais, efeitos on/off e afinador on/off

Um detalhe não muito importante mas a título de informação: ele é 110V. Eu já tinha um estabilizador de PC aqui no quarto então isso não foi um problema pra mim.
Ah! Eu uso ele direto pra escutar música (já que sou pobre e não tenho aparelho de som), esgaço o volume e nunca apresentou sinal de defeito. A única coisa ruim é que quando bota o volume alto o som fica com agudos muito estridentes.

HYBRID PRS
Veterano
# jan/08 · Editado por: HYBRID PRS
· votar


mas então eu posso desativar os efeitos e distorções do ampli e usar um Metal Zone por exemplo???

o ampli tem um V-Amp 2 ou um GDI imbutido??? dá para salvar as configurações como se fosse pedaleira???

diego gr
Veterano
# jan/08
· votar


o ampli tem um V-Amp 2 ou um GDI imbutido???
GDI, na verdade são dois GDI, um pra cada canal, pode usar dois tipos de distorção, ou dois tipos de clean, por exemplo


dá para salvar as configurações como se fosse pedaleira???

não, mas quando desliga o amp, as configurações permanecem intactas
com o uso da pedaleira midi FCB1010 (R$600) tu pode alterar e salvar patches, pode controlar mais parâmetros dos efeitos, pena ser tão cara

mas então eu posso desativar os efeitos e distorções do ampli e usar um Metal Zone por exemplo???


sim, vou dar um exemplo de configuração:

Canal 1: clean (com ou sem distorção do pedal)
Canal 2: distorção de mesa boogie (pode até ligar o pedal, ams não sei o que ocorrerá)

HYBRID PRS
Veterano
# jan/08
· votar


valeu, interessante, mas acho que pra mim não vale a pena por que ja tenho meus pedais!!!

diego gr
Veterano
# jan/08
· votar


valeu, interessante, mas acho que pra mim não vale a pena por que ja tenho meus pedais!!!

não entendi, desistiu do amp, é isso?
eu li em outro tópico que tu tá meio inclinado a comprar um amp de baixo pra plugar a guitarra...
se tu tocar num amp de baixo usando o metalzone, por favor escreve pra nóis tê uma noção de como é a sonoridade, blz?
todo mundo fala que é melhor, mas ninguém descreveu com clareza sobre o som

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Behringer GMX212 (review)