Pedal digital x Amp valvulado

Autor Mensagem
Smilebaby
Veterano
# mai/07


Olá, sou iniciante em valvulados, comprei o meu há apenas dois meses e tenho algumas dúvidas. Se eu usar um pedal Digital Delay da Boss, por ser digital ele vai ditalizar o som? E ele desligado em by pass, também digitalizaria? Pra que serve o Loop de efeitos? Como utilizá-lo? Desculpem pela ignorancia, apesar de tocar há vários anos , nunca liguei muito para amps mas agora eu ligo!

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


Smilebaby

Não sei o que você quis dizer exatamente, mas sim, o pedal vai digitalizar o som: vai converter para digital, processar, e reconverter para analógico. Isso é digitalizar, e é isso o que qualquer pedal digital faz. Se o processo for feito com um bom conversor ADA, com uma boa taxa de amostragem e muitos bits por amostra, não há o que temer.

O loop de efeitos serve para você aplicar efeitos não ao sinal original da guitarra, mas ao sinal depois de passar pelo preamp. É um bom lugar para colocar coisas como delay, reverb e modulação: digamos que, ao invés de distorcer o chorus, você vai "chorusificar" a distorção.

Smilebaby
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu Bog, foi bastante esclarecedor, vou usar o meu DD-3 da Boss tranquilo então. Para usar o Loop eu preciso de dois cabos não é? Ligando a guitarra direto em linha e outro ligando na entrada do Loop?

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


Smilebaby

Para usar o loop você precisa de pelo menos 3 cabos: um vai da guitarra para o input, um vai do send do loop para o input do pedal, o outro sai do pedal e vai no return do loop.

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


Smilebaby

Se você ligar o delay no loop, como disse o Bog, o sinal da sua guitarra vai passar pelo pré valvulado e vai direto pra potência valvulada. Quando o delay for acionado, o sinal da sua guitarra será o mesmo, e em paralelo vem as repetições do delay. Na pior das hipóteses, o que pode sair "digitalizado" no auto-falante é apenas a repetição, o efeito do pedal. Mesmo assim eu não acredito que o delay digital seja tão ruim, porque basicamente é apenas um pedal com um "atraso controlado".

Smilebaby
Veterano
# mai/07
· votar


Entendi, então eu vou usar o Deley e o Chorus em Loop então, acho que será melhor. Valeu!

Schenker
Veterano
# mai/07
· votar


LeandroPanucci
Se você ligar o delay no loop, como disse o Bog, o sinal da sua guitarra vai passar pelo pré valvulado e vai direto pra potência valvulada. Quando o delay for acionado, o sinal da sua guitarra será o mesmo, e em paralelo vem as repetições do delay.

não necessariamente. vai depender do tipo de loop que o ampli dele têm. a afirmativa não é certa para todas as ocasiões.

Smilebaby
Veterano
# mai/07
· votar


No caso eu tenho um Peavey Classic 30, alguém sabe que tipo de loop ele tem?

Rskif
Veterano
# mai/07
· votar


pode ligar o delay no loop q vai ficar bom

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Estou revivendo pois surgiu uma duvida aqui e gostaria de ouvir mais opiniões sobre o assunto.

No tópico vale a pena trocar um meteoro nitrousgs160 por um fender blues junior ou fender hd deluxe", whiskeria diz: "não se usa pedaleira digital em amp valvulado, a não ser que vc queira perder o timbre de valvula."

Logo em seguida nosso amigo rsf diz: eu não sei como vc ainda não percebeu que essas pedaleiras pasteurizam o timbre...fazem ele ir para o "lugar comum"..não é nem que fique ruim ou que a diferença poderia ser "ouvida' em um show, por exemplo...mas aquela dinamica e as nuances produzidas por um valvulado vão para o saco com uma pedaleira...

Sendo assim, pq tantos profissionais usam Line 6 DL-4, Boss DD-3, Eventide Eclipse, TC (G-System e outros)?

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


MauricioBahia

Pq amadores não entendem nada de equipo e timbre e só repetem o que escutam outros xiitas anti-digitais falarem e ficam aí soltando essas de timbre pasteurizado e etc.. etc...

Mas se vc pega e grava qq som, e faz um teste cego normalmente ninguém acerta nada, ou seja já tem o ouvido pasteurizado e não diferencia timbre nenhum mais...

Ainda sou da opinião que pedaleira boa pode não ter em uma escala de 0-100 os 100 ponto de dinâmica de um valvulado, mas tem uns 80 que são o suficiente para enganar qq ouvido, especialmente no ambiente ao vivo com banda, aonde detalhes mínimos de timbre passam batido e nmho a praticidade conta bastante, a não ser que vc tenha uma equipe de roadies só para conectas seus 5 sets de pedais com loopers tbp e seus 3-5 amplis valvulados e juntar tudo de forma que vc mude isso durante o show só com um pisão...

As pessoas tem que saber o que usar e quando usar, não dá para ficar recomendando valvulado e 4x12 para cara que mora no AP e toca guitarra por hobby, é sem noção.

Não que eu seja pro e entenda tudo, só sou um guitarrista de fundo de quintal empolgado com equipamento e software e que gosta de fazer esses testes e ver a cara dos sujeitos que escutam dizem uau e depois que vêem que é só o guitar rig bem configurado ligado em uma caixa boa ou de falante de 12 ou as 2 coisas e ficam tentando se explicar...

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas

Não acho que é o caso de amadorismo até pq os amigos que citei não são amadores, inclusive o whiskeria entende pacas de valvulados e amps em geral. Citei eles por causa de justamente não serem "bobos" e por isso minhas dúvidas voltaram! hehe

Cara, eu acho que tem digitai e digitais... Como em tudo há o bom e o ruim! Será que um Eventide Eclipse da vida não seria "melhor" que muitos pedais transistorizados? Acredito que sim.

Abs

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


Ora, se digital é tão ruim, por que aqueles que criticam os digitais não criticam os que usam racks?????
Hipocrisia...
A questão não é ser ou não digital, mas sim a qualidade do digital que se usa.
E não se pode resumir a questão do digital apenas pela conversão AD/DA...
Lembro aqui que The Edge consolidou a qualidade de efeitos de delay como o TC 2290 e o Kord SD3000 durante a decada de 80 (há mais de 20 anos) quando nem se falava ainda nos 24 bits.
Tem muita coisa de 24 bits lixo por aí.
Os pedais da DLS (Excelentes) funcionam em 16 bits!!!
E que delay!! Que chorus/vibrato lindos!!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Lord Sigis: Ora, se digital é tão ruim, por que aqueles que criticam os digitais não criticam os que usam racks?????

Pra mim, a crítica inclui tudo o que é digital, portanto racks estão no "pacote".

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


whiskeria
rsf


Trouxe fragmentos de suas impressões sobre o assunto de outro tópico para não desvirtuar aquele tópico ok?

Abs ;-)

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Ok... mas a maioria que fala, fala sem saber, até sem saber que o ídolo dele que usa um monte de valvulados, usa tb uma renca de racks de efeitos, todos digitais, é como o Lord Sigis falou, tem o digital bom e o digital ruim, simples.

Essas discussões sempre chegam nessa conclusão, até pq até onde sei não existem delays valvulados hehe

E a questão do melhor e pior tb depende do gosto de cada um, muitos fatores para escolher muito equipo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


ogaitnas: tem o digital bom e o digital ruim, simples.

É assim que penso. Esse assunto é "velho" mas gera dúvidas ainda em um monte de gente pelo que tenho percebido.

Abs

lemingue
Veterano
# nov/09 · Editado por: lemingue
· votar


MauricioBahia

Eu procuro falar só do que sei... mas tem gente que não sabe nem equalizar o amp, quanto mais operar um pedalzinho mais complicado ou um multi-fx... confesso que às vezes me canso desse fórum.

Errados mesmo estão o David Gilmour, o Van Halen, o Edge, aqueles que participam do G3, e etc... eles não usam só guitarra e amp... (citando só uns conhecidos de todos...).

Aliás, sobre melar o som "analógico", depois do que li no FCC, estou doando umas coisinhas: TC G-major, Voodoo labs GCP, TC NDR-1, ISP Decimator, Crybaby e os boss FV-500L e TU-8... Estou em dúvida também se meus cabos tecnoforte e os captadores Seymour Duncan melam o timbre, caso positivo, vou me livrar deles também. O amp e os gabinetes eu acho que vou ficar, pelo menos no site do fabricante dizem que é valvulado e o cab é "match" (Laneys VH100R, TT412IA, GS212IE). Melhor ainda, vou doar tudo e comprar um violão, analógico claro, e sem entrada para microfone. Toda essa preocupação com conversão, pureza, e etc vai acabar!

Abs!

braddock
Veterano
# nov/09
· votar


no futuro vc vai ter um software no celular que emula amplificador, vai chegar no show só com o celular e a guitarra e vai ligar no PA.

Todos os efeitos possiveis vão estar no seu bolso. E daqui 50anos todo mundo vai falar: que merda era aquele som do Led Zepplin, hoje em dia é muito mais moderno com tecnologia quântica..

jigo__
Veterano
# nov/09
· votar


braddock
felizmente vc ainda vai ter teu Plexi e só vc podera falar:

Só eu sei q desgraça virou a musica após o uso da tacnologia quantica e os softwares de celulare terem chegado!!!

hauahauhauahua

abçs

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


Não sei o que você quis dizer exatamente, mas sim, o pedal vai digitalizar o som: vai converter para digital, processar, e reconverter para analógico. Isso é digitalizar, e é isso o que qualquer pedal digital faz. Se o processo for feito com um bom conversor ADA, com uma boa taxa de amostragem e muitos bits por amostra, não há o que temer.


Nem sempre é assim. Há alguns produtos que apenas adicionam o efeito ao sinal inalterado.

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


duplo

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia

só não fragmenta demais..hehehehehe

lemingue

cara eu também somente falo do que eu sei, pode ter certeza de que isso não é um "privilégio" só seu...

.ogaitnas

Pq amadores não entendem nada de equipo e timbre e só repetem o que escutam outros xiitas anti-digitais falarem e ficam aí soltando essas de timbre pasteurizado e etc.. etc...

bom, como fui eu quem "soltou essa"...bem como, considerando que não sou xiita e anti-digital até porque possuo pedais digitais no meu pedalboard, apenas vou limitar a reiterar o que disse...A GT8 pasteuriza o timbre. No mais não irei participar desse tópico poraque não tenho mais saco para discutir com quem se utiliza da prática de desmerecer o interlocutor para justificar seus argumentos, utilizando-se de expressoes do tipo: Pq amadores não entendem nada de equipo e timbre e só repetem o que escutam outros xiitas anti-digitais falarem e ficam aí soltando essas de timbre pasteurizado e etc.. etc... e o mais interessante, é que lendo o teu post vc concorda comigo, quando diz: Ainda sou da opinião que pedaleira boa pode não ter em uma escala de 0-100 os 100 ponto de dinâmica de um valvulado, mas tem uns 80. constatamos o mesmo, apenas denominamos nossa constatações de modo diferente...no fim, o que faz a diferença é que vc, pelos seus motivos, não se importa, eu, pelos meus, me importo, mesmo sendo amador.

valeu.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Depois a galera fala que o som tá uma porcaria... Alías, muita gente não lê manuais, ainda mais os adendos!!!

Veja o que há no adendo da G2, por exemplo:

"Além das faixas de freqüência de 160Hz, 800Hz e 3.2kHz (LOW, MID e TREBLE, respectivamente), controlada pelo módulo de equalização normal, você pode "boostar" ou "cortar" as gamas de 400Hz, 6.4kHz e 12kHz usando os controles de LOW MID, PRESENCE e HARMONICS, respectivamente, no módulo EQ EXTRA. Essas faixas de freqüência são raramente controlável por outros dispositivos de efeito para guitarras. Com a "presença", você pode ajustar o intervalo de alta freqüência que acomete a projeção do som e com "Harmônicos", você pode ajustar o "overtone" contido no som clipado. O som overdrive de amplificadores valvulados é rico em harmônico e este módulo EXTRA EQ é indispensável para a simulação deste aspecto do som."

Por isso que eu falo, tem que ler o manual pra usar os equipo de forma produtiva!

lemingue
Veterano
# nov/09
· votar


rsf

Que é isso bro... Dá pra ver que você mexeu na GT mais que o nosso colega lá...

Mas tá muito espalhado esse bate papo...

Abs!

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Eu tb não vou ficar discutindo, já disse n vezes, cada um usa o que pode, se pudesse tocar o tempo todo com uma pilha de valvulados, efeitos top de qq tipo faria, mas muitas vezes simplesmente não é prático.

Quanto aos xiitas não falei de vc especificamente, mas de n outros que aparecem falam um monte e qdo vc vai ver o cara só tocou em ampli transistor e tem uns 3 behringers em casa, não parece ser o seu caso, mas tem muita maria vai com as outras e esses muitas vezes só vão e tumultuam tudo.

A parte do concordo, é, concordo que não tem toda a dinâmica, mas não é aquela do acabou com meu timbre, e etc, muita gente regula/configura mal o equipo e aí fala de bobeira, se o pasteuriza é algo do tipo, guitarras de modelos diferentes aom iguais é bobeira, já liguei guitarras diferentes e elas soaram diferentes, tanto que tive até que mudar os patches para ficarem soando direito e não ou muito abafados ou com som rachado dependendo da característica do som da guitarra, só não tem aquela escala toda de dinâmica do valvulado, mas a onda de críticas que aparecem volta e meia no fórum é bobeira, nmho bobeira e só isso.

Mas como disse ali em cima não vou ficar discutindo nesses posts, minha opinião ainda é a de use o que puder e gostar e ponto.

Até pq tem dias em qq som soa como uma bela porcaria e no outro fica maravilhoso...

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


Lord Sigis
Há alguns produtos que apenas adicionam o efeito ao sinal inalterado.

É. Converte para o digital, processa, converte para o analógico, mistura, manda para a saída. Continua fazendo o que todo pedal digital faz.

MauricioBahia

Cara, eu já disse isso em vários tópicos sobre o assunto, mas...

O pessoal confunde MUITO a digitalização do sinal com alguns dos efeitos das pedaleiras - em especial, a simulação de amps.

A conversão do sinal, por si só, não "pasteuriza" timbre nenhum. Mesmo uma conversão imperfeita não tem este efeito - o resultado nesses casos é a perda de agudos (em casos extremos, o som fica abafado) e artefatos - uns barulhinhos esquisitos, que fazem o som parecer "quebradiço". Não faz sentido dizer que o som fica "quadrado" ou coisa do tipo, até porque o sinal reconvertido também não é perfeitamente binarizado.

Uma coisa totalmente diferente é dizer que as simulações de amps das pedaleiras pasteurizam o timbre. Aqui, o problema é bem mais embaixo. Apesar de serem supostamente simples, os componentes de amps valvulados parecem interagir de formas bem complexas. Às vezes, um mesmo amp soa totalmente diferente, dependendo da guitarra que você usa nele. Raios, às vezes até dois amps do mesmo modelo e fabricante, com válvulas de especificações iguais mas ligeiramente diferentes, soam diferentes! Simular estas interações é possível em princípio, mas aparentemente, não é a coisa mais simples de se fazer que há...

Eu sou um cara que já fez dúzias de testes, com simuladores analógicos, pedaleiras, amplificadores valvulados, transistorados, e PAs. Minha conclusão é a de que o problema nada tem a ver com o "digital". A questão está no "valvulado". Tanto faz se o pedal é digital, analógico ou mesmo um preamp valvulado. Existe uma certa dinâmica que eu só senti no valvulado, e somente quando ele está em um certo volume - o "sweet spot". Também perceba que nessas discussões, ninguém defende que qualquer amp *transistorado* é bem melhor do que qualquer simulador digital. Sempre falam de amps valvulados e pedais, como se "analógico" fosse sinônimo de "valvulado". Ou seja, ao meu ver, a questão não é analógico vs. digital, e sim um valvulado (incluindo o power e os falantes, não só preamp) em bom volume vs. todo o resto.

Em tese, ligar um pedal digital num amp valvulado não vai "pasteurizar" o timbre de ninguém. Não existe razão para isso. Agora, jogar o som de um simulador em um amp valvulado pode ter este efeito. Aliás, um overdrivezinho analógico também pode fazer isso (quantas vezes você não viu uma fabricante prometendo que "este pedal não altera o timbre original da guitarra"?). Qualquer processamento pode "pasteurizar" o timbre, seja digital ou analógico.

Nessas, acho que cada um que fique com os seus ouvidos. Pelo menos no meu caso, por mais que eu sinta a diferença "nos dedos" enquanto toco e ouço com atenção, na maior parte dos casos, não sou capaz de ouvir uma guitarra no meio de uma banda em um show barulhento e dizer que 'é valvulado', 'é transistorado', 'é digital' ou 'overdrive analógico com diodos chineses'. Para mim, tanto faz. Mais do que me preocupar se o negócio é analógico ou digital, prefiro me preocupar com questões práticas (transporte, praticidade, etc) e com tentar configurar direito o que tenho. Sejamos francos, sou "músico de quarto", gosto de ficar ouvindo e testando nuances dos equipamentos, mas nas poucas ocasiões que eu toco ao vivo, toco violão! =P

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


Lembrei de outra coisa relacionada...

Muitas vezes, nossos sentidos se guiam por nossas preconcepções. Existe um programa chamado Bullshit!, e de vez em quando eles fazem testes não-científicos mas divertidos.

Lembro que uma vez, teve um sobre águas, onde serviam vários tipos de água para pessoas que se diziam apreciadores de águas minerais. O sujeito se botava a falar em como esta água tinha um sabor delicado, como aquela água tinha uma textura terrosa, e etc. Mas todas as águas vinham da mesma fonte - a torneira! O que guiava as diferentes sensações era a garrafa, o rótulo, a descrição dada...

Em outra ocasião, defensores dos alimentos orgânicos diziam que estes eram MUUUUITO mais saborosos. Mas nos testes, pouca gente conseguia distinguir só provando frutas, sem saber qual era o orgânico e qual era o... "normal". (entre aspas, porque nunca vi fruta que fosse inorgânica, haha)

Também lembro do Les Paul, que disse:
"The mystery to me is where someone from the Rolling Stones is playing a 1959 Les Paul, people think the guitar becomes better, and suddenly the price goes way up. This is all in the eyes of the beholder. The truth is that you can buy modern guitars that are just as good for a fraction of the price. Someone asked me recently how to go about buying a guitar and an amp. I told them to go in blindfolded. I don't want to know who makes it and what it looks like. I just want to know that it gives me the sound I want. After I find that, they can tell me the price and the name on it."

Não acho que diferenças não existam. Elas existem. Mas muitas vezes acho que o que ouvimos é também fruto das nossas concepções anteriores. Ao dizer que o negócio é analógico, automaticamente parece soar melhor do que o negócio que é dito digital. Lembro que aqui no fórum mesmo apareceu um sujeito que dizia que AFINADORES analógicos eram muuuuuuuuuuuito melhores. Aí o cara citou como exemplo de afinador muuuuuuuuuuito melhor um afinador digital, mas que tinha um ponteiro analógico. Ele não sabia que o afinador era digital, e ao olhar o ponteirinho se mexendo, automaticamente associou aquilo à superioridade dos analógicos, hehehe.

Temos que tomar cuidado com isso também.

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


ogaitnas
beleza, ogaitnas, tenho como um mal entendido meu, desculpa aí, então...

Bog
ogaitnas
MauricioBahia

vou (re)postar aqui meus comentários no outro tópico, até pq, pelo que depreendi dos posts de vcs, não estamos tão distantes assim...talvez o mauricio, sem querer, tenha "desfragmentado" demais meus comentários.hehehehe...por isso irei reconstruí-los parcialmente aqui:

eu não sei como vc ainda não percebeu que essas pedaleiras pasteurizam o timbre...fazem ele ir para o "lugar comum"..não é nem que fique ruim ou que a diferença poderia ser "ouvida' em um show, por exemplo...mas aquela dinamica e as nuances produzidas por um valvulado vão para o saco com uma pedaleira...seja qual for...gt8. gt10 pod...é legal? é..mas altera o som do ampli que vc provavelmente gastou um bom dinheiro para ter, exatamente pq ele produz um determinado timbre....timbre esse que a pedaleira passa por cima....indo e vindo... fica ruim? não, vc talvez até ache legal, mas já não é mais o timbre que, como eu disse, vc gastou uma fortuna para ter...não faz sentido..não tem lógica... entendeu o que quero dizer? não estou dizendo que digital é ruim, analogico é bom...estou dizendo que existem certas caracteristicas nas pedaleiras que se sobrepoem às caracteristicas do ampli...o resultado disso até pode ser bom ou ótimo...o que estou falando é que já que as pedaleiras descaracterizam o timbre original do ampli (e vc não precisa ser um cachorro para perceber isso), por que então gastar uma fortuna em um ampli valvulado se ele irá ter seu timbre "corrompido" pela pedaleira? fica com um SS, então, que é muito mais negocio..Responda: faz sentido o sujeito gastar 7000 reais em um bassman para, por exemplo, espetar uma GT8? vc estará descaracterizando o timbre de um ampli de 7000 reais, para ter um timbre de uma pedaleira de 1000! É claro que pedaleiras são boas. vc tem varias opções, timbres, efeitos de ótima qualidade a distância de uma simples pisada...mas e o timbre do bassman, com toda sua personalidade carcacteristica, onde fica nessa combinação? lembre, ele lhe custou 7000 reais.. Correto o que disse o Lemingue, tudo que vc colocar na cadeia afeta o sinal...só que algumas coisas afetam mais, outras menos..não sou contra digitais, pelo contrário, meus dois pedais - Delay e chorus -são digitais, mas tive o "cuidado" de adquirir pedais que preservam minimamente o sinal. Existe alteração? Existe, mas não a ponto de descaracterizar de forma tão radical o sinal original, como uma pedaleira... (aliás foi exatamente por isso que vendi minha gt8 )

observação feita pelo lemingue:


Quanto à subjetividade, não tem isso não colega, se eu preferisse pedaleira, eu tinha uma. Não operei essas boss novas GT-8 e GT-10, mas acho que seja muito provável que seja possível desligar toda aquela simulação que vem nela, deixar "em bypass", afinal, elas têm loop


mas vale a pena pagar 1500/2000 reais numa pedaleira para utilizar apenas os efeitos? ...bom, lemingue, eu tive uma gt8 e tirei ela do meus set porque era desperdicío...para usar um ou outro efeito...vendi, troquei por pedais e hoje tenho um set enxuto, mas com qualidade infinitamente superior ao de uma gt8.. paguei mais do que paguei pela pedaleira, mas em compensação obtive mais do que tinha com a pedaleira....hehehehe

Bog
talvez meu erro original, pelo que verifiquei em seu post, foi o de não ter sido mais especifico..ou seja, ao invés de dizer "pedaleiras pasteurizam o timbre"...deveria ter dito: "as simulações das pedaleiras pasteurizam o timbre".

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


rsf

Ok, agora esclareceu seu ponto, aí eu realmente concordo, não tem pq comprar sei lá, um twin reverb, mesa boogie, ou algum jsx ou xxx da vida (sei que existem n outros, não vou listar todos os valvulados com dist muito boa que existem por aí), e ligar uma pedaleira no return e usar só o power de um ampli desses, realmente um tremendo desperdício.

Até pq nmho o foco das pedaleiras é vc ligar direto na mesa ou em amplis flat tipo de teclado, coisas do tipo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal digital x Amp valvulado