Dúvida de aterramento do amplificador.

Autor Mensagem
anderson_gesteira
Membro Novato
# 01/set/22 15:32
· votar


Lelo Mig Vou fazer este teste pra ver o que acontece. Então, todos os amps uso ligado em um filtro de linha, e tudo ligado com aterramento sim, e tanto que neste lugar o ruido no amp sem terra é bem menor. Então imagino que não seja problema no amp. Uma vez toquei em um lugar que só tinha uma tomada ( e sem aterramento), ai ligou uma estrutura de bateria eletrônica, cubo com um baixo, este meu cubo pequeno, outras duas caixas de som, pedaleira, tudo na mesma tomada, ai tudo ficou com bastante ruído (até a própria mesa).

Lelo Mig
Membro
# 01/set/22 19:37
· votar


anderson_gesteira

"e tudo ligado com aterramento sim"

Então você têm um ponto de aterramento para fazer o mesmo teste que o video que coloquei.

Se der certo, prenda um fio (parafusado ou soldado) na carcaça do ampli e ligue este fio ao terra.

O ideal mesmo, para não ficar gambiarrento se der certo, é comprar um babo de 3 vias com uma tomada de 3 pinos. Não é caro e fica mais botinho do que puxar um fio "por fora".

Depois volta prá falar como foi o teste.

Ramsay

"Não é o que mostra a foto do link..."

Cara, não adianta, você não entendeu o que é um aterramento. O fato de o multímetro mostrar a tensão correta não significa que isso é um aterramento.

Quer um exemplo? Se um fio com corrente encostar em uma outra torneira da casa vai queimar o que estiver ligado nessa torneira... entendeu?

Quer outro exemplo? Um chuveiro elétrico não aterrado sempre dá um tranco de "energia" no momento em que liga ou desliga e depois funciona sem risco de choque. Estando aterrado esses trancos não ocorrem, porque a linha de terra absorve o vazamento temporário de energia/carga. Sem terra essa carga pode ser dissipada no encanamento e queimar quem estiver usando ele de terra.

Aterramento não funciona assim, não pode haver possibilidade de refluxo de corrente por outro ponto.

Não estou discutindo que não funciona para eliminar ruído, estou apenas reforçando que isso não é aterramento e que é preciso separar uma coisa da outra... desmistificar estes conceitos.

Enfim, deixa quieto...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida de aterramento do amplificador.