Dúvida de aterramento do amplificador.

Autor Mensagem
    pcominges
    Veterano
    # mai/07

bom, é o seguinte:
    eu ligo minha guitarra na mesa e a mesa no amplificador, e como sempre tem aquele velho chiado que irrita muito, por exemplo, quando eu toco nas cordas da guitarra ou na ferragem da mesa o chiado (da falta de aterramento) para, mas eu queria saber como eu faço pra tira esse chiado por definitivo com essas parada de cravar uma haste de ferro no solo e etc. A mesa e o amplificador tem um parafuso pra liga o fio de aterramento.
    OBS: tanto faz se eu toco na ferragem do ampli. ou da mesa para o chiado parar, portanto posso aterrar qualquer um.

pcominges
    Veterano
    # mai/07
    · votar

nada?

_BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar

pcominges

nada?
    vamos tentar ...
    o seguinte ... o aterramento ideal eh q tu compre nas casas de material elétrico a barra de aterramento, que eh nada mais q um pedaço de ferro de uns 2 metros de comprimento recoberto com cobre e um furo para fixação do fio.
    essa barra tu tens q enterrar (enterrar mesmo, na terra !!!) o máximo possível ... 1,9 metros ... 1,8 metros ... e após enterrado puxar um fio de bitola de 1,5mm² e cor verde com uma listra amarela e então pode o usar como aterramento ... e o ideal é que esse fio passe pelos conduites da casa e seja ligado no ponto apropriado da tomada.
    espero q isso ajude-o

abrax!

pcominges
    Veterano
    # mai/07
    · votar

valeu cara, ja me ajudou bastante.
    mas e eu tenho que ter uma barra dessas pra cada tomada que eu quiser aterrar ou posso usar ela para mais de uma tomada?

_BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/07
    · votar

pcominges

mas e eu tenho que ter uma barra dessas pra cada tomada que eu quiser aterrar ou posso usar ela para mais de uma tomada?

pode usar para a casa toda !!

abrax

jOe_RaMoNe
    Veterano
    # mai/07
    · votar

pcominges

o troço é facíl de faze, ma ja vi q tu não manja qse nda d eletrecidade, pede ajuda pra algum eletrecisca conhecido ou contrata algum pa faze o serviço pa ti,

depois disso,

alem de para o tal chiado vc vai ter uma segurança a mais pra TODOS os equipamento eletronico que vc tive, é soh eles tarem ligados no terra,

e sl, eu ñ manja nda de amps e tal, ma alguém q entenda ñ podia me responde: Otal chiado ae por falta de aterramento, pode provacar danos ao equipo do garoto?
    (eu acho que pode)

Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar

pcominges
    uando eu toco nas cordas da guitarra ou na ferragem da mesa o chiado (da falta de aterramento) para
    Se não blindar a guitarra, não vai resolver tb.

Nasch
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Normalmente se usa para um aterramento simples 03 hastes tipo Copperweld (5/8" x 2,8m) dispostas em linha ou em triângulo.
    Recomendo um condutor acima de 2,5mm² - até por questão de resistência mecãnica - nú.
    Esse condutor deve estar conectado à haste através de conector apropriado.
    Para cada projeto devemos ter uma resistência de aterramento definida em Norma. Neste caso, abaixo de 10 Ohms já dá para o gasto.
    Abraços....

ROTTA
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Movido para o fórum correto.
    Abraços.

Peter2000
    Veterano
    # mai/07
    · votar

pcominges
    Sabe aquele terceiro fio verde q sai do chuveiro q geralmente fica solto e balançando, ou as vezes é preso com um prego na parede ?
    Pois é, aproveita teu novo aterramento e liga nesse fio tb tá...
    E precisa blindar a guitarra sim. De nada adianta um big de um aterramento se o instrumento não estiver bem regulado.

Shakal
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Colocar uma barra de 2 metro e meio no chão não é NAAAAADA FÁCIL!

É bom pegar um cara que saiba os esquemas... Tem que ficar "regando" e balançando pra frente e pra trás. Se vc parar na metade nunca mais tira... :P

É freud!

ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Pessoal,

é o seguinte: meu ´home estúdio tá todo aterradinho como manda o figurino. barra de aterramento, bons fios e tomada de 03 pinos. tudo certinho. todo equipo têm ligação pra aterramento. exceto pelo amp do contrabaixo, um BS120. gosto bastante do amp, só q o fio de eletricidade do bichinho é vagabunda e a tomada não têm pino de aterramento. COMO FAÇO PRA ATERRAR ESSE AMP?

ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/09
    · votar

up!!

Burp após Duff
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Leve num eletricista para que adeque o terra do ampli e coloque um cabo de três pinos.

A menos que vc queira/prefira fazer uma gambiarra.

SERGIAO
    Veterano
    # fev/09
    · votar

pcominges

Se você já tentou usar outros aparelhos e o problema é o mesmo...é dose, o aterramento correto é meio complicado, pois necessitaria de uma barra de cobre de 5 metros, no mínimo, lógicamente aterrada em vertical para resolver, tente antes saber, se o problema não ocorre por conta de algum capacitor eletrolítico de algum dos equipos, consulte um técnico,...caso seja, não custa caro.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida de aterramento do amplificador.