Dúvida de aterramento do amplificador.

Autor Mensagem
pcominges
Veterano
# mai/07


bom, é o seguinte:
eu ligo minha guitarra na mesa e a mesa no amplificador, e como sempre tem aquele velho chiado que irrita muito, por exemplo, quando eu toco nas cordas da guitarra ou na ferragem da mesa o chiado (da falta de aterramento) para, mas eu queria saber como eu faço pra tira esse chiado por definitivo com essas parada de cravar uma haste de ferro no solo e etc. A mesa e o amplificador tem um parafuso pra liga o fio de aterramento.
OBS: tanto faz se eu toco na ferragem do ampli. ou da mesa para o chiado parar, portanto posso aterrar qualquer um.

pcominges
Veterano
# mai/07
· votar


nada?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


pcominges

nada?
vamos tentar ...
o seguinte ... o aterramento ideal eh q tu compre nas casas de material elétrico a barra de aterramento, que eh nada mais q um pedaço de ferro de uns 2 metros de comprimento recoberto com cobre e um furo para fixação do fio.
essa barra tu tens q enterrar (enterrar mesmo, na terra !!!) o máximo possível ... 1,9 metros ... 1,8 metros ... e após enterrado puxar um fio de bitola de 1,5mm² e cor verde com uma listra amarela e então pode o usar como aterramento ... e o ideal é que esse fio passe pelos conduites da casa e seja ligado no ponto apropriado da tomada.
espero q isso ajude-o

abrax!

pcominges
Veterano
# mai/07
· votar


valeu cara, ja me ajudou bastante.
mas e eu tenho que ter uma barra dessas pra cada tomada que eu quiser aterrar ou posso usar ela para mais de uma tomada?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


pcominges

mas e eu tenho que ter uma barra dessas pra cada tomada que eu quiser aterrar ou posso usar ela para mais de uma tomada?

pode usar para a casa toda !!

abrax

jOe_RaMoNe
Veterano
# mai/07
· votar


pcominges

o troço é facíl de faze, ma ja vi q tu não manja qse nda d eletrecidade, pede ajuda pra algum eletrecisca conhecido ou contrata algum pa faze o serviço pa ti,

depois disso,

alem de para o tal chiado vc vai ter uma segurança a mais pra TODOS os equipamento eletronico que vc tive, é soh eles tarem ligados no terra,

e sl, eu ñ manja nda de amps e tal, ma alguém q entenda ñ podia me responde: Otal chiado ae por falta de aterramento, pode provacar danos ao equipo do garoto?
(eu acho que pode)

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


pcominges
uando eu toco nas cordas da guitarra ou na ferragem da mesa o chiado (da falta de aterramento) para
Se não blindar a guitarra, não vai resolver tb.

Nasch
Veterano
# mai/07
· votar


Normalmente se usa para um aterramento simples 03 hastes tipo Copperweld (5/8" x 2,8m) dispostas em linha ou em triângulo.
Recomendo um condutor acima de 2,5mm² - até por questão de resistência mecãnica - nú.
Esse condutor deve estar conectado à haste através de conector apropriado.
Para cada projeto devemos ter uma resistência de aterramento definida em Norma. Neste caso, abaixo de 10 Ohms já dá para o gasto.
Abraços....

ROTTA
Veterano
# mai/07
· votar


Movido para o fórum correto.
Abraços.

Peter2000
Veterano
# mai/07
· votar


pcominges
Sabe aquele terceiro fio verde q sai do chuveiro q geralmente fica solto e balançando, ou as vezes é preso com um prego na parede ?
Pois é, aproveita teu novo aterramento e liga nesse fio tb tá...
E precisa blindar a guitarra sim. De nada adianta um big de um aterramento se o instrumento não estiver bem regulado.

Shakal
Veterano
# mai/07
· votar


Colocar uma barra de 2 metro e meio no chão não é NAAAAADA FÁCIL!

É bom pegar um cara que saiba os esquemas... Tem que ficar "regando" e balançando pra frente e pra trás. Se vc parar na metade nunca mais tira... :P

É freud!

ABATANGERINA
Veterano
# jan/09
· votar


Pessoal,

é o seguinte: meu ´home estúdio tá todo aterradinho como manda o figurino. barra de aterramento, bons fios e tomada de 03 pinos. tudo certinho. todo equipo têm ligação pra aterramento. exceto pelo amp do contrabaixo, um BS120. gosto bastante do amp, só q o fio de eletricidade do bichinho é vagabunda e a tomada não têm pino de aterramento. COMO FAÇO PRA ATERRAR ESSE AMP?

ABATANGERINA
Veterano
# jan/09
· votar


up!!

Burp após Duff
Veterano
# jan/09
· votar


Leve num eletricista para que adeque o terra do ampli e coloque um cabo de três pinos.

A menos que vc queira/prefira fazer uma gambiarra.

SERGIAO
Veterano
# fev/09
· votar


pcominges

Se você já tentou usar outros aparelhos e o problema é o mesmo...é dose, o aterramento correto é meio complicado, pois necessitaria de uma barra de cobre de 5 metros, no mínimo, lógicamente aterrada em vertical para resolver, tente antes saber, se o problema não ocorre por conta de algum capacitor eletrolítico de algum dos equipos, consulte um técnico,...caso seja, não custa caro.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 31/ago/22 17:53
· votar


Tenho um amp de baixo que além de possuir a tomada integrada e não possui aterramento (apenas 2 pinos). Como o cabo ainda está integro e tudo mais não quero ainda modificar tanto o amp, já que se fosse fazer isso iria colocar o esquema para ficar como cabo de computador. Mas no caso, queria fazer provisoriamente um esquema semelhante ao dos micro-ondas e maquina de lavar onde o plugue da tomada tem 2 pinos e tem o fio terra externo, então queria fazer algo neste esquema de colocar este outro fio de terra, e ligaria ele na tomada para fazer o aterramento. Isso seria certo e como poderia fazer isso?

Ramsay
Veterano
# 31/ago/22 18:15 · Editado por: Ramsay
· votar


anderson_gesteira
É possível sim usar o fio de terra externo, devendo uma das pontas do fio ser soldada ou aparafusada no chassis metálico do amp e a outra ponta ligada a um terra confiável, tipo uma torneira de água metálica, mas o encanamento também tem que ser metálico.
Ou vc pode aproveitar o terra de uma operadora de tv a cabo, ou de uma antena coletiva caso vc more num prédio.

Lelo Mig
Membro
# 31/ago/22 20:50 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ramsay

"terra confiável, tipo uma torneira de água metálica"

Não faça isso, torneiras NUNCA foram um terra confiável!!

Tenha uma coisa em mente: Encanamento não é terra, Neutro não é terra... além de que nenhuma casa com menos de 40 anos possui encanamento de ferro, então não adianta nada. (mas mesmo que tivesse encanamento de ferro não é aconselhável).

Se sua casa possui aterramento ligue nele. Se não há terra em todas as tomadas mas há para o chuveiro, ache o Terra no quadro e leve um fio até a tomada que pretende usar. (se não sabe identificar, chame um profissa, repito NEUTRO não é terra, cuidado).

Se sua casa não possui aterramento, esquece, não adianta gambiarrar.

Se sua casa não possui aterramento e que fazer um (pelo menos nessa tomada que pretende ligar), diga aí e eu te explico como.

makumbator
Moderador
# 31/ago/22 21:26
· votar


Lelo Mig

TV a cabo também não tem terra na conexão deles? Já ouvi isso tempos atrás. Mas provavelmente não deve ser muito seguro usar mesmo que tenha, pois não dá pra saber quando e se mudam isso.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 31/ago/22 22:00
· votar


Lelo Mig Na minha casa não tem. Minha ideia seria nos locais que fosse tocar. No caso sempre uso filtro de linha, ai pensei em ligar esse fio onde seria o 3 fio da tomada. No caso do meu amp, na parte de trás, então seria só colocar o fio no meio de um dos parafusos?

makumbator
Moderador
# 31/ago/22 22:20
· votar


anderson_gesteira

Mas nos lugares em que vc for tocar (casas de show, bares, eventos montados, etc...) não terá a certeza de como é a ligação elétrica do local.

Lelo Mig
Membro
# 31/ago/22 23:51 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"provavelmente não deve ser muito seguro usar mesmo que tenha"

Aterramento de TVs à Cabo, Antenas e Telefonia não têm nada a ver com Rede Elétrica. Pelas normas técnicas (Antenas de prédio, TV à Cabo e etc. o aterramento é obrigatório, NBR 5419) devem ser feitos isoladamente da rede elétrica.

Usar o "aterramento" destas empresas para aterrar aparelhos elétricos é a mesma coisa que fazer gato, ou seja, esta sujeito à responder criminalmente se a companhia descobrir. Você põe em risco uma rede que não foi configurada para receber média tensão e pode ser responsabilizado por isso.

anderson_gesteira

Qual é o seu ampli?

Ramsay
Veterano
# 01/set/22 00:44 · Editado por: Ramsay
· votar


Aterramento de TVs à Cabo, Antenas e Telefonia não têm nada a ver com Rede Elétrica. Pelas normas técnicas (Antenas de prédio, TV à Cabo e etc. o aterramento é obrigatório, NBR 5419) devem ser feitos isoladamente da rede elétrica.

Vc tá completamente equivocado. Eu uso há mais de 10 anos o terra de tv a cabo e isso elimina totalmente o chiado (hum) de meus amps valvulados e do transistorizado.
E na falta de algo melhor uma torneira num encanamento metálico quebra perfeitamente o galho e propicia aterramento.

makumbator
Não existe nenhum risco a segurança. Usando um voltímetro digital medi a voltagem desse terra emprestado em relação ao neutro da rede elétrica e marcou apenas 0.1V o que é desprezível.
Ou seja, risco zero de se tomar qualquer tipo de choque.

anderson_gesteira
Não se fia no que o lelo mig falou pq ele pouco entende do assunto, enquanto eu sou formado em eletrônica.
Usa uma das opções que eu propus e depois me agradece.

makumbator
Moderador
# 01/set/22 01:00 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Aterramento de TVs à Cabo, Antenas e Telefonia não têm nada a ver com Rede Elétrica.

Então, eu sei que é independente, mas muita gente usa o terra de TV a cabo em prédios mais antigos (em que não há e nem tem como fazer aterramento no futuro). Com certeza é contra a norma técnica e também contrário às normas das próprias empresas de TV, disso nem tenho dúvida. Mas a pergunta é, funciona bem? Tem riscos?

Eu tenho a da Claro aqui em casa, mas nunca nem tive a curiosidade de usar o terra deles.

Ramsay
Não existe nenhum risco a segurança

Mas não existe o risco desse terra ser interrompido quando a empresa for fazer alguma manutenção ou mudança em sua própria rede? Aqui na minha área mudaram tudo pra fibra ótica tem pouco tempo, isso não tem impacto nessa questão?

Lelo Mig
Membro
# 01/set/22 02:19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ramsay

"Vc tá completamente equivocado."

Eu sou eletricista, trabalho com isso e sigo as normas técnicas. Você esta fazendo uma gambiarra, se até agora não teve problemas, isso não significa que você correto.

Eu tenho por dever profissional não recomendar esse tipo de gambiarra.

"sou formado em eletrônica."

Então deveria saber que elétrica não é eletrônica e evitar propor uma merda dessas que contrariam totalmente as normas de segurança e expõe equipamentos e pessoas à risos. Repito, não é porque você não teve problemas até hoje que esta correto (tudo é perfeito enquanto está perfeito).

Caso não lembre o não tenha estudado isso, fica para relembrar:

TERRA é uma linha de energia que se encontra no potencial zero e para garantir esse zero deve estar ligado numa vareta de aterramento sem contato com demais linhas.

Quando se usa qualquer condutor neutro como terra, no caso de uma interrupção da fiação, ou qualquer outra ocorrência que promova contato com uma fonte de energia, a linha que deveria prover proteção (terra) se tornará viva.

Elimina ruídos este tipo de ligação que você propôs? Sim, na maioria das vezes sim. Mas não é um Terra Elétrico e "abre uma porta" para queimar o equipamento, é preciso esta ciente disso. Se houver um refluxo de energia pelo terra do cabo da TV (por exemplo em manutenção) essa carga vai direto para carcaça do ampli e queimar o circuito. E não precisa ser voltagem muito alta não para queimar os componentes.

Mas, é isso aí... cada um liga como quiser, só não venham dizer que é correto usar "neutros" como terra porque não é.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 01/set/22 10:48
· votar


Lelo Mig Meu amp é um Sheldon para baixo de 15w. Eu pensei nisso do ruido pois tenho um outro amplificador que tem o terra. Em alguns lugares que toquei esse meu outro amp não teve o ruído, e o amp pequeno sim. Por isso imaginei de fazer este terra. Em casa acabo não usando nenhum dos dois amplificadores, então essa solução seria realmente pra evitar esses barulhos. Ai seria só depender da estrutura do local

Lelo Mig
Membro
# 01/set/22 13:32 · Editado por: Lelo Mig
· votar


anderson_gesteira

Se entendi melhor você esta querendo uma solução para ruído do ampli prá quando toca fora da sua casa? É isso? Se for isso, deixemos as soluções citadas acima descartadas porque não é o que você precisa (não precisa de um terra "fixo" no seu quarto).

Primeiro de tudo será preciso ter certeza que é ruído de aterramento.

Você vai ter que fazer uns testes, num local onde exista aterramento para se certificar se o ruído é por causa disso mesmo.

Achei um video de um cara fazendo justamente este teste no Youtube.



Se for este o caso, aí vai ter que fazer uma gambiarra mesmo (talvez até usar um "terra eletrônico"), só para eliminar o ruído, porque não haverá aterramento em todos os lugares que você for, mas tenha em mente que sem fio terra não é um "aterramento" é gambi para eliminação de ruído.


Pode parecer chato insistir nisso, mas é que as pessoas têm uma noção muito equivocada do que é aterramento e para que serve.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 01/set/22 14:15
· votar


Lelo Mig Então, posso dizer que com 95% de certeza que os ruídos são pelo aterramento, pois da a diferença dos amps, que o com aterramento não apresentou problema, por isso imagino que seja isso, no caso não sei se influencia mas meu baixo é passivo, e já vez que usei com o violão diminuiu bastante (mas ainda tem, diferente do outro amp.)

Lelo Mig
Membro
# 01/set/22 14:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


anderson_gesteira

"95% de certeza que os ruídos são pelo aterramento"

Não, porque se você não têm aterramento, (usa tomada de dois pinos), o terra de seu ampli não esta ligado em nada.

Se o ampli com aterramento não apresenta problemas, e você esta ligando sem aterrar, em teoria, não deveria fazer diferença alguma já que você não usa o pino de aterramento, entendeu?

Então, o problema ou é o circuito do ampli ou o simples fato de ter um cabo preso ao chassis já esta sendo suficiente para dissipar alguma pequena carga que esteja gerando o ruído.

Pode ser ruído gerado pelo transformador também, por isso é preciso se certificar.

Faça este tipo de teste com fio no plug metálico e diga o que acontece.

Ramsay
Veterano
# 01/set/22 15:06 · Editado por: Ramsay
· votar


Mas não existe o risco desse terra ser interrompido quando a empresa for fazer alguma manutenção ou mudança em sua própria rede? Aqui na minha área mudaram tudo pra fibra ótica tem pouco tempo, isso não tem impacto nessa questão?

makumbator
Aí nesse caso eu não sei te informar pq fibra ótica é uma tecnologia recente e eu não sei como é o esquema de terra dela.

Quando se usa qualquer condutor neutro como terra, no caso de uma interrupção da fiação, ou qualquer outra ocorrência que promova contato com uma fonte de energia, a linha que deveria prover proteção (terra) se tornará viva.

Lelo Mig
Eu nunca falei pra usar o conector neutro como terra. Isso sim deve ser evitado porque é um perigo muito maior do que pegar emprestado o terra da carcaça de um divisor da tv a cabo.

Basta aparafusar um fio no conector da carcaça externa do divisor (Splitter) e a outra ponta aparafusar no chassis do amp.
https://www.amazon.com.br/Commscope-SV-2G-Coaxial-Splitter-5-1000mhz/d p/B003TH36CK

Se houver um refluxo de energia pelo terra do cabo da TV (por exemplo em manutenção) essa carga vai direto para carcaça do ampli e queimar o circuito. E não precisa ser voltagem muito alta não para queimar os componentes.

Refluxo de energia para o chassis do amp via fio de terra? Segundo os meus livros de eletrotécnica é impossível de acontecer. Isso só seria possível através de fios de fase "vivo" e/ou fios de fase "neutro", mas, nunca por fio de "terra" como o do cabo de tv.

Por isso, reitero a minha opinião de que o BENEFÍCIO de se eliminar totalmente o RONCO de amplificadores valvulados ou solid state através de um TERRA EMPRESTADO supera em muito o BAIXO RISCO envolvido.

Não faça isso, torneiras NUNCA foram um terra confiável!!

Não é o que mostra a foto do link abaixo que eu tirei na qual o multímetro marca a tensão de 131VAC da rede elétrica entre o condutor vivo da tomada e uma torneira.
Ou seja, o encanamento metálico que alimenta a torneira por estar enraizado na terra constitui sim um terra confiável para aterramento.
Mas, de fato, se o encanamento for de PVC então não adianta de nada.
https://imgur.com/FCQFaBm

Uma outra opção seria prender o fio de terra num vergalhão da parede e testar.

Só agora notei que o foco do autor do tópico é tocar fora de casa e como essa discussão já rendeu muito em outro tópico eu não vou mais me manifestar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida de aterramento do amplificador.