Review Crate GT212

    Autor Mensagem
    zaqueu_grunge
    Veterano
    # abr/07


    Olá galera!
    Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre a minha mais recente aquisição, o Crate GT212.

    Características Gerais
    O ampli tem 120 watts de potência, é transistorizado, vem com 2 falantes de 12". Tem um ótimo custo-benefício, fala beeem alto (sério mesmo, tocando com uma banda com P.A. e tudo, dá de tocar com ele no volume pela metade e ouvir legal o que toca. Não sei quanto pesa, acredito que uns 30 quilos.
    Vêm com 3 canais e reverb.
    *Primeiro canal - Clean
    O limpo desse bichinho é bem legal, bem nítido eu diria, e o que eu mais noto é a presença de médios-graves. Regulando direitinho dá de tirar sons muito legais. O único incoveniente é que a partir do volume 8 ele cruncha. Como eu não passo do 6, não tem problema \o/
    *Segundo canal - Rhytm
    É o canal com a distorção mais fraca, tá mais pra um overdrive. Com o ganho perto do mínimo, ele dá aquele encorpamento clássico no som, como um pedal de overdrive no canal limpo. Com ganho na metade já dá de tocar tranquilo hard rock, e com o ganho no talo quase dá de tocar umas bases de Metallica. O único inconveniente pra esse tipo de som é que o timbre continua "orgânico", como um overdrive saturado ao máximo. Esse canal, por ser mais "orgânico", tende a soar mais grave, mas tem agudos bem nítidos, e médios sobrando. Esse canal tem uma gama incrível de timbres, tirei timbres legais (não idênticos, mas parecidos) pra tudo, desde Guns, Bon Jovi, até Black Sabbath, Ozzy, até Metallica no Kill'em All, Sepultura, etc. Foi o que eu mais gostei no ampli.
    *Terceiro canal - Solo
    Tem a distorção mais pesada. Com o ganho na metade já fica beeeem distorcido mesmo, pra bases de thrash fica bem legal até, mas pra solos o ideal é não passar muito daí. Pra timbres mais extremos, o negócio é usar algum boost pra saturar ainda mais a distorção, porque se botar muito ganho o som vira uma nojeira. Um incômodo foi só ter uma opção de regulagem nesse canal, o potenciômetro do Shape. Ele só adiciona e diminui graves. Me parece que ele pega a equalização do segundo canal e aplica o Shape junto, mas posso estar falando merda.
    *Reverb
    Eu diria que é bem fraco pro porte do ampli, mas dá de criar uma ambiência legal. Um incoveniente é que ele é muito sensível, qualquer batidinha ou balançada no ampli e dá aquele trõõõõnnnn por causa da mola. Mas é só não colocar no máximo que isso não acontece.

    O ampli vem com footswitch de 3 chaves. A primeira troca entre o canal rythm e o solo, e só funciona com o canal rythm ativado. A segunda troca entra o clean e o rythm ou o solo, se o canal solo já estiver selecionado. A terceira ativa o reverb. Comentário bem tosco, mas eu achei o led do switch do reverb muito agressivo aos olhos. No palco dá um efeito bem maneiro até, parece um neón de carro heheh

    Falantes
    Falantes de 12" Custom Crate. Seguram bem o tranco, falam alto (mesmo), e têm um puta grave. Dá uma presença desgraçada.

    Painel traseiro
    Vem com 2 entradas p/ o footswitch, uma para o loop de efeitos (no caso, deve-se ter um cabo Y, com uma ponta estéreo e as duas outras mono, infelizmente o cabo não vem junto) e uma saída para caixa externa. O legal é que mesmo colocando uma caixa externa, os falantes continuam funcionando.

    O ampli só funciona em 110V, ou seja, o meu velho estabilizador vai continuar tendo seu uso no palco :/
    Vem também com entradas RCA para aparelhos de som (tu escuta o som de um cd, por exemplo, no amplificador de guitarra, daí tu pode acompanhar o CD), mas eu ainda não usei esse treco, tenho que aprender certinho como usa.

    Bom, o que posso reafirmar é que esse amplificador tem um excelente custo-benefício por ser 2x12". Paguei 1550 nele, novo na caixa, e ganhei palhetas e um encordoamento D'adario.
    Valeu a pena, passou a GAS. Agora estou indo rumo ao Cry-baby \o/

    Fotos:
    De frente

    Traseira

    Detalhe da caixa do reverb

    Painel frontal

    Painel frontal 2

    Footswitch

    Equipamento completo atual - Notem a diferença de tamanho entre o GX15 e o trambolhão recém-comprado

    p.s: Não reparem na data, peguei a câmera emprestada e a maldita não tava com a data certa, tirei as fotos hoje ao meio-dia.

    E é isso. Em suma, gostei muito do ampli, é bem legal pra um SS, fala bem alto e tudo mais. Não me arrependi nem um pouquinho de ter pago toda essa grana nele.
    Vou ficar devendo uns sons, mas é porque não tenho como gravar mesmo. O negócio é ir na loja e pedir pra testar, se gostar, tá feito heheh

    Abraços

    kaus
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    puta review bem feito e ninguém comenta nada hehehee

    puta amp esse daew quase tive um mas me segurei e vou esperar mais um poco ainda pra pegar um head \o

    e casa de madeira é muito true \m/ a minha treme toda com amp tosco imagina aew

    abraços

    Randy78
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eu sempre gostei muito de crate, meu segundo ampli foi um gx-65 e adorava ele, a distorção dele não era das melhores, mas o clean muito bom.

    a crate é um dos melhores custo benefícios, não é um ampli caro, dura um monte, vale a pena!

    no gx-65 fazia falta o loop.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    kaus

    puta amp esse daew quase tive um mas me segurei e vou esperar mais um poco ainda pra pegar um head \o

    poisé cara, eu agora vou me segurar um bom tempo heheh
    na verdade eu não ia comprar esse ampli, mas comecei a tocar em banda, e não quis me arriscar a comprar ampli pela net... foi esse mesmo!
    toquei nele e num piggyhead da hartke, cabeçote+caixa, bem legal até, mas faltava graves... acredito que seja por causa dos falantes, de 8"...

    agora descobri mais algumas regulagens legais nele, e realmente, o canal solo pega a regulagem do canal rythm e aplica aquele controle "shape".


    e casa de madeira é muito true \m/ a minha treme toda com amp tosco imagina aew
    haha eh verdade, treme mesmo... ainda não tive coragem de tocar o volume no máximo =x

    Abraços o/

    Randy78
    Realmente, Crate tem um ótimo custo-benefício... Cara, eu procurei o GX65 e não achei, eu queria um ampli mais fraquinho e tal... Até porque foi toda a grana que eu tinha nesse ampli... Queria que tivesse sobrado um pouquinho pro CryBaby, agora vou ter de esperar :'/

    a distorção dele não era das melhores, mas o clean muito bom.
    A distorção da Crate só peca em volumes baixos... Se colocar alto ela fica bem boa \o/
    Eu ia vender o gx15, mas nem vou mais... o gt212 é muito grande pra ficar levando prum lado e pra outro pros ensaios...

    no gx-65 fazia falta o loop.
    Eu ainda não sei pra que serve o loop... Pra mim, nem faz falta heheh
    Até porque precisa daquele cabo em Y... e no momento não tenho grana nem pra palhetas, quem dirá pra cabo <O>

    Abraços

    AgSarola
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Parabéns cara, quase comprei esse ampli, mas acabei indo no LV-300 da Laney, que devem ser bem similares, apenas na vantagem do crate ter dois falantes de 12. Também tenho uma sg só que epiphone e uma strato washburn... os sets tão parecidos kkk, parabéns cara.

    Randy78
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    o GX-15 é um ampli que eu adoro, são poucos os amplis pequenos que me agradam, o gx-15 tem uma distorção perfeita, que só achei nele, alias, curto mais a do gx-15 do que do gx-65, porém é uma distorção linda pra solos, pra bases falta um pouco de peso.

    ogaitnas
    Veterano
    # out/07
    · votar


    zaqueu_grunge


    Estou p/ comprar um ampli grande e pelo que andei lendo to entre esse Crate
    e o Meteoro gs160, já que vc tem um, acha que ele ficaria com um setup,
    dist GDI21 + efeitos da zoom G2, atualmente eu uso um amplizinho de 10w
    p/ tocar em casa e gosto do som que sai só acho que p/ tocar um pouco mais
    alto o ampli avacalha com o som por ter um falante muito pequeno... daí a
    vontade fazer o upgrade...

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07 · Editado por: zaqueu_grunge
    · votar


    ogaitnas
    cara, esses dias um carinha plugou uma GT-8 nele, ficou DO CARALHO, som muito bom mesmo.
    com GDI eu não sei dizer como fica, mas me abri com a distorção que o cara tirou com a GT-8 plugada nele.

    to pra upar um videozinho onde aparece bem o som dele, da nossa banda que tocou recentemente e gravaram o video.
    quando upar posto aqui.

    p.s.: nunca toquei nesse gs160, não sei te dizer nada sobre ele.

    ogaitnas
    Veterano
    # out/07
    · votar


    é.. coloquei uma vírgula errada o já que vc tem um era falando crate hehe
    assim que subir o vídeo dá um toque ae, com a gt-8 tão bom, o meu setzinho
    que p/ meu ouvido está bom em 10w deve ficar como eu acho que fica em
    amp grande, hehe o negócio é começar a ver onde comprar e esperar umas
    outras opiniões nos outros lugares que perguntei desses amps.

    Valeu

    Gi_Fo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    São EMGS naquela Jenifer? ;) asuahsuhasuahsuhas

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ogaitnas
    poisé, eu to pra pegar um GDI usado aí pra fazer uns testes, qualquer coisa posso deixar minha opinião aqui também :)

    Gi_Fo
    quem dera fosse eahuhaeauehaeuhea
    coitada, minha jennifer de guerra só presta pra decoração agora :P

    ogaitnas
    Veterano
    # out/07
    · votar


    zaqueu_grunge

    po se conseguir testar e escrever alguma coisa aqui valeu, eu não to com tanta
    pressa de comprar o ampli, quero pensar bem e talz, e não vejo como ter
    opinião melhor do que a de quem tem o amp, e tá acostumado com o som
    dele, e ainda pode colocar uma dist igual a que tenho p/ testar :)

    Nefelibata
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Bela aquisição...

    jah toquei nesse cubo numa loja e fiquei impressionado!!

    FirebirdVII
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Nefelibata
    jah toquei nesse cubo numa loja e fiquei impressionado!!(2)

    Também ja testei em loja, é demais esse amp...só a distorção é muito forte...mas os metaleiros gostam né...então ta bom!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07
    · votar


    FirebirdVII
    po, a distorção dele nem é tão hi-gain no canal rhythm... só no canal solo, é uma ignorância de ganho heheh
    nunca passo da metade do ganho no canal solo, nem mesmo tocando cannibal corpse haeuhaeuh

    Nefelibata
    valeu! realmente, quando eu toquei na loja eu abri o volume do bicho.. incrível haeuhaeuahe, soquei o volume quase no talo.. é MUITO alto.. sem condição de parar do lado...
    já toquei com ele servindo de P.A., e com a banda toda tocando alto pra caramba (mais as caixas de voz) coloquei na metade do volume e acabou-se heheh
    é uma ignorância de volume ele... mas eu gosto dessa ignorancia :)
    os vizinhos não podem dizer o mesmo heheh

    ogaitnas
    cara, não tive jeito de testar o GDI :/

    DINO EK
    Veterano
    # out/10
    · votar


    alguem sabe se vale eu pegar esse amp por 950 reais?

    MrStradlin
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DINO EK

    É um bom amplificador, vale sim.

    Guizaum......
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Falando em crate.
    Alguem aqui conhece o crate V5 ?

    Lucaz Oliveira
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    galera primeiramente desculpa dar um up absurdo desse, mas eu estou comprando esse amp pela internet de um camarada, e eu nao consegui entender esse detalhe.

    Painel traseiro
    Vem com 2 entradas p/ o footswitch, uma para o loop de efeitos (no caso, deve-se ter um cabo Y, com uma ponta estéreo e as duas outras mono, infelizmente o cabo não vem junto) e uma saída para caixa externa. O legal é que mesmo colocando uma caixa externa, os falantes continuam funcionando.

    ele comenta sobre o loop usando o cabo em Y, mas ele funcionaria como um send e return normal?? a unica diferença seria o cabo?? eu quero usar a distorçao do amplificador, e ligar um chorus e um delay apos eles, eu vou conseguir fazer isso??

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    Lucaz Oliveira
    ele comenta sobre o loop usando o cabo em Y, mas ele funcionaria como um send e return normal?? a unica diferença seria o cabo?? eu quero usar a distorçao do amplificador, e ligar um chorus e um delay apos eles, eu vou conseguir fazer isso??

    Amigo, este ampli tem send/return sim (o loop). A única diferença é que o jack do loop é estéreo na ponta única que entra no ampli e a outra extremidade do cabo é composto por duas saídas mono. Destas mono, uma você liga na entrada da cadeia de efeitos que ficará no loop (chorus, delay, reverb, p. ex.) e a outra no fim desta cadeia.
    É super simples.

    Se você ainda ficar em dúvida, basta procurar na net o manual deste outro ampli da Crate FW120. No final do manual você encontra o esquema do cabo e da ligação.

    O FW120 substituiu o GT212 (mas é o mesmo ampli praticamente e o esquema do loop é exatamante igual).
    Qualquer coisa é só dizer.


    T+

    Lucaz Oliveira
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    rafael_cpu
    cara obrigado mesmo!! gostei muito desse amp, cara eu nunca toquei num crate antes, mas eu me identifico muito com a marca deles, inicialmente queria so um fw15r pra tocar em casa, mas agora preciso de um potente pra fazer uns shows, entao to procurando esse gt212

    o FW120 seria um novo modelo de amp? o gt212 saiu de linha?? e sera que compensa comprar usado, que cuidados eu teria que ter ao comprar um usado...

    Eric 146
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Eu já tive esse amplicador, e com ele eu tive duas alegrias:

    1º O dia que eu comprei

    2ª O dia que eu vendi!

    Foge desse ampli!!!

    Lucaz Oliveira
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Eric 146

    serio?? porque amigo??? eu to procurando especificamente esse amp... pq ate agora n achei nada contra, e adicionei umas pessoas no face que tem, e fiquei perguntando e me falaram muito bem dele, que ele é porrada!!

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lucaz Oliveira
    rafael_cpu
    o FW120 seria um novo modelo de amp? o gt212 saiu de linha?? e sera que compensa comprar usado, que cuidados eu teria que ter ao comprar um usado...


    O GT212 era o modelo antigo de ampli combo SS da Crate com 2 falantes de 12. Mais ou menos na mesma linha do Fender 212 e Laney Twin.
    Hoje este modelo não é mais fabricado, no lugar dele entrou o FW120.

    É praticamente o mesmo ampli. Tem dois drives e reverb.
    Na versão FW120 adicionaram delay e modulação, que podem ser acionados por footswitch e que acompanha o ampli.
    Ah, adicionaram também um afinador (funciona bem e pode ser útil para quem não tem um pedal de afinação).

    É um ampli muito honesto, amigo. O clean dele é bem flat, então, fica bem com pedais de drive, pedaleiras e tal.
    Se precisar de mais grave ele tem, basta utilizar o knob de grave, que ele é bastante responsivo. Vem com 4 rodinhas, que podem ou não ser acopladas ao combo.
    A estrutura dele é muito resistente, tudo de boa qualidade, pode confiar.

    Eu já tive por 5 anos o FW120, amigos meus tiveram o GT212 e GT15R por muitos anos, e nunca tivemos problemas nem reclamações. Nunca tive contato com o GT65.

    A única coisa que poderiam ter feito diferente, na minha opinião, é o jack do loop/send/return - seria melhor se fosse com 2 cabos normais, em vez de um cabo Y. Porque o cabo Y não acompanha o ampli. E como não se encontra facilmente, quem compra tem que fazer um cabo só para isso. Quanto ao resto, só alegria.

    Conseguiu ver o manual do FW120?

    Precisando de algo, é só dizer.

    T+

    Natanael_DM
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    rafael_cpu
    Lucaz Oliveira

    Só pra engordar o assunto, antes do GT212, a Crate tinha o GX212. Tive ele por algum tempo. Esa bem parecido com os modelos posteriores. Pesado, potente e útil. Nunca me incomodei com o bichinho, mas os timbres não eram grande coisa, na minha opinião.

    o/

    Lucaz Oliveira
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    ahhh galera valeu, pocha ja to acho as uns 2 meses a procura do amp HEUAHUEHAE

    mas por enquanto eu vou tentar comprar um usado do bandit 112 q eu achei, parece estar em otimas condiçoes e é akele modelo mais novo, com o blue marvel e 3 clean 3 drive e a porradeira toda HEUAHUEHAE

    mas eu tbem to procurando o crate, o fw120 eu n consigo achar em lugar nenhum... o gt212 um cara ia me passar ele usado, mas ele desistiu pq o outro amp dele queimou EUAHEUHAE ai me quebrei tbem!!

    mas obrigado mesmo galera vcs tao me ajudando muito!!!

    andmelo
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    cara uma pergunta, o meu não consigo entender este footswith, como que eu salvo os bancos? como que eu sei qual banco ta seleiconado?/

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    andmelo

    Amigo, ele não salva bancos...

    Pelo foot você só consegue alternar entre o clean e os dois canais de drive, além de acionar os efeitos.

    Então, você pisa ligando o reverb/delay e ajusta eles nos pots.
    Pronto, agora pisa novamente e desliga estes efeitos.
    Usa o clean ou os drives sem os efeitos. Quando quiser adicionar o reverb/delay basta pisar no switch do foot.

    T+

    Golias
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Tava na dúvida entre esse e um Borne Evidence 200 (150 Wrms e 2x12"). Mas, este aqui agradou mais aos ouvidos, no clean.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Crate GT212