Estalos em amp valvulado

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/07


    Opa! peguei um amp valvulado!

    a princípio achei ele muito, mas muito foda! é um laney vc30, o som dele é mais na linha marshall, drive mais vintage e tal, mas dando boost com um sd-1 chegou facinho num sepultura, do jeito que eu queria! peso e muita definição!

    o volume é muito alto, cobre fácil qualquer batera, apesar de já ter um tempo de estrada (desde 1996) está funcionando tudo ok, exceto por uma coisa, quando ele está ligado dá pra se ouvir uns estalos, mas só de vez em quando, da uns 3 e passa, depois volta, e por aí vai

    alguém tem alguma idéia do que seja? será que isso tem a ver com as válvulas? os estalos não acompanham o volume, ou seja, tocando alto ou baixo o estalo não muda, e creio que ele sai no falante, não tenho certeza

    se alguém puder me ajudar aí eu agradeço!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Um ampli valvulado com mais de 10 anos....
    As vezes precisa de uma boa revisão, ver se na ha pontos com mal contato, principalmente na parte das valvulas, ferrugem em algum conector e coisas do tipo...

    Nada que uma boa limpeza não resolva.

    Fui....
    Daniel Venticinco
    www.geocities.com/manoelpower

    .Antunes.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não sei qual o problema heheheh

    Mas concordo completamente com o DANIEL_TUBES !!!

    10 anos de estrada o ampli... ele merece uma manutenção !!

    Já devem ter trocado valvulas e tals nesse tempo todo, mas seria legal procurar alguem que entenda pra fazer uma inspeção no bichinho.

    E parabens pelo ampli, ele é muito legal e o preco da laney é muito bom (pelo menos aqui no Brasil)

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Nada que uma boa limpeza não resolva(3)
    Tire as válvulas com cuidado e passe bom-bril nos pinos delas até ficarem brilhantes(já devem estar escurecidos).Verifique se os estalos acabam.[]'s

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mestre então ficar retirando e colocando as válvulas toda vez q se vai tocar é uma fria né? ou seria uma quente?rsrsrsrs

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    carlos adolphs

    opa, como eu posso retirar as válvulas? hehe, desculpa a ignorância aí, é meu primeiro valvulado

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Se elas estiverem em soquetes é só fazer uma forcinha pra cima puxando-as, agora se estiverem soldadas sorry (coisa q nunca vi mas sei lá né...)

    Ps.: não o mestre mas a intençaõ foi ajudar

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Filipe Reis

    forcinha pra baixo vc quis dizer né haha

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eh cara foi mal ! tudo depende de como seu amp. é montado, é q o meu aqui é cabeçote então... mas se o seu é cubo ai geralmente é forcinha pra baixo msm.

    Michel Top
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Grande chance que seja a corrente elétrica instável. Eu possuia um VC30 e um LC15R e aconteciam o mesmo, passei a usar estabilizador e nunca mais tive problemas. Outro sintoma era a perda quase imperseptível de volume por segundos, no qual também foi solucionada da mesma forma. Abraços!

    GUGALOO
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Eu tenho um, e deu problema de reverb, mas o ideal é levar para uma boa geral nele. O meu é de 1997 e está perfeito. E tbm, com esse tempo de estrada, os pots dele estarem ruins.

    Felixguitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tenho um Valveking 112 e estou tendo problemas =(

    quando toco em volumes baixos (2 ou 3) ele fica normal, porém, quando aumento até uns 5 mais ou menos e dou notas mais graves ele dá uns estalos parecidos com estalos de quando o cabo da guitarra tá com mau contato.

    alguém sabe o que pode ser?

    (obs: acontece tanto no canal Clean quanto no de Distorção)

    Alex Vaughan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Estou ressucitando porque estou com o mesmo problema no mesmo ampli qué é muito mais novo e já fiz a limpeza.
    O barulho é como o barulho de um potenciômetro sujo quando você gira, mas, não tem relação do volume do ampli, o mesmo pode estar no volume zero.

    juninholiveira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Alex Vaughan

    rede elétrica instável? Talvez algum componente com defeito?

    se vc ja fez a limpesa, mal contato não deve ser nas válvulas, então ou é algum componente no ampli com defeito ou então rede elétrica.

    o volume desse estalos é o msm, independente do volume do do ampli?

    Tente usar um estabilizador.

    mateusrrm
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eai meu povo, revivendo esse tópica aqui por causa de uma dúvida: Meu amp, um Meteoro MGV 30, fica dando pequenos estalos, seja no clean ou com o drive e com os volumes baixos mesmo, alguma ideia do que possa ser? Ele é novo e bem pouco usado e sou bem inexperiente quanto a valvulados. Valeu!!!

    Schenker
    Veterano
    # set/14
    · votar


    mateusrrm


    Procure limpar os pots com limpa contatos (não use wd 40 não) ou álcool isopropílico. aplique o produto e fique girand oos knobs alguams vezes. o barulho vai acabando aos poucos.

    mas . . .se não acabar, provalemente seu ampli tá pedindo válvulas novas.

    marcioguita
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ja ocorreu esse mesmo sintoma e descobri que o cap. eletrolitico da fonte
    estava com um dos lides solto no seu ponto de soldagem na placa.Refiz a solda e o defeito sumiu,mas pode ser outro problema tbm.Cuidado com choque!
    Boa Sorte

    6Strings
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Boa tarde!

    Peguei um Mesa Boogie studio DC-2 em um rolo. Depois de um tempo ligado percebi que o ampli das uns estalos, e o reverb do canal 01 (rhythm) não funciona.
    Levei em uma assistência técnica genérica e o técnico me disse que podem ser as válvulas do pré.
    O problema é que esse ampli têm 6 válvulas 12ax7 no pré, que estão bem caras atualmente.
    Faz sentido o que o técnico disse? Estou com medo de compras as válvulas e não resolver o problema.
    Obrigado!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Pode ser válvula do preamp, mas também pode ser um monte de outras coisas. Como é um amp qué provavelmente tem bastante tempo de uso, eu revisaria a fonte e faria um recap geral, e dependendo de como o circuito aparenta, talvez até uma ressolda geral. Só depois disso trocaria as válvulas do pré.

    Sobre o reverb, se for the mola, tenta abrir o tanque pra ver como está, as vezes é só um fiozinho solto.
    E já que vc vai meter a mão, desconecte tudo o que pode ser desconectado, passe limpa contato e conecte de volta, inclusive as válvulas. Mas faça isso uma parte de cada vez pra não se perder nas conexões. Se um contato aparenta estar oxidado, tá meio mal, passa um bom bril nele também.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/20 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    6Strings
    Cara, pode ser tanta coisa gerando esse estalo, que fica difícil chutar algo. Mas geralmente a primeira coisa que eu suspeito quando tenho problema, são realmente as válvulas.

    Pra você ter ideia da variedade de causas que possa dar problema no som, eu uma vez demorei meses pra descobrir que os estalos no meu amp eram por conta do meu transmissor. Ou seja, NADA relacionado ao amp. Mas quando eu usava o transmissor na guitarra, de alguma forma gerava uma interferência no som e o amp estalava...

    O pior é que era intermitente, ou seja, acontecia alguns dias e outros não. Até descobrir....

    Se o técnico disse que são as válvulas, tem grande chance de ser. Na pior das hipóteses, se não for problema de válvula, você revende....

    O valor de manutenção de equipamentos caros é um ponto a se pensar na hora de decidir comprar ou não o equipamento. É como uma BMW: Você pode até juntar dinheiro por anos pra comprar uma usada, mas se não conseguir pagar IPVA e seguro, melhor não ter.
    OBS: Não é crítica a você. Apenas uma reflexão.

    Um aceno de longe!!!

    6Strings
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    acabaramosnicks

    Valeu pela ajuda! Até entendo um pouco de eletrônica, mas preferi deixar para o técnico mexer. Pedi para ele fazer a revisão geral que você indicou.

    Del-Rei

    Comprei as válvulas, se não for esse o problema revendo como sugerido, ou posso guardar para eventuais problemas futuros. Tenho outro ampli que usa o mesmo tipo de válvula (peavey classic 30).

    Manutenção deste tipo de equipo, principalmente valvulados, costuma ser cara mesmo. Seu comentário faz todo sentido.

    Peguei este ampli sabendo que era antigo e que poderia dar problemas,ainda mais na condição que foi negociado. Mas o bicho é nervoso, baita som. Tomara que de tudo certo com as válvulas novas...

    LeandroP
    Moderador
    # set/20
    · votar


    Meu amplificador também fazia uns estalos e por vezes desligava e ligava sozinho.
    Troquei as chaves do power e do standby e acabou o problema.

    6Strings
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Atualizando.

    Troquei as válvulas do pré do Mesa DC-2 e os estalos pararam. Agora o ampli está funcionando perfeitamente, com exceção do reverb, que não voltou a funcionar.

    Estou tentando criar coragem para abrir e ver...mas como nunca mexi com amplis tenho um certo receio.

    Alguém aí já deu manutenção em reverb de mola?

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    6Strings

    Tanque de reverb é muito delicado. Pode ter queimado a bobina que tem na entrada. Verifique se não foi isso. Pelo menos é o mais comum de ver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estalos em amp valvulado