porquê amps transistorizados são tão mau projetados?

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


Aê pessoal ^^

apos 2 anos +ou - to eu aki de volta hehe ^^

Ja em varios lugares vi o pessoal escrever que os amps transistorizados do mercado são mal projetados, e que se for bem projetado pode ser comparado com valvulados, mas isso eu só ouvi falar, vocês conhecem algum amp assim? (fora aquele do BB king)

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man
tem o fender frontman 212r mas não sei se compara a valvulado

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


juanlmendes


Nao, nao..

Seguindo a explicacao do topico, o frontman nao encaixa nesa lista, tive a chance de abrir o frontman e poso dizer que o 25r tem uns 4 opamp.. Mas tem reverb de mola

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man
Jazz Chorus, JazzKat, Henriksen, Polytone ( é deles o famoso minibrute ), Evans...

Matec
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man

O assunto me interessa. Quais os artigos que vc leu ? Este mesmo ou em outros lugares? Se puder passe os links.
Abs.

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


Matec

Aki mesmo no forum cara.. vo ver se acho...

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man

Não dá para generalizar que todos os transistorizados são mal projetados. A questão é que muitos são feitos para um nicho de mercado mais simples, mais barato, com menor exigência. Porém alguns são muito bem feitos...

Eu tenho um Polytone MIni-Brute 2 que acho sensacional (qualquer hora eu faço um review). Não troco por nenhum Jazz Chorus - que não é ruim, diga-se de passagem. Outros como o Henriksen, Jazzkat, Acoustic Image (o que vem montado nas caixas Raezer's Edge é algo de excepcional) etc. Esses são todos amps para som limpo, assim como o Lab Series L5 do B.B. King que foi citado.

A rapaziada pode falar que só som limpo não vale, o pessoal gosta de drive.Pois então, uma possibilidade é usar um Fractal ou um Kemper (fiz um review recentemente), plugados em qualquer power SS ou se for para radicalizar no SS, em linha num Two Notes Torpedo, sem falantes. Mas se quiser um amp completo que tenha bom drive, de ponta, mas sem válvulas, os Pritchard são muito bons.

Qualquer um desses podem agradar facilmente, dando pau em muito amp valvulado.

Lelo Mig
Membro
# jul/13
· votar


MMI

Não sei.... não tenho conhecimento em eletrônica do nível discutido no início do tópico, mas ainda assim, tenho muitas dúvidas com relação a esse suposto "mal projeto".

As vezes me pergunto o que alguns estão esperando para ficarem ricos, já que descobriram a pólvora!

Não creio que empresas de ponta, com nome "secular" no mercado, fariam projetos abaixo da média, ou que qualquer hand made (com todo respeito à eles) possa desenvolver.

Quem já teve a oportunidade de entrar num laboratório de eletrônica Fender, Vox, Peavey, Laney, Roland e etc, sabe que os caras possuem, além de know how, equipamentos precisos, investimento, profissionais com alta formação e experiência... ou seja, não é um galpãozinho fundo de quintal.

Menos... bem menos. Não podemos também dizer que os caras só fazem lixo e "qualquer um" é capaz de fazer melhor em casa.

Basta verem as últimas séries lançadas por alguns dos fabricantes citados (nem to falando em amplis do nível do que o MMI, citou). Falo em amplis populares e baratos com uma relação custo X benefício bastante satisfatória.

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI

Interessante, agora estou usando o celuar, quando estiver no pc vou procurar videos sobre esses amps..

Mas uma coisa eu nao entendo... Oq o jazzz chorus tem no limpo que um frontman nao tem? E questao de timbre? So isso?

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man

Oq o jazzz chorus tem no limpo que um frontman nao tem? E questao de timbre? So isso?

Sim, questão do som que ele faz. Agora, o JC-120 tem o canal de drive dele que é um lixo. kkkkkkk

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Eu acho o som limpo de um amplificador valvulado limpo muito bonito.

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI

Eu nunca tive a chance de tocar em um Jazz chorus, mas acho que se tocasse nao ficaria surpreso, quando fui compra o Frontman tive a chance de testar a mesma guitarra em um AC30, testei apenas o limpo, e disse assim pra mim "mas que merda, e praticamente igual", entende? Acho que seu pegar um SS top como esses que foi citado em cima e por lado a lado com meu fender vou dizer assim "que diferenca de timbre insignificante."

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man

Isso depende do que você procura, do que você toca, da guitarra que vai plugar. Por isso que tem gente (eu!) que acha péssimo o som limpo dos EMG, outros gostam. Outros preferem o som limpo de um Fender Twin (não é meu caso, mas som limpo de rock ele manda bem). Outros dizem que a diferença de uma SX para uma Fender Custom Shop é só o logotipo. Cada um tem sua verdade.

Outro dia estava falando com um amigo que conhece bem Polytone. Ele acha que não é tão legal, porque acha que é bem difícil de achar um som magnífico dele. É verdade, de certa forma, é um amp complicado, diferente, difícil de timbrar e acertar os controles dele. Só que eu plugo uma Benedetto e tenho a sensação que soa bem do jeito que a regulagem estiver, de qualquer jeito - só que isso é covardia, concordo. Aliás, outro dia veio um sujeito que toca muito, tem muita experiência. Pluguei este set e dei para ele experimentar. Ele tocou 2 acordes e arregalou os olhos, impressionado, dizendo: "é o som que sempre procurei, tentei mexer em guitarras e amplificadores, penei muito para chegar em algo que lembre isso mas nunca cheguei". Detalhe: estava de qualquer jeito a timbragem, vinha tocando nele mais com a PRS e a Gibson Dark Fire (muito raro eu tirar a Benedetto do case, só em ocasiões especiais).

Em resumo, a diferença insignificante para você pode fazer toda a diferença para alguém. Me desculpa, mas não troco o Polytone por um Fender Frontman. hehehehe

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI


E uma pena nao poder testad esses amps.. O clean que eu gosto e o mais natural possivel.
Mas o que e um clean natural quando se fala guitarra?

Esse e o problema, cada um gosta de um clean, nao e como no violao, cada amp tem o seu clean, a guitarra e o instrumento mais "sem identidade" que existe, e nao existe um padrao pra som clean, cada um tem um gosto pra clean, eu mesmo gosto de um clean bem cheio, lembrando o violao, entende?
Um multiuso me oferece algo assim, o frontman nem se fala, o som dele e tao agudo que fica perfeito pra violao, nunca vi um falante dez ser agudo como um tweeter...

Bom... E isso...

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man

Não é bem isso... Amplificadores de guitarra, como a maioria que conhecemos (falando dos valvulados de referência, dos quais muitos SS tentam simular) timbram bastante o som, são bastante "infiéis" ao som que recebem. Só que essa é a referência sonora que as pessoas buscam, então esta timbragem é até necessária em se tratando de som limpo.

Mas o que é esse "som limpo" de guitarra então? De uma forma geral, mas muito mais acentuadamente neste fórum por ser normal no Brasil, quando se fala "guitarra" geralmente se refere a strato, tele ou Les Paul, todo o resto se despreza deste termo. E é bem por aí, uma vez ou outra alguém se lembra que "guitarra" pode ser uma 335, no máximo. Só que cada uma dessas tem suas características de timbre e se for falar muito a rigor, o som é a interação da guitarra, captador, amplificador e alto-falante, elas mal e mal tem som próprio.

A questão é que existem guitarras com som próprio ou que se aproximam disso. Para radicalizar, uma archtop muito boa tem muito som, tanto é que pode nem ter captadores ou mesmo ter captadores e ser gravada desplugada. E estas guitarras tem uma das referências em som limpo e tem uma característica de soar bem tanto desplugada, como num amp do tipo Fender Twin (bem na idéia de timbre para sólidas) como num amp bastante transparente como direto num PA ou num monitor de estúdio. Vai de gosto e do que se procura. E num amp mais transparente a maioria não vai achar legal a guitarra sólida, uma semi-sólida pode até se regular e achar um som.

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI

Bom, eu com o tempo criei uma ideia de som de guitarra, a distorcida e a limpa, eu posso dizer que me dou muito bem com a guitarra em amplificadores transparente (Lespaul, principalmente com captador braco + meio e braco) gosto desse som que a guitarra proporciona.

Eu comprei o Frontman pq ele e o amplificador de guitarra mais "transparente" que achei, e o timbre LIMPO real da guitarra me agrada, as vezes queria um Taylor so pra ter um limpo violao e uma distorcao boa mesmo (uso um overdriver lotado de medios)..

Bom fim... Nao queria que o assunro chegasse ao fim..
Foi MUITO BOM debater com voce MMI! Muito mesmo cara, dica aqui meu abraco! E meus erroa de ortografia pcausa desse celular aki rs... Vlw!

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man
bem o frontman ainda sim ele na um colorida no timbre da guitarra
eu acho que uma das poucas formas de ter um timbre cru seria ligar num retorno de estudio

MMI
Veterano
# jul/13
· votar


Alex guitar man

Poxa... Mas o Frontman é muito longe de ser transparente. Pode até ser um pouquinho mais em se tratando de amps de guitarra, mas fica bem distante de ser FR/FR.

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI

Fica, fica sim, e muito distante.. O que quero dizer, e que ele responde bem a varias frequências, inclusive o agudo do violão, da palhetada e afins, coisa que não é pra acontecer em um amp de guitarra e um falante de 10"

juanlmendes

Da um colorida sim, mas é MUITO menor os amp de guitarra por ai.

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/13
· votar


Lelo Mig
As vezes me pergunto o que alguns estão esperando para ficarem ricos, já que descobriram a pólvora!

x2

Se é tão simples e barato de fazer o que tá esperando pra lançar um super amp ss por 50 dólares e conquistar o mercado mundial de amps clean???

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man
voltando a falar sobre o frontman antes eu tava falando do frontman 212r e não do 25r o dois tem muita diferença o 212r tem dois falantes,100 watts e loop de efeitos , enquanto o 25r tem falante de 10" e 25 watts

serio mesmo que o 25r tem reverb de mola ?

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


juanlmendes

Serio sim, eu abri o ampli e tirei fotos, se precisar...

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man
depois que escrevi o post cofirmei isso(ligue o amp sem guitarra e pus o reverb no maximo e dei uma batidinha nele e ele ecuo)

a serie frontman acho que tem um exelente custo beneficio

Alex guitar man
Veterano
# jul/13
· votar


MMI
juanlmendes
Lelo Mig
Matec

As vezes o pessoal fica la criticando os SS e idolatrando as Valvulas, mas isso é porque, 90% dos SS porai estão tentando simular Valvulas, e claro, não vão conseguir. Então temos os grandes SS, o L5, jazz chorus enfin, que tem seu proprio timbre, não tentam copiar as valvulas, são "originais".
As vezes acho que a valvula tem uma fama que não merece, como exemplo é aquele Vox pra violão com uma 12ax7 no pré, diz "esquentar o som".. o que seria esquentar o som? Creio que não seja Crunchar, muito menos distorce, pô, estamos falando de um Amplificador pra violão, com flante de 8" e Tweeter! Qual é o objetivo de uma 12ax7 no pré? Compressão? Eu acho que é marketing, que al ver um desse amps não diz "Olha, tem uma 12ax7 no pré!"

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


Alex guitar man
tbm acho que valvulas não é tudo
tem muita gente usa amp valvulado mas com overdrive feito por um pedal SS

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/13
· votar


juanlmendes
Eu faço isso, mas é mais por causa do volume. Uso um de 5w em casa e nem sempre posso usa-lo com válvula saturada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a porquê amps transistorizados são tão mau projetados?