Tremendão 3 com som muito baixo. (para carlos, pedrone e demais entendidos)

Autor Mensagem
Filipe Reis
Veterano
# fev/07


Pessoal então peguei um TR-3 veião aqui para restaurar (pra mim mesmo) e ao ligar ele ele até sai som sim mas um som tão baixo q até desanima. Ao abri-lo e verifiquei se estado lastimavel de sujeira, bom então limpei o bichinho e talz verifiquei a circuitaria de acordo com o esquema e logo pude constatar q ao invés de estarem os habituais 2 resistores de 220k estavam dois de 110k isso msm 110k fora do comum né?E tb eu usei valvulas 1614 com ele (carlos sabe q valvula é essa) tem algum problema carlos tenho q mudar o polarização pra quanto? e o -B? Ah! sem contar tb q capacitor de 50mfx150volts tá estufado. botei um resistor de alguns k pra matar um pouco a tensão de +b pq quando põe a tensão direta as valvulas produzem um estranho som q como me disse o carlos elas só produzem quando estão avermelhando as placas. Mas eu achou q não deu muito certo, nem sei sei pode isso os caras daqui dizem q botar resistor cai a amperagem iso procede? Bom diante da fama desse amp quero muito ve-lo funcionando. valeu e desculpem se escrevi muito

Rskif
Veterano
# fev/07
· votar


tem q ver se pode usar essas valvulas nele,pode ser isso o problema com volume

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
e ae cara como tão as coisas?
bem.. ao grosso modo é uma 6l6
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/049/1/1614.pdf
já tinha visto falar dela.. mas é pouco conhecida..
esse resistor varia de projetista pra projetista.. alguns amps vai até 47k..
bias a menos 52vDC se nao to enganado.. troca esse cap da bias.. é baratin coisa boba..
tira o resistor e vÊ quanto ta dando o +B com carga.. se tiver avermelhando joga a bias pra um numero negativo maior..
é um sacrilégio mesmo! vamos por essa criança pra gritar!!
abraços!

wiskeria
Veterano
# fev/07
· votar


não é um temendão, e sim um true reverber certo?
melhor fazer uma revisão com um técnico que conheça o aparelho antes que queime um tranformador, deve ter componentes e válvulas desgastadas. Este ampli usa 2 6l6GC, 3 12ax7 e 2 12at7.

carlos adolphs
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
kelson
Filipe, as 1614 metálicas, não dá pra ver as placas vermelhas, então vc tem que polarizar em cima, senão dá chabú.Com 520 V em placa e 370V nas grades, o bias delas tem de ser -36V(tá mais pra EL34).O importante são os 370V nas 2ªs grades.Para isso vc terá que aumentar os resistores que são de 470 ohms, para 1K5/5W.Os resistores de 1ª grade, que estão com 110K????, devem ser trocados para 220K.O capacitor estufado é do bias, troca que é barato.Checa todos os resistores, dessoldando um lado e então medindo, não meça no lugar que mascara a medida.Um abraço!

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


kelson

Tudo tranquilo meu camarada! Tomara q sim cara. só espero q não seja nada de trafos.

wiskeria

É sério? o TR-3 é cópia do True reverber? jurava q era do twin ou the twin sei lá. Não cara eu peguei esse bicho pra eu msm reformar entende? tenho um pouco de experiência, já montei um bassman 59 q tá funcionando até hoje, não queria q os trafos dessem problemas mas se por acaso derem .... fazer oq eu enrolo denovo. Ah e retificando esse ampli. usa 4 válvulas de saída.

carlos adolphs
Fala mestre! td blz? então rola de pelo menos testar ele com essa tensão mais alta? "tá mais pra EL34" quanto a essa questão então dá pra por elas num marshall da vida? heheheh
certo já suspeitava q teria de trocar esses resistores de 110k msm, mas fico tentando imaginar oq levou o cara a fazer isso será q era pra dar uma sobre vida as válvulas?

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


wiskeria

não entenda como gozação cara! e q eu me confundi com as coisas aqui é claro q o tremendão não pode ser cópia do true pq os dois são da mesma fábrica, putz foi mal.ah e é tremendão 3 sim meu amp.

marcelo2220
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
confundi com as coisas aqui é claro q o tremendão não pode ser cópia do true pq os dois são da mesma fábrica,

ehehehe chego sexta feira de tarde e ja ta bebado, poderia ter esperado a noitinha ne ? hehe

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


eh rapa "proce" ver cumé q são as coisa!

wiskeria
Veterano
# fev/07
· votar


Beleza cara, é que TR3 é o true reverber 3 e T3 é tremendão 3... Mas isso ae, tomara que fique bom, sugiro colocar 4 6l6GC para o ampli trabalhar de acordo ao original.

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
entao.. troca o capacitor.. o bias vai estabilizar e c vai ver ki belezura!!

carlos adolphs
adivinha quem falou hoje?.. o super TS.. hahaha fikei 2 horas tocando nakele bixo.. abrindo o volume.. responde bem demais.. só ki tem ki trocar os pots ki tao um lixo.. e acertar o resistor do input ki ta errado.. mas tá lindao! =)

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


wiskeria
valeu pela força ae cara!

kelson
vou fazer isso sim cara. e depois volto a postar aqui

carlos adolphs
Veterano
# fev/07
· votar


kelson
Maravilha, eu fiquei escutando o meu das 10h da manhã até as 8h da noite, com o pessoal sentando o pau lá no estúdio.
tá mais pra EL34" quanto a essa questão então dá pra por elas num marshall da vida? heheheh
Dá sim Filipe, o difícil é arranjar o Marshall...eheheheh!
Um abraço à todos.

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


carlos adolphs

kelson

"adivinha quem falou hoje?.. " (2)

Então caras tenho ótimas (pra não dizer maravilhosas...hehehehe) e más noticias! As boas são o trafo de saída não foi pro beleléu... portanto vcs já podem pressupor q eu escutei toda fúria do bichim, putz! muito bom. potencia pra dar e vender e olha q estava num falante novick de 15 pol. wnxx série instrumentos musicais fora de uma caixa acústica, o problema era um capacitor de 47k q estava desoldado um capacitor q pega no pino 6 ou 1 dá primeira válvula foi soldar e pronto veio o som e q som.

Agora as más notícias são q o cara q era o antigo dono gostava de fazer mods no amp. por exemplo um dos dois resistores de 100k q pega no pino 1 da primeira válvula tava trocado por um de 150k pode isso!!! E no lugar de um capacitor de 220pf tava um de 250pf styroflex!!! é isso msm aqueles q se vc encostar o ferro de solda no corpo dele babaus... lá se foi ele. ah e eu inclusive quebrei ele ao tentar verificar sua numeração. mas ainda não troquei os resistores q o carlos falou então não to podendo deixar ele muito tempo ligado pq as bichinhas começam a fumaçar e cheiral mal por causa da polarização erradíssima. Enfim é isso mas eu vouainda ter q dar uma revisada legal nesses capacitores pq quero o bicho original. valeu pessoal abraços. mas ainda volto a postar aqui.

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


Ah esqueci de perguntar tb se posso colocar um capa q tenho escrito aqui como 221 no lugar do de 250j q quebrei. posso ou não ?

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
cara isso é normal nesses amps já mechidos.. c tem que ver oq eu já encontrei por aqui, é que quem vira dono e tenta restaurar e nao sabe.. acaba sucateando demais o amp.. tanto o super thundersound que ta aqui quanto o duovox que arrumei.. tava assim.. pior ki esse ai.. tanta gambiarra do dono que faz cada coisa..
mas é isso ai! ta no caminho certo bixo.. quanto ao stiroflex, tando com a voltagem respeitada no lugar.. é sem problema.. dizem até ser o melhor capacitor pra audio(ai já nao sei)..
abraços cara!

carlos adolphs
to passando raiva com akele EASA HIFI ki ta aki..
tem um estagio com ECH81(6AJ8), pelo menos é as valvulas que estão lá.. mas eu axo ki deve ser um pentodo e fizeram algo errado.. e as inversoras tao com 7025.. e cada el34 na saida ta com resistor e capacitor de bias.. com uma retificadora que ta sem nome mas axo ki eh 5GU4..

Peter2000
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis

Esse cap q vc tem escrito 221 seu valor é de 220pF, mesmo valor q o anterior.
O terceiro algarismo, no caso o num 1 indica o número de zeros, ex...se fosse 222 seria um cap de 2200pF.
Pode colocar esse aí mesmo, mas eu compraria um pra audio.
Abraços

Peter2000
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis

Esse cap q vc tem escrito 221 seu valor é de 220pF, mesmo valor q o anterior.
Corrigindo:
Mesmo valor q o original do seu esquema.

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


Valeu cara! vou colocar esse msm pra ver no q dá.

carlos adolphs
Veterano
# fev/07
· votar


kelson
Tá certo, a ECH81 tem um pentodo e um triodo, similar a 1/2 12AT7.Era muito usada nesses amplis.A retificadora deve ser uma 5U4G(glass) e está correta.
Filipe Reis
O grande Peter2000 já respondeu.Um abraço a todos.

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


carlos adolphs
mas oq q a ECH81 faz no circuito? pelo que vi colocam pentodos ou pentodos/triodos ou como inversora.. usando o lado triodo em split ou somente um pentodo de entrada..
ah.. o trafo de saida do HO foi embora.. axo ki quando montei errei em algo.. mas no problems.. vou enrolar outro e vai ficar bem melhor.. agora eu to com experiencia haha =)

Filipe Reis
Novas???

abraços!

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


kelson
carlos adolphs

Então caras vou enrolar outro trafo de força pq to com receio de minhas varvuletas irem pro saco... agora quanto ao capacitor acho q vou seguir o esquema do twin e por o de 250pf msm.

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
pq? o trafo deu zica tbm?..
esse cap é do tonestack? fica atento pois é de desacoplamento e a voltagem dele tem que ser alta.. abraços!

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


não não, mas antes q dê eu prefiro. enrolar outro pra voltagem correta de 127 volts. É verdade cara eu ja ia chegar em casa e taca um de 250pf cerâmico q tenho lá, putz ia ser uma merda só.

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
pois é cara, se vier do anodo ou do catodo, dependeno, a voltagem acaba sendo alta..
mas entao.. nao precisa enrolar outro só pq nao tem o enrolamento de 127v cara..

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


Tem certeza q não? Pelo q estive olhando n o datasheet dessa valvula q vou usar e por isso tô com um pouco de medo de ferrá-las. Tá m e entendendo?

boleterodectba
Veterano
# fev/07
· votar


eu não mexeria num trafo original, preferia ligar em 220 usando tranformador externo.

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


Não sei se vc entendeu mal mas oq eu "disse" é q eu vou enrolar Outro trafo pra ele para não ter perigo algum de dar alguma zica depois. e depois 220v não é em todo lugar q tem já 127v....

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


Filipe Reis
por exemplo cara, se vai dá um trabalhao pra enrolar um outro trafo.. pq vc nao pega esse willkason, tira as chapas e enrola mais 17V seguindo o tap do 110v?.. e coloca as chapas denovo.. =) menos trabalho que fazer outro haha

Filipe Reis
Veterano
# fev/07
· votar


É agora vc me botou´pra pensar pq se são mais 17 voltas só. ai eu já vou ter q pensar direitinho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tremendão 3 com som muito baixo. (para carlos, pedrone e demais entendidos)