Ligação de falantes, serie, paralelo, serie/paralelo, 2x12, 4x12

Autor Mensagem
arlindotabosa
Veterano
# fev/12
· votar


como ficaria melhor? com o de 2 ou o de 1? ainda não comprei o modulo. to querendo comprar ele, mais antes queria saber se prestaria.

Deco_ufrj
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Em tese, 2 falantes de 4ohms vão falar mais alto pq a área de deslocamento é maior... a potencia é a mesma, mas a área é maior... mas é uma diferença pequena, 3db, não espere milagre... mas isso se os 2 falantes tiverem as mesmas especificações... não adianta pegar 2 falantes de 4 ohms com uma sensibilidade menor do que um de 8 ohms... resumindo, depende dos alto falantes...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Deco_ufrj

Vlw!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


arlindotabosa

Quantos Ohms são os falante?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal, teve um tópico que o nosso amigo Carlos adolphs ajudou um colega nosso a transformar um demolidor 50W em um multiuso.

A transformação simplesmente foi a "inclusão" de um tweeter, ligado em paralelo com um falante.

Estou querendo por um tweeter em paralelo tmb no meu nitrous drive 15w com chave de liga e desliga, mas um duvida veio agora:

O falante é de 8ohms e o tweeter é de 8ohms, se eu ligar em paralelo não era pra cair para 4ohms e queimar a saída do nitrous? E porque isso não aconteceu com atomic?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man
Certamente porque ele ligou em série...
Abç

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quem falou foi o carlos, mas quem fez foi um "tecnico" de som automotivo, mas não consigo entrar em contato com ele.

O problema de ligar em serie seria a perda de volume que eu teria :/

Mas acho que eu tenho a solução pra isso (um amplficador separado só com o tweeter)

Alex guitar man
Veterano
# abr/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Pessoal estou com um problema, tenho um amp com saída de 8ohms e 1 tweeter de 8ohms e um falante de 4ohms, se eu ligar em serie pode ser que o capacitor do tweeter corte as frequências graves que é para ser mandada ao falante?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


up

Deco_ufrj
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man
O falante é de 8ohms e o tweeter é de 8ohms, se eu ligar em paralelo não era pra cair para 4ohms e queimar a saída do nitrous? E porque isso não aconteceu com atomic?

para fazer a ligação do tweeter, você vai usar capacitores para fazer um filtro passa alta... isso vai dividir as frequencias, o tweeter só vai tocar de, digamos, 5khz pra cima e o falante de 5khz pra baixo... nesse caso, o amplificador vai enchergar 8ohms em toda faixa de frequencia... se vc nao fizer isso, o twiter vai estourar pq não aguenta frequencias baixas... e ainda corre o risco de queimar o ampli por usar uma impedancia mt baixa...

quando falamos de ligação em serie e em paralelo, são pra falantes tocando a mesma faixa de frequencia... rsrsrs no inicio eu tinha essa sua duvida tbm, mas dei uma estudadinha...

Mauricio Luiz Bertola
Certamente porque ele ligou em série...
Abç

meu caro, com todo respeito, mas dessa vez foi bola fora... rsrsrsrrs

Alex guitar man
Pessoal estou com um problema, tenho um amp com saída de 8ohms e 1 tweeter de 8ohms e um falante de 4ohms, se eu ligar em serie pode ser que o capacitor do tweeter corte as frequências graves que é para ser mandada ao falante?

se vc ligar um falante de 4ohms nesse amplificador, seu problema será queimar o ampli, e não o capacitor cortar as frequencias... verifique se o ampli aguenta 4ohms...

se aguentar, o capacitor corta as frequencias baixas que vão para o tweeter e as altas que vão para o falante... capacitor em serie faz um filtro passa alta, em paralelo faz um filtro passa baixa... mas como são de impedancias diferentes, você vai ter cortes em frequencias diferentes, e vai ter uma perda aí no meio... dependendo da frequencia de corte, pode perder frequencias importantissimas... o ideal é usar falante e tweeter de mesma impedancia, mas como não é esse o caso... te recomendo fazer um filtro com alguem que saiba o que está fazendo, pq usando um filtro bem dimensionado, você consegue fazer o corte nas frequencias certas de cada falante, mesmo com impedancias diferentes... procura no ML..

Alex guitar man
Veterano
# abr/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Deco_ufrj

nesse caso, o amplificador vai enchergar 8ohms em toda faixa de frequencia

Mas para isso é necessário ligar o falante em paralelo com o tweeter depois ou antes do capacitor?


Obs: Falante original de 8 ohms, tweeter de 8 ohms (pelo visto) e saida de 8ohms.

-----------------------------

Capacitor eletrolítico podem ser usado para tweeter?

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Up

Deco_ufrj
Veterano
# abr/12
· votar


Mas para isso é necessário ligar o falante em paralelo com o tweeter depois ou antes do capacitor?
o capacitor vai ficar em linha com o tweeter, em paralelo com o falante... assim: http://www.soundfountain.com/amb/garrardschematic.gif

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Deco_ufrj

Muito obrigado, vou fazer isso hoje :)

Depois posto o resultado :)

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Deco_ufrj

Eu fiz a ligação, ficou muito bom, muito bom mesmo, tando é que vou por o tweeter no amp com uma chave liga-deliga.

------------------------------------------------

Pessoal eu queria saber a impedância do tweeter, o multímetro afirma ser 8,2 mas isso não seria a Re do tweeter?

dj leo silva
Veterano
# set/12
· votar


DÚVIDAS DE COMO LIGAR ESTES PRODUTOS:
1) 04 Driver Cornetas / 8ohms / 100Watts / Capacitor de 250Volts.
2) 03 twister 8ohms / 100Watts / Capacitor de 250Volts.

3) Obs: Já decidir que os 04 Driver Cornetas serão ligados pela referência da figura 09 por causa dos Ohms: http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_03.html
4) Obs: Já decidir que os 03 twisters serão ligados pela referência da figura 08 por causa dos Ohms. ”Porém os dois primeiros em paralelos e do segundo para o terceiro em série”. http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/som_03.html

“A DÚVIDA MAIOR É EM QUE LOCAL SERÁ LIGADOS OS CAPACITORES QUANDO FOR LIGADOS EM SÉRIE?”
1) Tenho que fazer ligações separadas?
2) Em caso da ligação do paralelo para série (positivo/negativo) onde ficaria o capacitor neste esquema? http://imageshack.us/photo/my-images/166/ligaaoparalelaserie4x12kc3.jp g/

LEO SILVA (33) 9934-9294 / 9132-6367 / 8895-6128 / 9144-0784 - ALMENARA M.G. DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS.

Deco_ufrj
Veterano
# set/12
· votar


dj leo silva
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
como assim "jijei"??? afinal, vc ja é "jijei" mas não sabe nem ligar um "twister"??? uai... jijei que é jijei sabe essas coisas... só falta dizer que é profissional ainda... que trabalha com eventos...

faltou o principal... vai ligar aonde isso "jijei"?? você precisa fazer a ligação pra respeitar a impedancia de trabalho do amplificador...

olha, só uma dica ta? a impedancia final na figura 9 ta errada...



Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar


Lol

Deco_ufrj
Veterano
# set/12 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Alex guitar man
Eu fiz a ligação, ficou muito bom, muito bom mesmo, tando é que vou por o tweeter no amp com uma chave liga-deliga.
show de bola...

Pessoal eu queria saber a impedância do tweeter, o multímetro afirma ser 8,2 mas isso não seria a Re do tweeter?
sim, o multimetro mostra a resistencia da bobina... mas a impedancia normalmente é um valor proximo...

dj leo silva
Veterano
# set/12
· votar


Deco_ufrj! Humildemente lhes agradeço tudo.
Antes de postar aqui sabia que algo iria acontecer mas temos que esta preparado para tudo nesta vida e recebo de coração o que vier. Pois bem! Pelo seu nome acho serei bem servido "Deco_ufrj", ufrj (acho que é Universidade Federal do Rio de Janeiro, acertei?). Irmão eu não sou dj só usei o termo pra dar enfâse ao assunto quero montar um bom som em uma pequena boate (72x80Mts) no interior da Bahia aqui perto de Porto Seguro e tenho estes aparelhos aí mais um amplificador DBL 6.000 (saida 4ohms e 8ohms), um crossover com 4 saida P10 em cada canal - grave, médio, agudos... (total de 2 saidas), uma mesa de som com oito canais comum.
Pois é Deco! Se poder mim ajudar agradeço se não, DEUS lhes acompanhe. Abraçosssss

SomYeah
Veterano
# out/12
· votar


Aproveitando o assunto do tópico, essa ligação de alto falantes está correta?

http://i49.tinypic.com/2q31aaa.jpg

SomYeah
Veterano
# nov/12
· votar


ninguem? vamos ajudar aí galera (:

lucas_jefferson
Membro Novato
# ago/13
· votar


galera é o seguinte..

estou montando meu gabinete 2x12.. com 2 falantes de 8ohms que ligados em paralelo irao me entregar 4ohms.. ate ai tudo muito lindo, tudo muito bunituu..

mas me surgiu uma duvida..
estou pensando em fazer 2 entradas no gabinete, uma em 4Ohms com os dois falantes em paralelo.. e uma em 8Ohms utilizando apenas um dos falantes..
ou seja.. para utilizar os 2 ou apenas 1 dos falantes quando eu quiser..

tem como???

abraçoo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligação de falantes, serie, paralelo, serie/paralelo, 2x12, 4x12