Destruindo um Valiant e começando do zero, ao gosto do cliente!

Autor Mensagem
kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
sim.. mas como tava usando limites com folga.. o aquecimento tava pouco.. tbm pois a queda se tornou menor a cada tentativa..

outra.. da inversora pra tras, ta funcionando beleza, somente o feedback, quando utilizado ou o 56K ou o 100K dá um barulhao, tipo motor de barco.. ne um é HAAAAAAAAAMM no outro é TUMMMMMMMMMMMM
como se tivesse ligado um fuzz alto pra cacete ali hahaha..
oq pode ser.. primario invertido?

vlw cara abraços!

kelson
Veterano
# dez/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
carlos to muito bolado com uma coisa, o bias..
axo ki vou ter mudar o eskema na fonte pra deixar ele mais alto pq a voltagem de placa ta a 417Vdc.. substituindo o resistor de 10K para 470ohms conseguir deixar o bias perto dos -54vDC
na verdade fui me baseando na corrente dos catodos.. ki tava super alta e consegui pelo menos balancear entre as 2 valvulas..
ambas são HITACHI, uma é 6l6-G e a outra 6l6-GC.. a GC ta em 42mA e a G tá em 31mA tá bom?
a G ta mais sensível ao bias..
abraços cara!

Filipe Reis
Veterano
# dez/06
· votar


Ih cara acho q não devia usar válvulas diferentes assim não, hein cuidado ae pq quero ouvir samples desse amp. ainda, rsrsrsrs. mas cuidado ae, valeu

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


Filipe Reis
é pq eram as que tinha de teste aqui..
mas logo logo terá valvulas novas =)

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


kelson
Filipe Reis
Ohohoho!Já que Noel já passou, o James Brown se foi e o Braguinha também, voltamos para o real world...
Kelson. as -G e -GC são diferentes, não dá pra avaliar assim.O bias para o Valiant modificado deve ficar entre -28 e -32V.O motor boating que vc está ouvindo, pode ser de inversão do primário, sim, pois se só aparece quando vc liga a realimentação, significa que ela está sendo positiva e não negativa.Caso não consiga baixar a tensão da fonte, pode elevar o bias, mas cuidado com a corrente, para não abrir o trafo de saída.

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
intendi carlos..
vou pegar umas 6l6 novinha pra regular essa parada na boa.. está com essa apenas pra eventuais testes.. já q estas podem ir dessa pra melhor sem problema algum.. mesmo nessas voltagens (28 e -32V) a corrente estava bem alta nos catodos.. eu tomei um suxto quando medi e fui tentando abaixar na marra mesmo..
digamos q o bias agora ta respeitando a dissipação de placa.. de ambas..
mas me explica isso mas cuidado com a corrente, para não abrir o trafo de saída

eu falei da corrente pois uma dissipa 23W e a outra 30W.. entao to tentando respeitar 70% disso em repouso..

vou ver se abaixo pelo menos um pouco a voltagem de placa.. pra ficar tinindo..
ah.. os filamentos agora estão a 6.5V sem fazer cara feia... oscilando pra 6.4V =)

abraços e feliz natal atrasado a todos!

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


kelson
Se vc deixar uma corrente muito alta, pode passar da tolerância do trafo, por isso, o melhor é baixar um pouco a fonte.A 6L6 nesse circuito não deve trabalhar com mais de 380V, senão vc vai ter que aumentar o trafo de saída.(ele foi feito para 35W no máximo).Um abraço!

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
intendi e já estava pensando no mesmo.. e uma redução de +B já está sendo previdenciada.. mas tá tranquilo..
mas quanto aos ruidos hums.. e buzzz já foram resolvidos.. eram mal contatos e ajustes errados..

vlw cara.. =)

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


kelson
Feito!Feliz 2007!

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
pra ti tbm! pra todo o forum =)

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
cara.. haha eu tinha já colocado um resistor de 10ohm/10W pra redução de +B na placa do power.. caia só 2v.. colokei no lugar um resistor de 150ohms/10W, que só cai a voltagem consideravelmente pras casa de 408Vdc quando abre o volume e pede mais das valvulas.. porém a belezura esquenta consideravelmente(quase keimou meu dedo haha).. fiz as contas pela lei de ohms tendo a ideia de 200mA de +B (não chega a isso.. ) alguma outra ideia pra abaixar? colocar o resistor em cada lado do trafo antes de retificar? uma valvula retificadora? hahaha ia resolver bem, porém.. porém.. porém.. quase inviável..

any idea captain?

carlos adolphs
Veterano
# dez/06
· votar


kelson
O ideal seria colocar um Mosfet de alta tensão com zener no gate, do valor que vc precisa baixar.Fica regulado e bom.Na net tem diversos esquemas de fontes de alta tensão.Agora tem também a solução dos desenhos animados, quando o cara tem uma boa idéia.Uma lâmpada aparece acima da cabeça do cara.Coloca uma Lâmpada em série com a fonte, que possa suportar a corrente máxima, com a queda de voltagem que vc quer( tipo duas lâmpadas de 24 V 100mA(48v totais)).Fica bem interessante, pois dá até uma certa compressão, em função da variação da resistência pelo aquecimento.Pode ser colocada também entre o centro do enrolamento de alta e a massa.

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


carlos adolphs
vlw cara!

kelson
Veterano
# dez/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
cara eu tava tocando.. e depois de um tempo tocando e tudo mais.. som magnifico um pouco agudo demais (talves falantes, mas vou aumentar o valor de alguns caps de desacoplamento).. mas som maravilhoso distorçao linda linda quando aumenta o volume.. e os resistores ki colokei pra dá uma segurada na tensão eoahhoae deram um SAG total.. com uns 10 minutos tocando em volume 4(fui alternando o volume nos testes, desde baixinho ao máximo, que distorção de power linda!!), a voltagem de placa tava na casa de 380V.. e ficava oscilando no meu "merdimetro digital" até umas 375 em altos volumes e voltava pra 390.. e ficou depois de uns 45 minutos tocando nessa casa... oq vc axa? os resistores de AC ki colokei 100ohms/10W, em cada lado, reduziram um pouco, mas só depois ki comecei a tocar, e foi puxando corrente, eskentaram muito pouco pro q eu estava esperando.. já o resistor ki ta na placa da fonte de 150ohms/10W eskentou um bocado, vou diminuir o valor dele entre 82ohms a 100ohms/10W axo ki no SAG vai deixar a voltagem como tem que estar, o engraçado ki to axando é ki o pre ta saturando aonde nao era pra saturar.. seguindo o datasheet da 12ax7, a tabela de resistres de placa/voltagem da fonte/resistor de catodo/voltagem de catodo..
e oque era pra distorcer ta limpo, apenas mais graves devido ao desacoplador do estagio.. agora é só ajustar bem, com as 6l6 novas xegando.. abraços!

kelson
Veterano
# jan/07 · Editado por: kelson
· votar


ouçam e digam oq acham..
ignorem quem ta tocando..
tava escuro hahah eskeci de acender a luz..
os falantes estavam virads pra parede, colados a cerca de 5cm..
que alías, estava tocando na cozinha.. tem um headroom legal..
outra, o chassis ta inclinado de cabeça pra baixo.. e a única coisa que dá pra ver é o jewel aceso..
abraços!

http://img178.imageshack.us/img178/6113/101msdcfvalianttrk7.jpg




carlos adolphs
Veterano
# jan/07
· votar


kelson
Ficou muito bom.Parabéns!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Destruindo um Valiant e começando do zero, ao gosto do cliente!