Projeto de amplificador para futuro - pq nao discutir agora?

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# jul/06


Entao galera, eu tenho varios projetos estocados aqui pra ir montando devagar conforme a verba vai sendo liberada. Agora que queria começar a pesquisar mais, reunir informação para um projeto de amplificador, completo.

O projeto consiste em um amplificador montado com EL84's na potencia e 12AX7 no pré.

Pensei em 4 EL84 resultando uns 30W. Isso em classe A certo? Talves de pra arrancar até uns 40W. O fato eh que eu queria arranjar um esquema de power ja consagrado com essa caracteristica, pra garantir a qualidade (e porque nao tenho condição nenhuma de projetar algo desse tipo por enquanto).

No pré eu quero Dois canais independentes um clean e um sujo, mas pesado, como um soldano por exemplo. Seria possivel reunir tudo isso em um projeto já exeistente ou teria que montar um power de um projeto e um pré de outro?

No caso, depois de definido o power e o pré a ser usado, da pra ter uma idéia dos trafos.

Pretendo usar um alto falante de 12', Eminence mesmo, um modelo de 50W (ja que quero espremer o power pra tirar os tao queridos 40W !! ) mas ainda nao tenho ideia do modelo.

E entao? Quem se habilita a me ajudar?

Um abraçO!

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Agora que vi, o Meteoro Scorpion tem 4xEL84 e tira 40W de potencia. Será que o projeto é bom a ponto de valer a pena copiá-lo ? Ou provavelmente descobrir em qual ampli famoso ele foi baseado !!

Tiruk
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
Eminence de 12 recomendo 3 modelos pra vc

Private jack, se vc curte um timbre mais "agudo"
Cannabis rex, sobressai os graves, perfeito pra dist hi gain tipo mesa
the governor, é o mais indicado para tudo, porem tem 75w, tem um peso do caraleo e a lot of middle tone!

Tiruk
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
cara, se for meteoro, melhor nao fazer heheh...

COM CERTEZA ABSOLUTA é paga-pau de algum esquema gringo, já que essa ideia de power amp valvulado pra pré amp digital ja existe a TEMPOS, e a meteoro copiou na cara dura, até o formato da caixa...

Marcel MSL
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp

cara tenho um projeto com o Pedrone, de um amp com dois canais (2 estágio no clean e 4 estágios no sujo), com duas EL84 arrancando uns 20W.

esse projeto foi baseado no amp (cobra) dele, puro Rock, de repente ele pode te ajudar!!!

quando estiver com a grana, sai o amp :)

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
O Scorpion é de 20W/canal e não de 40W em um canal.O bacana é fazer o power do AC30 da Vox, e os prés à sua escolha.Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Tiruk

Com certeza que nao vale a pena copiar o da meteoro mas seria interessante saber qual ela copiou!!

Sobre os alto-falantes, ainda tenho que ver os preços ja que alguns eminence custam quase o preço de celestions e mais que alguns Jensen.

Marcel MSL
A intenção é eu mesmo montar o amplificador.

carlos adolphs
Eu tinha pensado nesse power mas levando em conta as caracteristicas do VOX e do som que quero fazer que consiste em algo entre Marshall e Mesa Boogie (em relação a ganho e timbre talves) será que esse power se comportará de maneira adequada?

Outra coisa, da pra fazer dessa maneira que voce falou sem o risco de problemas, pegando um power que de a potencia e que tenha um bom projeto e ligando um pré a escolha nele, mesmo sendo de amplificadores diferentes? Nao tem problemas como impedancia de saida do pré e de entrada do power e outras coisas?

Marcel MSL
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
A intenção é eu mesmo montar o amplificador.

mas foi por isso mesmo que eu disse:

de repente ele pode te ajudar!!!

falar com quem entende "as vezes" faz bem :)

sucesso!

Marcel MSL
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp

ah só pra completar o comentário:

som que quero fazer que consiste em algo entre Marshall e Mesa Boogie

taí, com certeza ele vai poder te ajudar
www.pedrone.com.br

valeu

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Marcel MSL
Valeu.. vou entrar em contato. Nao sei se vai rolar já que esse é o ganha pão do cara e tal , daí eu até entendo dele querer manter um sigilo nos projetos dele mas vamo ver se rola!

Marcel MSL
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp

o cara é super gente boa, vai te dar uns bons toques!!

sucesso no proejto!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
Silvio, pode fazer o power sem susto, basta usar na entrada um circuito tipo direct box.Se vc adquirir uma passiva, barato, pode usar os componentes, fazendo a entrada com impedância alta e baixa, balanceada e desbalanceada.Daí não haverá problema algum com o power.Funcionará beleza.Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


O direct box seria como esses Behringer DI 100 ?? http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=60&pid=1

Uma coisa que eu tenho extrema dificuldade pra entender é a relação entre as impedâncias, a teoria de Buffer, etc.

O circuito de um direct box eh facil de ser encontrado e montado?

Eu tenho capacidade para montar o amplificador se eu conseguir o esquema dele mas no quesito projeto eu sou uma criança ainda.

Na moral
Veterano
# jul/06
· votar


Ae gente desculpa, o assunto tá um pouco fora da discussao, mas alguem conhece algum site q venda botoes para amplificador? aqueles do painel.... falou té mais

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
vc pode montar ele com varios eskemas diferente.. o amp que tu citou ali encima é um VOX AC30 de cara.. e querendo ou não vai ter ki projetar algumas coisas sim, pra funcionalidade e confecção do mesmo.
o scorpion é a cópia do http://www.atomicamps.com/

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Qual amp que eu citei?

O fato eh que eu sei mexer com adaptação, chaveamento, montagem, mas nao manjo de sensibilidade, impedancia...

Daria pra pegar um amp que tenha um projeto bom desses da net e montar mas eu nao sei de nenhum nesses moldes. Se tivesse algum seria mais facil.

Eu queria algo como o pré do soldano num power com EL84's com uns 30W ja estaria bom. Talves montando um com 2xEL84 com 20W ja resolva mas a intenção eh 4 mesmo.

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Ae gente desculpa, o assunto tá um pouco fora da discussao, mas alguem conhece algum site q venda botoes para amplificador? aqueles do painel.... falou té mais



www.multcomercial.com.br

Michael Vlcek
Veterano
# jul/06
· votar


eu tb montaria o power do vox AC-30
simples e eficiente.

e pode falar com o Pedrone
gente boníssima.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


silvio_rp
A idéia é essa, só que não precisa ser a DI100 da Behringer.Existem DIB passivas mais baratas no mercado.Para ter idéia como é, veja:
www.sound.westhost.com/project35.htm , se quiser execute o esquema da passive DI , onde a entrada é a de guitarra, a saida é para o power, e o plug de 3 pinos é a entrada de baixa impedância balanceada(600 ohms).
O esquema do power vc encontra em www. schematicheaven.com , após abrir a tela clique em Amps depois Marshall depois poweramp AC30.O material que vem dentro da DIB passiva é o mesmo do esquema que te recomendei.Um abraço!

Na moral
Veterano
# jul/06
· votar


Valeu e bom projeto pra vcs! abraços

silvio_rp
Veterano
# jul/06
· votar


Michael Vlcek
Valeu! Vou falar com ele!

carlos adolphs
onde a entrada é a de guitarra, a saida é para o power
Entao ele eh um "pré amp" ?? Eu entendi o que voce quis dizer mas nao entendi onde ele se encaixa no circuito guitarra>préamp>poweramp>alto-falante.

Ja tinha baixando o esquema do power do AC30 no free information society!!

Ah, qual a diferença no som ao se usar retificação à valvula ou à diodo?? (diodo eh bem mais barato!!)

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


up!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Quais seriam as diferenças alem da potencia em montar o power do AC30 com 4 EL84 ou do AC50 com 2 EL34 ???

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Entao ele eh um "pré amp" ?? Eu entendi o que voce quis dizer
Não Silvio, vc não entendeu.Eu disse para vc ver o esquema da DIB passiva( a que não tem circuitos integrados).Eu disse para vc usar um circuito semelhante, CASO vc faça sómente um power para ligar com PODs ou coisas do gênero, fazendo o caminho guitarra>POD>DIB>power>AF( o papo estava em torno do Scorpion, que é assim).Se vc construir um pré completo, não haverá a necessidade da DIB, e qualquer pré valvulado que vc fizer, será compatível em impedância com o power valvulado.Quanto à diferença do AC30 para o AC50, é que a EL84(AC30) tem um som mais aveludado em relação a EL34(AC50).Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Ah ta.. valeu cara!! Agora sim eu entendi!!

A intenção realmente eh "chutar" o V-amp2 e usar só esse amp. Pretendo construir ele dentro do meu atual amp que ja tem uma estrutura boa. Só vou dar um jeito no exterior dele pq o material que foi utilizado eh meio "delicado" e esta sujando facilmente e ele fica marcado com qualquer batidinha. (vou conversar com o kelson sobre o courvin dele).

Agora me diz uma coisa: eu vejo algumas marcas conseguindo extrair um pouco mais ou um pouco menos de potencia em sistemas parecidos. Se eu montar esse power do AC30 e usar um transformador de saída especifico eu consigo puxar até uns 40W dele?

Na sua opiniao o resultado final do pré do Soldano+ power do AC30 com EL84 daria um bom resultado final, sonoramente falando??

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Ah, qual a diferença no som ao se usar retificação à valvula ou à diodo?? (diodo eh bem mais barato!!)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Creio que o resultado sonoro será excelente!O fato de puxar 40W das 4 EL84, é possível.Só que nesse caso, vc tem que usar a voltagem da 2ª grade com um circuito regulador eletrônico, pois qualquer variação na voltagem da grade, vc terá a tendência de ultrapassar a dissipação de placa e perigo de dano às valvulas.O Lulu Santos tá usando um Marshall DST alguma coisa, que é 40W com 4 EL84, com as grades reguladas( não é o bias).Creio que o AC30 com dois Eminence, faz o serviço pra vc, sem espremer.(veja o ampli que tô anunciando no ML-Amplificador apollo 200 Giannini, que usa esse sistema, com 4 XEL34-150W RMS).Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Po, ta ficando complicado... Eu vo começar a comprar as peças essencias conforme a grana vai entrando. Esse semestre vou pegar firme e estudar essa parte legal na faculdade (por conta propria) e tirar as duvidas que surgirem com os professores. Se até lá eu me sentir apto a usar esse circuito regulador e tudo mais eu ja monto uma coisa mais profissional. Senao vai os circuitos originais mesmo.

Pretendo montar esse ampli dentro do gabinete do meu atual ampli. Eh um handmade tb. 1x12'. Pretendo trocar o courvin dele tb e o chassi.

[IMG]http://img521.imageshack.us/img521/3286/img3972rg9.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://img416.imageshack.us/img416/1248/img3976ch6.th.jpg[/IMG]

PS: Desculpe pelas fotos grandes. Só percebi depois que tinha upado...

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


Pretendo trocar o courvin dele tb e o chassi.

Pa bixo, ai o cara da leadvox fez feio!!
usou saco de raçao de galinha como tecido ortofonico ( ou sou eu q estou vendo mal? )!! hehe
tem q mata um cara destes!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Silvio, este teu ampli já tem o power do AC50 ou coisa parecida, só tem que montar o pré!Soménte muda a polarização das válvulas de power, tirando o resistor de catodo que elas tem, colocando o catodo à massa( pino 1 e 9 juntos).Depois faz uma fonte de bias, pegando um dos terminais do trafo, da alta tensão, colocando um resistor de 47K em série com um diodo 1N4007, ligado para retificação negativa, um eletrolítico de 47uF/200v pra filtro, ligadoà terra e em paralelo com um trimpot de 47K, cuja saída do cursor vc conecta ao centro de dois resistores de 220K, que vão para as grades(pinos 5) da EL34.Experimente assim antes de montar outra coisa.O ajuste de voltagem de grade deve ser(bias)-37Volts negativos.Um abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de amplificador para futuro - pq nao discutir agora?