Marshall VS15 - Esquema - Diagrama - Componetes

    Autor Mensagem
    luisbeu
    Veterano
    # jul/06


    Pessoal,

    Meu pequeno amplificador de 15W Marshall VS15 (Valvestate só de nome) está com problema. A assistência técnica, para variar, quer enfiar a faca pra valer.

    Acho que mesmo eu trocando os principais componentes eletrônicos dele (quase todos), vai ficar muito mais barato do que querem cobrar.

    Alguém teria o esquema eletrônico (diagrama) deste modelo?? Ou lista de componentes??

    Muito Grato.

    Rifferman
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luisbeu
    qnto querem cobrar?

    luisbeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Querem cobrar R$ 140...achei injusto, visto que ele liga mas não sai som. Me falaram que a amplificação estava toda queimada, mas quando abri ele, visualmente não parecia estar queimado (ele tem um CI que deve ser o amplificador e alguns resistores e o transformador (falaram que o transformador estava ok).

    Obrigado

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Querem cobrar R$ 140...achei injusto, visto que ele liga mas não sai som. Me falaram que a amplificação estava toda queimada

    dentro sao apenas componentes eletronicos, qualquer eletronica q mexe com radios e tv vai te concertar ele!!!

    luisbeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É que pensei em eu mesmo substituir os componentes dele. Antes queria saber quais são, para ter certeza de que os que estão nele são originais, para substituir certo (não sou o primeiro dono dele.. e ele já pode ter ido para manutenção alguma vez).

    Obrigado.

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nunca vc vai encontrar o esquema deste ampli!
    os esquemas q tem por ai sao de amps valvulados na sua maioria e alguns transistorizados de renome!
    tbm achoq vai fica pior doq ja esta vc remover tudoe colocar tudo novo ( componentes ). vc naum vai soldar tao bem quanto vem de fabrica.
    manda numa eletronica q o cara vai te trocar somente o nescessario, e faça um orçamento antes!
    acho q uns 30 reais vc arruma ele!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luisbeu
    Buenas, se for seguindo a linha vs da Marshall, o VS15 usa um TDA2030 na saída.É um tanto "caro", deve custar uns 5 pilas(unidade monetária gaucha equivalente à 5 reais).Verifica se o nº é esse.Em alguns modelos usaram o TDA2050 também(geralmente usados no VS30).Se alguém pifou, foi ele.Se bem que esse integrado aguenta o pau. Dá uma checada no falante, com uma pilha de 1,5Vtipo AA ou AAA, antes de mexer no bixo, ou com um multímetro, se tiver.Pra trocar é moleza, são sete pinos no dito cujo.

    luisbeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Obrigado,

    Algo mais poderia estar queimado além disto? Sei lá, resistores, capacitores...algum outro suspeito?

    Outra coisa: O falante dele original é de quantos Ohms??

    Valeu!!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    penso que a primeira coisa a fazer é desligar o falante e ligar o ampli (sem o falante), então com o multimetro meça a tensão da fonte e a tensão nas pernas do integrado, baixe o datasheet do 2030 (alguns marshal usa o LM1875 tambem) penso que deve estar na casa entre os 18v a 24v. as vezes pode ter queimado a ponte retificadora apenas. e tambem costuma ter um fusivel soldado na placa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luisbeu
    Olha, geralmente esse integrado é difícil de queimar.Se ele entrou em curto, o fusível deve ter queimado.Se o fúsível não queimou, é porque ele "abriu", não passando corrente internamente ou alguma trilha do circuito impresso partiu /deu corrosão e interrompeu a alimentação.Se aparentemente nada está com aspecto de queimado, nem fusível queimado, comece checando o falante, que é de 4 Ohms, depois solte a placa do ampli e veja se por baixo, nas trilhas de cobre do circuito impresso, alguma está com aspecto de super aquecimento ou interrompida junto ao integrado.Plugue um fone na saida de fone e verifique se sai algum som ou ao menos um click ao ligar a chave de power.Se o som sai normal nos fones, o problema é do falante ou do jack de fone, que interrompe o circuito do falante quando o fone está ligado.Se o som não sai, pluga um cabo na saída line e liga em outro ampli, pode ser usando a entrada de karaoke do som de casa, ou coisa parecida.Se der som é power amplifier que está pifado mesmo.Um abraço!

    luisbeu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    E quanto ao dissipador dele, não sei se aquele que está lá é mesmo original (ele parece ser uma cinta de aço, em forma de V/asa).. Será que tem outro melhor?

    Outra coisa: dá problema se eu colocar por exemplo um CI TDA2050 no lugar de um TDA2030 (não sei se o que está lá está visível..). Vi que o TDA2030 é de 12W.

    Valeu!!

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    so experimentando pra ver. o 2050 sendo mais que o dobro de potencia vai exigir mais corrente do trafo e provavelmente um dissipador maior, se o trafo tiver suficiente folga (tem fabrica que costuma botar um trafo so pra varios modelos então sobra corrente quando o ampli é menor, mas uma marshall eu não sei), mesmo se trafo aguentar sem aquecer e nem dar HUMMM no som ira jogar mais potencia num falante que talvez não aguente. tambem apesar de pinagem igual um ou outro componente ao redor pode não ser o mesmo valor para a polarização do CI, entaõ teria que checar comparando datasheet e a placa. o dissipadore é de aluminio. verifique um fusivel geralmente no canto da placa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marshall VS15 - Esquema - Diagrama - Componetes