Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!

Autor Mensagem
lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Rowashburn

Mas tipo, faz MUITA diferença de PTP para PCB?

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

cara
se em ambos os casos o amp for construído por uma pessoa q sabe o q está fazendo, não tem diferença nao.
pode ir sem medo.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


Michael Vlcek

A gente já se preocupa com válvulas, com trafos, com falantes, com soquetes, com mais não sei o quer... é só mais um para lista de preocupações...heheh

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
acabei de conhecer o Renato pessoalmente , tá tendo um ensaio pra audição lá do GTR e ele é o tecladista da Zero10 (essa que vai tocar na audição , ae ele fica lá acompanhando os alunos hehe) e do Khallice , hehe , gente boa o cara , ele falou que tá com um AT-8 e um AT-100 lá

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


X_ NaTaShA_AnGiE_ X
Rowashburn

pra galera q adora um malabarismo na guitarra...

http://www.youtube.com/watch?v=p_tuLEmWccM&mode=related&search=

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


tem mais um exibicionista zoado aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=SKMYeXkYcgs&mode=related&search=

esse é melhor ainda
priceless!
ehe

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Ei, sim ,claro , PCB com menos ruído.

Sem sobra de dúvida, uma PCB de boa placa, bem projetada, tem um nível de ruído muito menor que uma PTP nas mesmas condições.

Em PCB vc projeta cada trilha, seu comprimento, e se precisar ainda blinda, nos dois lados. É simplesmente ...perfeita.

Basta saber fazer. "Eu digo sim, livros sim.". Quem conhece essa ?

Abração.

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


fala pessoal!

Cacilda! que tópico acirrado! até banda montaram!!!! se quiserem eu posso ser o fotógrafo da banda :) ..... nas minhas pequenas férias, ando tirando fotos de patos pra relaxar!!! kkkkkkkkk xD

consegui ler ele todo, me mandaram o link e

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


cacildo poncio

Aahahha essa banda tá ficando boa !

Quem mais se habilita ? Rolou até uma groupie aí...

Temos vagas !

Abraços.

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


opa.......continuando, poxa, achei que a história do ptp x pcb já era galinha morta como a história da valvula x transístor....

lembro que alguém lançou a ideia, "se pcb fosse ruim, provocasse capacitâncias parasitas, uma placa mãe não funcionaria! pois um pc roda numa frequência muito superior aos amps e é bem mais sucetível à interferências" eu não entendo muito sobre arquitetura de pcs, mas este pensamento é interessante e pode acabar com esta dúvida. e ainda mais, li o que foi dito por aqui e acho que isso já esta claro: se o amp for bem projetado, e se usar componentes de QUALIDADE, a diferença será apenas estética, custo/ benefício e manutenção.

agora eu (cacildo) eu já disse outra vez, e repito! nos meus amps eu faço em ptp usando turrets! - eu comecei a fazer ptp achando que era melhor que pcb, mas descobri que não era por ai, um pcb bem projetado pode soar como... EU GOSTO de fazer em ptp, gosto da organização interna, gosto do aspecto de antigos aparelhos, isto já virou um estilo de montagem para meus amps, se eu mudar pra pcb perderia o tesão de montar amps.

eu vi dúvidas sobre que o ptp dá ruído.........mas uma vez! o circuito tem que ser bem projetado! usando componentes de QUALIDADE.

em algum lugar deste tópico o amigo pedrone comenta sobre os comps, dizendo que se usando capacitores precisos como os xicom, silver mica, resistores de film-metálico etc....pode provocar alterações no timbre por serem precisos e isso não seria bom........(foi mais ou menos isto que ele citou) eu digo, (o entuito não é fazer polêmica e nem fazer comentários maudosos) mas: um amp não teria maior rendimento trabalhando nos seus parâmetros corretos? sem contar que a durabilidade aumentaria usando componentes precisos....?

claro! variando a marca de um cap. da placa no 1° estágio de ganho por ex., você pode conseguir vários timbres diferentes.
recentemente tenho usado capacitores a óleo, de timbre excelente! pena que não encontrei uma marca que durasse.....montei um board e antes de monta-la no amp um cap desses já estava vazando..... :(

resitor de filme metálico......vou contar resumidamente por que são importantes; todos resistores apresentam um ruído de trabalho, principalmente se trabalham aquecidos (este ruído é baixo, mas perceptível!). o resistor de filme metálico tem este ruído muito baixo quase nulo! imperceptível! por sua composição química, sendo indicados em estágios de baixo nivel de sinal, ex.: no 1m do jack de entrada e em todo pré. dizem (dizem!!!) que em um amp vintage é bom colocar resistores de carbono nas placas de cada válvula de pré e no(s) resistore(s) de 68k antes da grade do primeiro estágio do pré.
Tem o resistor chamado carbon-composition, não indutivos, são usados geralmente no power.....não sou muito fã pois alteram o valor que é uma porra! por causa de sua técnica de fabricação....eu prefiro os de fio nesta etapa!

enfim....em um amp valvulado você pode brincar como quiser, respeitando seus paramêtros, eu acho que existe várias formas de fazer um soar diferente do outro, e que a diferença entre eles (ser bom ou ruim) não está em seu timbre, e sim na qualidade de sua matéria prima, engenharia, técnica de montagem e montagem! tem pessoa que reclama que um deluxe 5e3 não tem volume, tu coloca no 3 e já satura.....oras!!! o projeto do amp é este mesmo! ele foi feito pra isso! baixa potência, e um ganho razoável na válvula de pré pra empurrar a saturação nas 6v6!

vi as fotos dos amps do lifesounds e achei muito bons, tá de parabéns! não quero fazer média e nem rasgar seda! é que tempos atrás eu não via amps com acabamentos assim, inclusive me lembro de ter falado mau de um soldano com frente de chão de buzão que ele fez, acho que foram os primeiros, hehehehe..mas agora ele está caprichando!.....este com fente de acrílico gostei, (ele soube usar bem minha idéia que eu usei e uso em meus amps......kkkkkkkkk ***eu sei que o primeiro amp que usou a idéia foram os caras da hughs, mas foi eu quem usei primeiro aqui! :p kkkkk

eu não me acho o melhor técnico, tenho muito que aprender, mas com sinceridade e humildade eu gosto do meu trabalho, sempre que termino um amp eu digo pra eu mesmo: caralho! ficou fudido!!! mas que xuxu!!!! hhehhehe

abraço à todos e desculpem algo!

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone


Rolou até uma groupie aí...

kkkk...sei não.....andam falando ae que é drag!!! nada contra! mas não encaro não!! ehehhehhe

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


cacildo poncio

Grande ! Por aí mesmo, mas veja só:

1) pode provocar alterações no timbre por serem precisos e isso não seria bom........(foi mais ou menos isto que ele citou)

Foi mais para menos. Não é deixar de ser bom. É ser diferente. E por isso existir a escolha.

É o papo da guitarra universal. Não existe. Cada um tem um timbre.

Se fosse montar um amp hifi usaria polipropileno. Mas para guitarra, a escolha por poliéster tem grande peso, dependendo do objetivo do amp.


E aí tb entra o tópico 2:

2)
todos resistores apresentam um ruído de trabalho, principalmente se trabalham aquecidos (este ruído é baixo, mas perceptível!)
o resistor de filme metálico tem este ruído muito baixo quase nulo! imperceptível!

Sim, os de carbono tem um ruído maior e uma distorção elevada SE submetidos à grandes variações de tensão - distorção de segunda harmônica basicamente. Sim, o resistor distorce...em determinadas condições vc toca um E grave e ganha 10% de um E agudo, na melhor promoção toque uma nota e ganhe um acorde. Isso é (mais) um dos fatores.

Em alguns momentos é justo considerar o uso de um resistor que foi fabricado a uns 30 anos. É questão de aplicação e objetivo.

Já um resistor de filme, como citou, é quietinho e preciso. É útil em muitos casos também.

Temos aí mais portas abertas...Creio nisso, e me dedico o que posso e compartilho com meus próximos (FCC !).

E falando nisso, parabéns (não sou o primeiro a dizer isso com certeza) pelas montagens dos seus aparelhos.

E Luciano Lifesound, idem, isso eu já disse à ele no telefone "pessoalmente".

Abração.

PS: Se o Bertola não botar a cara aqui eu vou tocar baixo na banda.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


E complementando o que vc disse cacildo poncio

Aqui está uma foto de um amp feito em PTP:

http://www.pedrone.com.br/montagem.jpg

É de um Fender Vibrolux 65. A foto é recente, o amp ainda funciona, e o dono diz que é um Fender COM TIMBRE. E deve ser mesmo.

Usemos os amps como o que são : ferramentas. Eles não tocam nem emocionam ninguém sozinhos apenas ligados na tomada.

Abraços.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


este com fente de acrílico gostei, (ele soube usar bem minha idéia que eu usei e uso em meus amps......kkkkkkkkk ***eu sei que o primeiro amp que usou a idéia foram os caras da hughs, mas foi eu quem usei primeiro aqui! :p kkkkk

Luciano então com 100 anos de perdão ?

Just a joke !

Abraços.

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
Foi mais para menos. Não é deixar de ser bom. É ser diferente. E por isso existir a escolha.

É o papo da guitarra universal. Não existe. Cada um tem um timbre.


agora deu pra entender melhor!

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
Sim, os de carbono tem um ruído maior e uma distorção elevada SE submetidos à grandes variações de tensão - distorção de segunda harmônica basicamente. Sim, o resistor distorce...em determinadas condições vc toca um E grave e ganha 10% de um E agudo, na melhor promoção toque uma nota e ganhe um acorde. Isso é (mais) um dos fatores.


de acordo com meus estudos ele ronca até com o amp em repouso, dependendo claro de sua localização, mas isso meu caro...... é só fazendo uma análise fudida! com instrumentos de medições fudidos! e com técnicos fudidos!!! que podemos fornecer gráficos comparativos! e poder levantar uma estatísca.

Luciano então com 100 anos de perdão ?

Just a joke !


boa! se for assim todos somos!!! até as grandes indústrias! hehehe....cambada!!! kkkkkkkkkk

mas cara, o diz que me disse, boatos, bla, bla´, isso tem que acabar! e só vai acabar quando forem feitos testes conclusivos, com estatísticas!
porque por mais que você faça o amp do jeito que acha correto, os outros duvidarão, isso enche o saco nego colocar em duvida um trabalho sério seu entende? putz.....o que já defendi a classe dos HMs aqui.........

por curiosidade meu caro, como é que tú faz medições pós montagem do amp? se puder compatilhar! valeu!

abraços!

ximiapura
Veterano
# jun/06
· votar


este com fente de acrílico gostei, (ele soube usar bem minha idéia que eu usei e uso em meus amps......kkkkkkkkk ***eu sei que o primeiro amp que usou a idéia foram os caras da hughs, mas foi eu quem usei primeiro aqui! :p kkkkk


Mas voce chegou a fazer algum com neon dentro e com aquele logotipo sensível a luz?

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


ximiapura
Mas voce chegou a fazer algum com neon dentro e com aquele logotipo sensível a luz?

não! foi por isso isso mesmo que comentei! :p

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


cacildo poncio
por curiosidade meu caro, como é que tú faz medições pós montagem do amp? se puder compatilhar! valeu!

Claro, sempre !

Existem ótimos programas (muitos grátis) de medições elétricas e acústicas, mas eles dependem fundamentalmente de uma boa placa de áudio. Não vale onboard e nem aquelas PCI de 20 reais...Um bom custo benefício é a Audigy 2 (sound blaster) que tem um painelzinho muito útil, um ruído bem baixo (importante para as medições) e resposta até 48Khz para quem quiser.

Eu gosto muito do TrueRTA (kazaa), mas tem tb o Pinguim Audio Meter (grátis) e o Right Mark Audio Analyzer (grátis tb).

E uso um osciloscópio+gerador de áudio para testes com carga, nos regimes de potência alta. Mas na faixa de áudio os programas acima fazem o serviço de gerador e de osciloscópio com bom desempenho.

Qualquer coisa tamos ae.

Abração.

Augusto.

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
TrueRTA (kazaa), mas tem tb o Pinguim Audio Meter (grátis) e o Right Mark Audio Analyzer (grátis tb).

estes programas são analizadores de spectrum?

cara eu estava vendo em alguns sites sobre hi-fi, recomendaram este: http://www.audiomatica.com/
estou com vontade de comprar um destes.....se tu morasse por perto poderíamos rachar um! ;)

no momento tenho usado apenas gerador, scope, voltímetro rms e resistencia de carga. dá pra me virar legal, mas eu queria pegar um destes programas pra tirar uns gráficos...... não confiar tanto no teste de ouvidômetro!

valeu pedrone! vou tomar a liberdade de te importunar no seu msn à respeito destes progs.! :)

abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


cacildo poncio
estes programas são analizadores de spectrum?

Sim sim, em tempo real. Ferramenta muito útil com certeza. Também servem para medições acústicas.

Abração.

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


porra que preciosismo! sempre usei tudo de carvão, meço varios pra achar os com baixa margem de erro e funciona bem, so dou mais atenção nos caps, apesar que sempre montei mais foi transistorizado. ces tão ficando é muito louco, quisera eu ter esse ouvido!

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey

Que isso ! Vc é que é o Macaco Velho da galera !

X_ NaTaShA_AnGiE_ X
# jun/06


Oiii Pessoall!!

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


X_ NaTaShA_AnGiE_ X
q tosquera.....




galera vamos voltar ao tema do tópico...

lespaulbabilon
como foi la?


alguem tem o link do site do renato com os sons do at?

Belloni
Veterano
# jun/06
· votar


Putz... hahaha.. sem comentários! Os dois aí tão de parabéns... valeu pelas informações, e valeu por re-virtuar o tópico. Vamos lá... aquecendo mais as valvulas.. e menos a cabeça né :) Abraços!

maurice
Veterano
# jun/06
· votar


Fala X_ NaTaShA_AnGiE_ X

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


cacildo poncio

ótimo revê-lo, Cacildão.
depois dá uns cascudos no Rodrigo Souto por mim.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Nas praias do meu querido Rio de Janeiro foi inventado o Frescobol - que antes que piadem, é esporte de macho.

O Frescobol é o único esporte no mundo que não existe competição, vencidos ou vencedores. O jogo está na troca em si, é quase um "jazz esportivo".

Façamos do FCC um frescobol dos amplificadores.

Abraços.

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone

Hehe !
E ainda assim o fórum de amps é o mais sério do FCC , o de guitarra é moh zona
huaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!