amplificação violão SOLO em bares/restaurantes

    Autor Mensagem
    nino_itajuba
    Veterano
    # jan/07


    Gente, sou novo aki e já vi que a maioria dos frequentadores do fórum é mais ligado em amplificação de guitarra, amps valvulados, handmade, etc...

    Mas creio q muitos podem me ajudar no seguinte:

    Todo MPB instrumental, violão solo, na linha Baden Powell / Bellinati / Marco Pereira, etc, em bares e restaurantes na minha cidade. Tenho formação em violão clássico pela UFMG.

    Durante o ano passado todo estive usando um som emprestado. Constitui-se de um cabeçote e 2 caixas passivas de 100W cada. É até bastante potência para alguns lugares. A marca é JPL (não, não é jBBBl, mas jPPPl), q nunca vi em outro lugar.

    De equipamento MEU, uso um Yamaha Silent Guitar, um modelador de som da Behringer ADI-21, e quando tenho mais disposição levo um marshall de 15w q eu tenho há uns 10 anos, da época em q tocava guitarra. Nessas ocasiões, ligo o violão no Marshall e de lá sai pro cabeçote. Assim fica muito bom!

    Fato é q agora preciso comprar um som pra mim. E tô bem perdido. Queria encontrar um esquema parecido com o q eu uso, só q com mais qualidade, mesmo q eu diminua a potência. Noto q este som q uso não está legal, o som tem um certo rachado (q não tem de jeito nenhum no marshall)

    Tenho achado difícil encontrar um esquema parecido. Há um tempo atrás tinha na Made in Brazil um da Peavey, parecia MUITO bom, uns 1600 reais: cabeçote com 4 canais, 2 caixas de 80W cada, acho, e vinha até com um microfone. Mas tá fora de estoque.

    Tenho encontrado caixas ou muito mais potentes do q preciso, ou muito menos. E não sei o q penso de marcas já tradicionais mas menos caras, como Staner, ou dessas q entraram agora, como a Leacs. Cheguei a pensar em apelar e comprar algo carão, tipo JBL, pra garantir q eu terei qualidade por um bom tempo. Pq o som q uso hje, quando comecei a usar há uns meses atrás, não tinha esse rachado. Creio q seja vagabundo mesmo.

    Qndo vou nas lojas os vendedores me oferecem potência e mesa, mas acho q é um investimento desnecessário. Também é ruim de transportar a tal da potência. Se eu tiver um som bom, acho q o cabeçote resolve o problema, mesmo q algum dia eu venha a acompanhar alguma cantora ou outro instrumentista.

    Opiniões, salvações??? ;-)

    Moro no interior de minas e penso numa ida a S.P para proceder essa compra. É melhor buscar nessas grandes lojas de instrumento, ou procurar em loja de som mesmo? Teodoro ou Sta Ifigênia???

    paulao_jazz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba

    Cara, eu sinceramente acho que uma mesinha amplificada e 2 caixas acusticas são melhores (e mais baratas, em geral) que qualquer amplificador de violão.

    A mesa amplificada não precisa das potências. Uma caixinha acustica razoavel (se vc puder comprar de melhor qualidade, é melhor, vale o investimento), ou 2. Os pedestais, cabos, pronto, acabou.

    Ir a SP fazer a compra é o melhor, disparado. Procure na Teodoro mesmo, nas lojas de instrumentos musicais, expoe a sua situação e vai sem erro na indicação deles.

    Caso prefira, experimente um amp de violão. Eu ainda acho que o violão (especialmente esse da Yamaha) fica muito melhor na mesa de som.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba
    Buenas.Concordo com o paulao_jazz.Se vc usar uma mesa Behringer PMH1000, terá recursos de sobra, sem precisar carregar potências e custa R$ 1.199,00 na loja virtual do Joaberosa, que é de confiança, entrega sem problemas.Veja lá ( www.joaberosa.com.br ).Um abraço!

    nino_itajuba
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Paulao,

    Obrigado pela resposta. Gostaria de saber q marcas de caixa vc recomendaria para usar com uma boa mesa? Ou, de repente, quais vc NÃO recomendaria?

    Vc já viu uns sistemas portáteis q têm por aí? o Fender Passport, por exemplo? Akilo seria o ideal, o problema é q isso tá chegando muito caro no Brasil, variando de 3.500 a 4.500, mais ou menos. Lá fora custa menos, às vezes BEM menos q 1000 dólares!

    O Peavey Messenger é mais ou menos do mesmo tipo, mas pesquisando não achei por aki. Um pouco menos potente.

    Tem tb diversos sisteminhas prontos da yamaha, da behringer, peavey... Mas tb não vi nas lojas. Esses seriam coisas ideais, pq vem tudo de uma mesma marca boa num mesmo pacote... Vc ficar tentando montar é meio foda, pq vc gasta grana pra comprar, por exemplo, uma mesa amplificada bacana ou um bom cabeçote, aí fica meio apertado e compra caixas meia-boca... ou o contrário, compra caixa bacana e mesa/potência meio mais ou menos.

    E, como disse, tô olhando nessas lojas virtuais aí e, dessas marcas meio suspeitas tipo Leacs, vc acha caixa de tudo qnto é tipo, tudo qnto é potência, mas das marcas mais "respeitadas" é difícil de encontrar, e qndo encontra é algo com muito mais potência do q o necessário, ou muito menos, tipo monitor de estúdio.

    Por isso minha pergunta sobre sua sugestão de caixas.


    Carlos,

    Hum, legal. Essa mesa tem até recursos meio demais pro q eu preciso no momento, mas parece q não existe mesa amplificada muito menor q isso né? Menos q isso vai pra cabeçote, né? Mas isso está meio difícil de achar nas lojas brasileiras; na internet acha de tudo nessas lojas estrangeiras.

    O único problema é q o Joaberosa não parcela... pelo menos pelo que vi.

    Que caixas seriam recomendadas pra usar com um equipamento desses? Vc acha q devo sempre privilegiar comprar DUAS caixas ou uma de maior potência? Pergunto isso pq tô vendo por aí umas caixas q me parecem meio potentes demais pro q preciso, e temo q, mesmo assim, se usar só uma pode não ficar legal.

    Usando uma só, rola ser tipo retorno de palco, inclinada pra cima?

    Desculpem o excesso de perguntas! São muitas dúvidas, mesmo.

    E obrigado pela atenção de vcs dois,

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba
    A outra opção, já que vc quer comprar caixas, seria usar uma mesa pequena com duas caixas amplificadas ativas.Dá uma olhada www.leacs.com.br .Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba
    A linha VTX da Leacs tem bom custo/benefício.

    nino_itajuba
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    Hum, legal. Numa breve pesquisa q fiz, as caixas ativas da Leacs VTX 150 estavam mais baratas na Hendrix, por 665. Somando os 2 pedestais e uma mesinha (exemplo UB 502 da Behringer), por menos de 1500 dá pra montar. Mas uma dúvida: como ligo essa mesa na(s) caixa(s)? Tem q passar por uma delas primeiro, depois mesa, e dpois voltar? Tem q ser duas ativas, mesmo??

    Aproveitando, tem alguma diferença fundamental entre as linhas Xenyx e Eurorack UB das mesas Behringer?

    Se eu fosse montar o som com a mesa amplificada PHM1000 do Joaberosa, juntando com 2 caixas Leacs VTX 150 passivas e pedestais, dava quase 2000 reias. Vc acha q esse investimento seria mais vantajoso?

    Um abraço,

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba
    Sim, se vc vai usar só a mesa, tem que ter duas caixas ativas, e é simples, vc liga a saida da mesa (L/R) uma na caixa esquerda outra na direita.Se for fazer o sistema com caixas passivas, tem de usar a PMH1000, que é vantajoso devido aos efeitos e equalizações disponíveis, melhores que em modelos menores da Behringer, aliado à uma potência maior.A diferença da linha Xenix é que é mais moderna e usa novos circuitos integrados( pode ser um problema em caso de manutenção, fica mais difícil de encontrar), a linha UB tem a vantagem de ser mais simples eletrônicamente falando, e foi projetada pelo dono da Behringer( Eng. Ully Behringer), sendo a sigla formada pelas iniciais do nome.Qualquer aparelho UB é projeto do Ully, e os outros são da equipe da fábrica, como os Xenix.

    nino_itajuba
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado pela prontidão!!

    Só mais uma coisinha, esse negócio da mesa amplificada: no caso, essa PMH1000 é de 2X300W. Tanto faz se as caixas q forem usadas tiverem MENOS, IGUAL ou MAIOR potência? A história de impedância faz diferença?

    Valeu, abraço,

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nino_itajuba
    Sim, Impedância é primordial, pois no caso das mesas amplificadas, a PMH1000 dá 2X300W com caixa de 4 ohms, se for caixa de 8 ohms, a potência cai para uns 2 X180W.Como o uso é básicamente como PA, e a PMH tem processamento de Altofalantes, isso permite vc utilizar caixas com potência igual ou um pouco menor, com melhoras no rendimento.Isso se aplica à sistemas de PA com processamento digital de proteção de Altofalantes, porém não é válido para amplis de instrumentos que não disponham desse dispositivo.Vai queimar a caixa.

    tank
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: tank
    · votar


    vou refazer

    tank
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    A cx behringer B212 passiva é apropriada à PMH 1000?
    O Manual fala em 2x200w e o joaberosa anuncia e vc tb fala aqui em 2x300w. É outro modelo?
    Caixas suspensas em pedestais alcançam níveis satisfatórios de grave? Vale a pena ergue-las?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tank
    Não é outro modelo, não, vc tem razão, pelo manual é 2X200W, o pior é que em releases antigos trazia como 2X300W, a Behringer deve ter modificado ou corrigido a specs.A B212 não é adequada a PMH1000, por ser caixa de baixo, as caixas adequadas à mesa são as da série Eurolive.Os níveis de graves são atingidos, teóricamente em qualquer posição.A diferença é que quando suspensas, vc não tem transmissão direta da vibração de Baixa Freqüência para o piso, que dá a impressão que tem menos pêso.Porém com as caixas suspensas vc tem um incremento no volume em dB, devido à menor absorção ambiente, aliado à melhor inteligibilidade( os graves ficam menos embolados).[]'s

    tank
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Valeu Carlos. Já tô quase craque...rs
    Então, perguntei pro joaberosa e ele me disse que era um upgrade de 300 W. Mas os manuais são confusos. Veja o exemplo da Eurolive B 212: O Joaberosa anuncia como sendo 125 W RMS. Um outro site (http://www.musifex.pt/produtosporcampanha3.asp?marca=Behringer) anuncia como 300 W RMS e o manual fala em 500 W. Dava p/ simplificar né? O mixer que eu mais curti da linha PMH é o 880S. Falam em 2x400W, então pelo manual duas Eurolive B 212 passivas( 500-Watt / 125 Watts Continuous / 500 Watts Peak Power) serviriam. Mas, será? rs
    Outra dúvida é sobre o sistema de proteção de falantes que esses PMH tem. Eles realmente "cortam" o sinal nos picos ou apenas limitam?
    Uma sugestão: tópicos c/ o modelo do equipamento p/ impressões de usuários e profissionais.
    Um abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tank
    Eu tenho uma PMH880S ligada a duas caixas 3 Way Appotek de 250W cada, e uso todos os dias, nunca deu problema, além de ser excelente para voz em estudios e médios ambientes.A proteção é por limitação e não por corte.[]'s

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Marshall AS80R, resolvido o problema.

    paulao_jazz
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    jimmt vandrake

    Marshall AS80R, resolvido o problema.

    Cara, concordo com vc que um amplificador de instrumento acustico resolve o problema. Mas eu, na minha modestissima opinião, acho muito caro pelo que ele oferece. Uma mesa de som e PAs são do mesmo preço e tem muito mais utilidade, e a mesma qualidade.

    Centauro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nino_itajuba
    Tem muita dica boa já, realmente não tente fazer uma parafernália de potência + mesa + caixas que são bem complicadas de casar bem o som, impedâncias, potência, aquela fiação interminável...sem contar que sempre saem mais caro. Se realmente tem expectativa de ampliar o uso pode pensar em mesa amplificada e caixas, mas se quiser montar conforme suas necessidades e possibilidades, pode começar com caixas amplificadas de PA como a Leacs e appotek, tem excelente resposta, proteção de circuito, o amplificador já está dimensionado perfeitamente prá acústica e falantes o que otimiza o resultado e desempenho. Oferecem boa equalização nelas mesmas eliminado até a mesinha e tem entradas diferenciadas onde você pode conectar seu violão através do seu Behringer ADI21 e ter um excelente som com apenas uma caixa e seu modulador (e ser muito melhor que esta potência com duas caixas)... conforme precisar você compra outra, até a mesinha pode ser dispensável já que é só violão não tem o que mixar e sim o que modular e equalizar, não é isso?! ... também amplificador de guitarra não é legal prá violão, mesmo sendo Marshall, alguns de baixo até vão... Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a amplificação violão SOLO em bares/restaurantes