Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


lespaulbabilon
Com certeza, creio que ele saiba!Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
vc tem idéia pra que serve tudo isso?O duto, a inclinação, a selagem, conforme o tipo de caixa?Bom, tudo tem a mesma finalidade, freiar o movimento do cone do falante, para que a bobina não "bata" no casulo, detonando o mesmo

minha caixa tem espaço interno livre de 23,5x48, se eu selar ela pode danificar os falantes pela litragem pedida pelo fabricante naum ser atingida certo?
se eu colocasse um duto qual seria a medida dele?
um amigo meu tinha uma marshall 4x12 selada com duto de afinaçao e saia um gravezao do duto de impressionar!!!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Faltou uma medida,Marcelo,pra calcular os cm3(cubagem), ainda não sei te dizer.Tem ainda o caso que vc usa dois falantes diferentes, aí complica.A minha caixa eu fiz o seguinte, peguei as medidas da 2X12 do Meteoro Falcon e acrescentei 8 cm na profundidade. Posso dizer que ficou excelente.Um abraço( usei dois Noviks originais do Tremendão).

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

putz desculpa ai esqueci mesmo uma medida, tbm to aki loko, recem almocei e to cheio de problemas hehehe
69x48x23,5
agora esta certo!
gostaria do duto, para dar akele gravezao q vi na 4x12 do meu amigo, tu fechava o burraco com a mao e o gravezao, macio e forte sumia!!!
se for possivel vou acrescentar o duto e selar ela com silicone.
os falantes:
http://www.eminence-speaker.com/guitar_speaker_detail.asp?model=LEGEND GB128&speaker_size=12&SUB_CAT_ID=4

http://www.eminence-speaker.com/guitar_speaker_detail.asp?model=CANNAB ISREX&speaker_size=12&SUB_CAT_ID=4
valeus ....

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
A tua caixa tá com 82,25 litros.Pra ficar ideal, no mínimo necessário aos dois, seria 50L(cannabis) + 43,9 L (gb128) = 93,9 L.Aproximadamente, se a caixa for selada, deveria ter 69X48x29(vc vai ter que aumentar a profundidade em 5,5 cm).Isso não é dificil, basta pegar uma ripa de 6 cm de largura e fixar em todo o contorno traseiro da caixa, fixando a tampa por fora.Duto, no teu caso não é uma boa, pois o bg128 tem ressonância em 80 hz e o Cannabis em 70 hz, se sintonizar para o primeiro, o segundo fica sem compliância e bate no fundo.Se sintonizar para o segundo, o primeiro vai perder eficiência pois não responde tão baixo e sofrerá contrapressão do outro, podendo rasgar o cone.O ideal é caixa fechada com litragem pela soma dos dois, que não dá problema!Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

pois é bixo eu tinha feito esta conta de litragem mas cheguei a um valor de 77,832, eu multipliquei tudo e dividi por 1000, fiz errado? rs
olha a ideia q tive, ao invez de fica imendando, dividir ela no meio e colocar um duto de afinaçao pra cada! ja q ela é de madeira macissa bem feitinha!
e ai como ficariam os dutos sendo q a divisoria teria 2cm de espessura!
valeu!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Fez correto, eu é que arredondei os valores.Mas veja que se vc seccionar ao meio, não atinge a litragem mínima para nenhum dos dois, aí não dá, né?Nem com o duto.Hoje tô fuçando no antigão, fiz falar com a EF86 mesmo.Tem boa amplificação.Só falta modificar o tone stack, que não é grande coisa e acho que vou colocar bias fixo para melhorar.Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06 · Editado por: marcelogatinho
· votar


carlos adolphs
o bg128 tem ressonância em 80 hz e o Cannabis em 70 hz, se sintonizar para o primeiro, o segundo fica sem compliância e bate no fundo.Se sintonizar para o segundo, o primeiro vai perder eficiência pois não responde tão baixo e sofrerá contrapressão do outro, podendo rasgar o cone

veja minha ideia,
poderia sintonizar para o maior,
se o problema é o menor bater a bobina, como ela esta agora, semi-aberta, tbm corre este risco, correto? e para ambos.
esta certo meu raciossinio?


Hoje tô fuçando no antigão, fiz falar com a EF86 mesmo.Tem boa amplificação.Só falta modificar o tone stack, que não é grande coisa e acho que vou colocar bias fixo para melhorar

ki beleza bixo,
eu q tava de cara akela vz com o cidadao q me vendeu,
pois falou q eram todas 12ax7 e ele me mandou com uma ef86,
depois somente li elogios para estas ef86 hehehe
e ve ai, tu q sabe,
faz como tu achar melhor.
valeu!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Marcelo, faz o seguinte, me posta umas fotos da tua caixa que eu vou ver como é.Manda pro meu e-mail.Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


http://fotolog.terra.com.br/caixalaney

só tenho esta Carlos, de quando montei ela
naum sei se ajuda!
a tampa dos falantes esta 2cm para dentro para ser colocado uns frizos,
mas as medidas q passei antes sao as reais internas, ou seja o espaço livre interno mesmo. por fora ela tem 29x53x74

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Fecha ela que fica bom.Não põe duto.Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs

Blz bixo,
vou feicha-la sim.
se algum dia precisar de bastante volume ai abro ela.

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


marcelogatinho
Marcelo, o volume não depende diretamente de ser aberta ou fechada, mas sim que vc atinja a compliância desejada, quando então o cone atinge o máximo de eficiência.Vc usa sempre a onda direta, da frente da caixa, a onda traseira, se não corretamente usada, pode detonar o cone e soltar a bobina(acho que vc já tem essa experiência...), muito mais que excesso de potência sobre o falante.Se vc tem a compliância correta, o falante não bate no fundo, se vc jogar excesso de potência, apenas queima a bobina.Quando ele solta do cone é porque bateu no fundo, por faltar o amortecimento(compliância da caixa).No frigir dos ovos, sai do computador e vai logo fechar a tua caixa!!!Huahuahuahua!Um abraço!

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


Rowashburn

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15048569621530123136

És tu?

marcelogatinho
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
No frigir dos ovos, sai do computador e vai logo fechar a tua caixa!!!Huahuahuahua!Um abraço!

ta certo bixo valeu!

cavaleirolouco
Veterano
# jul/06
· votar


Olá, mestres da amplificação..

deixa eu perguntar uma coisa, estou para fazer uma caixa 2x12 para o meu Palmer valvulado de 100w, se por algum acaso o cabo que liga o amp na caixa der um mal contato? queima o transformador do amp?

se ligar o amp sem caixa, realmente, queima o transformador?? ou nem sempre.., qual as reais chances de isso acontecer?
abç

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


e o mito continua, será que alguem ousa ligar sem caixa pra ver se queima? quem sofre mais as valvulas ou o trafo? a minha impressão é que vai depender do sinal la na entrada, tecnicos mais estovados e displicentes é que saberiam dizer melhor. isso nunca aconteceu comigo. mas foi muita boa pergunta.

lespaulbabilon
Veterano
# jul/06
· votar


TECLADO BICHADO - LAN HOUSE

Galera, tem um cara na comunidade de amps dizendo que a chave de standby e power sáo muito pequenas e colocam em risco a seguranca de quem liga e desliga essas chaves.

O Renato, me disse que isso não é verdade. Primeiro que pela chave de standby não passa tensão. Ela é um switch de ground, você pode inclusive encostar a mão sem problemas. Pela chave de power passam no máximo 127 volts. A chave utilizada tem isolamento para até 250V, pois ela é feita justamente para ser ligada em tensões AC de alimentação.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5233670&tid=2471827584504975322 &na=2&nst=52

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


lespaulbabilon
Nunca ví ninguém ficar grudado nelas...Hehehehe!

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
cavaleirolouco
acaso o cabo que liga o amp na caixa der um mal contato? queima o transformador do amp?
o mito continua, será que alguem ousa ligar sem caixa pra ver se queima
Queimar de cara, não queima, até se colocar sinal e aproximar o ouvido do ampli, dá pra ouvir o trafo "cantar".Creio que o perigo é quando a caixa tá ligada, com som bombando e der mau contato.Os picos de corrente podem levar aos aparecimento de altíssimas tensões induzidas no trafo, que podem romper o isolamento entre camadas e torrar o bicho!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
eu ouvi o meu trafo de saida cantar! =) antes de terminar o amp tava fazendo uns testes com ele.. axo ki maltratei demais o bixinho.. ;\ dava pra ouvir radio em bom som sem falante trankuilo aeoheahoaeoh

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Maltratou não, isso é comum quando se enrola o trafo em casa.O pessoal das fábricas dá um banho de resina na bobina antes de montar o núcleo, pra evitar isso.Um abraço!

cacildo poncio
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
Queimar de cara, não queima, até se colocar sinal e aproximar o ouvido do ampli, dá pra ouvir o trafo "cantar".Creio que o perigo é quando a caixa tá ligada, com som bombando e der mau contato.Os picos de corrente podem levar aos aparecimento de altíssimas tensões induzidas no trafo, que podem romper o isolamento entre camadas e torrar o bicho!

só pra acrescentar que o amigo carlos disse:

Em amps push-pull classe AB pode ocorrer o que chamam de efeito
flyback. esse efeito traduz-se pelo aparecimento de uma tensão na placa da válvula que, neste momento, não está funcionando, tensão que é induzida de meio enrolamento primario para a outra metade. se o núcleo do trafo está magnetizado e essa energia armazenada não for completamente consumida do lado do secundário, a tensão do primário sobe abruptamente e é multiplicada pelo fator 2:1 do trafo. o resultado pode ser a destruição do ponto mais fraco; válvula, soquete ou o trafo de saída. este efeito é semelhante nos sistemas de ignição de carro, mas no amp é um terror!

"sempre use uma carga na saída do amp!!!!!!!!"

abraços!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


carlos adolphs
o trafo com o amp nao vibra nem nada, responde muito bem, nem solta barulhinho dentro.. =)

carlos adolphs
Veterano
# jul/06
· votar


kelson
Então tá padrão!Um abraço!
cacildo poncio
Brilhante intervenção!Muito obrigado!Um abraço!

kelson
Veterano
# jul/06
· votar


lespaulbabilon
cara o meu stand by é alta voltagem e nem por isso há problemas na chave, se de boa construçao pois, há um isolamento interno no acionamento com o corpo (staff e tudo mais) quem já abriu essas DPDTs grandes sabe oq eu estou falando.. e elas suportam bem, respeintando os padroes.. mas a minha ki tem limite de 250V passam 280V e nem por isso ela reclama..

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


aquelas chaves HH usada nos gianninis antigos, na chave de power o que acontecia é que ao acionar dava sempre uma faisquinha pequena que ia queimando e empretecendo os contatos da chave que eram uma latinha de cobre meio fina, acabando ate furar o metal, mas so com muitos anos de uso, a outra chave era de fase apenas e tinha um cap que descarregava, nem tinha stand by. talvez seja isso que o cara quiz dizer, mas era mais facil tomar um chock na boca entre o mic e a guitarra por causa da fase invertida do que um grande risco so de ligar o ampli.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


oldmonkey

era mais facil tomar um chock na boca entre o mic e a guitarra por causa da fase invertida ...

isso realmente NÃO é difícil de acontecer!!
e já vi acontecer tb!! haha
olha o churrasco .. quem vai querer!! haha

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


minha boca ja sofreu muitas vezes!

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey

isso eh um xoque !!! haha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!