15 watts valvulados aguenta ensaio?

Autor Mensagem
Overdrive
Veterano
# mar/06
· votar


Desculpem desviar um pouco do assunto falantes (excelente discussão), mas não esqueçam também do headroom do amp.
Se 15W seguram um ensaio estando no talo, provavelmente já estaremos na zona de drive do power do amp. Dependendo do projeto e das válvulas utilizadas o apm terá mais ou menos headroom entregando esses mesmos 15W.
Se for necessário um som relativamente limpo pro ensaio talvez os 15W do amp não sejam suficientes.

Abç

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


ryushin

Estamos entrando na área de sonorização em shows, o famoso PA, que antingamente (era Beatles) nem existia...

O som de um instrumento entrar pelo microfone de outro é inevitável, mas é tarefa dos técnicos minimizar esse efeito e facilitar a mixagem pelo operador da mesa.

Cada microfone tem um padrâo de captação, e a maioria usado nesta finalidade rejeita sons que venham do lado e de trás - por isso os mics são colocados na cara dos amps no palco.

O maior problema no PA não é a microfonação dos instrumentos, e sim o da voz, pois sempre vai existir uma "briga" com o retorno para o cantor, e as tão famosas microfonias.

Mas a disposição ideal de amplificadores de instrumentos no palco é de forma que eles mesmo alimentem grande parte ou mesmo toda a área, cabendo ao sistema de retorno só um complemento para os músicos mais distantes daquela caixa.

Abraços.

Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


é isso aí, augusto.
e tem mais um lembrete pro ryushin:
o volume final de cada instrumento na banda será sempre limitado pelo volume máximo, antes do feedback, do instrumento de menor potência sonora.
essa é uma premissa básica da sonorização de shows.

geralmente, a voz ou um violão, por exemplo, são bons exemplos de instrumentos q atingem seu limite sem feedback antes das guitarras e do baixo, por exemplo.
só um toque.
ehe

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Isso Michael Vlcek

Some-se a isso mais dois problemas:

1) A bateria gera um volume de som absurdo, principalmente qdo seu usuário não sabe dosar a mão (só conheçe dinêmica para cima, nunca para baixo)

2) Em bandas iniciantes, todo mundo quer se ouvir o mais alto possível. Daí o resultado é qualquer um, com o vocalista se esgoelando...

Eu acredito que uma banda amadurece quando os integrantes abrem os ouvidos para o conjunto de som que estão gerando, e não só para seu próprio umbigo.

Abraços.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


mas os 15W valvulados dariam ou não pra um show?
(amps do Tipo Fender Blues Jr, Marshal 18W e afins.)

Grimc
Veterano
# out/08
· votar


Rescuscito o tópico para retomar esta discussão.
Minha banda não abusa da potência nem nos ensaios nem nos shows. Desculpe aos que discordam mas eu axo meter o volume no talo com 300 watts em um ensaio babaquice (sem ofensas). Minha banda faz um som relativamente alto, o baixista usa um cubo de 140 watts de potência para baixo, o tecladista um de 300 watts (na verdade ele eh o baterista, o ritmo vem do teclado), o tecladista de verdade usa o mesmo cubo, o outro guitarrista usa um nitrous drive de 15 e eu uso lanscape predator (nos insaius)

Naloxone
Veterano
# out/08
· votar


Grimc
insaius???????????????
O que é isso?

Mataram a ortografia!!!!!!!!!!

Minow
Veterano
# out/08
· votar


Grimc
Não dá. Nem valvulado aguenta, quanto mais um SS.

Grimc
Veterano
# out/08
· votar


Minow
Na minha igreja o maximo que eu usei foi volume 4 pra me apresentar ;)

Grimc
Veterano
# out/08
· votar


Naloxone
pois é, é a reforma ortográfica, cobre do Lula

mlorenzo
Veterano
# out/08
· votar


Só por curiosidade, como a galera aí que tem amps valvulados de 50W faz pra tocar em estudio ou em shows em lugares pequenos saturando as valvulas? overdrive só de pedalzinho tosco ? :O

abraço!

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


mlorenzo
Satura só o pré.... ou distorção de pedais...

mlorenzo
Veterano
# out/08
· votar


DotCom
Mas a distorção do pré é outra, a do power q eh a gostosa :D

Ricardo CB
Veterano
# out/08
· votar


Grinc

Seguinte: Tenho um Fender blues Junior de 15 w com falante de 12'.
No AP não sai do volume 1 (na verdade o 2 já que não começa do 0).
Com banda mesmo com um baterista mão de ferro, simplesmente não consegui tocar no talo, encobria todo mundo era uma reclamação só.
Não se engane com os 15w de um ótimo valvulado. Ele fala muito alto e ainda consegue um bom headroom (no caso do Fender)

Grimc
Veterano
# out/08
· votar


Ricardo CB
Kra eh verdade, o meu eh tranzistorizado mas seus 20 watts soam q eh uma coisa de loco!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


Vou aproveitar o tópico....to pensando em pegar um AcedoAudio, não sei se pego de 15w ou 30w por causa do volume. Um amp de 15w aguenta um ensaio com bateria e baixo, sem saturar muito?
Não vou tocar com ele em palco.
Esse AcedoAudio de media potencia tem um bom grave?

LeandroP
Moderador
# nov/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Luiz_RibeiroSP

Creio que sim com o de 15 watts, e depende do volume geral da banda. Vai tocar no limite do limpo. Já com 30 watts dá pra ensaiar tranquilo, e tocar em pequenas casas.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


LeandroP
Os caras são pedreiros, eu uso protetor auricular no ensaio, quando não uso fico com o ouvido zumbindo e bem cansado quando acaba. Esse é o volume geral da banda uehuehue por isso to com receio.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Então pega um de 30w mesmo e seja feliz!! Agora o modelo de 30w do Acedo, se não me engano, é um canal só. Se isso não for problema, vai fundo!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Ele tem um canal sim, mas pra o que eu uso ta ótimo, na verdade odeio amplificador que parece um painel de avião cheio de botão e chave. Só não sei se este amp tem um bom grave.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Manda e-mails pra ele pra se informar direitinho sobre o amp.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 15 watts valvulados aguenta ensaio?