15 watts valvulados aguenta ensaio?

Autor Mensagem
Kasp
Veterano
# fev/06
· votar


André GuitarMan

eu tava na dúvida entre TF200 e lc15r, mas acho q vou ficar com o lc15r pelos seguintes fatores:
1 - Vou tocar com volume alto sem icomodar muito os vizinhos
2 - É totalmente valvulado, então o trimbre em melhor.
3 - Se eu precisar de mais potência para ensaiar, faço uma caixa acústica 2 x 12
4 - Caso eu toque em show para muita gente, posso fazer uma caixa acústica 4 x 12...

sacou o q acontece? eh isso aí q eu penso em fazer.. um lc15r + uma caixa 2 x 12 hadmade
o q vocÊs acham da idéia?

Renato gomes
Veterano
# fev/06
· votar


Kasp
com uma caixa 2 x 12" ou 4 x 12" vc vai ter mais um som mais encorpado e com mais presença, mas a potência vai continuar sendo 15W.

Kasp
Veterano
# fev/06
· votar


entao falei merda
hehehe

Kasp
Veterano
# fev/06
· votar


Renato gomes
se ligue nisso?

"Metalgoat
Membro

Então cara, esse LC tem uma saída pra caixa de extensão mesmo... basta vc casar a impedância da caixa adequadamente que vc poderá ligar caixas 1x12, 4x12, etc... O interessante desse LC é que tendo 15W vc poderá subir o volume até fritar as válvulas conseguindo tanto som como rendimento foda. Ligando uma caixa 4x12 provavelmente deve-se conseguir massa sonora suficiente pra fazer bastante estrago."

e tem isso aqui no site oficial :
[url=www.laney.co.uk]laney[/url]
"Try running an LC15R into a Laney 4 x 12 cabinet and give your neighbours a BIG treat."
tradução: "Tente utilizar um LC15R numa caixa aústica Laney 4 x 12 e dê um enorme problema a seus vizinhos." ... mais ou menos por aí...
então eu deduzi q se utilizar o LC15R numa caixa 2 x 12 ou 4 x 12, a potência aumentará...

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Kasp

Você não está inteiramente errado em ligar uma caixa 2x12 ou 4x12.

A potência não aumenta, mas você conseguirá mais massa sonora, o que pode te dar a impressão de que o volume aumentou.

Renato gomes
Veterano
# fev/06 · Editado por: Renato gomes
· votar


Vc não consegue deslocar mais massa sonora aumentando o numero de falantes.
Vamos supor a seguinte situação:
Vc tem seu ampli de 15W ligado numa caixa 1x12" de 8 Ohms. Com ele no talo vc joga no ar 15W de potencia sonora, certo?
Então vc liga ele numa caixa 4x12" que tem 4 falantes de 32 Ohms cada um em paralelo, resultando 8 Ohms. O que acontece é que a tensão aplicada nos falantes é a mesma (estão em paralelo), mas a corrente é dividida por 4. Vai 1 quarto da corrente para cada falante. Como a potência é dada pela multiplicação da tensão pela corrente, é só fazer as contas e vc vai ter 3,75W indo para cada falante, totalizando os mesmos 15W de potência sonora jogados no ar (ou no seu ouvido hehehe).

Simplificando as coisas: o autofalante nada mais é do que um aparelho que converte potência elétrica em potência sonora em forma de vibrações no ar. Se seu amplificador fornece 15W, o autofalante vai jogar 15W no ar. Não tem como ele dar mais que isso. Mesmo numa caixa 4x12", de onde os falantes da caixa vão tirar mais potência pra vc ouvir o som mais alto? isso não existe. Os 4 falantes "dividem" essa potencia entre si. Se vc pudesse ouvir isoladamente somente 1 dos falantes da 4x12", vc iria ver que ele está falando 4 vezes mais baixo que o falante ligado sozinho.

Vc consegue mais massa sonora com falantes de melhor sensibilidade ou aumentando a potência do amplificador.
O que você consegue usando um maior número de falantes é aumentar graves, corpo, etc, por causa da maior área e das maiores dimensões da caixa (ainda mais se for fechada), o que pode dar uma sensação de aumento de volume.

Renato gomes
Veterano
# fev/06
· votar


Ah, já ia esquecendo minha opinião para o tema do tópico:
Ampli de 15W valvulado com bom falante aguenta ensaio sim, a não ser q vc seja um doido varrido e queira cobrir todos os instrumentos com seu amplificador, ou o baterista e o resto da banda tb sejam doidos varridos e queiram tocar alto até o timpano estourar. Nesse caso, nem Marshall de 100w resolve.

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Renato gomes

Então qual seria o termo certo? Porque eu tive a impressão de ter "mais volume de som".

André GuitarMan
Veterano
# fev/06
· votar


Vejam a minha loucura!!!!

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Renato gomes
o que pode dar uma sensação de aumento de volume.

Não é sensação, é de verdade !

Eletricamente seu raciocínio está correto, mas acusticamente não.

Um agrupamento de falantes - como em uma caixa 4 x12 - aumenta de 3 a 6 dB o rendimento do sistema de 300 Hz para baixo aproximadamente, pelo acoplamento mútuo dos cones.

Por isso diz-se que uma caixa 4 x 12 fala mais alto que uma 1 x12 (ambas recebendo a mesma potência total) e que a 4 x 12 tem mais peso no som.

filipethadeu
Veterano
# fev/06
· votar


finalmente uma discussão interssante!

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Adentrando mais um pouco...

Falantes exibem um tipo de distorção chamada compressão de potência, que faz o rendimento dos mesmos diminuírem quando levados perto de sua capacidade máxima.

Portanto, ao dividirmos o trabalho de 1 falante em 4 deles, diminuímos a potência aplicada em cada falante, ficando longe da compressão de potência e gerando mais som por watt aplicado.

Kasp
Veterano
# fev/06
· votar


AugustoPedrone
então, na sua opinião, uma Laney LC15r (15 W) plugado numa caixa acústica 2 x 12 xegaria a até qtos Watts de potência, +/-?
vc poderia arriscar um chute?

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


Kasp

Não entendi mesmo sua pergunta !!! Um amplificador de 15 watts terá 15 watts em qualquer caixa.

Mas com certeza esse mesmo amplificador ligado em uma caixa 2 x 12 com BONS falantes terá melhor som que com 1 x 12.

Tem que ver se a caixa com 2 x 12 casa em impedância com a saída do Laney.

Renato gomes
Veterano
# fev/06 · Editado por: Renato gomes
· votar


AugustoPedrone
É verdade!! Tinha me esquecido desse detalhe do rendimento cair quando trabalhando com potência elevada. Alguns fabricantes disponibilizam essa curva. potencia (ou corrente) x volume em db. muito raro, nao lembro nem onde foi que eu vi..
E ainda entram outros fatores, corrente inversa, calor, perdas por histerese, etc...

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


AugustoPedrone

Essa "compressão de potência" está relacionada com transformação de energia, onde toda tranformação há perda, ou é viagem minha?
É porque eu quero acompanhar o raciocínio, mas sou "meio devagar" nesses assuntos.

Renato gomes
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci
Eu nunca parei pra estudar o assunto a fundo, só vi por alto, mas eu acho que essa compressão se deve ao fato de q o cone do falante não tem a mesma maleabilidade quando trabalhando com uma amplitude maior. também existem perdas na bobina, que são maiores quanto maior for a corrente passando por ela.

AugustoPedrone
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

Sim, estamos falando de conversão de energia.

Um falante nada mais é que um motor, que transforma energia elétrica em energia acústica. A título de curiosidade, um motor de carro é um conversor de energia química (combustível) em energia mecânica (movimento) - só que os motores de carro têm rendimentos (eficiência na conversão) da ordem de 90% !!!

Já os bons falantes têm eficiência na casa dos 5%, pois a conversão de energia tem vários estágios - a energia elétrica vira energia magnética que vira energia mecânica que finalmente vira acústica. Em parte desse processo temos perdas que vão se acumulado e como resultado temos a baixa eficiência.

O alto-falante é o mesmo desde que foi inventado (a uns 100 anos). O que mudaram foram os materiais, mas o princípio de funcionamento é o mesmo.

Sobre a compressão de potência..uma analogia... Um carro é menos econômico (quer dizer...converte energia química em energia mecânica com menor rendimento) quando o motorista está com o pé no fundo, certo ? O mesmo ocorre com o falante, se levado aos seus limites...

LeandroP
Moderador
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar


AugustoPedrone
Renato gomes

Por mais que a tecnologia vem se desenvolvendo, criando amplificadores digitais e com menos necessidade de energia, os auto-falantes continuam os mesmos. Ou seja, você pode ter um equipamento potente do tamanho de um biscoito, mas os auto-falantes serão sempre os mesmos, mudando vez por outra os materiais, mas mantendo o princípio.

Valeu os toques. Eu sou bem leigo neste assunto, só que, querendo ou não isso faz parte do nosso cotidiano. Eu não pretendo ser um engenheiro de som, mas é importante sacar certos princípios.

O bom é que ainda posso manter a minha afirmação: 15 watts dá pro gasto.

barci
Veterano
# fev/06
· votar


Ate um AX-84 HO com um falante legal consegue tocar em ensaios com baterista. Um de 15 W tem uma pressão sonora muito boa.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


Então resumindo:

Se eu comprar ou construir um amp valvulado de mais ou menos 15W (tipo Fender Blues Jr, Marshall 18W, etc...) consigo ensaiar e fazer shows?

(no link que postaram aí diz que os caras não passaram do 3 pra dar show com o Blues Jr...)

OverDie
Veterano
# mar/06
· votar


Também gostaria de saber se com um valvulado de 15w microfonado da pra fazer pequenos shows, tipo pra umas 500 pessoas em lugar aberto?

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


OverDie
Bem vindo ao clube...

Minha duvida é que: o volume de som é medido em decibeis.. logo os 15W de um valvulado não fazem o mesmo barulho de outro amp... então queria saber isso mais ou menos... e tambem ja li aqui (?) no FCC que para dobrar o volume de som de um amp tem que multiplicar a potencia por 10... ou seja: um amp de 15W falaria metade de um de 150W... (isso não sei se procede na realidade)

Ou seja... fiquei no lodo... e cheio de duvidas...

Alguem pode me ajudar nisso?

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Augusto Pedrone
Renato gomes

Além da "compressão de potência", por acaso não existe um fenomeno ligado à disposição dos alto-falantes, ou seja o contrário da inversão de fase?

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


sobe

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice

por acaso não existe um fenomeno ligado à disposição dos alto-falantes, ou seja o contrário da inversão de fase?

Juro que não entendi bem sua pergunta, mas vc deve estar se referindo ao acoplamento entre falantes próximos.

Esse fenômeno dá 3dB adicionais nas frequencias mais graves (uns 200 para baixo) para 2 falantes. Para 4 falantes o ganho é ainda maior.

Talvez isso explique pq o JCM800 soa médio demais para alguns gostos, pois ele foi feito com intenção de ser ligado em 4 x 12 ou mesmo 8 x 12, com ganho de graves naturais.

Abração.

desce

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Então aquelas "paredes de amps" fazem algum sentido para se ganhar médios-graves. Mas em shows não é possível captá-los com apenas um SM-57. certo?

maurice
Veterano
# mar/06
· votar


Seria preciso algum microfone que capte a ambiência, o que é dificil em palcos.

Abraço

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


maurice

Olá,

Veja que o referido é para a sensação no palco. Para gravar a conversa é outra...

Mas "graves" de guitarra são na casa dos 100Hz, o que facilita o trabalho dos microfones.

Abraços.

ryushin
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Num show de grandes proporções que são necessárias caixas de "repetição" em todos os cantos, para que todos possam ouvir tão bem quanto quem tá na frente, será necessário que se microfone o amp do guitarrista, mesmo que ele use caixas 4x12, 8x12, certo? Dessa forma todos teoricamente ouviriam da mesma maneira, pois haveriam caixas adicionais para formar um perímetro sonoro, certo? Bom... minha dúvida é a seguinte... O som dos outros intrumentos não poderia interferir no microfone que está microfonando o amp do guitarrista?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 15 watts valvulados aguenta ensaio?