LM3886 --- Duvidas sobre ele

    Autor Mensagem
    snakesantos
    Veterano
    # fev/06


    Bom eu e meu pai fizemos um amp de guitarra mais ou menos do tamanho de um valvestate 2x12 com dois falantes de 12" 75W RMS
    Eu estava a procura de um amp transistorizado pois por enquanto só monto pedais e ainda estou com duvidas pra montar valvulados...
    foi quando axei o projeto do GGG que usa um LM3886 que ouvi dizer que tem 68 W.
    eis minhas duvidas:

    - 68 watts em 8 ou 4 Ohm???
    - se for em 8 vou colocar dois desses, um para cada falante. Pode?
    - Bom, ele trabalha com 18V DC, uso fonte ou trafo??? quantos Amperes?
    - eu achei cada CI por 19 reais. existe algum projeto de facil montagem de "alta" potencia???

    agradeço

    Zacarias
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    - em 4 ohms
    - pode, mas vai precisar de um trafo maior
    - fonte ou trafo? vc vai ter que fazer uma fonte, com um trafo, mto bem filtrada e parruda pra um amp desses
    - www.diyaudio.com - vc acha alguns projetos lá

    snakesantos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mais Alguem????

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    snakesantos

    Onde vc achou esse CI ? Aqui no RJ não achei, e ele é um ótimo amplificador para alta-fidelidade.

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ele precisa de um dicipador bruto nao?
    e tipo.. essas respostas ai são resolvidas lendo o datasheet do componente que se axa facilmente.. são 68W em 4 ohms, porem a corrente senao me engano eh de 5A.. e ele rola de trabalhar com 30V e eskenta pra burro..

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O kelson falou tudo...o bicho pega fogo !!! De repente um esquema de dissipador de computador (daqueles para overclock hahahahah!!! ) faz bem o serviço.

    Mas o som dele (dizem, nunca ouvi) que é o bicho ! Não há CI de potência de áudio com som tão bom atualmente.

    snakesantos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ótimo saber disso tudo (menos a parte do aquecimento)

    AugustoPedrone
    olha, eu morei dois anos no rio e nem em cascadura eu achava alguns componentes e tinha que pedir via correio de SP

    então, estava pensando no seguinte...

    o projeto que achei era somente o circuito do amp e controle de volume, e só.
    então estava pensando no seguinte. não sei se vcs ja viram no site do handmades o pre amp de lah que usa um TL071 e tem controle de grave - medio - agudo com regulagem por chave de ganho de entrada...

    estava pensando em ligar assim... sera que vira???
    e uma duvida que eu sempre tive mas nunca perguntei
    potencias em RMS ligadas em serie se somam???
    ex: 5W do pre + 65 do AMP = 70???

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    snakesantos

    Monte aí o LM seguindo o esquema do datasheet, monte esse pré e ligue-o na entrada do power que montou.

    O resultado deve ser um puta amplificador. Monte e conte os resultados...e me diga se pode me enviar pelo correio 2 desses LM que eu pago um suco ! (ahahaha)

    A potência de um sistema de som é determinanda pela potência do amplificador.

    snakesantos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    olha, eu ainda nao comprei os meus, por enquanto estou só pesquisando se ele eh tudo isso que falam msm, mas assim que comprar os meus te envio sim, tá saindo 20 reais cada CI (R$19,20)

    bom, eu monto e depois te falo se fico bom ou não...

    e tipo, que tamanho de dissipador eu uso??? eu li no datasheet e to pensando em trabalhar em 8ohms com 35V que rendem 50W
    vou precisar de cooler^???

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Usa um dissipador bem grande ou um com cooler. Compra um de micro (o melhor que puder) e faz o furo para o parafuso.

    filipe p marcato
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: filipe p marcato
    · votar


    eu vou começar um projeto de amli com esse power ae do ggg lá no forum do site ve lá

    ta no forum de projetos criados no site-amplificadore-amplificador transitoriazado para guitarra


    [url=www.handmades.com.br/]hand mades[/url]


    pessoal da uma ajuda lá

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu tinha feito um post aki só q meu pc travou e perdi ele..
    xoh veh..

    68W cont. avg. output power into 4Ω at VCC = ±28V
    38W cont. avg. output power into 8Ω at VCC = ±28V
    50W cont. avg. output power into 8Ω at VCC = ±35V

    atenção pra amperagem do trafo.. quanto maior voltagem menor corrente.. e tem ki fazer as contas de uma fonte melhor regulada pra evitar ruidos e tudo mais.. na ggg nao fala sobre isso..
    maior voltagem mais aquecimento..
    e tendo a fonte certa.. vc tem ki calcular a dissipação do transitor.. dai nessas 2 vc consegue calcular um dissipador bom.. se nao tem cabeça pra calcular esses numeros pega um dissipador bemmm grande com preferencia 2 coolers meia boca.. ou um dissipador de amd 2,4 com um cooler legal =) olha na pagina 11 e 12 do pdf da ggg que é o datasheet do component..

    mas axo um projeto bem legal.. se tivesse $$ eu investia =)

    Zacarias
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o lm3886 é o famoso chip dos Gainclone dos americanos....

    www.diyaudio.com - aqui tem mta coisa sobre os mesmos

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    só pra ressaltar..
    http://www.national.com/an/AN/AN-1192.pdf

    snakesantos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    kelson

    mas se eu fosse trabalhar com 35v qual seria a amperagem do trafo???

    kelson
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    snakesantos
    tem ki olhar no datasheet eu nao entendi direito como calcula.. tentei ver pela curva de respota mas nao entendi direito..

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    snakesantos
    se vc for operar em 35v contínuos, lembre-se que a tensão DC depois da retificação é cerca de 25% maior que a tensão AC, portanto compre um trafo de 28-0-28.. o LM3886 vai estar operando em 35volts mas vai ser capaz de entregar nos falantes somente uns 28volts DC por causa do voltage swing do integrado... em 8 ohms vc vai precisar de 3,5A.. compre um de 4,5A pra dar uma folga pro trafo... operando nessas condições vc vai ter por volta de 50W RMS.
    pra poder usar toda essa potência que o LM3886 tem pra te oferecer vc vai precisar dobrar o ganho dele, já que no projeto original do GGG ele é feito pra operar em 18v e vc vai usar 35v. faça o seguinte: dobre o valor do resistor R1, se vc não achar o valor exato pode usar o mais próxmio que não tem problema.
    e esqueça essa de usar dissipador de calor de computador.. esse LM3886 esquenta demais e vc pode comprar o melhor dissipador com o melhor cooler pra computador que não vai adiantar nada... não se comprara a potência que esse LM dissipa com a potência que um processador de computador dissipa..
    ao invés disso, compre uma chapa de alumínio de 5mm ou 6mm de espessura. Compre uma chapa de 15cm x 5cm e faça um furo para parafusar o LM3886.. Existem umas chapas em L, eu já usei dessas e é melhor. Não esqueça de passar pasta térmica entre o LM3886 e o dissipador. qualquer loja de eletrônica vende e é baratinho.
    só cuidado para não encostar a chapa de alumínio em lugar nenhum. Nesses integrados, a carcaça está ligada ao -V. Se vc encostar o dissipador no terra vai dar um curto circuito daqueles :)
    E não ligue ele sem o dissipador. Ele se auto-desliga quando chega a uma determinada temperatura, mas como vc vai estar operando ele com uma tensão alta e com um ganho alto, ele vai esquentar pra xuxu e queimar fácil. E quando ele queima assim, sai de perto!! Ele entra em curto e vai diodo embora, dá curto no trafo, capacitor estoura, etc.. Ja aconteceu comigo. :) O curto no trafo foi tão forte (era um trafo bem grande de 12-0-12, 10A) que o campo magnético que ele gerou fez uma mancha permante na tela do monitor do meu computador que tava do lado.. foi lindo :)
    E ainda dizem que montar ampli valvulado é mais perigoso... hehehe
    Qualquer dúvida estamos aí.

    Abração,
    Renato Gomes.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Renato gomes

    Olá Renato, tudo bem ?

    Um dissipador "de computador" com cooler não tem um eficiência tão ou até melhor que um convencional por convecção ?

    Os primeiros micros...Pentium 100 e tal até usavam um dissipador no processador sem cooler. Já do PII em diante só com cooler, e já vi verdadeiras obras de arte nesse sentido.

    Os dissipadores de computador são muito bem feitos, tem aletas eficientes, usam alumínio anodizado (que força a transmissão de calor do centro para as bordas) e acoplados ao cooler fazem bonito.

    Já tentou ligar o seu micro sem o cooler e colocar o dedo sobre o processador ? A área que esquenta é até menor que a do LM e o dissipador trabalha dentro do gabinete, numa situação pior que um amplificador que troca ar externo.

    Estou escrevendo isso pq já montei um amplificador de baixo (uso contínuo) com 2 x OPA549 em ponte, entregando perto de 200 wrms, e usei um dissipador de micro, com cooler, e o bicho fala bem até hj...

    Abração.

    Zacarias
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Augusto, como é a performance do OPA549? Eu tenho 2 aqui e pretendo fazer um sub pro meu sistema de som do PC...... eu só fiz projetos com 548, e gostei do resultado (apesar de não ter colocado ele pra funcionar no máximo)

    vc usou pré antes do 549? e qual a corrente e tensão do trafo?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Esses OPA da Texas são legais, só não usaria em algo Hi-Fi, como o LM faz mt bem.

    O desempenho em altíssimas frequências (10Khz) dos OPA não me pareceu tão bom quanto em baixas.

    Usei o esquema do datasheet, e liguei em ponte. Usei um pré com equalizador e inversor de fase antes dos OPA.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    AugustoPedrone
    Augusto, eu fiz exatamente a mesma coisa que vc :) liguei dois OPA549 em ponte, usando um DRV134 para jogar o sinal invertido e não invertido neles dois. primeiro eu comprei um dissipador de calor muito bom, desses novos, com cooler parrudo... não adianteou. depoi eu comprei o melhor dissipador de calor com cooler pra computador que encontrei. era grandão, em espiral, com cooler com rolamentos, cheio de frescuras. paguei uma nota preta, mas se eu tocasse por mais de meia hora com o volume perto do talo (haja ouvidos hehehe) ele cortava...
    aí eu comprei uma chapa de aluminio em L, paguei 3 reais nela e nunca mais tive problemas.. ele tá aqui funcionando até hoje. e sem cooler.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Renato gomes

    Opa !!! Que coisa !!! Sabe que esse que montei está DENTRO da caixa acústica, e fala bem até hj. Só tive o cuidado de colocar o cooler perto do duto de sintonia para ter alguma troca de ar...no mais tá lá firme !!!

    O que achou dos agudos do OPA ? Eu não senti firmeza não...

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Ah legal! o meu funciona perfeitamente aqui. eu adoro ele. potência de sobra e ele não dá um pio! silencio absoluto e sem nenhum ruido, e nem precisei de frescura nenhuma na fonte.

    Quanto aos agudos eu não achei ruim não, mas tem um detalhe: eu imagino q vc deve ter montado para cada "banda" do circuito em bridge o circuito da página 8 do datasheet né? Bem... esse circuito é super pobre em agudos, pois como vc pode ver, não existe capacitores em paralelo com R1 nem com R2. Faça o seguinte: coloque capacitores em paralelo com R1 e R2. Depois de alguma experimentação os valores que achei ideais pra guitarra são 0,1uF em paralelo com R1 e 1,5nF em paralelo com R2. Aumentando o valor do capacitor em R1 vc tem mais agudos, e aumentando o valor do capacitor em R2 vc atenua os agudos. Esses foram os valores que achei ideais, mas é só brincar com esses valores que dá pra tirar uma grande variedade de timbres.
    Bem.. posso estar falando coisas q vc já sabe, mas em todo caso, informação no forum nunca é demais :)

    Abração,
    Renato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LM3886 --- Duvidas sobre ele