Valvulado de 100w com dois falantes de 50w

Autor Mensagem
marcelogatinho
Veterano
# dez/05


Laney Valvulado de 100w com dois falantes de 50w, eminence gb 12

ola pessoal, keria sabe se pode acontece de estoura os falantes, ou naum tem problema algum posso fica tranquilo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


marcelogatinho
O ideal seria trabalhar com mais folga.
Abç

Minow
Veterano
# dez/05
· votar


marcelogatinho

pq nao uma caixa 4x12?
bem mió

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


marcelogatinho
Permita-me responder a sua pergunta.
Marcelo, amplificador de 100 wats com dois falantes de 50wats estão dimensionados exatamente. Calma que vou explicar direitinho. 50 w mais 50 w igual 100 w. É para aguentar se eles forem bons, mas pode dar pau sim. O ideal é sempre dimensionar os alto falantes acima.
Mas o importante: os altofalantes tem que estar ligados corretamente. Por exemplo, na saida do trafo de 16 ohms pode ligar um falante de 16 ohms ou dois de 8 ohms em série ou 4 de 4 ohms em série.
Na saida de 8 ohms pode ligar dois de 16 ohms em paralelo e assim por diante.
Ligando corretamente aproveita totalmente a transferencia de potencia amplificador-trafo-falante. A potencia é distribuida exatamente nos dois falantes. Não esquecer tambem de respeitar a fase para melhor resultado.

marcelogatinho
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo
pois é amigo , mas o caso q uma vz li naum sei onde q os amp. tem picos de potencia, acho q falava sobre um amp do dick dale q era de 100w e tinha picos de 180 ai vivia estourando os falantes, estou ainda muito preocupado com este trabalho no limite dos falantes !!!
por fala em falantes olhei pro ampli e ele tava ainda ligado ehehe desde quase uma hora atraz q so desliguei o standby e guardei a guita, possivelmente ia dormi com ele ligado rsrs

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


marcelogatinho
Amigo, o amplificador parado não tem muito problema não, a não ser pelo desgaste das valvulas. É até dificil entrar neste assunto pois causa muita polemica, e é o que eu menos quero. Vou arriscar. Valvulas tem desgaste de filamento e de emissão pelo catodo, vão enfraquecendo com o uso e podem queimar a qualquer instante como uma lampada. Tambem tem consumo de filamento. Transistor não, pode enjoar de usar, pode deixar ligado e ir dormir, não tem filamento e praticamente não tem desgaste.
Quanto a potencia é o seguinte: Quando se fala em potencia o mais correto é falar em potencia RMS que é a potencia real. Os picos são inevitáveis, mas são normais, não há problema, já está tudo previsto no projeto. Mas os aparelhos de uso domestico principalmente trazem a potencia especificada em PMPO, mas é só marketing, para passar a mensagem NOSSA QUANTA POTENCIA. Mas na verdade um aparelho de 3000 W PMPO pode quando muito ter 300 W teoricamente, na pratica acho que bem menos.
Então seus dois falantes que vão dar 100 W se corretamente ligados vão aguentar perfeitamente os picos, já é do projeto. 100 W reais é potencia prá ninguem botar defeito, evite usar o máximo.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/05
· votar


a potencia dos falantes nao eh acumulativa...

ximiapura
Veterano
# dez/05
· votar


Se você nao vai usar o amp esguelado, com volume no maximo, nao tem problema nenhum. Usando ele até uns 70% do volume máximo acho que é o limite.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


sim, mas pra que correr o risco de algum zé-ruela resolver dar uma de marty mcFly com o teu amp e mandar um ou 2 GB12 pras picas?

amp de 100 watts, caixa de no mínimo 150 watts. E pra que cazzo usar um amp de 100 watts? usa um de 50, dá praticamente na mesma.

marcelogatinho
Veterano
# dez/05
· votar


sim, mas pra que correr o risco de algum zé-ruela resolver dar uma de marty mcFly com o teu amp e mandar um ou 2 GB12 pras picas
hahahaha, a gente sempre cuida ma pode acontecer ne, vem algum maluko ai e mete todo volume so pra ver como fica rsrs, eu particularmente com o drive ligado so usei ele no 2 pra ver como ficava e ja te da uma baita perda de audiçao na hora !!!

E pra que cazzo usar um amp de 100 watts
pois é inicialmente ia usar esta caixa num laney vc30, mas ai o amp tava com algum problema ai o vendedor me aviso, uns dias depois vi este laney gl100l por ai e vi um otimo preço, ai pedi pra ele me concegui un na importadora.

usa um de 50, dá praticamente na mesma.
como assim porq praticamente na mesma ?

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Um amplificador de 100W usado a meio volume tem qualidade muito superior a um de 50W usado em pleno volume.
1º- O de 100W a meio volume vai apresentar som limpo e fiel sem distorção indesejável. O de 50W a pleno volume vai apresentar distorção indesejável até mesmo insuportável.
2º- O de 100W a meio volume vai trabalhar com bastante folga poupando as valvulas de saida e o trafo. O de 50W a pleno volume vai exigir o máximo das valvulas de saida e do trafo, desgaste maior.

"sim, mas pra que correr o risco de algum zé-ruela resolver dar uma de marty mcFly com o teu amp e mandar um ou 2 GB12 pras picas? "

Verdadeira a afirmação acima, verdadeiras as afirmações nos comentários dos itens anteriores.
Decida entre as vantagens e riscos o que acha melhor.


[i][/i]

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


1º- O de 100W a meio volume vai apresentar som limpo e fiel sem distorção indesejável. O de 50W a pleno volume vai apresentar distorção indesejável até mesmo insuportável.

po DELVO, tu pelo jeito não é rock & roll hein? distorção insuportável? hehehe.

abração ai.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


ah, esqueci de mencionar, a diferença em 'volume' ou 'pressão sonora' de um amp de 100W é apenas uns 30% a mais que um de 50 watts. Não é o dobro não. Pra dobrar o volume tem que multiplicar por 10 a potência.

cheers

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Tem diversas maneiras de reduzir de 100W para menos sem nenhum prejuizo de qualidade. Algum fabricante pode até fornecer dados, mas nunca ví em valvulados, talvez existam dados assim. Mas já ví em amplificadores transistorizados. A potencia de saida dependia da combinação e valor de impedancia dos falantes, podia usar até 4 falantes de saida.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo
em valvulados típicos de 100 watts (4x6L6 ou 4xEL34) é fácil reduzir pra 50 watts... basta tirar uma válvula de cada lado do par PPP. Vai descasar a impedância, mas normalmente dá pra compensar.

cheers

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


b0fh
Uma das soluções é por aí mesmo, tem os detalhesinhos que voce memo citou.Valeu!
Quanto a DISTORSÃO gosto sim. Adoro Rock&Roll. É bom conversar com pessoas como voce que estão realmente por dentro. A duvida talvez é por que só curto som limpo com gerador de distorsão e efeitos a parte, pois tenho teclados, guitarras e violão acustico. Nosso amplificador é pau pra toda obra, serve pra tudo. Temos diversas pessoas que participam, mas músico mesmo não tem nenhum. Sabemos bastante eletronica e conhecemos muitos circuitos mas perante um guitarrista de verdade só temos o que aprender. Vamos procurar pesquisar e testar o verdadeiro SOM DISTORCIDO DE AMPLIFICADOR DISTORCIDO que voce e tambem outros citam. Se lhe interessar passaremos o resultado, mas sem brigas, respeito de ponto de vista não só meu mas tambem dos meus colegas não creio que todos errem ao mesmo tempo.
Como lhe disse meu amplificador é modesto, serve para tudo. Estou inventando já faz alguns dias um circuito anexo para sujar um pouco o bicho, pois só som limpo tambem cansa. Tambem vou montar o nosso valvulado, só falta completar a grana. Se houver clima ficarei feliz em passar os resultados!
Aqui no CIFRA CLUB aprendo muito, não quero dar uma de sabido, me esforço para retribuir algo pois não é justo eu só pegar e nada retribuir mas sei que isso é dificil pois tem bastante gente aqui que sabe bastante e que já me passaram muita coisa. Desculpem o meu discurso, mas é por que ainda sou novo na casa, logo me acostumo e entro no ritmo normal.
Abraços.

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Mas por favor, explique melhor os detalhes do que acontece quando se descasa o circuito de saida. e como solucionar. É necessario sempre informar direitinho para os menos sabidos aprenderem e não fazerem besteira. Se não explicar mais para a frente eu explico, mas por favor sem rancores.

danilomagacho
Veterano
# dez/05
· votar


Bom... só pra registrar... distorção é questão de gosto... eu gosto MUITO de distorção, mas certamente não gosto de válvulas 6L6 ou EL34 no talo por exemplo... pra isto existe pré... 12AX7, etc...

Até pode ficar interessante o timbre, mas fica quase indomável o som da guitarra, tanto pelo feedback que pode acontecer dependendo de onde você estiver quanto pelo volume (amp valvulado de 50W no talo é insuportável de ficar perto).

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


danilomagacho
Bom... só pra registrar... distorção é questão de gosto... eu gosto MUITO de distorção, mas certamente não gosto de válvulas 6L6 ou EL34 no talo por exemplo... pra isto existe pré... 12AX7, etc...

Até pode ficar interessante o timbre, mas fica quase indomável o som da guitarra, tanto pelo feedback que pode acontecer dependendo de onde você estiver quanto pelo volume (amp valvulado de 50W no talo é insuportável de ficar perto).

Arre, até que enfim alguem me animou. Penso exatamente igual. Mesmo assim vou fazer os testes e darei a mão a palmatoria se eu estiver errado!

marcelogatinho
Veterano
# dez/05
· votar


danilomagacho
pra isto existe pré... 12AX7

uma duvida q sempre tive, quando vc aumenta o gain esta saturando as valvulas do pré, correto ?

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Só para elucidar um ponto que está causando confusão: existem dois tipos de distorções, uma proposital gerada num circuito específico e independente e outra ocasionada por má qualidade do amplificador que a rigor só atrapalha e de maneira ideal não deveria existir.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


No chamado "amplificador limpo" pode usar ganho máximo não pode haver saturação senão não seria limpo. Tem que ser alta-fidelidade, o sinal que entrar tem que sair bonitinho. No "sujo" vale tudo que voce possa imaginar, alterar, saturar, corromper, ai entra o ouvido e a imaginação do artista.

Extremist
Veterano
# dez/05
· votar


marcelogatinho
correto, as válvulas de power soh saum saturadas aumentando o volume, o q em amps mt potentes fica meio inviável...

danilomagacho
Delvo
ueh, mas vcs num gostam da dist d power?? eh o q eu ouço todo mundo falar q eh oq o valvulado tem d melhor! td bem q a dist de pré jah eh otima mas falam q a de power eh q tem um timbraço mesmo, flw

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Extremist
Gosto sim. Mas não curto distorção direta do amplificador. Só do pre especifico. Mas vou tentar. Derrepente mudo de ideia, não sou radical nem dono da verdade!

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Meu som não aguenta muito não. Se aumentar o volume muito é perigoso os cones sairem voando. Por isso tambem não tenho no momento como testar.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


hehehe

sobre distorção:

distorção de amplificador SOLID STATE por excesso de volume, etc (abusando do amp) é uma bosta.

distorção de amplificador VALVULADO (100% alltube tabajara), abusando do amp, é MUITO LEGAL. É o som dos grandes mestres do rock & roll, pô. Pedaizinhos de distorção e simuladores de hoje em dia são tentativas (na maioria das vezes fuleiras) de reproduzir esse som, de VALVULADO NO TALO :)

quanto ao descasamento de impedância:

se você tira 2 tubos de força do teu amp de 100 watts pra ele reduzir pra 50 watts, a impedância de saída dele 'dobra'. ou seja, se você usava uma caixa ideal de 8 ohms, agora a caixa ideal será uma de 16 ohms. Normalmente dá pra resolver isso apenas trocando o 'tap' do trafo de saída, mas na maioria das vezes melhor nem trocar, porque usar impedância mais baixa que a 'ideal' nos valvulados dá um boost legal nos graves, apesar de uma pequena perda de potência... mas afinal tamos querendo mesmo é reduzir a potência né.

e uma dica pra vc... tem outros fóruns por ai menos 'selvagens' que este aqui... eu mesmo raramente posto por aqui devido ao baixo nível de alguns participantes... mas tem muita gente legal também, so que é foda, perde-se muito tempo filtrando o ruído... baixo SNR, se é que me entendes.

cheers

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


ops, ia esquecendo

se quiser dar uma olhada na minha pagineta sobre amps 'tabajara' made in fundo-de-quintal, taqui o link:

http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps/

tem esquemas elétricos, fotos de montagens, e as vezes até uns sound clips toscos.

cheers

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05 · Editado por: Michael Vlcek
· votar


marcelogatinho
uma duvida q sempre tive, quando vc aumenta o gain esta saturando as valvulas do pré, correto ?

em geral é isso sim.
o tal "gain" seria o controle de ganho do pré (as 12ax7 da vida), q geralmente dá o grosso da distorção e do timbre.
mas sempre digo isso, cara, e vc sabe, nada é mais gostoso de escutar do q a distorçao do POWER de um valvulado no talo ou perto disso.

meu clone de jcm 800 (50w) já é foda de colocar o master geral acima do 4, é ensurdecedor... fico imaginando o teu, com 100w... só em estádio, eheh
ou seja, tanto eu qto vc nao aproveitamos bem a melhor distorçao de um valvulado.
por isso q eu tou visando montar um ax84 ou hi-octane, q sao de pequeno porte e dá pra por no talo sem medo de quebrar os vidros da casa, ehe.

agora, como disse o b0th (sumido!), distorção de power em amp solid state nao existe, é horroroso, eheh

falow!

PS: ah, lembrei de outra coisa
uma caracteristica q eu tiro muita vantagem nos valvulados, e q nao existe em amp solid state, é o uso de compressores no sinal q vem da guitarra.
tenho um pedal marshall compressor, e qdo ele é acionado, esquenta radicalmente o timbre do amp, pq o sinal q vai pro pré já chega saturando as valvulas.
resultado: um nivel de ganho muito maior sem precisar de nenhum pedal overdrive ou distortion, q em geral são ruins...
tenta fazer isso em um solid state. nao dá!
ehehe
;-)

fui!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/05 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


b0fh

legal véi!! gostei...bem legal mesmo!!
onde vc arrumo os chassis??

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


_BLACKMORE_

é 'sucata' mesmo... um era um marshall MG daqueles com falantinho de 8 (mas dei uma arrombada pra caber um de 10), e o outro era um tremendão SL. do tremendão eu aproveitei os trafos também, além do chassis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado de 100w com dois falantes de 50w