Valvulado de 100w com dois falantes de 50w

Autor Mensagem
Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Amigos, aqui pode ter muito joio mas tem muito trigo, é só saber separar. Selvageria existe na camara dos deputados, nas reuniões de condomínio, em outros foruns, transito, todo lugar. Cada um quer saber mais que o outro. É só discordar, pronto, tá feita a briga. Quem tá certo, quem tá errado, é dificil, não? Cada macaco no seu galho, músico é músico, eletronico é eletronico, picareta é picareta, quem mistura tudo não é nada. Em cada especialidade é necessario muita dedicação, muito tempo, não dá para ser bom em tudo. Minha praia é eletronica e só. Música eu adoro, é meu hobby predileto.Mas como disse não dá para ser tudo.
Não vou pegar mais pesado hoje para não iniciar nova briga, mas se me provocarem prometo dar o troco assim que tiver um tempinho. Picaretas tem que ser desmascarados. Cuidado com erva daninha!
Tambem acho que o mais gostoso não é ficar detalhando e brigando, isso realmente estressa e acaba não levando a nada. Das reuniões de condomínio eu tô fora.
Aqui não. Tem briga, mas tem muita coisa boa, só saber fazer a triagem. Se eu sair por causa do joio perco o trigo. Procuro o trigo, erva daninha eu jogo mata-mato!

Para quem está a fim de aprender mesmo sugiro:
Não se apeguem só aqui não. Não fiquem só aceitando peixe, aprendam a pescar, procurem livros básicos de eletronica, Internet etc.
Para exclarecer coisas que aqui foram respondidas de maneira errada e que não vou corrigir para não arrumar para a cabeça e não estragar o tópico sugiro pesquisarem:
Unidades de potencia sonora. Watt ou Decibel. Quando usar uma quando usar outra. Potenciometro Logaritmico. Potenciometro Linear. Por que no volume deve ser usado LOG. O que é sensibilidade fisiológica do ouvido. O que é decibel. Qual o limite de som para a sensação dolorosa. O que é timbre
Casamento de impedancia principalmente de valvula-trafo-falante, é muito importante, só falam babaquices, Amplificadores Lineares. Por que altafidelidade, Amplificadores simples de uma só valvula de saida, push pull, ultralinear, classe A, B, AB,C
Foram fornecidos aqui no Cifra ótimos sites de diagramas, peguem, estudem perguntem, mas não para músicos, perguntem na escola de eletronica ou para tecnicos eletronicos. É muito facil, quem aprender um vai entender todos. Não caiam nessa de Ah, esse projeto é meu, fui eu que fiz. Amplificadores a valvula e pres são mais velhos do que minha bisavó, não há mais o que inventar e são domínio publico. Agora, geradores de distorsão e de efeitos especialmente para guitarras tem antigos e novos e podem depender da criatividade, bom gosto e ouvido de cada um. O que alguns aqui dizem que é bom, para mim e outros é insuportável.
Repito, como eu já disse sou fanatico por valvulas. Agora dizer o que alguns aqui estão dizendo dos transistorizados chamando até de merda é desconhecimento total de eletronica, é a maior idiotice que eu já ví. É dizer que a carroça é o melhor transporte. Por favor, gostem da carroça, digo, da valvula, ela é admirável sim, é simpatica, é carismática, juntamente com o trafo tem uma timbragem especial sim, dá a tal distorsão que voces gostam mas eu e outros detestamos, é legal ver as bichinhas acesas. Mas vivam tambem a era do computador, do transistor, do circuito integrado, dos televisores digitais, das telas de plasma e LCD, doDVD, teclados musicais maravilhosos. Só existem essas maravilhas devido aos transitores, chips, tecnologias modernas. Pô, voces só entendem de guitarra, mais nada? De válvula já vi que não, de transistor menos ainda. Parece que só gostam mesmo é de zoeira. Não conhecem uma caixa acustica Yamaha, Roland, Creative, Jb e tantas outras? Se não tem dinheiro para comprar digam logo, eu tambem não tenho, mas não vou dizer que só as minhas porcarias são boas, só eu é que sei. Pelo menos não ensinem errado. Vão estudar eletronica e tecnologia, cresçam e apareçam.
Talvez vou dar um tempinho, é estressante, não? Mas me aguardem, assim que terminar os projetinhos que a minha bisavó me ensinou e agora estou falando que são meus voltarei, para a guerra ou para a paz, prefiro a paz.
Tchau! Bom Natal.

marcelogatinho
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo
e ai amigo , naum se estressa naum, aki precisa ter um pouco de paciencia, tem neguinho q vem de fora fala besteira so pra zua e depois nunca mais aparece ou so passa de vz enquando .........
a maioria de nós somos gente q gosta de musica, q ker aprender de eletronica, pra ter um amplificador melhor doq temos feito por nós mesmos ja q naum teriamos condiçoes de pagar akeles preços exorbitantes q as lojas pedem ou apenas aprender somente pelo simples fato da vontade de saber o porq das coisas !!!!
este lance de um gosta disso e o outro daquiloa gente precisa ter uma paciencia mutua !!! pois é normal o cara acha a sua namorada mais bonita doq a namorada do outro !!! ja viu se todo mundo gostasse da mesma mulher /?? srsrs mesma coisa acontece com os amplificadores.
mas os gostos mudam com o passar do tempo, a gente passa a ver as coisas de maneira diferente, dar valores diferentes pras coisas por isso temos q respeitar a opiniao de cada um.......
ve se naum desaparece naum cara fica ai tira as duvidas do pessoal ai,e aprender tbm como vc mesmo disse !!!
acho q a gente tem q difundir os conhecimentos, a internet é otima para isso, senaum nasce um e morre outro e a gente ta sempre naquela ignorancia.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo

cara, não tou te entendendo... não sei se é comigo, mas...

Agora dizer o que alguns aqui estão dizendo dos transistorizados chamando até de merda é desconhecimento total de eletronica, é a maior idiotice que eu já ví.

o que eu disse é que am
plificador de guitarra transistorizado com distorção por excesso de volume é uma merda. timbre merda, dinâmica merda, tudo ruim. E vou além, amplificador SS, mesmo quando usado corretamente (sem overdrive) tem um som XOXO. não tem punch, não tem dinâmica, não tem TIMBRE. Se você quer tocar limpo até passa, mas não faz minha cabeça.
Transistor não é ruim, tem seus usos... amplificadores 'hifi' de baixo custo, computadores, como você mesmo disse. Transístor bipolar em áudio NUNCA vai se comparar com válvula, não tem linearidade, precisa de TONELADAS de feedback negativo pra estabilizar a resposta, e o feedback MATA a resposta dinâmica do amplificador. Por isso que os nerds 'audiófilos' só usam válvulas mesmo para hi-fi. Os MOSFETS são bem melhores, mas ainda assim não tem uma característica que dá 'aquele' timbre de guitarra, o soft-clipping. Estou falando de timbres de blues e rock & roll aqui.

Amplificadores a valvula e pres são mais velhos do que minha bisavó, não há mais o que inventar e são domínio publico.

perfeito. pouca coisa se fez desde que o leo fender inventou o bassman. o resto são cópias e adaptações.

Pô, voces só entendem de guitarra, mais nada? De válvula já vi que não, de transistor menos ainda.

te garanto que entendo bem mais de válvula que de guitarra. baseado em que você diz que 'de válvula ninguém entende nada'? que coisa mais arrogante. Não me interessa se você é o PAPA do assunto, falar que os outros 'não entendem nada' é foda.

Não conhecem uma caixa acustica Yamaha, Roland, Creative, Jb e tantas outras? Se não tem dinheiro para comprar digam logo, eu tambem não tenho, mas não vou dizer que só as minhas porcarias são boas, só eu é que sei.

e essa agora... além de não saber nada, ninguém tem dinheiro... essa é boa. mas vou dexar esse negócio de ficar medindo tamanho do pau pra depois.

Pelo menos não ensinem errado. Vão estudar eletronica e tecnologia, cresçam e apareçam.

essa foi boa... engraçado como sempre aparece nego PHD aqui se achando os FODAS... mas nessa eu não caio mais não, ja me chegou daquela vez com o allan fly.

Mas me aguardem, assim que terminar os projetinhos que a minha bisavó me ensinou e agora estou falando que são meus voltarei, para a guerra ou para a paz, prefiro a paz.

isso, vai lá fazer teus projetinhos... e cuidado com o B+, não vai tomar choque hein?
Pra quem fala tanto em paz, tu é um belo de um flame warrior.

por essas e outras que este fórum tá sempre uma merda.

b0fh
Veterano
# dez/05 · Editado por: b0fh
· votar


ah, by the way, esquece a dica de entrar nos outros fóruns... o pessoal lá é mais educado e não gosta de tipinhos encrenqueiros. fica por aqui mesmo que tá em casa.

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


b0fh
pois é, vc repetiu o q eu disse no outro tópico.
o cara é afetado.
caiu de pára-quedas aqui e chegou botando banca, querendo aparecer...
não dê o presente q ele mais quer, q é bater-boca no cifraclub, isso já ficou bem claro.
o cara deve estar sozinho em casa, sem mulher (ou homem, sabe-se lá...), e uma hora ficou entediado e resolveu surtar.

fui

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Jóia meu. Tá cheio de guitarrista da pesada dos bom, meu, mas voces? Ouvi algumas amostras de um de voces. Pô pelo amor de Deus, parem, meu ouvido não é pinico. Som distorcido de voces? Só se for para encobrir as falhas, pois não sei o que é pior, as falhas ou a distorsão. Vão baixar noutro centro, aqui é só nosso. Alem do mais só quiz atingir os picaretas e bichas. Obrigado por se identificarem. O outro, coitadinho, aconselho a fazer um curso de MARIA FUMAÇA pois só entende de museu! Quem falar merda agora aqui vai levar cacetada! Pô, não ensinem errado, não vendam suas merdas por aqui ou pelo menos paguem uma comissão para o CIFRA.
E quem me chamou de bicha se tiver alguma irmãsinha por ai me apresente. Depois pergunte a ela o resultado. E ainda vem falar que eu é que sou encrenqueiro.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


caralho mas que mala... agora além de tudo eu tou VENDENDO amplificador... e já me identifiquei como PICARETA e BICHA...

ora meu amigo, VÁ DAR MEIA HORA DE CU, seu merdinha. Muito fácil dar uma de macho sentado ai atrás de um computadorzinho.

'Quem falar merda vai levar cacetada'. hahahah

Por enquanto só vi VOCÊ falar merda, seu punheteiro recalcado chupa rola do cu arrombado. Só fica falando 'vou postar', 'vou fazer', 'vou explicar'... então EXPLICA, ó PAPA da eletrônica.

esses merdinhas fazem um cursinho de eletrônica do IUB e vem aqui botar banca... falta de BUCETA isso.

b0fh
Veterano
# dez/05 · Editado por: b0fh
· votar


e não sabe nem ESCREVER esse CHUPA ROLA

é DISTORÇÃO não DISTORSÃO

IRMÃZINHA, não IRMÃSINHA

QUIS, não QUIZ. QUIZ é aquele programa da MTV. QUIZ MTV

cada figura...

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


hahahahaa

eu tb reparei nos múltiplos erros de português, mas relevei, pq afinal, uma pessoa q só viu eletrônica na vida, desde q estava no berço e meteu o dedo na tomada, dando um curto-circuito no cérebro, não poderia mesmo saber muito de ortografia.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


mike, nada contra escrever errado, mas um sujeito que 'sabe tudo mais que todo mundo', 'que é O FODÃO enquanto os outros são uns merdas' escrever errado? não pode.

carlos adolphs
Veterano
# dez/05
· votar


b0fh
b0fh
Ai, ai ,ai....Esse negócio de tirar válvulas...vamos lá:Não existe esse negócio de tirar duas válvulas e a impedância de saída dobrar.Se vc entendeu assim, não está correto.Vou tentar explicar.Uma válvula tem uma impedância de carga de placa ditada pelo manual, e a mesma se comporta como um resistor.Se colocamos duas válvulas em paralelo, elas vão dividir essa resistencia entre as mesmas, ou seja se para uma válvula eu precisava 5000 ohms de carga, com duas eu precisarei 2500 ohms.Nos valvulados usamos o circuito push-pull paralelo quando for para 100 w e push pull simples para 50 w.Quando for o circuito de 4 válvulas elas estão duas a duas em paralelo e o trafo de saída tem algo em torno de 2500 ohms placa a placa,VEJA BEM, O TRAFO TEM ESTA IMPEDANCIA.Se eu retirar duas válvulas, a IMPEDANCIA REQUERIDA, dobra ou seja, o circuito vai pedir 5000 ohms placa a placa.Só que o trafo continua de 2500....e não tem condição física ou elétrica de se auto bobinar ou auto ajustar para chegar ao valor requerido.Na prática vc vai detonar as válvulas, e não simplesmente dobrar a impedância da caixa e funcionar.Nos circuitos de dupla potência, o que se usa é realizar a conecção da 2ª grade das válvulas do power junto com a placa, através de um resistor de 470 ohms 10 w, formando então um triodo de potência,que faz com que a mesma com 4 válvulas de saída fique em torno de 38 w.Só que neste caso o trafo de saída fica certinho(2500 ohms placa a placa).OK ? Um abraço!

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


carlos adolphs

sinto discordar, mas transformador não tem 'impedância', e sim 'relação de impedâncias'. seguindo o teu raciocínio, peguemos um trafo de 5000 para 8 ohms, pode ser usado sem problema nenhum transformando 10000 em 16 ohms. No caso mais comum de amps de 100 watts, geralmente se tem um trafo de 2500 para 4,8,16 ohms (vários secundários), tornando a tarefa ainda mais fácil. Se você tem uma caixa de 8 ohms, e tira duas válvulas, é como os secundários passasem a ser de 8,16,32 ohms. ou seja, basta ligar a caixa de 8 ohms na saida que era originalmente de 4 ohms que tudo continua perfeitamente casado.

Claro que no dimensionamento do trafo entram outras coisas como banda passante x potência, mas nesse caso que eu citei (tirar 2 válvulas e dobrar a impedância da carga) esse problema não existe, porque vai 'sobrar' trafo. Já o contrário (meio difícil, mas...) que seria 'colocar' mais duas válvulas num amp de 50 watts pra dobrar a potência e usar o mesmo trafo não vai dar muito certo, provavelmente vai fritar o trafo por excesso de corrente.

o 'pulo do gato' aí é simplesmente isso... transformador tem RELAÇÃO de impedância, não 'impedância'.

eu sempre fiz isso (tirar válvulas de tremendão), inclusive mesmo sem casar direito a impedância, e nunca tive problema algum. esse negócio de casamento perfeito de impedância é muito 'overrated'... mas concordo que é importante se você quer tirar o máximo de rendimento do amplificador.

Fender Deville
Veterano
# dez/05 · Editado por: Fender Deville
· votar


b0fh
esse negócio de casamento perfeito de impedância é muito 'overrated'... mas concordo que é importante se você quer tirar o máximo de rendimento do amplificador.
Aproveitando a bola levantada.
Tem uns Celestions que tem 15 Ohms. Seu uso dois falantes em paralelo resulta 7,5 Ohms.
Então num ampli com saída de 8 Ohms eu posso mandar bala apesar de não casar perfeitamente?
[]s

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


Fender Deville

meio ohm de diferença? nem esquenta... mesmo porque, casamento perfeito de impedância não existe. cada válvula tem a curva um pouquinho diferente da outra, esses valores de carga de placa são sempre 'típicos'.

o que não se recomenda fazer é:

- usar uma caixa com impedância 2x maior que a saída (por exemplo, 16 ohms numa saída de 4 ohms). esse tipo de descasamento é perigoso pois aumenta os picos de tensão reversa no primário do OT, o que pode perfurar o isolamento, gerar arcos voltaicos nos soquetes, etc. Eu nem arrisco usar impedância maior, além disso não gosto do resultado sonoro (fica com os graves meio xoxos).

- usar o amp sem nenhuma caixa/carga conectada;

- usar o amp com uma impedância muito mais baixa (menos de 2x). Eu gosto de usar, por exemplo, 4 ohms numa saida de 8 ohms, dá uma reforçada nos graves, e uma pequena perda de potência (potência costuma sobrar mesmo...)

cheers

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Transistor não é ruim, tem seus usos... amplificadores 'hifi' de baixo custo, computadores, como você mesmo disse. Transístor bipolar em áudio NUNCA vai se comparar com válvula, não tem linearidade, precisa de TONELADAS de feedback negativo pra estabilizar a resposta, e o feedback MATA a resposta dinâmica do amplificador

Nada a ver. Por esta e outras é que fico cabreira! Não vou tentar te ensinar o certo, não vai aceitar. E eu que achava que escrevia mal. Pense mais antes de falar. Se quizer aprender desça do pedestal.

ah, by the way, esquece a dica de entrar nos outros fóruns... o pessoal lá é mais educado e não gosta de tipinhos encrenqueiros. fica por aqui mesmo que tá em casa.

Se lá o pessoal for que nem voce realmente aqui é bem melhor.

o cara deve estar sozinho em casa, sem mulher (ou homem, sabe-se lá...), e uma hora ficou entediado e resolveu surtar.

E eu é que sou briguento. E nem dormiu comigo ainda e já ta me chamando de viado. Mas também para com... um c.....suj.... que ne..... o seu. é melhor ser viado.

por essas e outras que este fórum tá sempre uma merda.

Este forum é o melhor do mundo. Só saio se o CIFRA ou o criador do tópico me expulsarem. Realmente aqui sinto ser minha casa. Não cuspo no prato onde como. Tu é burro ou o que rapaz, não ta vendo que ta ofendendo todo mundo? Fique só no seu forum de pessoas educadas. Pelo menos brigue limpo, só comigo.

ja me chegou daquela vez com o allan fly.


E não aprendeu ainda?

isso, vai lá fazer teus projetinhos... e cuidado com o B+, não vai tomar choque hein?
Pra quem fala tanto em paz, tu é um belo de um flame warrior.

E eu é que sou de guerra. Vai aprender boas maneiras.

e essa agora... além de não saber nada, ninguém tem dinheiro... essa é boa. mas vou dexar esse negócio de ficar medindo tamanho do pau pra depois.

Mal nos conhecemos e já tá querendo saber o tamanho do meu pau? Cai fora jacaré.

E pra que cazzo usar um amp de 100 watts? usa um de 50, dá praticamente na mesma.

Daqui a pouco vai dizer que um de 50 W é igual um de 25W, um de 25 W um de 25 W é igual a um de 12W até chegar no de 1W ou até menos. Vou jogar o de 100W fora e ficar com o de 1W, pois é tudo igual. O calculo de decibel é por aí sim, mas tem que saber interpretar.Por isso que pedi para estudarem utilização do potenciometro logarítmico no volume e decibel. É que nem o caso do Aquilles e a tar taruga, onde, por certos cálculos furados Aquiles nunca alcançaria a tartaruga. Meu, a questão não é só de potencia, tem outras coisas, quanto maior a potencia melhor o aparelho, mesmo usando com baixa potencia. Ou tu não sabe o que é harmônico, distorção por intermodulação, resposta de freqüência, picos PMPO e IHF, timbre etc. Para quem gosta só de distorção é foda tentar explicar isso.

em valvulados típicos de 100 watts (4x6L6 ou 4xEL34) é fácil reduzir pra 50 watts... basta tirar uma válvula de cada lado do par PPP. Vai descasar a impedância, mas normalmente dá pra compensar.

É gambiarra, só funciona para quem gostar da polemica distorção, não dá para compensar nada não, não tem jeito. Desequilibra tudo, um amplificador bom fazendo isso vira sucata e ainda sujeito a problemas.e estragar.. É o mesmo que ter um carrão poderoso e chegar na oficina e dizer: Corta ai a metade do motor, é a mesma coisa.. Vão te internar. Com direito a camisa de força!
Para quem gosta de qualidade e som limpo nem pensar; é crime sonoro tirar componentes! Só faça procedimentos que realmente conhecer, ou de fabrica, se houver. Mas se gostar de merda bom apetite! Sei de artifícios bons mas são complicados, não aconselho para quem não for do ramo. Tem um que é assim: Substitui o potenciometro de volume por um menor, liga um resistor em série com o potenciômetro. A soma dos dois valores tem que ter o mesmo valor do potenciômetro original: tem que fazer um pequeno cálculo para o resultado ser exato. Nenhuma gambiarra, amplificadorsão agradece e continua bonito e original. Nalguns casos isto pode resolver plenamente, noutros não, mas aqui sim pode se estudar e talvez contornar a situação. Tem também algumas outras gambs que podem funcionar satisfatoriamente. Mas, repito, nada como um aparelho original e intacto, não mandem tirar duas rodas da carroça de quatro rodas, pode quebrar..

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/05
· votar


agora fudeu tudo!! ficou dificil!! hahaha

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


carlos adolphs
Explicou direitinho, é exatamente isso, é muito básico, não tem erro. Continue por aqui, tem galera querendo aprender. Derrepente algum dos dois pode explicar melhor ou o que um não souber outro poder explicar para todos sairem ganhando. Espero que apareça mais gente que realmente esteja por dentro.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Porra que cara mais baixo. Mostrou mesmo a fuça. Mas é tão facil descer ao nivel dele, coitadinho é fraquinho demais. Dificil é subir o nivel mas acho que vamos conseguir.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


meio ohm de diferença? nem esquenta... mesmo porque, casamento perfeito de impedância não existe. cada válvula tem a curva um pouquinho diferente da outra, esses valores de carga de placa são sempre 'típicos'.

o que não se recomenda fazer é:

- usar uma caixa com impedância 2x maior que a saída (por exemplo, 16 ohms numa saída de 4 ohms). esse tipo de descasamento é perigoso pois aumenta os picos de tensão reversa no primário do OT, o que pode perfurar o isolamento, gerar arcos voltaicos nos soquetes, etc. Eu nem arrisco usar impedância maior, além disso não gosto do resultado sonoro (fica com os graves meio xoxos).

- usar o amp sem nenhuma caixa/carga conectada;

- usar o amp com uma impedância muito mais baixa (menos de 2x). Eu gosto de usar, por exemplo, 4 ohms numa saida de 8 ohms, dá uma reforçada nos graves, e uma pequena perda de potência (potência costuma sobrar mesmo...)

DE NOVO FALANDO BOSTA. PORTUGUES AQUI TALVEZ NÃO CONTA MUITO MAS LINGUAGEM TECNICA É PRIMORDIAL. APRENDA A SE EXPRESSAR SÓ FALE O NECESSÁRIO ERRAR É HUMANO , MAS TANTO ASSIM É BURRICE.. VOCE NÃO SERVE NEM PARA SER ALUNO DO MEU ALUNO POR QUE NÃO VAI LOGO PRO OUTRO FORUM QUE VOCE DIZ QUE É MELHOR SEU BABACA.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


marcelogatinho
Amigo fique tranquilo vai correr tudo bem sim. Não é nada do que os caras rotularam, aqui tá cheio de gente decente e civilizada e que expõe idéias ou dúvidas com a maior clareza e educação. Alguma briguinha? É normal. Só sairei se não aguentar fazer tantas correções e ouvir tantas mentiras, mas só de algum elemento bem entendido. Sou humano e sei que tambem vou errar de vez em quando. São todos legais, pode errar sim. Só não pode chutar todas as bolas fora como um ou outro tá fazendo, aí a galera que que quer aprender vai ficar confusa.
Tá chingando o CLUB, chingando a todos, só por que foram desmascarados, tá estragando o time. Se eu sair pode ser tambem por falta de tempo, pois desse jeito vai me tomar muito tempo. Mas alem dos bons que já estão por aqui garanto que vão aparecer outros, pois o assunto é jóia. No mínimo já vão encontrar a casa um pouquinho mais arrumada. Espero ter contribuido pelo menos um pouco. Tem muita coisa interessante por aqui. Como disse, só saber separar, tá facil, so ficar atento.Abraços.

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05 · Editado por: Michael Vlcek
· votar


Delvo
Tá chingando o CLUB, chingando a todos

ô einstein,
xingando é com X...

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


aliás, esse tópico já passou do ponto.
nenhum moderador pra fechá-lo?

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


sinto discordar, mas transformador não tem 'impedância', e sim 'relação de impedâncias'. seguindo o teu raciocínio, peguemos um trafo de 5000 para 8 ohms, pode ser usado sem problema nenhum transformando 10000 em 16 ohms. No caso mais comum de amps de 100 watts, geralmente se tem um trafo de 2500 para 4,8,16 ohms (vários secundários), tornando a tarefa ainda mais fácil. Se você tem uma caixa de 8 ohms, e tira duas válvulas, é como os secundários passasem a ser de 8,16,32 ohms. ou seja, basta ligar a caixa de 8 ohms na saida que era originalmente de 4 ohms que tudo continua perfeitamente casado.

Claro que no dimensionamento do trafo entram outras coisas como banda passante x potência, mas nesse caso que eu citei (tirar 2 válvulas e dobrar a impedância da carga) esse problema não existe, porque vai 'sobrar' trafo. Já o contrário (meio difícil, mas...) que seria 'colocar' mais duas válvulas num amp de 50 watts pra dobrar a potência e usar o mesmo trafo não vai dar muito certo, provavelmente vai fritar o trafo por excesso de corrente.

o 'pulo do gato' aí é simplesmente isso... transformador tem RELAÇÃO de impedância, não 'impedância'.

eu sempre fiz isso (tirar válvulas de tremendão), inclusive mesmo sem casar direito a impedância, e nunca tive problema algum. esse negócio de casamento perfeito de impedância é muito 'overrated'... mas concordo que é importante se você quer tirar o máximo de rendimento do amplificador.

DE NOVO SÓ BOSTA . ASSIM NÃO VAI DAR. TÁ QUE NEM CAMARÃO. SÓ MERDA NA CABEÇA. SÓ ABRA A BOCA QUANDO TIVER CERTEZA.

TRAFO TEM IMPEDANCIA SIM. ALTOFALANTES TAMBEM. VALVULAS TAMBEM. TEM QUE SER TUDO MUITO BEM CASADO SENÃO VIRA MERDA, ESTRAGA VALVULAS ETC. NÃO MISTURE AS BOLAS PO.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Michael Vlcek
FECHAR NÃO. BASTA TIRAR VOCE E O OUTRO. O TOPICO É BOM SO TIRAR OS BURROS E AS TOUPEIRAS.

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


EM PORTUGUES VOCE É BOM SIM, PARABENS. PODERIA ATÉ FICAR POR AQUI PARA NOS ENSINAR. MAS EM ELETRONICA OU FIQUE NA POSIÇÃO DE ALUNO, SÓ PERGUNTANDO OU FIQUE QUIETINHO. TEREMOS PRAZER EM LHE ENSINAR!

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


VOU DEIXAR AGORA O ESPAÇO SÓ PARA VOCES POIS REALMENTE EXISTE O RISCO DOS MODERADORES FECHAREM O TÓPICO E NÃO QUERO QUE ISTO ACONTEÇA, POIS O TÓPICO E TEMA É OTIMO. ESPERO QUE SE ENTENDAM BEM E AJUDEM QUEM PRECISA. MINHA MISSÃO TÁ CUMPRIDA. ABRAÇOS.

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


FECHAR NÃO. O TOPICO É BOM SO TIRAR OS BURROS E AS TOUPEIRAS. VOU DEIXAR AGORA O ESPAÇO SÓ PARA VOCES (...)

e vc se despede SE chamando de burro e toupeira.
genial, rapaz.
;-)
boa sorte, mago da eletrônica.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


engraçado isso né... o cara entra aqui e fica dizendo que 'eu só falei bosta'. interessante que essas 'bostas' que eu falei não fui eu que inventei... o lance da impedância por exemplo, basta ler no FAQ do site kevin o'connor (um manezão, provavelmente, que escreveu os 5 volumes do TUT sobre amps de guitarra). Pelo jeito o o'connor não sabe 'bosta nenhuma', quem sabe tudo é o DELVO, o DEUS da eletrônica. ah, o lance dos trafos basta ler no radiotron, tem tudo explicadinho. pena que é tudo em inglês, um imbecil que nem você não deve conseguir ler. nem português pelo jeito sabe.

essa ANTA ainda quer 'ensinar' eletrônica pra mim... piada das boas. sujeitinho recalcado de merda, se diverte arrumando encrenca em fórum... tsc tsc...

e educação de cu é rola. você começou a encrenca e agora temos que ser 'educados' com você? vá dar 1 hora de cu, seu merda. tua sorte é que tem forumzinho tu tá protegidinho no animato. queria ver ser machão assim ao vivo.

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


pro resto da galera:

isso aqui já deu né? fazia tempo que eu não postava por aqui, e quando venho dar uma sapeada me aparece uma aberração da natureza como essa... carlos, pedrone, se quiserem trocar uma idéia é só dar um toque lá no hadmades, porque isso aqui tá foda.

cheers

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


ahem, ia esquecendo...

o Delvo, já que você manja tanto de eletrônica, explica ai pra galera como é que se calcula a carga ideal de placa de um estágio push-pull. Simplesmente responda e explique, se ficar de putaria estará provado que tu não sabe é porra nenhuma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulado de 100w com dois falantes de 50w